Mochila ou Alforges!?!

Caros amigos da pedalada, já lá vai algum tempo que não paro por estas bandas! Avida tem destas coisas!
Entretanto, fui pedalando com um bina emprestada e ao fim de um ano resolvi comprar uma.A Trek Topfuel8 de 2010.
A partir desta altura, tenho pedalado todos os fins-de-semana.
O que me traz aqui é as saudades, mas também,saber as vossas opiniões sobre levar mochila ou alforges, para passeio longos ( um dia inteiro a vários dias ), e que tipo de material e equipamento costumam levar para estes passeios.
Obrigado e boas pedaladas!:fpalm:
 

ruisas

Member
Claro que deves levar alforges, a não ser que não gostes muito da tua próstata !!!
Para alguns quilómetros não faz diferença, mas ao fim de 30 a mochila parece chumbo.

Alem disso uns elos rápidos, um desmonta correntes, uma câmara de ar, alguns remendos e cola, desmontas, chaves allen, fenda, etc.
Para o caso de fazeres um golpe num dos pneus, leva um bocado de pneu velho para pôr por dentro do pneu cortado.
 

tuga7

New Member
Boas
Eu nunca usei alforges, usei sim a mochila nos caminhos de santiago em direção a Fatima e tinha que levar tudo e posso disser-te e do pior.
 

pauloreis

New Member
Boas: os alforges trazem mais conforto.. Acaba-se é por levar sempre mais alguma coisa.. O peso tem de ser divido da melhor forma. Além das ferramentas habituais, um dropout, lubrificante, caixa de primeiros socorros, espírito de aventura e força mental..e claro ainda mais força nos cranks
 
Caros amigos do pedal;

Obrigado pelas vossas experiências! Mas eu já fiz os Caminhos de Santiago com alforges, mas tinha uma bike de suspensão ó na frente. Agora tenho uma de suspensão total! Isso fez.me pensar,como adaptar os alforges na nova bike!?! Então, pensei na Mochila e corri muitos sites e encontrei uma mochila da Ergon e dizem muito bem dela! Vocês conhecem a dita mochila?
Caso mantenha a ideia dos alforges ( visto que poupo umas coroas !), como poderei adaptar na nova Bike!?!
Obrigado e boas pedaladas!
 

salgado52

Active Member
A minha opinião,é que para grandes viagens os alforges são melhores,fui o ano passado a Santiago e levava cerca de 10kg,agora vê esse peso ás costas durante cerca de 10h a pedalar por dia e a transpiração que isso provoca especialmente quando apanhas dias de calor.

Abraço

JAndrade
 

tpfernandes

New Member
Cada um tem os seus prós e contras, com a mochila também tens outra mobilidade e outro controlo sobre a bike que não tens com os alforges. É ver o que se prefere ou não. Vai aparecer sempre aqui quem prefira um ou outro.
 

salgado52

Active Member
Concordo com o tpfernandes na parte mobilidade,mas como não se trata de qualquer prova ou coisa do género,parte-se de princípio que se vai em andamentos moderados logo a parte da mobilidade não é assim muito importante,digo eu!
 

St0ke

New Member
Para bicicletas full suspension tens este tipo de suportes para os alforges que para mim é sempre o mais indicado para longos passeios/travessias etcetc..

Só de pensar que podes vir a fazer muitos kilometros de mochilas às costas, já dá para sentir a tua dor e ter alguma "pena" tua!

Podes comprar um destes suportes em qualquer loja online ou fisica. Todas têm isto, senão têm mandam vir! Não são caros.

abraço e boa travessia.

4037
 
Last edited:

tpfernandes

New Member
Acho que se está a dramatizar muito o facto da mochila às costas, como já devem ter percebido sou adepto e defensor da mesma. Já fiz duas travessias de 200 e qualquer coisa km e as costas não se queixaram, sou eu que sou de ferro? Claro que não levei 15 kg às costas.

Temos um user do forum adepto de travessias que sempre andou com alforges e agora mudou para mochila e não se arrependeu.
 

CANSADO

New Member
Boa noite pessoal,
cheguei ontem da minha primeira viagem a Santiago em 3 dias. Fui com 3 amigos e tambem se colocou a questão de mochila ou alforges. Dos 4, apenas um já tinha feito a viagem, e por 2 vezes. Esta era a 3ª. Ele aconselhou sempre mochila, e apesar de outras pessoas me aconselharem alforges, optei por mochila. Comprei uma da camelbak com 3 litros para hidratação e 14 litros para carga. Uma mochila relativamente pequena mas que deu para levar tudo o que precisava. É óbvio que não levava 17 kg ás costas, pois era mais volume do que peso. Fiz uma viagem 20 estrelas sem qualquer dôr nas costas. Mas a minha conclusão é que o ideal será levar a mesma mochila, MAIS o suporte que o tpfernandes aconselhou. Leva-se assim mais uma ou duas peças de roupa e a carga fica repartida. Este é o meu conselho. Uma mochila pequena e um suporte de espigão. Tenho uma suspensão total.
 

CANSADO

New Member
quem aconselhou o suporte foi o STOKE. Peço desculpa. E para esse suporte comprava a bolsa que não tem alforges laterais.
 

CANSADO

New Member
A mochila que levei foi a CAMELBAK MULE NV. É pequenissia e tem um apoio para as costas super confortavel e ventilado
 
Caros amigos do pedal;

Primeiro quero agradecer as vossas opiniões e experiências!;)

Segundo, tenho ainda algumas incertezas e gostaria de saber se algum de vós conhece as mochilas da ERGON e as EVOC e qual a vossa opinião!

Em termos económicos, para mim, é mais fácil comprar o suporte para os alforges, mas gostaria de saber opiniões entre estas duas mochilas, a pesar de serem caras, mas que podem ser uma boa opção para algumas travessias ou viagens de um ou dois dias!
Obrigada e boas pedaladas!:)
 
Olá
Após ter lido muito sobre este assunto optei por alforges
O teste drive vai ser agora nos dias 7/8 MAIO vou a Fátima pelos caminhos de SANTIAGO
 

nunomelo

New Member
E porque não uma solução que conjugue as 2 opções?

5925v.jpg


Alforge traseiro com mochila da Velomann - 22lts de capacidade com a mochila destacável para transporte de objetos de valor.
 

Fura-Bastos

New Member
Mochila ou Alforges!?!

Ora boas rapaziada da boa, em primeiro lugar não sou nenhum campeão nestas coisas mas já fim algumas viagens
caminhos de Fátima 8 vezes sem alforges mas aqui estamos a falar de dois dias e não se leva praticamente nada
caminho Francês em 9 dias com 900 Km sempre por os caminhos e algum alcatrão claro assim o caminho manda
mas neste caso levei os alforges fui a 4-6-2010 apanhei muito calor e muita chuva subi os Pirenéus com 33 graus
claro para fazer este tipo de caminho temos que nos preocupar com o corpo e é sempre preciso levar muito mais coisas
por isso aconselho viva mente tudo o que seja mais de 3 dias a pedalar recorrer a este timo de montagem com alforges

eu tenho duas Bikes e ambas são de suspensão total

podem ver aqui algumas peças para montagem de alforges em Bike de suspensão total

www.bicigrino.com/ entra em Material / Portabultos

penso ter ajudado ainda posso mandar fotos da minha montagem para o teu Mail (Bacotrilhos)



Boas pedaladas.
Fura- Bastos
 
Last edited:
Ora viva,

concordo com o que foi escrito pelo amigo Bastos.
Para voltas até 2 dias, uma mochila serve perfeitamente e o percurso Lisboa-Fátima é um bom exemplo onde uma mochila dá para levar o necessário.
Em percursos de maior duração e pela necessidade de levar mais roupa, objectos pessoais, ferramentas, alimentação, etc... aí os alforges são a melhor opção.

boas pedaladas a todos
 
Top