Mondraker Foxy XR 2015

brunofssa

New Member
Mais um adepto do All Mountain e Enduro!
Depois de vários quilómetros e horas numa semi rígida, chegou a hora de ir largando a lycra aos poucos. E o motivo disso chama-se Mondraker Foxy XR!
Já anda por aqui à algum tempo, mas só agora é apresentada.


Lista de componentes:
Quadro: Mondraker Foxy XR 2015 tecnologia Stealth, sistema Zero e Forward Geometry
Sem duvida o grande ponto forte da bicicleta! Se por um lado o método de fabrico do quadro de forma a ser mais leve e mais rígido, Stealth, não se faz sentir em muito na pratica, já o sistema Zero e o Forward Geometry surpreenderam-me muito. Já tinha ouvido falar do sistema Zero, mas agora que experimentei fiquei rendido. Para quem ainda à bem pouco tempo atrás não pensava ter uma suspensão total por motivos de rendimento na pedalada, na hora da escolha teria de ser uma onde isso fosse minimizado. Para mim o sistema funciona na perfeição, quando tem de trabalhar está lá, e quando temos de trepar isola muito bem as forças, não vai a bombear constantemente, a maior prova disso é que por vezes até me esqueço de bloquear o amortecedor. Já o Forward Geometry não e nada mais de que um top tube do quandro bem maior de que o normal, e para compensar este aumento do quadro temos um avanço bem curtinho, neste caso de 30mm. Na teoria até não nos parece nada de especial, uma medida compensa a outra, mas na prática a história já é outra. A bike fica muito mais reactiva, o que é bom em trilhos mais técnicos, e fica também mais segura em terrenos inclinados, dado o avanço ser mais curto o nosso peso vai mais sobre a coluna de direcção de que sobre a roda da frente, como é habitual com um avanço mais comprido e que estava habituado a usar (90mm).


Suspensão: RockShox Pike 27.5er RC 160mm
Amortecedor: Fox Float CTD 200x57mm
Em termos de leitura de terrenos são os dois muito bons, não me desiludiram em nada, contudo destaco claro a Pike. Os seus 160mm são pau para toda a colher, dão muito segurança à frente, nada a acrescentar. Já o Fox Float apesar de ter uma boa leitura, em algumas situações acaba por ser curto, e os 140mm de curso traseiro acabam por não chegar, num uso mais agressivo. Contudo foi uma opção que tomei para poder pedalar mais e subir melhor, pois acho que com 160mm de curso atrás iria-me penalizar muito caso quisesse fazer mais alguns quilómetros.


Travões: Formula CR1
Discos: Formula 180mm

Para mim são o ponto menos da bicicleta. Apesar de não serem um mau conjunto acho que falta alguma potencia e sobretudo progressividade na travagem. Com o tempo será objecto de upgrade, quem sabe talvez para uns discos e travões Shimano XT.


Rodas: Mavic Crossroc XL
Pneus: Maxxis Ardent 27.5x2.4 Tubless Ready

Como não podia deixar de ser são umas rodas com qualidade! Estas são a versão XL que na teoria nos permite abusar um pouco mais. São bastante robustas, mas não deixam de empenar como todas as outras. Tem a vantagem de já serem tubless, o que para mim é fundamental, e rolam, rolam, rolam... Já os Ardent muito provavelmente não teriam sido a minha primeira escolha, mas depois de os experimentar não tenho motivos para reclamar. Zero furos montados a tubless, um bom grip a curvar e boa tracção na traseira, sem duvida que na hora de os substituir vou olhar para eles de novo. No geral, nota bem positiva!


Desviador traseiro: Sram X9 10v
Manipulo: Sram X7
Pedaleiro: Race Face Evolve, prato 32T SNV
Cassete: Shimano XT 11-36 com prato MSC 42T

Esta é a parte que mais me faz pensar. Acho o pedaleiro óptimo (o peso anunciado pela Race Face é de 870g com prato 32, BB e bash), contudo o prato da SNV quando já apresenta algum desgaste faz com que a corrente salte constantemente. Este em principio dará lugar a um Race Face 32T Narrow. O desviador e o manipulo, cumprem bem a função.


Espigão: Rock Shox Reverb Stealth 31.6mm
Guiador: Mondraker 760mm comprimento, 9º retrocesso e 5º de elevação
Avanço: OnOff Stoic FG 30mm
Punhos: OnOff Diamond 1 lock-on

Para finalizar os periféricos. Sem duvida que o ponto alto é o Reverb, com posições intermédias é uma grande ajuda na altura de descer, bastante simples e pratico, e a passagem do cabo interno faz com que tenha um acabamento bastante limpo. O avanço é especifico para todas as Mondraker's com Forward Geometry, por isso é quase como se fizesse parte do quadro, nem pensar em tocar. Restam os punhos e guiador. Os punhos não são os melhores do mundo, não são os mais leves nem os mais confortáveis, mas ganham em resistentes. Cheguem a andar com uns CrankBrothers Cobalt, com 2lock's e logo no primeiro encontro com o chão ficaram rasgados. Para finalizar temos o guiador, se esteticamente fica bem na bike, em termos de peso não faço a minima ideia se é peso pluma ou não, este fica para analisar mais tarde.

Agora para acabar com o texto, ficam é umas fotos para o pessoal ver a bicicleta que tanta letra já fez correr.

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PedroTenreiro

Active Member
Simplesmente, um dos meus quadros preferidos a par do Vantage (que me parece ser a versão HT da Foxy) e, claro, da Dune.
Muitos parabéns pelo bom gosto.
 

brunofssa

New Member
A Vantage é realmente uma versão HT para enduro, é uma alternativa bem mais econômica à Dune!

Aqui na zona para já ainda não há muita malta do enduro e all mountain, mas aos poucos estão a aparecer! Quando te quiseres juntar demorider estás à vontade!
 

tinric

Super Moderador
As foxy e dune´s que por aqui andam têm deixado bem satisfeitos os seus donos.

Parabéns.

Boas descidas que isso agora quer é descer :D
 

SeteGu

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Gostei da análise e da bicicleta.

Agora é usar e abusar dela. O importante é a diversão que temos em cima das duas rodas.

Boas pedaladas!
 

brunofssa

New Member
Para já, a ver também estou bastante satisfeito.
Já fez algumas pista aqui pela zona, e o bike park de Manzaneda mais recentemente. Quando lhe apertamos os calos, a traseira esgota com facilidade, mas no geral portasse muito bem.
Entretanto já tem algumas trocas, coisas miúdas mas acima de tudo funcionais, quando tiver um tempinho mostro!
 

brunofssa

New Member
A traseira está com ar a mais de que o indicado para mim.

De resto, como já tinha adiantado entrou algum material novo.

Começamos pelos punhos ODI. Os Onoff já tinham algum desgaste, mas nada de mais, e numa ida a Espanha para ver o Festival Marisquino, que tinha várias modalidades de bikes, desde Downtown a BMX e Dirt, encontrei estes lá numa tenda de uma loja local de material de BMX. Confesso que o que mais me atraiu foi a cor, mas até agora tem-se relevado confortáveis e acima de tudo duráveis! Já lá vão algumas quedas e estão como no dia em que os comprei. Para acrescentar são facilmente laváveis.

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Entraram também uns pedais Shimano M-530. Perco em peso, ganho em funcionalidade. A fiabilidade de sempre dos pedais Shimano, já andei com M-520 e XTR, e se os abrir de tempos a tempos para lubrificar são pedais para uma vida, esperemos que estes também os sejam.

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Prato MSC 32T e tensor de corrente Blackspire. O prato que andava era emprestado, logo era apenas uma solução a curto prazo. Como me adaptei bem à dentagem era só comprar um prato. Optei pelo MSC pois já tinha o adaptador de cassete e funcionava bem, e como estava a um preço razoável não pensei muito. O tensor de corrente devesse ao facto de nos últimos tempos não haver um única volta onde a corrente não fosse saltar, e até agora está a ser eficaz.

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Para terminar, como já vieram uns chuvadas aqui para o norte fiz um pequeno guarda lamas para o amortecedor traseiro, apenas para ficar mais protegido.

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Nozes

Active Member
Grande máquina!

Engraçado ver que escolheste alguns componentes que eu próprio uso ou já usei,como o guia Blackspire,os pedais M530,o Reverb e os punhos. Por falar nos ODI,uso este modelo em 2 das minhas bikes,mas colocados ao contrário,com a parte mais grossa para dentro,porque prefiro assim.

Boas pedaladas! ;)
 

brunofssa

New Member
Os punhos foram mera casualidade! Antes destes coloquei uns Crank Brothers Cobalt, mas apenas duraram uma semana, uma queda e rasgarão por completo. Os ODI chamaram-me a atenção pela cor e pelo preço. Mas com o tempo, não tem tendencia a ficarem mais soltos e rodarem? Como não tem lock ando com essa duvida...
O resto dos componentes, são quase que obrigatórios para uma bike de all mountain/enduro. Mas ainda ando a apalpar terreno nesse campo :D
 

brunofssa

New Member
De momento as noticias não são as melhores, roda traseira a amortecedor com problemas, já seguiram para a garantia. Resultado, bicicleta parada umas semanas :(
O amortecedor não bloqueava e fazia falso curso, a roda fazia um rangido infernal vindo do cubo. Agora é esperar e ver o resultado da garantia...
 
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