Mudanças de transmissão

#1
Boa tarde.
Tenho a minha transmissão completamente relaxada e vou ter que trocar. Tenho cassete 8v (12-32T) com esticador Shimano Acera e pedaleira Shimano Tourney (42-32-24T).
Estou interessado em cassete de 9v Alivio mas será que a minha roda dá? Não será preciso mudar? Eu sei que tenho que mudar o manipulo direito para 9V mas aí estou também com duvidas. Também estou interessado numa pedaleira Alivio de 3v (tenho que mudar o eixo rotativo da pedaleira(aquilo dentro do quadro)+desviador) e provavelmente o manipulo dá.(Os meus manipulos são Altus). Só que agora não sei se compro outro manipulo Altus de 9V e deixo o outro manipulo Altus de origem ou se compro os da gama Alivio para fazer conjunto com a transmissão propriamente dita. Há grandes vantagens dos manipulos Alivio em relação aos Altus? (parece-me que isso é tudo igual mas pode fazer a diferença).
 
#2
Eu não percebo muito, mas a pouco tempo mudei a transmissão da bicicleta do meu pai de 7 para 9v e o maior problema foi mesmo o cepo, acabei por ter de mudar o cubo da roda de trás porque as cassetes tinham maneira diferentes de meter no cepo a de 9v e um cepo convencional da Shimano mas a de 7v era de rosca e a cassete já era um bloco só em vez de varias conjuntos como nas de 9v.
No que toca aos manipulos so precisas mesmo de trocar o direito. Se quiseres trocar os dois e se ha diferença entre alivio e altus não faço a minima ideia, mas o meu vizinho tinha uns slx na dele e mudou para xt e sentiu muita diferença mas não sei se nas gamas mais baixas iras sentir muita diferencas.