O teste foi feito e como quase todos os componentes transitaram da montagem anterior foi uma sensação/desempenho algo familiar...
No entanto vou fazer uma análise aos componentes...
Quadro - como já o referi acerca do antigo é confortável para uma rígida mas comparado com um de carbono é algo "duro" e seco, continua a ser muito eficaz e com uma geometria espectacular e neste caso com as medidas certas para mim! Esteticamente e apesar de adorar o "meu" azul e branco gostei de ver este montado...
Suspensão - Manitou - surpreende-me pela positiva (apesar de já ter ido à garantia tudo se resolveu da melhor forma) é muito sensível, com o dial a rodar em várias posições de dureza até ao bloqueio total, de extrema utilidade quando na estrada ou num estradão totalmente rolante, bonita, leve e eficaz. Noto apenas que poderia ser um pouco mais rígida mas também já sabia o que esperar a quando da sua compra.
Rodas - Aros ZTR Olimpic + Raios Sapim Cx-Ray + Cubos FunWorks - Apesar de um susto no inicio da sua utilização com o desaperto de vários raios me terem deixado apreensivo tudo tem corrido da melhor forma... no entanto já substituí rolamentos e cepo na roda de trás (ambos enviados a custo 0 pela Actionsports) de resto é sempre a levar porrada e não me tenho privado a nada se bem que também não sou "DownHilleiro"
- Apertos Controltech Ti - leves, simples, bonitos e até à data excelentes pois nunca tive qualquer incidente com os mesmos o único senão é não me poder esquecer do kit de ferramentas.
- Pneus Rubena Scylla Tubless + Bontrager Revolt Super X TR - Excelentes na configuração que estão! O Rubena desaparece se montado atrás e desta forma compensa o desgaste rápido com uma boa aderência (desde que com a pressão certa...) o Bontrager revelou-se uma boa aposta quer à frente quer atrás, mas com a parceria do Rubena tem mesmo que ficar atrás! Note-se que são ambos preparados para Tubless e este seria um dos pontos em que facilmente baixava o peso da bike mas prefiro não facilitar...
Travões - os meus "velhinhos" Hope Mono Mini - adoro-os pois são fiáveis a 100% e lindos. Podem não ser os mais potentes mas são o suficiente e como doseáveis são do melhor... o conjunto com os discos Hope Mono Mini Pro de 140 e 160mm ficou numa primeira impressão mais eficaz mas requer mais kms para ver bem as diferenças...
Transmissão - Cassete e corrente XTR + pedaleiro XT com pratos Specialites 26/40 + shifters Xt + mudança de trás XT com roldanas KCNC e mudança da frente XT - o que dizer... perfeitos! Aliados a uns cabos e espirais Nokon funcionam na perfeição!
Periféricos - Espigão KCNC leve e sem falhas "cede" um pouco o que é bom para aumentar o conforto
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- Aperto de espigão Toquen - Leve e simples... tem a cabeça do parafuso moída mas adaptada a cave de fendas com um corte simples... funciona e nunca falhou...
- Selim Selle Italia SLR - Lindo, leve e confortável (testado em eventos de 24h, Maratonas e outras "brincadeiras" de longa duração);
- Avanço Ritchey - Leve, bonito no entanto não é o mais "rígido" que já usei, talvez devido à tampa ser relativamente pequena... no entanto nada que comprometa.
- Guiador FSA K-Force - Leve, bonito e confortável. Cortei-o recentemente 4cm ficando com 560mm com os quais me tenho sentido bem melhor, até à data 5*!
- Punhos Bontrager XXX lite - Leves e cómodos! Os melhores punhos que utilizei até à data de entre muitos, inclusivamente os ESI Grips. Os XXX têm a espessura certa para as minhas mãos e dedos (relativamente pequenos) que aliados a um peso excelente e um conforto evidente são para mim a melhor opção.
- Caixa de direcção Hi-Temp - É bonita e relativamente leve mais não adianto pois é nova...
- Pedais Xpeedo - leves bonitos e com SPD. Depois da minha muito má experiência cpm os Crank Brothers optei por voltar ao SPD como queria uns pedais leves estes foram os eleitos. Tive já uma resolução de garantia que funcionou 5* que foi devido a
uma folga anormal no eixo resolvido com envio de um pedal novo! Desde então e com mais uns milhares de Km nada a apontar!
E penso que estará tudo... desculpem é o testamento mas se é para analisar ao menos que seja bem feito!
Muitas e boas pedaladas...
HR