Mudanças Rohloff SPEEDHUB

Paulo Morais

New Member
Olá a todos

Alguém sabe o que é exactamente este sistema Rohloff SPEEDHUB?

Pelo que vi no site deles (alemão mas tem versão em inglês) www.rohloff.de parece-me ter vantagens sobre o tradicional desviador traseiro:
Ausência de manutenção :D
Ausência de afinação :D
14 mudanças (iguais às que de facto se utilizam qd temos 27)
Menor desgaste pela ausência de mudanças "cruzadas" :D
Pode-se mudar de mudança a pedalar para trás, ou subir as que se querem de uma vez.

Isto foi o que me pareceu. Mas então não tem nenhum contra????
Porque é que andamos todos com desviadores???

(Vem tambem uma lista dos fabricantes que vendem modelos equipados com este sistema)

Um abraço
Paulo Morais
 

NetWarrior

New Member
Certas bikes de Dh e city bikes já usam esse tipo de mudanças inteligentes no cubo... mas o conjunto total fica mais pesado esse talvez seja um dos factores que influencia... e dps claro todo o aparato que já esta montado em volta das mudanças só assim existem duas marcas que se "alimentam" das nossas transmições SRAM e Shimano ... :shock:
 

Peso-Pluma

New Member
Agora eu faço.te uma pergunta: já existem 'combustiveis' não poluentes para os carros mas ninguem ainda os usa, porque será?

é quase a mesma coisa quanto a essas mudanças.

abraços

peso-pluma
 

castroma

New Member
re

Eu acho que neste caso mais contribui para a não vulgarização deste tipo de sistema de mudanças tem a ver em primeiro lugar com o factor peso, como já foi aqui dito, mas também com a complexidade que um sistema destes deve ter, eu já tive a oportunidade de desmontar um cubo Shimano Nexave (similar a este) e aquilo é um bocado complicado de voltar a montar tal é a quantidade de engrenagens e molinhas que lá tem dentro....

Pessoalmente acho que será uma questão de tempo até um dos "grandes" pegar na ideia, colocar uma equipa de profissionais a correr com este sistema em campeonatos de cariz internacional e a moda vai pegar......

Alugém se lembrar de um sistema de mudanças traseiro que o Ricardo Figueiredo andou a testar para a SRAM aqui há uns dois anos? Eu lembro-me, mas nunca mais se ouviu falar disso, apesar de todos dizerem que era robusto e suave o suficiente para vingar na competição.....
 

marioconde

New Member
A ideia dos cubos de mudanças internas remonta ao meado do seculo XX, no entanto apesar de aparentemente mais eficientes estes sistemas de transmissão nunca vingaram devido a problemas de funcionamento a médio prazo.

Se na transmissão com mudanças exteriores as avarias existem e não raras vezes se tornam bastante onerosas, no caso dos cubos com mudanças internas cada avaria termina kase invariavelmente na troca do cubo completo, devido ao seu preço elevado, à complexidade do sistema, ao seu peso elevado, e à pouca divulgação do conceito, a escolha mais logica continua a ser a da transmissão classica.

Se bem que no caso da marca Alemã Nicolai o uso dos cubos Rohloff nas sua bikes de produção corrente é um facto, outras marcas mostram-se relutantes em colocar cubos de mudança interna, quer de selecção automatica, quer manual, em bicicletas para uso de maior solicitação, falo de cubos de mudança interna pk os 2 grandes fabricantes de componentes BTT e passeio têm cubos com esse principio de funcionamento, ñ é um exclusivo Rohloff.

Outra razão bastante válida para que este conceito ñ se expanda mais é a falta de investimento massivo por parte dos fabricantes na sua divulgação, se bem que nos ultimos anos as feiras internacionais estão pejadas de bikes equipadas com sistemas destes, o futuro do transporte de pessoas passa segundo a opinião dos fabricantes, e de certa forma a minha tambem, pelo uso mais difundido da bicicleta, para usar a bicicleta de forma regular e sem grandes preocupações um sistema de transmissão com mudanças internas é a solução obvia, por tal facto veremos o advento destes sistemas de transmissão num futuro breve.

Tambem num futuro ñ muito longinquo, e segundo a minha visão, ou segundo o meu visionarismo :wink: teremos umas transmissões bastante interessantes a serem usadas nas bicicletas de montanha:

No lugar das nossas conhecidas correntes veremos correias, no lugar de desviadores teremos mudanças internas tanto na pedaleira com 2 ou 3 relações, e no cubo traseiro, com 7 ou mais relações, se não virmos este conceito mais cedo será por falta de vontade dos grandes fabricantes, a tecnologia existe, está ao alcanse dos produtores, e será muito mais fiavel quando explorada comercialmente de forma regular, esperemos que os lobies sejam abalados pela lógica.
 

mvalente31

New Member
Pelos vistos, a Ciclonatur passou a representar a Rohloff. No site http://www.bttindex.com/ está lá a press release.

Mas há uma coisa que não percebi. Ao usar este sistema de transmissão, o pedaleiro da frente passa a ter só uma roda dentada ? E qual é ? Se eu quiser montar este sistema as manetes das mudanças são as mesmas ? Já agora, alguém sabe o preço ?

obrigado

mvalente31
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

sim, com um cubo atrás que tem todas as relações possíveis, basta haver 1 pedaleira na frente. No site eles recomendam uma combinação de 48 na frente com os 16 (atrás) que o cubo traz. Este sistema como já foi dito tem todas as relações possíveis das transmissões convencionais, por isso não precisa de qualquer outro "desmultiplicador".

O cubo inclui um manípulo e a indexação é feita dentro do cubo, ou seja, o manípulo é tão simples ao ponto de só puxar 2 cabos, um em cada direcção.

Preços em Portugal não sei, mas não deve ser nada barato, ronda os 800 euros (novo, no eBay alemão).

Contudo, um cubo destes elimina 2 pratos na pedaleira, 2 manípulos, 2 desviadores (ma precisa de 1 maípulo específico e um esticador na corrente).

Jepas
 

Remi

New Member
Parece-me um sistema muito interessante para downhill, onde o peso é menos importante que a fiabilidade e a resistência / durabilidade das peças.

Acho que nesse mercado deve facilmente conquistar adeptos, mesmo com os preços altos.

Nas outras modalidades ... espero para ver ... se nunhuma marca se "chegar à frente" e incorporar o sistema "de origem" nas suas bikes, então certamente só meia duzia de curiosos irão pagar a pesada factura pela conversão .. e não deverá ir muito além disso.

Pena, porque acho o sistema interessante e sou sempre a favor de alternativas. Talvez o preço seja demasiado, ainda.
 

David Raquel

Active Member
Remi said:
Parece-me um sistema muito interessante para downhill, onde o peso é menos importante que a fiabilidade e a resistência / durabilidade das peças.

Pa dh ja tens uma bike k vem com um sistema semelhante de origem, a GT it 1! :wink:
 

pratoni

Active Member
DaMoNd said:
Remi said:
Parece-me um sistema muito interessante para downhill, onde o peso é menos importante que a fiabilidade e a resistência / durabilidade das peças.

Pa dh ja tens uma bike k vem com um sistema semelhante de origem, a GT it 1! :wink:

aquelas bikes da honda que andam ou andavam nos campeonatos de downhill também usam um sistema semelhante mas ainda está na fase de protótipo, penso eu...
 

350plus

New Member
Estes cubos mágicos da rohloff sempre me causaram muita curiosidade, no fundo parecem ser a solução para muitas das chatices que temos quando andamos em cima da bicicleta. O problema é sempre aquela relação a três complicada entre preço qualidade e peso... Vai daí peguei no Excel e fiz aqui uns cálculos. Resolvi comparar um sistema Rohloff para discos com um sistema XTR equivalente, versão 2003. Escolhi o XTR porque quem tá disposto a gastar cerca de 1000 euros num sistema normal não se contenta certamente com um desviador Deore... Então é o seguinte:

Para o XTR:

Componentes Necessários: Cranque Triplo, Desviador da frente, Corrente, Desviador de trás, Cassete, Cubo disco traseiro, Shifters (só mesmo os shifters, nada dessas maluquices do dual control !! :twisted:)

Preço praticado em Portugal :1079 euros :shock:
Preço médio praticado em lojas online europeias (não inclui portes):761 euros :shock: :shock:

Peso do material(segundo o site da shimano... ponham mais 10% pa compensar se acharem que a Shimano mente!): 2231 gramas

Para o Rohloff:

Componentes Necessários: Cranque Único (considerei o XTR com menos 2 pratos... Na realidade não faria assim, mas para efeitos de comparação é mais justo),Corrente e Kit Rohloff para dropouts verticais e disco (inclui Cubo com veio para quick release com adaptador para todos os travões de disco , Selector de mudanças externo, Punho rotativo,Cabos de mudanças, Tensor de corrente, Braço binário, Desengate rápido do braço binário)

Preço praticado em Portugal: 1421 euros
Preço praticado em lojas online europeias: 1158 euros

Peso do material(estimativa com base em várias fontes... é que o cubo é lubrificado em banho de óleo e isso pode causar grandes variaçoes):2900 gramas, assumindo que o cubo pesa 2000gramas.

Conclusões a tirar: A diferença de pesos é de 700 gramas com vantagem para o XTR. A diferença de preços é no máximo de 400 euros, com vantagem para o XTR também. No entanto há outros factores a considerar nomeadamente a durabilidade do cubo Rohloff. Diz-se que substituindo o óleo de 5000 em 5000 km o cubo dura para cima de 100 000 km! :shock:. Também não há aquele problema de um tronco arrancar o desviador com uma periodicidade anual...

Para finalizar

Os Rohloff são para quem: Têm dinheiro pa gastar, não gosta de falhas mecânicas e odeia aqueles barulhinhos da corrente a saltar pa trás e pa frente no desviador, para quem faz muitos, mas mesmo muitos quilometros por ano, participa em longas provas de endurance onde as avarias podem deitar tudo a perder, para quem adora a robusta sobre-engenharia alemã e para quem gosta de ter uma bicicleta com tudo aquilo que as dos amigos não têm!

Os Rohloff não são para quem: Não tem dinheiro pa gastar, sai uma vez por semana para fazer 20 km ao domingo, quem compete em cross country e outras provas de curta duração, e para os maluquinhos do peso(embora a diferença não seja extremamente significativa pois já vi bikes com menos de 10 kg equipadas com esta geringonça)

Pronto, desculpem lá o testamento... Mas achei piada em fazer esta comparação de produtos... Espero que seja útil para alguém porque por enquanto para mim nem Rohloff nem XTR... é mesmo mais Deore que não doí na carteira... :oops:
 

Remi

New Member
:clap: :clap: :clap:

:exacto:

Nada mais a acrscentar ... a tua comparação é sem duvida um dos melhores "testamentos" que tenho lido por aqui :) e acho que explica tudo acerca deste assunto. Podemos fechar a loja e ir pedalar :D
 
Top