Não é a Golden...mas funciona !

C.Leandro

Member
Saudações do Brasil !
Comecei a utilização desta marca em 1994, com o modelo RTS, mas já praticava o BTT desde 1992 com uma Lapierre de cromo, com 200GS, garfo e avanço verdes fluorescentes...era muito boa ..
Nos anos seguintes, utilizei KHS(Pro), Trek(7000), GT’S: Avalanches, Karakoram(cromo), LTS (2-3) e em 1998 minha última FS uma STS de Thermoplástico, como era chamada na época esta máquina...
Por causa de um acidente em 1999, fazendo manobras com uma rígida, me lesionei seriamente ficando parado por quase 3 anos... então fui quase que “obrigado” pela família a me desfazer de minhas bikes...
Passados estes anos, recuperado, começou o “vício” a incomodar...compro ou não tudo de novo ? Já sabem a resposta...
Recomeçando com uma Avalanche simples, mais uma look de estrada(KG131), outra Avalanche, e a hora de gastar um $$$ mais alto: Zaskar Team 2005. Esta ainda permanece aqui bem ativa. Mas ainda faltava uma FS, então apareceu a oportunidade de uma 2006 I-DRIVE 5 2.0 com 5.5” de curso, para AM. Participei de umas 4 maratonas com ela, pesava 12.500kg com peças boas, com rodas e suspensão um pouco pesadas...mas com o funcionamento impecável.
Novamente uma outra oportunidade para uma atualização da bike, vendi o quadro e suspensão da I-DRIVE 2006 e parti para a Marathon de carbono.
Esta bike(Marathon Expert) não é vendida nesta configuração, pois como na loja não tinha o meu tamanho(small) para o modelo Marathon Pro, houve uma troca de componentes. Passando tudo da Pro(médium) para o Expert(small), levando em consideração que os quadros são exatamente os mesmos, tanto na Team, na Pro e na referida.
Desde 1996 utilizo guiador riser, não volto para o reto, pois faço as maiores e mais inclinadas subidas sem dificuldades, e na hora da descida...mas em um próximo UP, entrará um guiador com o riser menor. Rodas Ztr, ainda a definir o modelo, pedais mais leves, espigão de carbono, rotores, Selim etc...

Configuração da Marathon Pro que sai da loja, peso total de 12 kg (não há fotos na balança):

- Quadro : GT I-drive 4” monocoque com triângulos dianteiro e traseiro em carbono, caixa de direção e pivots grandes com rolamentos integrados, passagem interna de cabos;

SDC10197.jpg


-Suspensão traseira: Fox rp23;

SDC10303.jpg

Obs: Local, Bairro Urca, mais detalhes do local em seguida...

-Suspensão dianteira: Fox 32 RL com 120 mm,

SDC10199.jpg


-Transmissão: full XT;

SDC10200.jpg


-Rodas: Mavic crosstrail centerlock(160 -160mm), tubeless;

SDC10201.jpg


-Pneus: Kenda Karma 2.0 Kevlar 120 tpi;

-Brakes: Avid Elixir CR carbon;

-Selim: Fizik Gobi XM, Trilhos de manganês;

SDC10203.jpg


-Avanço, guidon e canote: Ritchey Pro de 31.8;

SDC10202.jpg


Mudanças efetuadas, algumas peças passaram para a HT e outras vão ser vendidas, como rodas (crosstrail), selim (Fizik), peso total de 11.600 kg (não há fotos):

SDC10262.jpg

Obs: Local, Praia de Copacabana, vista do final, a poucos metros de casa...

SDC10287-1.jpg

Obs Local, Praia de Botafogo, ao fundo o Pão de açúcar...

- Suspensão dianteira: Passei o curso de 120mm para 100mm;

SDC10306.jpg

Obs: Local, Bairro da Urca, ao fundo Baía de Guanabara...

- Transmissão: full XTR 2006, Pedal XTR 2009;

SDC10266.jpg

Obs: Local, Praia de Copacabana ao fundo...

SDC10308.jpg

Obs: Local, Baía de Guanabara...

- Eixo Pedaleiro: Aerozine com rolamentos de cerâmica (712gr);

SDC10283-1.jpg

Obs: Local, mesmo do anterior

- Rodas: Mavic 317, cubos Specialized de rolamentos, raios Dt , rotores Hayes 160mm;( sem os rotores o conjunto pesa 2 kg, sem pneus e fitas); ( Pesada !!!)

SDC10286-1.jpg

SDC10285-1.jpg

Obs: Local, Mesmo do anterior...

- Selim: Selle Italia carbon (213gr); Restaurado em um estofador, por isso desta cor...

SDC10288.jpg

Obs: Local, Praia de Botafogo, na foto a seguir maiores explicações do local de fundo...

- Avanço: Ritchey wcs 90mm;

SDC10296.jpg

Obs: Aqui um pouco de história: há aproximadamente 500 anos, Estácio de Sá aportava neste trecho, hoje representado pelo pequeno cais ao fundo, Fortaleza São João, Bairro da Urca, aos pés do Pão de açúcar...

- Guidon : Syncros Carbon (160 gr);

SDC10307.jpg

Obs: Local, Baía de Guanabara, Bairro Urca...

- Suporte de garrafa: ZIPP (25gr);

SDC10302.jpg

Obs: Local, mesmo do anterior...

- Autocolantes 3M da marca Scotch, com função de proteção nos mais variados locais do quadro...

SDC10273.jpg


Considerações sobre o ID :

SDC10272-1.jpg


1. Tem um movimento central independente (I-DRIVE ou ID):

A suspensão não afeta a transmissão e a mesma não afeta a suspensão. A corrente puxa ou traciona (força), mas o link e o movimento central (girando) cancelam esta força. O movimento central movimenta-se separadamente do triângulo dianteiro e do triângulo traseiro. Durante este movimento, a distância do pedal ao selim não muda e o pedal na verdade se move horizontalmente ao invés de ir para cima e no piloto, o Flexbone é o responsável por isso. É um sistema de suspensão muito eficaz porque o amortecimento/ transmissão / frenagem, não entram em conflito. É um sistema que permite a suspensão ficar 100% ativa o tempo todo, não precisa travar (ficar rígida) sacrificando o conforto e ainda mantém a tração da pedalada em qualquer grau de inclinação, nos mais variados obstáculos de uma subida.

SDC10275.jpg


2. Somente existe um pivô principal:

O único pivô de suspensão no sistema ID é o grande pivô principal. O triângulo dianteiro e traseiro não são unidos através de muitos pivôs pequenos, mas através de um grande. Isto significa uma montagem muito mais rígida e muito menos serviço de manutenção;

SDC10274-1.jpg


3. O sistema é muito fácil de regular para se ter um ótimo rendimento:

O SAG recomendado é de 20%. Não há nenhum trabalho de “achismo”. Somente sente na bicicleta e encha a suspensão até o mesmo comprimir os mm, de acordo com seu peso total, quando sentado na bicicleta (Não pode se movimentar nesta hora!!). Uma vez que você achou esta pressão, use um zip-tae e faça a medida no amortecedor;

SDC10246.jpg


4. Muito simples a manutenção:

Todos os rolamentos (são 4) no sistema são de caixa de direção integrados. Estes são fáceis de se achar... Isto pode significar que você não ficará preso tentando achar rolamentos especiais em alguma loja específica. Tudo que você precisa são duas ferramentas para manutenção do ID: Uma allen 5mm e uma ferramenta de movimento central (EX.Shimano);

SDC10294.jpg


5. A travagem não afeta a atividade da suspensão:

O ID mantém completa a atividade da suspensão, mesmo com uma forte travagem, permanecendo muito neutro. Isto significa que o piloto pode manter o controle, se posicionando adequadamente na bicicleta não importando qual a situação;

SDC10276.jpg


6. O triângulo traseiro não tem nenhum pivô:

O triângulo traseiro do sistema ID não tem nenhum pivô. Isso significa que toda a força aplicada aos pedais é transmitida diretamente para o avançar da bicicleta. Não há nenhum pivô para “ajudar” na dissipação da força aplicada aos pedais. O quadro é especialmente muito rígido, respondendo muito bem em todas as situações;

SDC10213.jpg


7. Baixo centro de gravidade:

O sistema ID concentra todo o peso no centro da bicicleta no movimento central. Isto nos faz sentir como se a bike estivesse “pregada” ao chão...é muito estável. Também permite que a bicicleta mude de direção muito rapidamente, é uma bike nervosa, aliás, como todas as GT´s são...

SDC10214.jpg


8. Utilização de medidas comuns nas suspensões:

O ID é projetado para usar uma suspensão standard. Se ocorre quebra por alguma razão, podemos obter uma suspensão nova facilmente. Isto é uma grande vantagem, pois sistemas que usam uma suspensão especial “condenam” o piloto a usar aquela suspensão sempre....

SDC10209.jpg


9. Uma pessoa com um baixo orçamento pode ter um ID:

O consumidor com um orçamento limitado pode usufruir do mesmo sistema, pois o quadro mais barato funciona do mesmo modo que o quadro mais caro... mesmo com materiais diferentes...

SDC10282-1.jpg


10. Não é a Golden...mas funciona igual e é minha !!!

SDC10230-1.jpg


Desvantagens neste quadro específicamente :

1. Única desvantagem que vejo, específicamente, é em relação a passagem interna (no quadro) do conduíte de freio traseiro. Pois se eu quiser algumas vezes trocar de freio, toda vez terei que fazer sangrias, fica um visual muito mais limpo, mas dará trabalho...

2. Somente há espaço para um único suporte de garrafa, não é dos mais fáceis o seu alcance, mas na maioria das vezes vou utilizar o camelbak...

3. Como todo quadro de carbono monocoque este também é bem barulhento nas trepidações...

4. Somente aceita câmbios dianteiros com braçadeiras baixas...

5. Peso do sistema, não é pesado, mas poderia se pensar e existe espaço para isso, em como reduzir mais o peso. Um refinamento somente neste aspecto, mas a resolução do problema poderá acarretar em um acréscimo no valor final da bike...
Com o tempo de uso, vou transmitindo mais sensações...
Obrigado por ler até aqui !
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
C. Leandro :yeah:

Começando pelo histórico, é pena que te tenhas desfeito das bicicletas que tiveste, todas eles muito interessantes, as STS e LTS em Termoplástico eram uma grande loucura na altura, tenho um amigo que ainda tem uma, com alguns componentes mais actuais e a bicicleta continua tão espectacular como na altura...

Voltando ao tópico, que bela análise que nos trazes do outro lado do Atlântico :) Bastante completa e coerente, foca os aspectos fundamentais da bike, parabéns :)

Assim de repente surge-me uma questão: Com as alterações de alguns dos componentes, a bicicleta passou a acusar mais ou menos na balança?

Pessoalmente não sou muito adepto dos vermelhos, pelo que estéticamente a configuração à saída da loja era mais do meu agrado, mas gostos não se discutem :p

Não sendo uma bicicleta que se veja com muita regularidade por cá é interessante apreciá-la na tua análise, sobretudo com a consideração de prós e contras, muito bem analisado :yeah:

Fiquei curioso com o serviço do estofador no selim selle italia, hás-de colocar fotografias.

Achei particularmente piada ao termo "achismo" :lol:

Manda mais que a malta gosta ;)

(Não vou comentar as paisagens, pode ser que no inverno consiga ir de férias para o Brasil :lol: )
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Realmente, grande história tem este nosso amigo do mundo das bikes

Grande reportagem, grandes fotos, foi pena não ter aparecido nas fotos uma brasuca de rabiosque á mostra, com FD :mrgreen: :mrgreen:

Essa bike, deve rondar os 14kg ???
 

Kamoes

Active Member
Re:Não é a Golden...mas funciona !

Oh hugo? :mrgreen:

Lê lá a review.

Ele diz que tava a pesar 12kg quando saiu da loja. Bom peso para a bike que é.
Agora deve de ter o mesmo peso, trocou as rodas por umas mais pesadas, mas também trocou a pedaleira e outras cenas. :mrgreen:

Ao dono, parabéns pela bicicleta! É muito bonita.
Não é a golden, mas é mais bonita ainda. Bonita conjugação de vermelho com carbono!

Parabéns e felicidades com a bicicleta.
Marco Camoes.
 

filomix

New Member
Viva,

Bicicleta bastante interessante, tal como as paisagens 8)

Hugo_BTTejo, 14 Kg parece-me demasiado! :shock: Afinal estamos a falar de uma marathon e não de uma I-Drive de alumínio. Se com o quadro I-Drive anterior o peso andava nos 12,5 Kg, agora já deve andar nos 12... Penso eu de que :roll:

Boas pedaladas
 

Alf

Active Member
Pesa 14kg com o quadro cheio de cimento :lol:

Bela análise :) O quadro é engraçado, tenho a impressão que daqui a uns anos vão ser muito apreciados :wink: Parabéns! :p
 

Smith

New Member
Sou há muitos anos um apreciador da GT e concordo com o que já foi dito acima,a tua bike é mais bonita que a golden(que já vi ao vivo).

Excelente análise a uma excelente bicicleta,parabens 8)
 

C.Leandro

Member
Boas !
- Ludos, Obrigado pelos elogios !
São as fases da vida...mas para minha sorte, a STS foi vendida a um amigo, que ainda está com ela parada na garagem, pois o shock "morreu" e ele está com "preguiça" de consertar... Quem sabe quando o bolso se recuperar...
Esta bike(Marathon) veio da Nova Zelândia, um amigo que mora lá vem sempre passar férias aqui(Brasil), quando ele foi comprá-la e pegá-la na loja, conseguiu pesá-la (12.100 kg) mas não tirou fotos. Depois que fiz as modificações, ela está com 11660 kg, mas infelizmente não tenho fotos com ela na balança. Minha máquina se "afogou" por causa de uma virada repentina do tempo, naquelas fotos no mato, somente sobreviveu o cartão de memória...Prometo que quando vierem os novos Up's, colocarei fotos dela na balança !
O selim, não tenho fotos do trabalho em andamento somente do final, mas foram colocados(colados) uma borracha mais macia como forro e um material que se assemelha ao couro na cor vermelha, ficou um pouco mais pesado, mas bem confortável em relação a configuração original. O selim estava bem deteriorado pelo tempo de uso...
Em relação ao Fizik que vem da loja, perdi algumas gramas, pois o Fizik pesa 265 gr e este da foto... Breve a troca por um SAEVID red é claro !
SDC10253.jpg


SDC10254.jpg


"Achismo" foi por falta de vocabulário mesmo...
Quanto as paisagens, temos aqui assim como nas pessoas, as mais variedades de terrenos para prática do BTT. Quando os amigos estrangeiros vem aqui, eles ficam maravilhados e sempre retornam com suas bikes. Venha conferir de perto para ver se não tenho razão...Se não quiser trazer sua bike, não será problema, aqui terás algumas opções...Obrigado !

- Hugo_BTTejo, obrigado e sua resposta quanto ao peso da GT está acima...
Quanto as brasucas, na hora que foram feitas as fotos era cedo e elas chegam mais tarde...é bem difícil ter que treinar e a toda hora ficar virando o pescoço...Venha conferir de perto o que falo !

- Kamões, filomix e Alf, obrigado pelos elogios !

- Fábia A. e RoKKy, obrigado, esta trilha que vocês vêem ao fundo é chamada de 63(tem 63 km), pois ela corta os morros e sempre beirando o vale, se algum dia quiserem conhecer...
Fotos feitas no mesmo dia e lugar, virada repentina do tempo, piloto é um amigo com sua Spark...
SDC10222.jpg

SDC10225.jpg


- Smith, obrigado pelo elogio, mas você tem ou já teve alguma GT ?
 

fitty77

New Member
Que grande análise e que grande historial (penas teres despachado essas reliquias todas...). Esse quadro é lindissimo (pena a colocação da grade de bidon....). Parabéns.
 

C.Leandro

Member
Boas !
Obrigado por responder, agora me lembro da sua com os Maguras...
Aguarde 2 semanas, um amigo é engenheiro, também tem uma STS com esse problema comum no shock...Mas ele construiu um amparato, bem calculado e já em funcionamento, na qual no quadro da STS tem uma Fox atual instalado e que funiona melhor que o original, vou esperar ele chegar de viagem e coloco fotos detalhadas com medidas...
Aqui chamamos o engenheiro responsável por usinagem, cortes e criação de formas a partir de metais... de Torneiro mecânico, não sei como o chamam por estes lados...
Cumps.
 

maracaipe

New Member
O Rio de Janeiro continua lindo.

Grande maquina essa GT, embora eu tenha uma Trek, acho a GT grande maquina. Ja ate ouvi falar que a marca foi comprada pela Canondale.
 

Smith

New Member
C.Leandro said:
Boas !
Obrigado por responder, agora me lembro da sua com os Maguras...
Aguarde 2 semanas, um amigo é engenheiro, também tem uma STS com esse problema comum no shock...Mas ele construiu um amparato, bem calculado e já em funcionamento, na qual no quadro da STS tem uma Fox atual instalado e que funiona melhor que o original, vou esperar ele chegar de viagem e coloco fotos detalhadas com medidas...
Aqui chamamos o engenheiro responsável por usinagem, cortes e criação de formas a partir de metais... de Torneiro mecânico, não sei como o chamam por estes lados...
Cumps.

Ficarei a aguardar,agrada-me a ideia de um fox na sts :yeah:
Obrigado C.Leandro e peço desculpa pelo off-topic.
 
Top