Musculação vs Ciclismo = ?

RoKKy

New Member
Olá pessoal!

Sou praticante/desportista assíduo destes 2 desportos, a Musculação e o Ciclismo de estrada/BTT.

Pratico musculação há já cerca de 1 ano e 6 meses. Pedalo há cerca de 3 anos e meio. Actualmente tenho um corpo bem musculado e tenho ainda uma margem de progressão bastante alta. No que diz respeito ao BTT, estou a andar bem e estou agora a preparar cuidadosamente a próxima época, seguindo +- à risca o plano Via Simples.

O meu objectivo na musculação passa por ter um corpo musculado, definido, mas sem grandes excessos de volume. Quem anda nisto do BodyBuilding certamente me compreende, pois este desporto é algo de fantástico e passa a fazer parte da nossa vida, 24h por dia! Não é só as horas que passamos no ginásio, mas a conjungação da actividade com o descanço e a alimentação/suplementação. E para se ter bons resultados, temos que nos dedicar minimamente nestes factores.

O meu objectivo no BTT passa por fazer competições/maratonas durante o ano de 2010 e ter os melhores resultados possíveis. Digamos que sou uma espécie de desportista amador que, seguindo um plano de treinos elaborado e com algum sacrifico/gosto, pretendo obter bons resultados para a próxima época.


Já me falaram que a prática destes dois desportos (Musculação/Ciclismo) é contraditória. Dizem que o Ciclismo não ajuda o corpo a desenvolver em termos de musculatura e dizem que a musculação não se deve praticar de forma intensa para quem quer pedalar mais a sério.

AGORA DIGAM-ME, estes 2 desportos são contraditórios?!

Cumprimentos,
 

iLucena

New Member
sim, certamente que a musculaçao vertente bodybuilding é contraditoria do ciclismo.

um atleta de bodybuilding quando precisa de secar tem q fazer exercicio cardio diariamente, que pode passar pela bicicleta. so n pode passar é por grandes maratonas ou provas que tenham um gasto calorico muito elevado durante muito tempo, sobe pena de verem uns quantos gramas de massa reduzidos (e q efetivamente durante o treino de secagem antes das provas, acabam sempre por perder ligeiramente).

um ciclista, precisa de alguma massa muscular e certamente que o ginasio pode ajudar nalguns ganhos de massa especificos e na compensaçao dos outros grupos muscular que o ciclismo n trabalha... mas as adaptaçoes muscular tem q estar viradas para o ciclismo e n para o ginasio. como o desporto é mais de endurance (excepto talvez nos sprints - dai eles serem um bisontes e f***** tds na montanha) n precisa de muita massa muscular. os periodos longos de desgaste calorico associados a esforços muscular de esforços nao submaximos (esforços em q a força muscular total n é o factor mais importante) nao favorecem o desenvolvimento da massa muscular (em grandes quantidades, o musculo desenvolve como resposta ao treino, mas o treino por si n é hipertrofico).

se queres competir e ter resultados e discutir podios vais ter que optar por um deles =P lembra-te que um dos principios do treino é o principio da especificidade!

se queres competir numa de desafio pessoal, ter bons resultados para ti sem ser para competir directamente por tabelas classificativas e podios, é perfeitamente concebivel um equilibrio entre os dois desportos. podes ter um corpo com alguma massa muscular e ser um bom ciclista. é claro que ao competires com os outros vais estar em desvantagem (mas isso n implica q n sejas melhor do que muitos q la andam :mrgreen:), secalhar a luta pelo titulo vai ser mais dificil. vais estar tb limitado na velocidade dos aumentos de massa muscular, uma vez que tens uns desgaste aerobio muito elevado, mas n implica que n consigas ganhos de massa, sera é mais lento... tudo depende do ponto de equilibrio que escolheres e de como fizeres pender a balança...

mas como digo é tudo uma questao de equilibrio/compromisso...
 

nuno do vez

New Member
Boa Tarde
A uns tempos atrás tb me pus essa questão, e o unico inconveniente que senti foi o aumento de peso, inevitável nè ???!!! :lol: :lol:
Quem puder aconcelho aulas de cycling(2x semana)+ musculação moderada(2x semana) pouco peso e mts repetiçoes.É apenas o meu concelho, atençao que nao sou nenhum especialista mas já tenho mts anos de ginasio e alguns de BTT.
Espero ter ajudado :wink:

Cumprimentos
 

jo@o cabral

New Member
aproveito para lançar outra questão, quem nao pode ir ao ginasio gasta 15 euros e compra uns pesos para os braços e vai "treinando", mas e para as pernas ?? há alguma maneira ou tem mesmo de se comprar as maquinas de 500 euros ??'
 

nuno do vez

New Member
Bom dia para quem quer treinar tem sempre a opção dos rolos, ainda terminei a pouco um treino de uma hora em rolo em casa, visto ter hoje pouco tempo para treinar e estar um dia de inverno de chuva e frio, estava a pedalar e a ver a neve na serra e eu ali a pingar pingar pingar a ver um filme na tv. Aconcelho mas escolham bem o rolo, não vao por os modelos tradicionais(os que tem de mudar rodas para dedalar sem barulho).
Cumprimentos
 

andrextr

Active Member
Joao cabral, todos os musculo do corpo podem ser treinado com pesos consuante o tipo de exercicio.


Para pernas podes fazer dois tipos de exercicios, os SQUATS (agachamentos) e os Lunges... Ambos exercitam os quadricepes e o musculo do rabo (nadegas), que é o maior do corpo! Como estes musculos são muito grandes e fortes, podes usar um peso +pesado. Mas aviso-te já que depois de fazer meia duzia de lunges no dia a seguir um gajo nem se pode sentar com os musculos do rabo doridos eheheh

LUNGES:

dblungeglute.gif


dbsidelunge8.gif



SQUATS:

dbsquat.gif


dbstepup.gif


Depois para os hamstrings (os bicepes das pernas, ou seja, o musculo que fica por baixo do rabo na parte de tras da perna) tens este exercicio (ATENÇAO: as costas nao podem curvar, tem que estar sempre direitas durante o exercicio):

dbstraightlegdeadlift.gif


Para veres mais exercicios só com halteres, tens este optimo site (clica onde diz "exercices"):
http://www.scoobysworkshop.com/
 

iLucena

New Member
certifica-te apenas q mantens a postura correcta quando fizeres os exercicios em casa. é muito facil desleixar, se poderes fazer em frente a um espelho ajuda-te a ter uma ideia melhor. no caso dos lunges e dos agachamentos o mais importante é o joelho nunca passar a ponta de pe...
 

wilsoncycles

New Member
Há uma coisa que se esquecem que o consumo de oxigenio que os musculos necessitam, como sabemos um ciclista terá sempre necessidade acrescida de oxigenio para o musculos das pernas e um culturista com um tronco bem constituido tem desvantagem neste campo, pois vai ter musculos a consumir oxigenio e energias nos braços, peito, costa etc que ao longo de uma prova precisa delas para as pernas
É uma situação normal no nosso corpo alimentar os musculos com oxigenio e energia e água e no caso de musculos grandes esses consumos são elevados, há ter em conta isto mas tudo depende dos objectivos de cada um
 

sabino

New Member
Ora bem,
como instrutor de musculação e cardiofitness e personal trainer nao posso deixar de postar aqui um ou dois bitaites.
Musculação para começar engloba vários tipos de treino como: fase de adaptacção anatomica a musculação, resistencia 1, hipertrofia 1, hipertrofia 2, resistencia 2, força maxima, potencia. Esta ordem pode ser alterada consoante o objectivo sendo que a fase de adaptaçao anatomica deve ser sempre a primeira. Nenhum destes tipos de treino é contraditorio ao btt. Exceptuando as fases de treino de resistencia os restantes solicitam maioritariamente as fibras musculares tipo 1 - fibras de contracção lenta, enquanto o btt/ciclismo solicita maioritariamente as fibras de contracçao tipo 2 - fibras de contracçao rápida. Isto significa que apesar dos dois desportos solicitarem os musculos, fazem-no de forma diferente, de modo que um complementa o outro. Todos possuímos os 2 tipos de fibras nos musculos, alguns mais de tipo 1 outros mais de tipo 2, sendo o factor genetica que determina isso. Ainda assim as fibras existentes são treinaveis. Entende-se por treino de cardio nada mais nada menos do que a hipertrofia (aumento da massa muscular) do musculo cardiaco (miocardio), de modo a efectuar batimentos cardiacos mais poderosos bombeando mais sangue para ter que bater menos vezes: para que isto aconteça não é necessário andar de bike ou correr na passadeira, o treino de musculação é suficiente bem como para queimar gordura. Mais ainda, quer para ganhos cardiovasculares ou para perdas de gordura a musculação é O DESPORTO MAIS EFICAZ. Ora experimentem fazer uma serie de 15 agachamentos com o peso maximo para fazerem esses mesmos 15 (de modo a que não consigam fazer o 16º) e digam-me comparando com o btt onde é que o vosso coraçao está a ser mais solicitado e a vossa frequencia cardiaca está mais elevada (nestas condiçoes no 13º agachamento já devem estar a deitar o coraçao pela boca como se de uma subida longa e a pique na avozinha se tratasse). Desta forma na musculação o coração trabalha muito menos tempo é verdade do que num treino de btt, mas de uma forma muito mais eficaz para ganhos cardiovasculares.
Para perdas de peso e queima de gordura como referi acima a musculação é mais eficaz que o btt ou qualquer outro desporto de cardiofitness pois o que acontece é que no btt a pessoa queima todos os hidratos de carbono e alguma gordura disponivel para fornecer energia, ficando a hipertrofia da massa muscular exactamente na mesma. Chegando a casa, mais concrectamente a mesa, tudo o que foi queimado é reposto, caso contrario entramos em défice. Enquanto isto na musculação ao passar pelas fases de hipertrofia a massa muscular aumenta. Ao aumentar a massa muscular o metabolismo basal (de repouso) tambem vai aumentar pois temos mais celulas musculares a consumir energia querendo isto dizer que um aumento significativo de massa muscular representa um grande aumento do consumo energetico mesmo em repouso ou quando estamos a dormir e assim sendo existe um maior consumo dos hidratos de carbono e gordura presentes no nosso corpo 24h por dia. É certo que esta forma de perder gordura apenas se nota a longo prazo com o aumento da massa muscular mas é a unica verdadeiramente eficaz. (A maior parte dos grandes profissionais de bodybuilding nao perde um minuto a treinar biciclecta ou corrida e nao têm uma pinga de gordura no corpo)
Como o andrextr referiu acima e bem, existem "n" exercicios que podem ser feitos sem comprar maquinas de xxx €, ou mesmo sem comprar nada podem ser feitos apenas com o peso do corpo: queres fazer um agachamento mas nao tens pesos em casa?! Faz só com o peso do corpo. É pouco?! Faz so com uma perna e depois com a outra. Continua facil?! Coloca uma plataforma instavel debaixo do pé. E assim sucessivamente...existem N coisas que se podem fazer.
Só mais um ponto a titulo de curiosidade: o facto de o joelho nao poder passar a ponta do pé ao fazer um lunge e agachamento é para ter em conta mas não para ser seguido a risca. É certo que quando o joelho está alinhado ou passa a ponta do pé existe um aumento de pressão significativa no joelho (entre 30 a 70%) mas neste ponto a pressão nas costas na região interna lombar aumenta cerca de 1000%.
No que diz respeito a suplementação, por favor não tomem o produto a b ou c só porque ouvem falar que faz isto ou aquilo ou porque o fulano x tomou e aconteceu y (por fazer o efeito x no vizinho não quer dizer que tambem faça em nós, pois até podemos ter o mesmo objectivo e o mesmo plano de treino mas metabolismos e necessidades diferentes). Aconselhem-se com um pt ou um nutricionista.

Bons treinos!
 
sabino said:
Ora bem,
como instrutor de musculação e cardiofitness e personal trainer nao posso deixar de postar aqui um ou dois bitaites.
Musculação para começar engloba vários tipos de treino como: fase de adaptacção anatomica a musculação, resistencia 1, hipertrofia 1, hipertrofia 2, resistencia 2, força maxima, potencia. Esta ordem pode ser alterada consoante o objectivo sendo que a fase de adaptaçao anatomica deve ser sempre a primeira. Nenhum destes tipos de treino é contraditorio ao btt. Exceptuando as fases de treino de resistencia os restantes solicitam maioritariamente as fibras musculares tipo 1 - fibras de contracção lenta, enquanto o btt/ciclismo solicita maioritariamente as fibras de contracçao tipo 2 - fibras de contracçao rápida. Isto significa que apesar dos dois desportos solicitarem os musculos, fazem-no de forma diferente, de modo que um complementa o outro. Todos possuímos os 2 tipos de fibras nos musculos, alguns mais de tipo 1 outros mais de tipo 2, sendo o factor genetica que determina isso. Ainda assim as fibras existentes são treinaveis. Entende-se por treino de cardio nada mais nada menos do que a hipertrofia (aumento da massa muscular) do musculo cardiaco (miocardio), de modo a efectuar batimentos cardiacos mais poderosos bombeando mais sangue para ter que bater menos vezes: para que isto aconteça não é necessário andar de bike ou correr na passadeira, o treino de musculação é suficiente bem como para queimar gordura. Mais ainda, quer para ganhos cardiovasculares ou para perdas de gordura a musculação é O DESPORTO MAIS EFICAZ. Ora experimentem fazer uma serie de 15 agachamentos com o peso maximo para fazerem esses mesmos 15 (de modo a que não consigam fazer o 16º) e digam-me comparando com o btt onde é que o vosso coraçao está a ser mais solicitado e a vossa frequencia cardiaca está mais elevada (nestas condiçoes no 13º agachamento já devem estar a deitar o coraçao pela boca como se de uma subida longa e a pique na avozinha se tratasse). Desta forma na musculação o coração trabalha muito menos tempo é verdade do que num treino de btt, mas de uma forma muito mais eficaz para ganhos cardiovasculares.
Para perdas de peso e queima de gordura como referi acima a musculação é mais eficaz que o btt ou qualquer outro desporto de cardiofitness pois o que acontece é que no btt a pessoa queima todos os hidratos de carbono e alguma gordura disponivel para fornecer energia, ficando a hipertrofia da massa muscular exactamente na mesma. Chegando a casa, mais concrectamente a mesa, tudo o que foi queimado é reposto, caso contrario entramos em défice. Enquanto isto na musculação ao passar pelas fases de hipertrofia a massa muscular aumenta. Ao aumentar a massa muscular o metabolismo basal (de repouso) tambem vai aumentar pois temos mais celulas musculares a consumir energia querendo isto dizer que um aumento significativo de massa muscular representa um grande aumento do consumo energetico mesmo em repouso ou quando estamos a dormir e assim sendo existe um maior consumo dos hidratos de carbono e gordura presentes no nosso corpo 24h por dia. É certo que esta forma de perder gordura apenas se nota a longo prazo com o aumento da massa muscular mas é a unica verdadeiramente eficaz. (A maior parte dos grandes profissionais de bodybuilding nao perde um minuto a treinar biciclecta ou corrida e nao têm uma pinga de gordura no corpo)
Como o andrextr referiu acima e bem, existem "n" exercicios que podem ser feitos sem comprar maquinas de xxx €, ou mesmo sem comprar nada podem ser feitos apenas com o peso do corpo: queres fazer um agachamento mas nao tens pesos em casa?! Faz só com o peso do corpo. É pouco?! Faz so com uma perna e depois com a outra. Continua facil?! Coloca uma plataforma instavel debaixo do pé. E assim sucessivamente...existem N coisas que se podem fazer.
Só mais um ponto a titulo de curiosidade: o facto de o joelho nao poder passar a ponta do pé ao fazer um lunge e agachamento é para ter em conta mas não para ser seguido a risca. É certo que quando o joelho está alinhado ou passa a ponta do pé existe um aumento de pressão significativa no joelho (entre 30 a 70%) mas neste ponto a pressão nas costas na região interna lombar aumenta cerca de 1000%.
No que diz respeito a suplementação, por favor não tomem o produto a b ou c só porque ouvem falar que faz isto ou aquilo ou porque o fulano x tomou e aconteceu y (por fazer o efeito x no vizinho não quer dizer que tambem faça em nós, pois até podemos ter o mesmo objectivo e o mesmo plano de treino mas metabolismos e necessidades diferentes). Aconselhem-se com um pt ou um nutricionista.

Bons treinos!


Bem, concordo com a maioria do que dizes mas...

Os tipos de treino são isso mesmo, tipos de treino, ou seja, dependendo naturalmente dos objectivos de cada um, pode não ser necessário e até contraproducente a inclusão de treino de (exemplo) hipertrofia ou força máxima no plano de treino!

Agora quando referes e enfatizas que a musculação é o desporto mais eficaz para perda de massa gorda e ganhos cardiovasculares, estás a basear-te em quê? Conhecimento empirico ou cientifico?

Pergunto-te isto porque não é um assunto consensual! Por exemplo, lembro-me de ter lido um estudo do ACSM há uns tempos atrás, cujos resultados evidenciavam que a prática de musculação não garantia uma maior perda de peso, por si só!

Quem pratica apenas musculação, sem recorrer a treinos de cardio, muito provalvemente chega ao final da semana de treino com uma menor quantidade de calorias perdidas, quando comparando com treinos de cardio. Claro quese consegue queimar mais calorias num treino de muscução inserindo exercícios como lunges ou squats, que como referes e muito bem, aumenta imenso a frequência cardíaca, ou até elaborando treinos em circuito que exigam movimento constante, seja na realização de exercicios seja na própria preparação dos mesmos, ou ainda até inserindo exercícios como jumping jacks entre séries. No entanto, o normal praticante não "puxa" assim tanto por si! O treino cardiovascular é, geralmente, mais eficiente em queimar calorias.

A teoria de que, tendo mais músculo, se queima mais caloria, não é assim tão linear! Em primeira instância, porque a maioria das pessoas não vai ganhar assim tanta massa muscular a mais, não havendo, provavelmente (já digo o porquê do provavelmente) diferenças significativas nas quantidades calóricas dipendidas!

Escrevi "provavelmente" em cima, porque é possível medir a quantidade calórica que X gramas de músculo queima! No entanto, e mais uma vez, estes valores não são consensuais! Há fontes que referem que 1 Libra (os estudos de que me lembro tinham como medida a Libra) de músculo queima cerca de 100 calorias por dia e outros que cada libra extra queima 30 a 50 calorias.

Na realidade, o valor que parece ser mais aceite é de 7 a 15 calorias por dia, por cada libra de músculo, valores apontados pelo New York Obesity Research Center. Portanto, o aumento de perda calórica não será assim tão significativo.

Lembro-me de, num trabalho da faculdade, ter citado um investigador americando, que referia que o efeito no metabolismo da prática da musculação por si só, é menor quando comparado com treino cardiovascular.

Bem, não quero com isto dizer que a musculação não ajuda a perder peso, ajuda certamente, não só na perda como em ganhos de força, tonicidade e essas coisas todas que todos sabemos.

Mas, para perdas de peso, para maior queima calórica, maior incidência no treino de cardio é mais proveitoso! Isto não sou eu que digo, são os tipos do lápis na orelha!

A título de curiosidade, o Ronnie Coleman, colosso bodybuilder, perde bem mais que um minuto em treino de cardio e isto já vi 'in loco'! :wink:


Resumindo, BTT e musculação, nada contraditórios, bem pelo contrário, desde que o teu plano de treino de musculação tenha em consideração os objectivos pretendidos no BTT!

Apenas mais uma opinião! :D
 

sabino

New Member
Carlos,
falei em perda de gordura, não falei em perda de peso... O treino de força ao proporcionar mais massa muscular ao passar pelas fases de hipertrofia (claro que podes nao treinar hipertrofia) e aumentando por sua vez o metabolismo basal faz com que queimes mais hidratos e gordura em respouso pois tens mais celulas musculares para alimentar. No entanto, como ganhas massa muscular, não quer dizer que percas peso! Perda de peso é diferente de perda de massa gorda.
 

Odin-Trek

New Member
Boas pessoal, acho este tópico bastante enriquecedor e pertinente, assim sendo gostava de alguns esclarecimentos-opiniões quanto à minha experiência adquirida e aos vossos conhecimentos:
Faço musculação há cerca de 14 anos e btt há 3, antes de me iniciar no btt fazia ginásio 3 a 4 x semana, onde fazia vários esquemas de treino consoante o objectivo, hipert. resist, força, etc... limitando o meu treino cardio a 10 mn de aquecimento e 15 a 20 mn de bicicleta ou outra máquina no fim do treino.
Resultados: masssa muscular de alguma dimensão, cerca de 85kg a 88kg para 1, 80mt, perda de massa gorda muito pouco significativa, cheguei a medir o IMC e obtive cerca de 18 a 20%.
A partir do momento que comecei a fazer btt cerca de 3 x semana continuei no ginásio 3 x semana, tendo começado a baixar drasticamente de peso, actualmente peso 79 kg e de massa gorda ( 9%), ora se a minha alimentação é idênticA, sendo que actualmente até como mais que antigamente, cheguei à conclusão que o bttt é muito mais eficaz para perder peso e massa gorda que o ginásio, pelo menos no meu caso.
Quanto aos batimentos cardiacos, pode-se fazer certas rampas de bike com frequência acima de 180 p, já no ginásio duvido que se passe esse nível, tendo em atenção que caso isso aconteça é situação momentanea não ultrapassa sequer 1mt , já no btt podes fazê-lo por muito tempo.
É claro que cada caso é um caso diferente, digam de vossa justiça.
Boas pedaladas
 
sabino said:
Carlos,
falei em perda de gordura, não falei em perda de peso... O treino de força ao proporcionar mais massa muscular ao passar pelas fases de hipertrofia (claro que podes nao treinar hipertrofia) e aumentando por sua vez o metabolismo basal faz com que queimes mais hidratos e gordura em respouso pois tens mais celulas musculares para alimentar. No entanto, como ganhas massa muscular, não quer dizer que percas peso! Perda de peso é diferente de perda de massa gorda.

Bem, mea culpa, interpretei mal o que escreveste!

Bem sei que perda de peso é diferente de perda de massa gorda!

Novamente te digo que o que referes relativamente ao aumento de queima calórica não é significativo, muito menos a curto-médio prazo.

No entanto, acho que já nos estamos a afastar do tópico e a entrar noutro tema, mais pertinente para outros fóruns! :D

Acho que já dá para o RoKKy, pelo menos perceber que a prática das duas modalidades não é contra-producente, bem pelo contrário!
 
Odin-Trek said:
Faço musculação há cerca de 14 anos e btt há 3, antes de me iniciar no btt fazia ginásio 3 a 4 x semana, onde fazia vários esquemas de treino consoante o objectivo, hipert. resist, força, etc... limitando o meu treino cardio a 10 mn de aquecimento e 15 a 20 mn de bicicleta ou outra máquina no fim do treino.
Resultados: masssa muscular de alguma dimensão, cerca de 85kg a 88kg para 1, 80mt, perda de massa gorda muito pouco significativa, cheguei a medir o IMC e obtive cerca de 18 a 20%.
A partir do momento que comecei a fazer btt cerca de 3 x semana continuei no ginásio 3 x semana, tendo começado a baixar drasticamente de peso, actualmente peso 79 kg e de massa gorda ( 9%), ora se a minha alimentação é idênticA, sendo que actualmente até como mais que antigamente, cheguei à conclusão que o bttt é muito mais eficaz para perder peso e massa gorda que o ginásio, pelo menos no meu caso.

Apesar de as medições do IMC feitas na maioria dos ginásios, normalmente, apresentarem uma margem de erro considerável, não tanto pelos aparelhos em si, mais particularmente no que toca às condições do teste (hora do dia, alimentação que o individuo teve durante o dia, etc), no teu caso concreto dá para inferir que houve perda significativa de massa gorda, tendo em conta as % que apresentas.

No teu caso e na maioria dos casos, treino de cardio é muito mais vantajoso para perdas de massa gorda do que apenas treino de musculação, seja qual for o objectivo do treino!

Tenho de te dar os parabéns pela tua evolução! 9%, mesmo com a margem de erro que possa ter, é um óptimo valor!
 

sabino

New Member
Bem isto está tudo baralhado,
odin-trek, das duas uma, ou é IMC ou é IMG. IMC = indice de massa corporal; IMG = indice de massa gorda. Primeiro falas em IMC quando dizes 18 a 20% (que nao é em % que se mede) e depois em % de massa gorda... se tinhas 18 a 20 de imc é o normal mas isso nada tem a ver com gordura. Se tinhas 18 a 20% de massa gorda, independentemente de teres massa muscular eras gorducho diga-se de passagem (isso sao os valores aceitaveis para mulheres); teres ficado com 9 de IMC é impossivel, a nao ser que sofras de trissomia 21 ou algo do genero, teres ficado com 9% de massa gorda é o normal. Atendendo a que falas nas duas coisas nao se percebe mas de qualquer forma penso que o que perdeste com o btt foi peso (em massa muscular) sendo que o teu IMG provavelmente ficou na mesma. No meu caso, o meu peso por vezes varia estando a minha % de massa gorda sempre por volta dos 5%. A titulo de exemplo os sprinters de 100m têm um IMC muito mais elevado que um maratonista, no entanto a sua % de massa gorda pode variar entre os 4 e os 8% ao passo que os maratonistas (bem mais fininhos aparentemente) têm a % de massa gorda entre os 8 e os 12% (lipidos = energia de reserva para esforços longos).
 

iLucena

New Member
ginasio -> aumento do metabolismo basal, maior consumo de energia diaria (em metabolismo). mesmo sem ganhos de massa o metabolismo aumenta muito, pq num treino hipertrofico, existe muita depleção das fibras - catabolismo. assim mesmo que a massa nao aumente, as celulas vao sempre entrar em processos anabolicos para reconstruirem o q foi destruido, gastando mais energia durante a fase de recuperaçao.

treino cardio -> gastos elevados de energia durante o esforço, pouco aumento do metabolismo. priviligiam-se os processos de drenagem de metabolitos celulares e reposiçao das reservas de glicogenio muscular, mas pouco anabolismo. por isso, se depois do esforço comermos um ganda cozido com direito a tudo corremos o risco de repor tudo aquilo que gastamos (pode ser bom ou mau, os ciclistas durante o tour, etc bem que tentam repor tudo o q gastam =P)

para queimar gordura não há nada como consiliar o melhor dos dois mundos. é assim que os culturistas fazem. é assim a melhor maneira para quem quer perder gordura, seja secar, seja ficar mais magro...


os bodybuilders, para atingirem % de gordura muito baixas, para alem do cuidado c a alimentaçao fazem muito cardio antes das provas (n é no dia antes nem no proprio dia, é na semana antes ou ate no mes antes). perdem um pouco de massa, mas queimam tudo o q tinham de gordura. eles preferem assim...
 

Odin-Trek

New Member
sabino said:
Bem isto está tudo baralhado,
odin-trek, das duas uma, ou é IMC ou é IMG. IMC = indice de massa corporal; IMG = indice de massa gorda. Primeiro falas em IMC quando dizes 18 a 20% (que nao é em % que se mede) e depois em % de massa gorda... se tinhas 18 a 20 de imc é o normal mas isso nada tem a ver com gordura. Se tinhas 18 a 20% de massa gorda, independentemente de teres massa muscular eras gorducho diga-se de passagem (isso sao os valores aceitaveis para mulheres); teres ficado com 9 de IMC é impossivel, a nao ser que sofras de trissomia 21 ou algo do genero, teres ficado com 9% de massa gorda é o normal. Atendendo a que falas nas duas coisas nao se percebe mas de qualquer forma penso que o que perdeste com o btt foi peso (em massa muscular) sendo que o teu IMG provavelmente ficou na mesma. No meu caso, o meu peso por vezes varia estando a minha % de massa gorda sempre por volta dos 5%. A titulo de exemplo os sprinters de 100m têm um IMC muito mais elevado que um maratonista, no entanto a sua % de massa gorda pode variar entre os 4 e os 8% ao passo que os maratonistas (bem mais fininhos aparentemente) têm a % de massa gorda entre os 8 e os 12% (lipidos = energia de reserva para esforços longos).
Caro amigo queria mesmo dizer IMG foi erro de escrita.
Concordo com iLucena, é aproveitar e valorizar os dois tipos de treino, se bem que para atingir certas metas num deles o outro vai ser um pouco prejudicado, tudo depende do objectivo do treino, é questão de tentar conciliar e o mais importante de tudo é que te sintas bem contigo mesmo.
 
Top