MOVIMENTO TRILHOS LIMPOS (MTL)

Pois, a triste realidade subsiste.

Na minha voltinha de ontem, também reparei que na extensão de vários Kms as marcações da Maratona Rota dos Móveis se mantêm - são fitas e placas de papel plastificadas. No Rescaldo, queixaram-se da falta de marcações. Eu queixo-me é do excesso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Espero que a organização as retire logo que possível já que o impacto é grande e... desnecessário.
 

GDRFolgosa

New Member
àesperadascale said:
Pois, a triste realidade subsiste.

Na minha voltinha de ontem, também reparei que na extensão de vários Kms as marcações da Maratona Rota dos Móveis se mantêm - são fitas e placas de papel plastificadas. No Rescaldo, queixaram-se da falta de marcações. Eu queixo-me é do excesso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Espero que a organização as retire logo que possível já que o impacto é grande e... desnecessário.


Boas!!

Esquece, se esses tipos nem o que prometem cumprem (envio para casa do restos dos brindes que anunciaram e que nós pagamos), quanto mais tirar fitas e setas.

É preciso denuncia-los às autoridades competentes.

Amigo, só há uma hipotese: à medida que circulares por essa zona, tem a massada de tirar o que poderes.
 

orb2

New Member
Ludos, gostei dessa tua forma sincera de confessar em praça publica tudo o que aconteceu. :shock:
Para o ano vai ser diferente,tenho a certeza disso.
Sabes que dia a dia os detalhes completam-se.
Honramos a nossa terra,e todos os que a visitam.
Para o ano cá estaremos para que tudo corra melhor :pesquisa: :clap:
 

Joel O.

New Member
Boas

Não quero estar a fazer muitas citações, por isso espero que os intervenientes se apercebam.

Moebius As fitas azuis são para uma prova que se avizinha, e bem te posso garantir, que logo esta maratona aconteça, estas vão ser retiradas

R_Almeida Não quero parecer hostil, nem ser mais um a bater na cabeça, mas tendo sido os bombeiros a principal entidade organizadora, acho que a permanência das fitas no local nem devia ser posta em causa. É uma questão de exemplo. Pelo menos é assim que eu penso. E convenhamos, a maratona já foi há bem mais de um ano.
De qualquer das maneiras, não tenho ido recentemente para os lados do parque da seara, nem oliveira do bairro, mas asseguro que na zona do ribeiro da palha e da palhaça, estas ainda se encontram disponíveis para quem quiser fazer um belo adorno de casamentos. :mrgreen:
Assim de repente deixa-me desejar boa sorte para o evento que se avizinha e que eu vou participar!

Abraço

PS: cor de rosa é d'Homem!!
 

R_Almeida

New Member
Boas tardes.

Esse foi um facto por mim já reconhecido, assim como referi que não declinava qualquer responsabilidade, de qualquer forma obrigado pelo reparo.

Quanto ao evento deste ano, esperemos que este se encontre melhorado e que satisfaça a generalidade.
Como já referi estamos a trabalhar numa forma de após o evento deixar os trilhos marcados sem que seja necessária a continuidade das fitas.

Cumprimentos.

Rodrigo Almeida
 

Algor

New Member
Boas, companheiros do Pedal.

Se repararem somos companheiros também na Natureza onde nos divertimos e disfrutamos de companhia em ambientes naturais e limpos.
Parabéns aos que têm como eu cuidado com a limpeza dos locais que frequento.

Relativamente às fitas, não querendo fazer fita, na solicitação da autorização para a realização de eventos deveria constar a afirmação da recolha das fitas num periodo aceitável (2 meses máx.?). Isso permitia a repetição do trilho da prova a quem quisesse.
A justificação de deixar porque alguém pediu, e ficarem durante 1 ano parece-me demais. De certeza que não pediram autorização aos donos e às juntas de Frequesia. Isto ainda acaba na situação de proibição devido a abusos.

Faísca, parabéns pela postura (de todos os Angarnas) que podem servir de exemplo a todos nós.

Quero deixar tb um reparo, tenho ouvido queixas que alguns desconhecidos, mais zelosos que nós certamente, têm retirado fitas 1 ou 2 dias antes da realização das provas. Esta situação obriga a cuidados acrescidos por parte da organização no dia da prova. O meu lamento por aqueles que não têm respeito pelo trabalho de alguns para muitos.

Saudações betetistas.
 

Simon

Member
Boa Tarde!

Como praticante de btt, essencialmente no concelho de Mafra, é com muita tristeza que vejo dezenas de fitas de plástico espalhadas pelos trilhos por onde passo. É uma vergonha e inaceitável que assim se proceda. Toda a gente quer organizar passeios e facturar. Será que algum tempo depois custava assim tanto passar novamente pelos trilhos e fazer a recolha das ditas fitas e algum lixo por lá deixado por alguns dos participantes mais descuidados?
Não vou mencionar nomes de ninguém para não ferir susceptibilidades e porque alguém mais culpado ficaria de fora. Mas o que é um facto é que existem dezenas dessas fitas pelos trilhos do concelho de Mafra e algumas são bem recentes. Quem as lá colocou e não retirou que faça mea culpa.
Tenho participado em muitos passeios, quer na minha zona, quer noutras zonas circundantes e ainda não ouvi nenhum dos organizadores a pedir aos participantes que fossem mais cuidadosos com os trilhos por ondem passam com o abandono de lixo, dando eles próprios o exemplo dizendo que após o passeio (uns dias depois entenda-se) recolheriam as fitas que colocaram. Tem que haver moral para se exigir e ela começa por dar o exemplo.
Vive-se actualmente uma febre de passeios de btt e tudo serve para realizar um passeio e "ganhar" algum dinheiro à conta.
Cabe-nos a nós enquanto praticantes desta modalidade selecionar/rejeitar aqueles que não primam pela qualidade na organização. A primeira vez todos podemos ser enganados, a segunda só é enganado quem quer.
Continuo a dizer que o futuro serão os passeios em autonomia em que cada um está por sua conta e não venham com a história de que nem toda a gente tem um aparelho de gps, porque mesmo não tendo, há sempre alguém no grupo de amigos que tem ou que empresta. E para um grupo basta um aparelho. Eu sei que estou a ser radical e que não é possível isto acontecer.
Foi mais um desabafo.
 

rotiv

New Member
Boas
No passado dia 22 de agosto passei na zona de covelas junto á A3 (santo-tirso), e essa zona ainda continua com fitas que correspondem á 1ª maratona da trofa que se realizou no dia 26 de Abril, já se passaram quase 5 meses e as fitas ainda lá continuam, no topico do rescaldo http://www.forumbtt.net/index.php/topic,56707.0.html já se comentou várias vezes a situação das fitas, mas mesmo assim nada, mas o mais interessante é os comentários de algumas pessoas:


" Boas...

Caro colega as fitas eas setas que lá estão não fazem mal a ninguem não poluem nada, bem pelo contrario, conheço muita gente que vem de famalicão e barcelos explorar a zona da trofa e aproveitam as fitas e as marcações para se guiarem..."



e depois de um reparo por parte de um colaborador do forum ainda aparece o seguinte :


" Para tua infotmação a II Maratona cidade daTrofa já está em preparação e para bem de todos esperamos que não apareças.........
Deves ser o tal individo que anda ai com dor de cotovelo..........
Gostava de ver HOMEM para ter capacidade para organizar algo melhor..... "


Como não admitem que estão errados ainda tem o latão.

1 abraço e boas pedaladas
 

marta

New Member
Se o pessoal deixasse de ir a maratonas e passeios cujas organizações não retiram as marcações depois do dia da prova tenho a certeza que havia muito mais organizações a limpar os percursos e ninguém se atreveria a mandar comentários como os que o rotiv refere!!

Mas para já são as organizações "exemplares" que temos :roll:
 

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Para amainar a escrita, deixo aqui uma fota tirada em uma zona do RIO PAIVA onde irá passar a n/ prova no próximo Domingo (13/09/09) - "Rio Paiva BTT Raid 2009".


sdc10673i.jpg



As inscrições ainda estão a decorrer até ao dia 10 de Setembro. Visitem www.gdrfolgosa.pt ou o tópico aqui no forum.

É uma questão de brio e de caracter manter os trajectos limpos. Nós fazemos questão de o fazer. "Desperdiçamos" 5 dias das n/ férias para organizar o evento e desorganizar o evento, mas fazemos questão.

Pelos trilhos deste raid a Natureza envolvente irá proporcionar aos atletas muitas fotos, para além do desfrutar de tudo o que é puro aos vários sentidos.

No entanto existe uma parte, cerca de 5 km de extensão em que a vista não é famosa: os incêndios estiveram lá. É uma pena... Esses sacanas...

Esta é outra praga muito difícil de combater.
 

nasp

Member
Este domingo, decidimos ir dar uma volta pelo lado poente da Pateira de Fermentelos, e vim de lá fulo da vida, é que das duas maratonas que por lá passaram as fitas ainda lá estao. Da 1ª o tempo ja manda retirar ja lá vao miais de 3 meses e o pessoal de Fermentelos tá a dormir, enquanto que a do Bomsucesso ainda esta dentro do prazo admissivel foi apenas 2 semanitas, mas tambem nao é aqui que veja muito mal porque tambem as utlizei para a minha volta domingueira, agora a organização seguinte arancar as fitas anteriores e atiralas para o chão é que não, nalguns sitios é vergonhoso, demonstra uma total falta de respeito pela natureza e pelos utlizadores daqueles trilhos. Corrijame se tiver errado mas as fitas da maratona de fermentelos sao brancas com publicidade e as da maratona do bomsucesso sao azuis sem publicidade. Faço esta afirmação porque isto só acontece nos sitios onde as duas se cruzam, tanto que no lado nascente da pateira as fitas continuam amarradas, sem estar uma unica no chão.
 

Simon

Member
Boa Noite!
Esta situação foi, é e sempre será um problema no nosso país enquanto as mentalidades não mudarem. E pelos vistos não mudam. Nem mesmo depois de serem aqui "acusados" os poluidores ganham vergonha e desfazem o mal que fizeram.
Li hoje neste forum um post no seguimento de um rescaldo de um passeio onde foi afirmado que o ICN (Instituto de Conservação da Natureza) se preparava para impor limitações em determinados locais no que diz respeito à utilização de bikes.
E acho que todos estamos fartos de saber como neste país se legisla primeiro e só depois se vê a exequibilidade dessas leis.
O que irá acontecer? Aqueles que até agora tem poluído o meio ambiente sem que nada lhes aconteça vão-se ficar a rir e mais uma vez nós - os amantes deste desporto e da natureza - vamos ser prejudicados, ao serem-nos limitados os locais por onde poderemos andar sem prejudicar ninguém e acima de tudo NÃO POLUIR.
Vamos assim continuar a levantar a voz e a exigir aos organizadores dos passeios em que participarmos que no final procedam à recolha dos desperdícios e os coloquem em local adequado.
Relativamente ao ICN irei enviar um mail a solicitar mais informação e ao mesmo tempo a manifestar a revolta daqueles que também não concordam com a poluição para que não sejamos todos metidos no mesmo saco.
 

fcb

New Member
Boas!

Ninguém gosta de ser enxovalhado e muito menos injustamente!

Apraz aqui registar que a organização da Maratona do Bonsucesso já iniciou a limpeza dos trilhos!

Estão neste momento retiradas placas, fitas e lixo deixado pelos betetistas num total de 40 kms!

A limpeza continua e vamos tentar ser breves!

Bons trilhos limpos!
 

nasp

Member
Nao foi nem é minha intençao enxovalhar ninguem apenas constatei um facto que me indignou, foram as fitas arrancadas e deixadas no chão. Nao desmentiste que as vossas fitas eram as azuis, logo parto do principio que foram voces que fizeram isso, se estiver errado desmente. 40 km de fias arrancadas é um bom trabalho em apenas 2 semanas só tenho pena que se tenham esquecido da pateira.
 

jomi13

New Member
"nasp" só para que saibas as fitas azuis são, na verdade, da maratona do bom-sucesso mas nas minhas voltas nunca encontrei nenhuma pelo chão!
 

fcb

New Member
Sem mais delongas...

Aceita-se ajuda para limpar mais uns kms de trilhos da Maratona do Bonsucesso, no próximo sábado de tarde!

14,30h no local da partida da maratona!

NASP também estás convidado, como é óbvio!

Pedalamos convivemos e ao mesmo tempo limpamos os trilhos, boa ideia não acham!

Ficamos à espera!
 

nasp

Member
jomil eu nao disse que eram as fitas azuis que estavam no chão mas sim as fitas brancas,
FCB obrigado pelo convite, mas sabado para mim é dia de trabalho apenas tenho o domingo livre. Fica para a próxima, é já agora pondo de lado a primeira questão os meus parabens pela vossa rapides, 3 semanas ta bom sim senhor. Senhores de fermentelos ponham os olhos nestes exemplos e limpem a m****** que lá deixaram.
 

filipedelgado

New Member
nasp said:
jomil eu nao disse que eram as fitas azuis que estavam no chão mas sim as fitas brancas,
FCB obrigado pelo convite, mas sabado para mim é dia de trabalho apenas tenho o domingo livre. Fica para a próxima, é já agora pondo de lado a primeira questão os meus parabens pela vossa rapides, 3 semanas ta bom sim senhor. Senhores de fermentelos ponham os olhos nestes exemplos e limpem a m****** que lá deixaram.

Fitas brancas há nos trilhos de eixo aos pontapés, fitas da Decathlon e KTM algumas. Já para não falar dos sofás, colchões, frigorificos, pneus, óleo queimado etc etc. Uma porcaria autêntica.
 
Top