MOVIMENTO TRILHOS LIMPOS (MTL)

cagaréu

New Member
GDRFolgosa said:
Ora, o dono do terreno pregou-nos com um raspanete de todo tamanho, alegando que o terreno deveria ficar como o encontramos, ou seja, sem fitas.

... foi uma chamada de atenção produtiva :lol: se todos tivermos um pouco de cuidado a Natureza agradece.


GDRFolgosa said:
Isto tudo para dizer que mais tarde ou mais cedo alguem vai começar a colocar restrições às organizações de eventos que não preservam o ambiente.

:exacto: depois aquele que diz que exageramos pedala no teclado que deve ser onde está à vontade :mrgreen:

a responsabilidade ambiental é de todos!!
 

GDRFolgosa

New Member
agirão said:
(...) o RIO PAIVA É O MENOS POLUÍDO DA EUROPA..!!

Boas!!

Afirmativo.

O n/ raid atravessa várias vezes o Rio Paiva conseguindo-se ver o fundo, mesmo em partes de maior profundidade. Isto porque as águas são límpidas e cristalinas.

Tentamos ao máximo que as margens também estejam o mais limpas possíveis de lixo.
 

3cko

New Member
depois aquele que diz que exageramos pedala no teclado que deve ser onde está à vontade

a responsabilidade ambiental é de todos!!

Olha la oh chico espertinho, deves ter a mania que es gente, mas basta ver este tipo de comentarios teus que se percebe que es um ser insignificante e sem escrupulos. Exigo que os senhores moderadores alertem este user para parar de me atacar, pois eu nunca o ataquei,e ele faz questao de o fazer constantemente
 

agirão

New Member
Companheiro!

Nós ( MTL ), neste tópico, vamos continuar a lutar por aquilo que achamos justo - a preservação da natureza, tal qual no-la deixaram. Não prescindimos desse direito!

Eu, também não prescindo do direito de PEDIR que se actue com civismo e moderação de linguagem, pelo respeito por NÓS todos.

Então, se o Companheiro quiser partilhar esta PREOCUPAÇÃO de deixar aos vindouros qualidade de VIDA ambiental, agradecemos! Mas, não nos ofenda por pretendermos algo tão sublime como isto!

Passar bem! António Manuel Girão
 

Best

Member
Boas!

Pequenas coisas que fazemos podem fazer a diferença...

Todos os dias, quando vou passear o meu cão, trago na mão entulhos e outros lixos que estão "deixados" pelo pinhal perto da minha casa.
Os pedreiros das casas que aí foram construidas deviam pensar que ali poderiam depositar bocados de tijolos, esferovites, entulhos e outras porcarias...

Como não posso ir atrás deles e educá-los, vou trazendo pouco a pouco esse lixo para perto do contentor do lixo. Os funcionários da câmara lá vão levando aquela tralha.

E não é que ao fim de uns meses já limpei uma área equivalente a um ringue de futebol :shock: :wink:

Hasta
 

José Martins

Administrator
3cko said:
rjcm, fiquei impressionado com a tua falta de capacidade para argumentar. Se o objectivo desse post e atacarme, conseguiste rapaz. Tanta falta de inteligencia conseguiu insultar a minha, que pode nao ser muita, mas acredita que é mais do que a tua. E, já agora, "Cresce pá, cresce e nao te esqueças que as pessoas que atacas deveram ter muito mais experiencia de vida do que tú",- achas que 47 anos de vida nao chegam para perceber bem o mundo em que vivemos ? A mim quer-me parecer quem tem que crescer sao voces todos, e no dia em que deixarem de ser picuinhas, vao conseguir chegar mais alem.

Tenho vindo a notar a falta de abertura que este forum tem, que tem como grandes culpados os moderadores. Uma pessoa da a sua opiniao livremente(objectivo de qualquer forum), e como nao vai de encontro á opiniao de certas personagens que cá andam, ora toca a insultar a besta que nao tem a mesma opiniao. Gostaria que esses moderadores começassem a fazer alguma coisa para que o forum seja um local "amigo" e com um bom ambiente.


3cko said:
depois aquele que diz que exageramos pedala no teclado que deve ser onde está à vontade

a responsabilidade ambiental é de todos!!

Olha la oh chico espertinho, deves ter a mania que es gente, mas basta ver este tipo de comentarios teus que se percebe que es um ser insignificante e sem escrupulos (...)

Nas citações anteriores, existem pelo menos duas grandes verdades: quando os membros deste Forum não se sabem comportar em termos de respeito pelos restantes, a Moderação deve actuar, para fazer com que este Forum seja um local amigo.
Local amigo, entre outras variadas definições, poderá ser um local onde as pessoas saibam opinar, onde criticam ou elogiam algo, mas sempre sem ofender os restantes, onde somos capazes de sustentar/ justificar a nossa postura, até por forma a passar a mensagem aos outros.

Outra grande verdade e conforme fica visivel, é que a idade pode dar muita coisa, mas garantia de acesso à verdade e total razão não dará certamente.
Todos nós temos de crescer, porque alguém com 47 anos assim o entende.
Seria interessante ouvir as opiniões de membros deste Forum com mais de 47 anos, para fazer uma comparação com as várias opiniões, mas penso que não valerá a pena. No entanto, fica em aberto essa situação.

Uma coisa que nem a idade, nem nada que se possa alegar dará neste Forum, é o direito de ofender ou dirigir comentários menos próprios aos restantes membros. A isso pode-se somar ainda esta situação:

3cko said:
Tenho vindo a notar a falta de abertura que este forum tem, que tem como grandes culpados os moderadores.

Posso mostrar que não é bem assim.
Este Forum tem tanta abertura, que até vai ter abertura para eliminar toda e qualquer mensagem que seja considerada abusiva para com os restantes membros do mesmo, independente que quem seja o seu autor.
Face a tudo o que está para trás, apelo na todos os intervenientes até agora e de futuro, que tenham em consideração as mais elementares regras de sã convivência e de respeito mutuo.
 

Antonio Faisca

New Member
...bem, andava aqui uma festa e eu nem dei pelos foguetes... :mrgreen:

Caro 3cKo,

câmaras de ar = fitas de marcação = LIXO

Eu não me importo de apanhar uma câmara, assim como não me importo de apanhar duas fitas esquecidas algures na mata...tu importas-te?

Agora respeitando os teus 47 anos de idade e a suposta experiência de vida que tens, gostavas de apanhar de bom grado as fitas deixadas no minimo por 35 km de algum passeio de BTT? Fitas deixadas por irresponsabilidade de um grupo ou orgulho a mais de um ou todos os membros?

Por norma no Angarna ao marcar os percursos arrancamos sempre as marcações que outros eventos tenham deixado, concretamente no 1º Raid tivemos uma extensão de alguns 2 km em que arrancámos fitas de um passeio de motas KTM, outras fitas da Aventura21 e outras brancas de um passeio de jipes....agora imagina se deixasse-mos as nossas também...
...parecia o largo de um arraial...


3cko said:
e no dia em que deixarem de ser picuinhas, vao conseguir chegar mais alem.
...desculpa lá, mas esta expressão é de um egoismo.... :shock:
 

marta

New Member
Eu acho que vale a pena denunciar as organizações que deixam lixo nos trilhos, sejam fitas, setas ou lixo das zonas de abastecimento...apesar de ter noção que nem assim os participantes e as organizações ganham vergonha e limpam o lixo, nem as autoridades tomam uma atitude, seja multando ou impedindo que realizam mais eventos. :roll:

Já ouvi essas teoria que algumas fitas de plástico se vão desfazendo com o tempo, mas acho que não custava nada à organização passar no local mais uma vez para as retirar, pois para desaparecerem naturalmente ainda demoram uns bons meses... :s

Quanto à marcação com setas de tinta, penso que poderiam utilizar uma tinta lavável que se usa para marcar animais. A tinta acaba por sair com a chuva, por isso pode não resultar em maratonas realizadas em dias de muito mau tempo e também não pode ser posta com muita antecedência. Mesmo assim seria uma boa alternativa, se não qualquer dia as organizações já nem sabem que cor escolher para a tinta da marcação tal é a quantidade de setas coloridas que se encontram em certos cruzamentos por onde passo.

É verdade que as marcações que vão ficando podem dar jeito a quem queira realizar a maratona algum tempo depois, mas se pensarmos bem, hoje em dia já há aí muito GPS a preços acessíveis e tracks de GPS para todos os gostos é o que não falta pela internet...e para quem não quer gastar dinheiro nisso pode sempre juntar-se a um grupo que ande há mais tempo pela zona e conheça os trilhos ou meter-se à descoberta (desde que não vá sozinho...) como eu já fiz muitas vezes no tempo em que ainda não havia maratonas e os GPS eram raros no BTT! :mrgreen:

Ah e é verdade que ver o entulho que se deita aí pelas matas e caminhos rurais não deve agradar a ninguém :mrsock: só que a esse respeito o mais que podemos fazer é denunciar porque será difícil trazer aquilo tudo às costas :shock:
Também está nas mãos das câmaras municipais e das empresas que vendem electrodomésticos, por exemplo, divulgarem que existem serviços de recolha (por vezes gratuitos) que levam o lixo de casa das pessoas e portanto não há necessidade de se darem ao trabalho de os irem pôr longe a poluir o que é dos outros!

Boas pedaladas
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Infelizmente acho que venho participar neste tópico um pouco por descarga de consciência, poderia remeter-me ao silêncio, mas acho que estaria a ser hipócrita comigo mesmo, e com os princípios que defendia (e continuo a defender) antes de organizar eventos.

A lamentável verdade é que só há dois dias atrás, passados 3 meses e 3 dias do SRP160 é que os mais de 250Km de trilhos que foram marcados ficaram totalmente limpos de marcações utilizadas.
Acabei também por limpar marcações de outros eventos que passaram em alguns dos troços antes, e depois do SRP160, um pequeno contributo para a natureza, em jeito de compensação pelo que deveria ter sido feito já há mais tempo.

As desculpas esfarrapadas são as mesmas que todos os outros usam, não há disponibilidade para a desmarcação, a malta trabalha, a malta estuda, a malta tem 1001 coisas para fazer, mas a verdade é que a malta arranjou maneira de nos 5 dias que antecederam e na própria madrugada do evento marcar os tais 250km e picos km's, sendo que a organização do evento não acaba no dia, mas bastantes dias depois.

Aqui tenho a agravante de serem muitos mais km's que na maioria dos sítios, mas não considero que seja uma desculpa legítima, e em 2008 por não ter ido remover as fitas numa herdade (numa das zonas extremas do percurso dos 160km) este ano foi-me negada a passagem, e com toda a legitimidade.

Já houve melhorias na limpeza de marcações de 2008 para 2009, os 80Km estavam integralmente desmarcados uma semana depois, e espero que em 2010 a 25 de Abril, 8 dias depois da 3ª edição do evento não haja um único km marcado.

Agora como é óbvio, isto vai sobretudo da minha consciência (que me pesa) e da consciência das pessoas que me rodeiam que felizmente comungam da mesma opinião, se as fitas não estavam lá antes de nós as colocarmos, não existem razões plausíveis para lá ficarem depois de cumprirem o seu propósito.

Evidentemente a celeridade da desmarcação está profundamente ligada às pressões que podemos ter, penalizações que vão contra os interesses das organizações, a denúncia aqui no fórum é boa, na medida em que dá uma má imagem ao evento e nenhum organizador quer isso, julgo inclusive que as formas e sugestões de manifestação contra este tipo de situações que foram feitas por alguns e aqui expostas, concretamente através de vias e organismos oficiais, são as correctas e acertadas, se não desmarcarmos por compromisso próprio, então que o façamos por receio às penalizações e consequências que daí poderão advir.

Congratulo a existência deste tópico e particularmente a insistência de algumas pessoas nesta iniciativa e neste assunto (sobretudo o cagaréu e o Faísco) :yeah:

Esta minha auto-denúncia pública (que espero que não me prejudique no futuro), serve-me para descarregar a consciência e assumir um compromisso perante um vasto público de melhorar este aspecto nas próximas edições dos eventos organizados pela Trilhos Vivos, nos dias que correm a palavra já não vale muito, mas quando dou a cara assumo, e assim arranjei maneira de me pressionar a mim mesmo ;)

Bem hajam pela vossa atitude! :yeah:

Sobre o lixo em si, deixado pelos participantes, posso dizer com muita alegria que as pessoas que vieram a Serpa estes dois últimos anos foram impecáveis, e que na totalidade dos dois percursos não tive que recolher mais do que 20 embalagens (barras e geis), como o fornecimento de água é feito com garrafões de 5L e garrafas de 1,5L também não tenho problemas com garrafas espalhadas pelo campo.

Diga-se ainda que este lixo plástico recolhido (fitas, embalagens e garrafas/garrafões) é depositado no ecoponto para reciclagem, não custa nada.
 

UrbanRider

New Member
A acrescentar a essas embalagens de barras e geis acrescenta-se uma câmara de ar que foi igualmente recolhida :p

Pro ano conta comigo para mais, mas tens de prometer que levamos a toyota ;)
 

Antonio Faisca

New Member
Ludos, é de grande valor a tua sinceridade e humildade, muitos assim não o fazem. Eventualmente tiveste de o fazer em grande parte a solo....!? :roll:

Olha, é faisca.....não faisco.... :mrgreen:

Daqui por umas semanas estou de férias, vou dar uma volta a ver se duas corporações de Bombeiros, nomeadamente Anadia e Oliveira do Bairro já limparam as fitas, a primeira de um passeio de TT e a segunda de um passeio de BTT....Eventos com fundos a reverter para as mesmas..... :roll:
 

R_Almeida

New Member
Joel O. said:
Antonio Faisca said:
Por relatos de alguns amigos que costumam andar pela Zona de Oliveira do Bairro, foi-me dito que muitas fitas do passeio "Maratona Trilhos do Cértima" ainda estavam nos trilhos. o Evento em causa é este http://maratonatrilhosdocertima.blogspot.com/.
Facto é que todos os dias passo para o trabalho e numa entrada para Oliveira do Bairro estava (de tanto a ver já nem sei) pelo menos à um mês uma placa do evento a dizer BTT....Se ainda lá andam as fitas é lamantável, ainda por cima para a causa que era....

Viva
É de tal maneira verdade, que se quisermos ainda hoje podemos fazer o percurso. Sempre certinho. Quase de certeza que naquela maratona ninguém reclamou da falta de qualidade das marcações.
Até digo mais, estas marcações foram tão boas, que numa passagem por Malhapão, num terreno cultivado, estas serviram aos seus donos para fazer duma espécie de espantalho :mrgreen:!
É impressionante, na Palhaça e nas localidades próximas, a zona onde costumo andar ao fim da tarde, a quantidade de marcações que se encontram. Numa pequena mata entre a Palhaça e Oiã, encontro três tipos diferentes de fitas, e esta não tem mais que 3 km de extensão.

Boas tardes a todos.
Face à minha reduzida visita ao fórum só agora me dei por este post. No entanto fazendo parte da organização deste evento, não querendo declinar qualquer responsabilidade gostaria de deixar alguns esclarecimentos.

Concordo perfeitamente com o movimento e com a limpeza dos resíduos gerados pelo movimento. A organização da Maratona Trilhos do Cértima antes deste evento retirou sacos e sacos de fitas e outros resíduos existentes nos trilhos.

Para os mais atentos, poderão ter verificado que em cerca de 60 km dos mais de 80 km de percurso nas semanas seguintes as fitas e marcações foram de imediato retiradas. Poderão também ter verificado que garrafas de água vazias, embalagens de energéticos, etc, foram de imediato recolhidas ao longo dos trilhos.

É verdade que de facto se ainda encontram fitas nas zonas de Oiã /Águas Boas e Malhapão / Serena, uma vez que tivemos vários pedidos de participantes da zona que solicitaram que a marcação continuasse para fazer de novo os trilhos, e entendemos por bem que apenas deveríamos deixar nestes dois pontos que seriam os mais complicados. Se nos disserem, mas já foi tempo em demasia, aí sou obrigado a concordar e não declinamos qualquer responsabilidade.

A maratona trilhos do cértima foi marcada com fitas azuis e brancas "decathlon" se existem outras não podemos responsabilizar-nos por isso, mas antes todas foram retiradas.

De qualquer forma tenho também a informar que não nos chegou qualquer contacto, nem aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro a reclamar a situação, no entanto aceitamos a crítica tentando solucioná-la a curto prazo.

Posso também adiantar que para a edição deste ano (18 de Outubro de 2009) estamos já a trabalhar na concepção de setas de madeira para que após o evento estas possam ficar mais tempo para os praticantes da modadlidade, sem que cause grande poluição e impacto ambiental e se torne até agradável a sinalização de trilhos.

Em relação à seta perdida, basta dizer o local onde se encontra que eu mesmo a retirarei, uma vez que estas foram todas retiradas no dia a seguir ;).

Qualquer outra sugestão estamos abertos.

maratonatrilhosdocertima@iol.pt
rodrigoalmeida@live.com.pt

Cumprimentos,

Rodrigo Almeida
 

moebius

New Member
subscrevo por baixo
os trilhos devem permanecer limpos

as fitas que tenho visto são tudo menos biodegradáveis - se alguém conhece este tipo de fitas diga de sua justiça - mas pelo pouco que conheço seria piorar o cenário, caia-se na tentação de Ah! são biodegradáveis, tal e coisa, não é necessário recolher! Qd se sabe que mm sendo biodegradável demoram anos até se decompor

as organizações das provas deviam obrigatoriamente limpar as fitas o quanto antes, e para que outros possam fazer de novo esse trilho, que tal fazer o mapa do mm ou mm criar o trilho por gps e disponibilizar a todos, tipo os mapas dos trilhos da Lousã

não sei se existem regras de marcação de trilhos de btt, tipo marcação permanente, da mesma forma que existe nos trilhos de pedestrianismo - seria uma boa vertente a explorar, para ir exterminando a praga das fitas espalhadas um pouco por todo o lado e fazer a coisa com pés e cabeça e mais integradas no meio ambiente.

Quanto ao lixo deitado fora pelos participantes nas provas, :evil: :grrr:, deve custar mt andar com os invólucros das barras energéticas e do cereal e guardá-las para colocar no sitio correcto, afinal os jerseys têm ou não bolsos, e há quem use calções tb com bolsos, por isso, só dá pra ver mm a falta de civismo das pessoas. Já as câmaras suplentes, de onde saiu pode mt bem ir a usada... e na falta de melhor enfiem-na debaixo do selim que aguenta até ao final da prova

Nas zonas de abastecimento, em especial naquelas que é só abastecimento de água em garrafinhas.... ou se optava por abastecimento directo para os bidões/camel, ou então, sendo possível, colocava-se caixotes grandes na berma do trilho distanciados alguns metros da zona de abastecimento, para que os betetistas depois de terem bebido em vez de andarem a plantar garrafas por tudo o que é sitio, tentem acertar no caixote... pelo menos o lixo fica todo junto numa zona

o que é que costumam fazer qd veem essas fitas por ai espalhadas?! eu acho que vou começar a levar o camel cheio de água e a trazê-lo cheio de fitas....
 

Antonio Faisca

New Member
R_Almeida said:
Joel O. said:
Antonio Faisca said:
Por relatos de alguns amigos que costumam andar pela Zona de Oliveira do Bairro, foi-me dito que muitas fitas do passeio "Maratona Trilhos do Cértima" ainda estavam nos trilhos. o Evento em causa é este http://maratonatrilhosdocertima.blogspot.com/.
Facto é que todos os dias passo para o trabalho e numa entrada para Oliveira do Bairro estava (de tanto a ver já nem sei) pelo menos à um mês uma placa do evento a dizer BTT....Se ainda lá andam as fitas é lamantável, ainda por cima para a causa que era....
Viva
É de tal maneira verdade, que se quisermos ainda hoje podemos fazer o percurso. Sempre certinho. Quase de certeza que naquela maratona ninguém reclamou da falta de qualidade das marcações.
Até digo mais, estas marcações foram tão boas, que numa passagem por Malhapão, num terreno cultivado, estas serviram aos seus donos para fazer duma espécie de espantalho :mrgreen:!
É impressionante, na Palhaça e nas localidades próximas, a zona onde costumo andar ao fim da tarde, a quantidade de marcações que se encontram. Numa pequena mata entre a Palhaça e Oiã, encontro três tipos diferentes de fitas, e esta não tem mais que 3 km de extensão.
Boas tardes a todos.
Face à minha reduzida visita ao fórum só agora me dei por este post. No entanto fazendo parte da organização deste evento, não querendo declinar qualquer responsabilidade gostaria de deixar alguns esclarecimentos.
Concordo perfeitamente com o movimento e com a limpeza dos resíduos gerados pelo movimento. A organização da Maratona Trilhos do Cértima antes deste evento retirou sacos e sacos de fitas e outros resíduos existentes nos trilhos.
De qualquer forma tenho também a informar que não nos chegou qualquer contacto, nem aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro a reclamar a situação, no entanto aceitamos a crítica tentando solucioná-la a curto prazo.
Posso também adiantar que para a edição deste ano (18 de Outubro de 2009) estamos já a trabalhar na concepção de setas de madeira para que após o evento estas possam ficar mais tempo para os praticantes da modadlidade, sem que cause grande poluição e impacto ambiental e se torne até agradável a sinalização de trilhos.
Rodrigo Almeida

Boas tardes

Acredito que tenham retirado as fitas de outros passeios que tenham passado no percurso onde a V/ maratona passeou, mas assim como vocês, outros poderiam ter necessidade de retirar as vossas, correcto?

A desculpa de deixar para outro pessoal fazer o percurso é bastante utilizada, mas é valida por um mês ou pouco mais...

Desculpem-me lá, mas era preciso chegar informação aos Bombeiros para retirarem as fitas em falta?...mas sendo assim aproveito para dizer que um membro dos bombeiros, que também fazia parte desta organização desta maratona foi informado da existência das fitas na loja Pernalonga em Aveiro....a resposta foi que...."ficam já para este ano..."

...não tenho mais comentários
 

pirilampo

Member
Boas a todos.
Hoje fui dar uma voltinha à mata de belas e deparei-me com muitas fitas a dizer Decathlon.
Perguntei a pessoal que ia passando e alguns dos betetistas diziam que não sabiam e outros referiam que foi de um passeio do fim de semana passado. Hoje não foi de certeza o passeio porque andei por lá toda a manhã e não vi nenhum grupo numeroso. Também me disseram que na quarta feira já lá estavam estas fitas.
A minha pergunta é: Alguém sabe a entidade que organizou o passeio( e se já o organizou,e se ainda não aconteceu...retiro tudo o que disse), maratona ou outra coisa qualquer? Gostava de enviar um mail ou passar por essa entidade a referir(denunciar) esta situação. Será a decathlon? Não gostava de enviar um mail a pessoas erradas
As fitas são estas:
p1030818n.jpg


p1030821r.jpg

Agradeço desde já qualquer informação.
No entanto vou referir outra coisa...já não ia a belas à cerca de 4 meses e achei a mata muito suja e cheia de obras...será que vai nascer outra "Belas clube de campo"?
Cumprimentos e boas pedaladas.
 

moebius

New Member
Antonio Faisca said:
R_Almeida said:
Joel O. said:
Antonio Faisca said:
Por relatos de alguns amigos que costumam andar pela Zona de Oliveira do Bairro, foi-me dito que muitas fitas do passeio "Maratona Trilhos do Cértima" ainda estavam nos trilhos. o Evento em causa é este http://maratonatrilhosdocertima.blogspot.com/.
Facto é que todos os dias passo para o trabalho e numa entrada para Oliveira do Bairro estava (de tanto a ver já nem sei) pelo menos à um mês uma placa do evento a dizer BTT....Se ainda lá andam as fitas é lamantável, ainda por cima para a causa que era....
Viva
É de tal maneira verdade, que se quisermos ainda hoje podemos fazer o percurso. Sempre certinho. Quase de certeza que naquela maratona ninguém reclamou da falta de qualidade das marcações.
Até digo mais, estas marcações foram tão boas, que numa passagem por Malhapão, num terreno cultivado, estas serviram aos seus donos para fazer duma espécie de espantalho :mrgreen:!
É impressionante, na Palhaça e nas localidades próximas, a zona onde costumo andar ao fim da tarde, a quantidade de marcações que se encontram. Numa pequena mata entre a Palhaça e Oiã, encontro três tipos diferentes de fitas, e esta não tem mais que 3 km de extensão.
Boas tardes a todos.
Face à minha reduzida visita ao fórum só agora me dei por este post. No entanto fazendo parte da organização deste evento, não querendo declinar qualquer responsabilidade gostaria de deixar alguns esclarecimentos.
Concordo perfeitamente com o movimento e com a limpeza dos resíduos gerados pelo movimento. A organização da Maratona Trilhos do Cértima antes deste evento retirou sacos e sacos de fitas e outros resíduos existentes nos trilhos.
De qualquer forma tenho também a informar que não nos chegou qualquer contacto, nem aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro a reclamar a situação, no entanto aceitamos a crítica tentando solucioná-la a curto prazo.
Posso também adiantar que para a edição deste ano (18 de Outubro de 2009) estamos já a trabalhar na concepção de setas de madeira para que após o evento estas possam ficar mais tempo para os praticantes da modadlidade, sem que cause grande poluição e impacto ambiental e se torne até agradável a sinalização de trilhos.
Rodrigo Almeida

Boas tardes

Acredito que tenham retirado as fitas de outros passeios que tenham passado no percurso onde a V/ maratona passeou, mas assim como vocês, outros poderiam ter necessidade de retirar as vossas, correcto?

A desculpa de deixar para outro pessoal fazer o percurso é bastante utilizada, mas é valida por um mês ou pouco mais...

Desculpem-me lá, mas era preciso chegar informação aos Bombeiros para retirarem as fitas em falta?...mas sendo assim aproveito para dizer que um membro dos bombeiros, que também fazia parte desta organização desta maratona foi informado da existência das fitas na loja Pernalonga em Aveiro....a resposta foi que...."ficam já para este ano..."

...não tenho mais comentários

como eu passo por muita por essa zona vou começar a fazer colecção de fitas.... vi um trilho recentemente marcado com umas espampanantes fitas azuis para os lados da Palhaça :evil: e de certeza que não é para nenhuma prova, senão já se tinha ouvido falar, dar mais uns tempos e ver no que dá
 

R_Almeida

New Member
Antonio Faisca said:
A desculpa de deixar para outro pessoal fazer o percurso é bastante utilizada, mas é valida por um mês ou pouco mais...
Caro Faísca essa facto já foi por mim acima reconhecido, não percebo porquê essa insistência, mas respeito. Também já mencionei que estamos a tomar medidas alternativas para ficarem após o evento que se irá realizar este ano.[/quote]

Antonio Faisca said:
Desculpem-me lá, mas era preciso chegar informação aos Bombeiros para retirarem as fitas em falta?...mas sendo assim aproveito para dizer que um membro dos bombeiros, que também fazia parte desta organização desta maratona foi informado da existência das fitas na loja Pernalonga em Aveiro....a resposta foi que...."ficam já para este ano..."
Caro Faísca, com alguma calma e ,menor contundência tudo se resolve. Essa conversa foi com o Sr. Hernâni, por acaso eu até presenciei, e essa resposta não será preciso muito para perceber que terá sido em tom de brincadeira, ou acha que o patrocinador este ano será obrigatóriamente o mesmo. E acha que mesmo sendo não se colocariam fitas novas? Tudo aqui explicado foi também explicado ao Sr. Hernâni, assim como reconhecido a respectiva falta e atraso em retirar as fitas existentes.
 
Top