NEWBIE - Pedais encaixe BTT o que comprar?

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Member
Não há nada como experimentar.. Vais à Decathlon, compras um par de cada...

a) encaixe de ambos os lados: https://www.decathlon.pt/pedais-btt-m-520-preto-id_3169982.html
b) encaixe de um lado só: https://www.decathlon.pt/pedais-shimano-spd-m324-id_8358390.html

experimentas ambos e a seguir devolves aquele de que não gostares.

Cumps,
joseruivo


neste caso, acho um erro optar pelos que têm encaixe e plataforma!

Sai mais barato comprar os 520 e as plataformas;

E dpo de se habituar ao encaixe é preferível ter um pedal de duplo encaixe do que andar sempre à procura do lado certo para encaixar!!!
 

Joseelias

Well-Known Member
Penso que está a haver alguma confusão com os nomes. E talvez porque um dos modelos mudou de nome.

Os M530 têm encaixe dos dois lados e uma pequena plataforma que não me parece de todo prática ou útil para ir a "casa do amigo".
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Há também os M324, que penso ser o pedal que alguns colegas se referem com o encaixe de apenas um dos lados. Para Btt não é muito bom, pois só tem encaixe de um lado e a plataforma é pequena. No passado os pedais de plataforma eram todos com esta forma e eram uma bosta. Hoje apenas já se vê aqueles pedais tipo Freeride de grande plataforma e percebo o motivo... Mas dá para usos urbanos. No pára-arranca sempre se tem a plataforma para se começar a pedalar de imediato e com segurança e depois encaixa-se com mais calma.

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E depois há os A530 que são pedais de Touring e que só têm encaixe de um lado. Não me parecem muito adequados para btt mas a plataforma maior que os M324 de cima até pode ser melhor, se forem resistentes.

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Como disse antes, acho que o melhor compromisso a fazer-se é nos sapatos a usar. Para além da Shimano há mais marcas a produzir sapatos menos racing e mais versáteis (Decathlon inclusive). Alguns bastante baratos. Até podes ter uns sapatos para Btt e outros baratuchos de encaixe tipo montanha só para as idas "à casa do amigo". E há sempre estas plataformas da Shimano e de outras marcas.
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elvales

Active Member
Confusão minha então... os que tenho na Radon são os A530 mesmo, pensava que eram M530 :oops: daí ter dito que só tinham encaixe dum lado, sorry.

No entanto andei uns bons kms com eles e não tive problemas apesar de só encaixar num lado, é uma questão de hábito. Os M530 então parecem-me redundantes pois as plataformas tornam-se inúteis...
 

elvales

Active Member
Ficam onde calhar porque o peso do encaixe não chega para os colocar sempre para baixo. Perde-se um pouco na rapidez de encaixe comparado com os 520, certamente, mas eu com o hábito virava-os bem, com naturalidade.
 
Quando mudei para encaixes (há uns anos valentes) optei por um M520 mesmo para me obrigar a usar os encaixes e não ter a muleta da plataforma.

Ao principio foi um terror, parecia que não sabia andar de bike e nas descidas, com o medo, desencaixava sempre e ia com os pes apoiados nos pedais (parvoíce, agora sei). Cheguei a estar com a chave de pedais na mão e a bike no suporte de oficina para os tirar e meter novamente os outros.

Decidi insistir e agora não sei andar de ontra forma... quando ando com pedais de plataforma é que parece que não sei andar.

Vai em frente sem medos, encaixe se ambos os lados e já sabes que vais passar por um período de adaptação e que vais malhar 2 ou 3 vezes para o lado por não desencaixares os pés... embrace it!
 

NDSL

New Member
Vou falar da minha experiência.... aconselho a quem se inicia com pedais de encaixe de ter em atenção de arranjar cleats SH-56 que são multi-direccionais, ou seja dá para desencaixar mais facilmente e rapidamente, e quase em qualquer direcção.
Acho que os que vem por defeito são os SH-51. O inconveniente é que também quando se puxa mais nas subidas pode desencaixar sem querer, mas isso também é questão de ajustar o aperto.
 

FMCurto

Active Member
A530 - Lisos de um lado encaixe do outro.
M530 - Encaixe dos dois lados com "gaiola", desenrasca mas não é ideal para pedalar sem encaixe.
 

Geezer

Member
Esta é a minha opnião:

Nunca fui e ainda nao sou lá muito bom nisto do BTT e sempre fui adiando a troca de pedais para SPD. Entretanto, tinha entrado num ginásio e la comprei os sapatos mais rascos e baratos que encontrei que dessem para mim (calço o 47/48 em calçado para bike, ja calçado normal vai dos 45 a 47). Por isso já vês uma das grandes desculpas que eu encontrava. Depois lá perdi amor a uns trocos e fui a uma loja e encomendei uns sapatos para mim para andar de BTT. Desde entao, acho que so caí uma vez, mas foi para cima de um morro de terra por isso nada de mau e uma "quase" queda. Neste momento nem sequer penso em plataforma. Se preciso de ir lá cima ao cafe ou à loja ou ao amigo é com o calçado normal e siga, custa mais para mim andar sem calçoes apropriados do que com "trainners" normais e pedais de encaixe.

Agora depende, se vai fazer uma volta longe é complicado. Digo isso pq ja fiz 60km numa bike de estrada (emprestada) e nao tive tempo de trocar os pedais ou la o que foi (um pouco de perguiça à mistura tb) e la fui.. no fim tinha o pé meio moido, mas só sentia dor/desconforto no pé nas subidas e depois de 40kms +/-, por isso se sao só 5km é na boa sem qualquer tipo de plataforma.

Como disse no inicio esta é a minha opinião, que na pratica se pode resumir a isto:

Compra os pedais M520 e uns sapatos a teu gosto. Tenta pensar que se passas em sitios alagados ou enlameados aquele tipo de calçado mais furado vais ficar com o pé todo molhado, nao que nao aconteça com os outros mas sempre é menos uma coisa (mas tambem há umas capas todas catitas para por nos sapatos para proteger do frio e da chuva).

Se por acaso, ao fim de algum tempo nao conseguires adaptar aos pedais e queres mesmo desistir (atenção umas quedas fazem parte, se nao até a malta estranha lol ) sempre será mais facil de venderes uns pedais de encaixe como o M520 do que os restantes.

Podes até veres que te adaptas e começas a levar a coisa mais a serio, vais ver que ter uns pedais com encaixe de um lado e lisos do outro é um estorvo e vais gastar mais guito mais cedo ou mais tarde.

Outra coisa, uso de plataforma de um lado pode vir a dificultar o processo de aprendizagem, porque vais sempre pensar que tens uma facilidade ali..

Peço desculpa pelo testamento, venho ca poucas vezes e escrevo menos ainda mas quando escrevo é testamento ^^
 

deiota

Member
Ola. Como disse ando nisto a pouco tempo mas tenho a experiencia de a vinte anos que ainda me lembro. Quando comprei os meus pedais de encaixe para a minha trek dei uns malhos mas a verdade é que se tem mt mais rendimento e segurança sobretudo a descer. Não sei qual era o modelo na altura mas eram mt fixes, só sei que eram Shimano.
Voltando ao agora, a minha Berg teve dois upgrades.
Um deles foi logo os pedais de encaixe PD-M520, nao estava para gastar mt dinheiro e como sempre pensei em comprar outra bike...
O outro upgrade foi nos travões que tinha travões mecânicos. Mudei para uns de 80€ mas hidráulicos. Podem nao ser topo mas com o que vou fazer com esta bike sao muito bons.
A razão porque troquei os travões foi porque tive alguns sustos de querer travar e a bike n travar nadinha. O raio dos travões nem abrandadores eram lol.
Por isso optei pela minha segurança a mudar os travões.
Como nao percebo mt disto a KTM 1964 Ldt Ultra 2017 que travões traz?
Beijos
Andrea
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
Como nao percebo mt disto a KTM 1964 Ldt Ultra 2017 que travões traz?
O link das especificações da bike:
http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=1&sub=68&col=8&pid=2338&lang=pt
mais concretamente uns
Shimano M355 F:180/R:180mm
Para mim, o minimo seria:
Os DEORE antigos eram os M615, agora denominados M6000
A minha 1ª bike com travões hidraulicos, vinha montada com os M445 (na KTM Ultra sport 26''), tive-os 3 meses, arranjei logo uns SLX, incluindo os discos... foi uma grande diferença.
quando comprares a bike nova, mete-lhe pelo menos uns pedais PD520... custa 25€.. faz assim , eles que te os ofereçam!!!
 

deiota

Member
Sim mal possa ir fazer upgrades a KTM se for essa a escolhida.
Com a conversa esqueci de referir que qd pus os pedais de encaixe, comprei os tais apoios externos q custaram 10 €. Usei duas vezes. Da mais trabalho a por e tirar do que ir a qq lado sem apoios....
 
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