Nova compra ajuda

trupe

New Member
Boas, já algum tempo estou para comprar uma criatura nova. O uso será fim de semanas e por terrenos faceis, meio passeio, meio offroad. O meu orçamento é peos 400, maximo dos maximos 500 se valer a pena.

Como já li no forum a falarem muito bem da rockrider 540, mas já fui a fui ver e a qualidade dos materiais deixam muito a desejar, ao mexer nela fiquei com algumas peças na mão.
Mesmo assim entra na consideração.

Tenho visto as kross entre outras, mas tenho uma loja perto que vende kross e vi a hexagon r4 de 2016 a 400€ e a r8 a 500€.
Tambem vi a trailrock se 27.5 na sportzone a 449 (https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/montanha/intensivo/trailrock-se-27-5-l-5595886)

rockrider 540, a berg ou uma kross (https://www.kross.pl/en/2017/mtb-xc/level-r8)?
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Aproveita essa bike. Por esse preço é bom negócio.
Ficas com algo já de 10v e com boa pinta. Tem atenção é aos tamanhos.
 

trupe

New Member
Sim, devo ir para a cube attention 27,5 já a fui ver pessoalmente e acho que será essa a compra a fazer.
 

trupe

New Member
Vou buscar hoje a bicla, digam me uma coisa, sempre andei sem capacete, como ando em ciclovias e em tt devagar nunca achei que deveria o usar, mas sei que é importante, mas por lei posso andar sem capacete?
 

edununo

Well-Known Member
Poder podes mas não deves. Para mim, capacete sempre. Isso das ciclovias e TT devagar é fraca desculpa.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Uma amiga minha que tinha até alguma experiência em Btt um dia ia a andar nas calmas na conversa num trilho muito fácil, quando de repente a roda da frente derrapou em qualquer coisa e caiu desamparada. Bateu com a cabeça num tronco caído e teve um traumatismo craniano ao ponto de às tantas já nem saber a data de nascimento e até o nome completo. E levava capacete de uma marca reputada. Agora imaginemos se não tivesse nada na cabeça...

Ela bateu num tronco, mas numa ciclovia pode ser na quina do passeio, num corrimão, num poste ou em qualquer outro objecto anguloso e metálico. Acho que cair numa ciclovia até pode ter consequências piores que cair no mato à mesma velocidade pois é tudo duro e anguloso à volta. E pode-se cair numa ciclovia com facilidade e a velocidade será sempre superior ao mato pois é plano com piso firme. Há sempre imprevistos como cães sem trela, putos a correr, pessoas descuidadas. Até ao desviarmos-nos de um "presente" canino à última da hora pode causar algum problema.

Desaconselho vivamente a andar sem capacete apesar de a lei não obrigar o seu uso. Há muitos capacetes baratos e giros para todos os gostos.
 

trupe

New Member
Sim eu entendo, eu já ando à mais 30 anos sem capacete nunca me aconteceu nada, mas pode vir a acontecer, o problema que eu tenho é a presilha que prende debaixo do pescoço que a mim faz me sentir enjoado.l, mesmo quando pouco apertado...
 

Joseelias

Well-Known Member
Como o Pedro Barradas mencionou é necessário escolher o capacete adequado pois nem todos se adaptam à forma da cabeça. Por exemplo, eu seria incapaz de usar um capacete da Decathlon pois parecem desenhados para cabeças mais redondas. Sinto apertos estranhos em várias partes da cabeça. Mas também nunca andei com eles e apenas os experimentei na loja. Se andasse com eles não sei se não e provocariam mau estar também. A marca Giro acontece-me o mesmo entre outras marcas reputadas.

Por outro lado, tenho um da Bell que me assenta muitíssimo bem logo à partida mesmo antes de o afinar com o ajuste posterior e as fitas. É uma questão de experimentar várias marcas e modelos e escolher o mais confortável.

A colocação da peça que une as fitas abaixo da orelha é também importante e até é a que me incomoda mais e que interfere comigo quando não está bem posto. Mas mais uma vez é uma questão de ajuste e há capacetes como o meu em que essa peça tem um trinco que a permite posicionar para além da posição mais para cima ou para baixo.

É uma questão de se procurar um capacete que assim que se ponha na cabeça fique logo bem ainda antes de qualquer ajuste. Também eu nem me lembro que tenho o capacete se estiver tudo como deve de ser. Nem nos dias de calor sinto que o tenho.
 
Top