MHenriques - Volta dos S'S (Sintra-Setúbal)

[video=youtube;Ze4adSPDqIk]http://www.youtube.com/watch?v=Ze4adSPDqIk[/video]


Depois de algum tempo a estudar possíveis caminhos, finalmente consegui criar um esboço com alguma credibilidade para ser feit oeste percurso...

Algumas pesquisas e uns pedidos de ajuda (obrigado Almeida e Pacha) e assim consegui delinear a segunda parte, que ligaria a Trafaria até ao Cabo Espichel.
Do Cabo Espichel a Setúbal a adrenalina seria maior, pois o percurso foi marcado através do Google Earth e bem sabemos que o terreno muda e nem sempre encontramos aquilo que o programa apresenta...

Isto seria (e foi) uma volta sem horas marcadas para chegar a ponto nenhum... seria pedalar e aproveitar ao máximo o que fossemos encontrando pelo caminho.


Saímos do barco na Trafaria e aqui começava "oficialmente" a nossa volta, uma vez que a primeira parte do percurso foi por estrada, fazendo a ligação Sintra (Mercês) a Belém. Poucas pedaladas e uma curta subida depois e já andávamos por um single brutal, com uma grande visão sobre a Costa da Caparica... só isso já tinha valido o preço do bilhete do barco!

Pedalando poucos kms em alcatrão, entrámos num estrada de terra que nos levou à Fonte da Telha, onde pedalámos um pouco ao longo da praia... que estava ainda deserta.

Seguiu-se Lagoa de Albufeira, o Meco e um pouco mais à frente nova sucessão de excelentes singles bem juntinhos ao mar.

Chegámos ao Cabo Espichel, onde tinhamos estabelecido como o ponto de paragem e enquanto eu e o Carlos fomos tirar a foto da praxe junto do santuário, o Pedro encarregou-se de ir a um pequeno café/restaurante encomendar a refeição para reabastecer de energias... a sopa e as ameijoas "souberam a pato"!

Embora o caminho até ali fosse desconhecido e com zonas de grande beleza, vinha constantemente a pensar no percurso que iríamos encontrar a partir da zona do Cabo Espichel... fazer a ligação a Sesimbra, o mais próximo possível do mar...
E, muito honestamente, foi muito melhor do que eu imaginava!

Quase a chegar a Sesimbra, tivemos ainda uma grande aventura - e uma pequena dose de loucura também - ao descer uma encosta que nos levou a uma pequena praia escondida, conhecida como Praia do Cavalo. Mas como quem desce tem de subir, a subida foi novamente uma tarefa dura... ainda houve quem ficasse incrédulo ao ver 3 pessoas de bicicleta às costas ali naquele lugar.

Pouco depois e estávamos em plena avenida marginal de Sesimbra... uma pequena paragem para uma coca-cola bem fresca que ajudou a recuperar... eram 15h e ainda tínhamos muito caminho pela frente...

Segui-se então alguns caminhos já conhecidos de outras voltas, com passagem pelas pedreiras da Arrábida, onde fizemos uma curta paragem no miradouro "varandas de Sesimbra" e continuámos a pedalar no interior da Serra até apanhar a estrada de Alcatrão junto ao cruzamento do Portinho da Arrábida.... depois foi só seguir a estrada junto às praias até chegar a Setúbal... onde ainda houve tempo de comer uma pizza e beber mais uma cola fresca!

O regresso a Lisboa foi feito no conforto do comboio, onde ainda deu para descansar um pouco e começar já a planear uma próxima volta!

Cerca de 140 Kms no total, ou perto de 100 kms começando na Trafaria.
 

DArk223

New Member
Boas há algum tempo que ando a pensar e fazer o mesmo percurso, podes disponibilizar o track para gps?

obrigado
 

balsinha

Member
Foi certamente uma volta espetacular :)
O vídeo é bem demonstrativo, aplica-se bem aqui o termo "Love the ride" ;)

Parabéns
 
Olá,

João: Sem dúvida, foi mesmo uma voltinha para aproveitar cada pedalada ao máximo ;)

Dark223: Claro, deixa-me o teu email.

Boas pedaladas
 

Xuixo

New Member
Boas pessoal,

Por acaso há alguém que ainda tenha este track guardado por aí e que me possa enviar?

Cumprimentos,
Rui
 
Top