Mola de desviador traseiro (Deore) invertido está fraca.. Alguma solução?

dfilp

Active Member
Boas pessoal!

A mola do mei desviador traseiro está fraca, e não puxa a corrente para os "carretos" maiores..
Essas molas vendem-se em separado, existe alguma solução ou terei de comprar um desviador novo?

Obrigado pela atenção!
Cumps.
Dário
 

crencos

New Member
Não será o cabo solto? :roll: Se o cabo tiver folga pode fazer com que o desviador não passe para os carretos maiores.

As molas podem ser compradas à parte ou podes mandar fazer uma numa casa de molas. Uma vez mandei fazer uma mola custom para um desviador xt. Mandei fazer a mola com menos 1 volta para ficar mais rijo.
 

dfilp

Active Member
Não, cabo solto não é.
É mesmo da mola, e está assim por culpa minha.. :grrr:
Tens ideia de quanto custa?

A ver se durante a semana trato disso..
Obrigado pela ajuda!
 

diaz

Member
boas

já experimentaste desmontar o braço do desviador e colocar a mola na posição mais "forte", porque a mola dos desviadores tem duas posições (mais/menos) força e normalmente vem de fabrica na posição de menos força...

mas é só uma hipótese.


cmpts
 

dfilp

Active Member
Boas!

Já não és o unico a dizer isso. Mas não é a essa mola que me refiro. Estou a falar da mola que faz a força contrária á que o cabo faz quado se põe uma mudança..
Terá essa mola algum nome especifico?

Percebem a que mola me refiro?

Obrigado
 

diaz

Member
Não sei o nome especifico da mola

mas olha, como dizes que o desviador não mete bem só as mudanças mais "altas" .. tens os limitadores bem afinados ?
 

dfilp

Active Member
mas se dizes que a culpa é tua do desviador não funcionar bem, o que lhe fizeste ?

Um amigo meu deu-me este desviador, que já não utilizava.. Como eu tinha comprado um quadro novo, á medida que ia mudando as peças do quadro antigo para o novo ia limpando tudo muito bem até ficar como novo.. (mariquices :tungas: )
Mas não estava a conseguia limpar bem o interior do desviador e tirei a mola para ficar mais acessivel e ao colocala com o auxilio de uma chave de fendas a mesma fugiu e entrou pela mola a dentro e alargou-a.. Montei e vi que interferia no funcionamento, então tirei e tentei resolver.. Ainda ficou pior..
De modos a que agora é preciso uma nova.. E alguém que a saiba pôr no sitio sem a danificar... :-K
Não tem a ver com os parafusos que limitam o desfiador, pois se eu empurrar com a mão mete todas as mudanças.. Não chega ás mais altas porque a mola não tem força para o puxar..
 

diaz

Member
bem então se o problema é mesmo a mola, numa oficina de bikes podes encontrar molas ou então como já foi dito podes levar a mola velha e o desviador a uma casa de molas e mandas fazer uma por medida
 

maxix

New Member
Compra outRo DEORE....ou entao mesmo um LX...PENSA LÁ...up-grade á maquina....hummm....agrada... :mrgreen: :lol: :mrgreen:.lol
Agora asserio tenta ir a uma loja como ja foi referido podem te arranjar isso...se nao tiver soluçao ja sabes.....que tal um LX. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

marcio riva

New Member
Acho difícil ser a mola que esteja fraca, mas faça um teste, solte o cabo do desviador e faça a troca usando a mão para descer até a 11 depois solte o desviador, ele tem que subir sem problemas, se isto acontecer, o problemas esta no cabo, fazendo uma limpeza e lubrificando pode corrigir o problema ou a substituição dos cabos, caso não troque bem mesmo sem o cabo, aí pode ser a mola, mas mesmo assim tente lubrificar bem todos os pontos moveis do desviador, eu uso o finish line wet, funciona bem. Depois me diga se resolveu o problema ok, espero ter ajudado.
 
Top