MHenriques - Travessia Sw Alentejano e Costa Vicentina

[URL="http://s4.postimage.org/giuo8hwk/image.jpg"]
[/URL]Travessia Sw Alentejano e Costa Vicentina
Track: [URL="http://www.mhenriques.net"]www.mhenriques.net[/URL]



Aproveitando que na semana a seguir à Páscoa estive de férias, decidi aventurar-me numas pedaladas.

Depois da voltinha Sintra-Setúbal, desta vez e tal como tinha falado com alguns amigos, tinha em mente fazer Sintra-Sagres "off-road".

Após umas pesquisas na net e lá consegui reunir alguns tracks com os percursos que mais me interessavam percorrer... percursos esses que evitassem o máximo possível alcatrão e fossem o mais junto possível do mar.

Em modo de resumo, foram cerca de 310 kms e 16h45m a pedalar

26/04 > Quinta do Conde - Azeitão: 10 kms
27/04 > Azeitão - Vila Nova Mil Fontes: 130 kms
28/04 > Vila Nova Mil Fontes - Lagos: 170 kms

Com passagem, entre outros locais, por:
Azeitão, Setúbal, Comporta, Carvalhal, Melides, Sines, Porto Côvo, Vila Nova Mil Fontes, Almograve, Cavaleiro, Cabo Sardão, Zambujeira, Azenha do Mar, Odeceixe, Aljezur, Vila do Bispo, Sagres e Lagos

Para quem conhece estas zonas, sabe bem a beleza que fui encontrar...
 
Last edited:
Dia 26/04/2011

Tinha em mente neste primeiro dia percorrer a maioria do percurso que liga Trafaria a Setúbal, feito anteriormente com dois amigos.

Na noite anterior ao dia "D", após verificar novamente o material e ao colocar a roda da frente, o disco prendeu numa das pinças que segura as pastilhas e danificou-as por completo.
Tive então a necessidade de passar por uma loja para o resolver... estava difícil, pois o "pequeno ferrinho" de segurança nos bombitos ficou encravado e nem na loja estavam a conseguir resolver o problema.

Bem, com isto perdi imenso tempo e como não queria adiar nenhum dia, resolvi apanhar o o comboio para a margem sul e assim começar a pedalar um pouco mais à frente de forma a recuperar o atraso.

Dei assim as primeiras pedaladas na Est. Nacional 10, na Quinta do Conde.
Era já hora de almoço e fiz uma paragem em Vila Nogueira de Azeitão para almoçar... terminado o almoço, aproveitei estar ali e decidi ir visitar uns amigos de longa data.
Palavra puxa palavra e acabei por ficar a dormir em Azeitão... nada produtivo em kms este primeiro dia.

 
Dia 27/04/2011

No 2.º dia tive de compensar o ligeiro atraso causado pela paragem e dormida em Azeitão.

Comecei a pedalar pelas 07h e rapidamente cheguei a Setúbal, ainda a tempo de tomar um segundo pequeno-almoço e beber um café nas calmas.

Na travessia de barco para Tróia apanhei uma bela (?) surpresa... não é que paguei 5€ para poder levar a bicicleta comigo?
E tive de viajar nos barcos que vão atracar junto à base da marinha, pois directamente para a zona dos hotéis não é permitido viajar com a bicicleta...
Em Belém, na viagem para a Trafaria, o bilhete não chegou a 2€ e o transporte da bicicleta é gratuito... parece que há empresas que ao contrário de inovarem, dão alguns passos para trás.

A viagem foi rápida e a manhã crescia fresca...
Trabalhei alguns anos no Complexo turístico de Tróia e a viagem trouxe-me à cabeça muitas recordações desses tempos...

"Por vezes somos muito felizes, sem termos a noção disso mesmo."

Após dois ou 3 cliques, a máquina fotográfica deixou de funcionar... tive de passar a usar o tlm, embora a qualidade deste para as fotografias deixe muito a desejar.



Já do outro lado, dava as primeiras pedaladas e começava a cair em mim. Estava mesmo a começar o caminho que tanto estudei e planeei fazer...
Uma longa estrada de alcatrão iria levar-me até à entrada da Comporta.



Cheguei à comporta e entrei por um desvio que existe um pouco antes do "conhecido" restaurante Museu do Arroz.
Esse desvio iria fazer-me atravessar as plantações de arroz, pedalar ao lado de um canal e chegar mais tarde ao Carvalhal, onde fiz uma paragem para uma coca-cola bem fresca.

"são 11H, acabo de chegar ao Carvalhal. O percurso junto ao canal até aqui é bonito! Ainda é só o começo e já estou completamente envolvido em tudo isto."



Deixo o Carvalhal e regresso novamente à estrada de alcatrão, por onde sigo uns bons kms até chegar à localidade de Caveira (Melides), onde paro para comer alguma coisa.


Depois do estômago aconchegado, retomo novamente o caminho, fazendo mais uns poucos kms em alcatrão até chegar à zona do Moinho do Vau, onde apanho (finalmente) caminho em terra batida. Infelizmente foram poucos kms neste tipo de terreno e em Aldeia de Brescos retomo novamente o alcatrão e assim sigo até Sines.
Estando a sorte do meu lado, a estrada até Sines (começando uns bons kms antes de Santo André) estava em fase terminal da colocação de novo tapete numa das faixas, logo tinha essa faixa de rodagem exclusivamente para mim :p




O caminho tem em Sines o seu ponto de viragem.
Até aqui o percurso é na sua maioria em alcatrão e isso faz com que após alguns kms torne-se naturalmente aborrecido. O volume da música tem de ser baixo, os sentidos sempre em alerta e tirando o percurso inicial a beleza paisagística é pouca. Mas em Sines, tudo muda.

De Sines a Porto Côvo o percurso é sempre feito junto ao mar, onde podemos apreciar as belas praias, sentir a brisa marítima...








Em Porto Côvo fiz uma curta paragem. Não só para refrescar-me com uma coca-cola, mas para absorver um pouco daquele "espírito cool e tranquilo" que por ali se vive.
Mas como foi curta a paragem, pouco tempo depois já deixava Porto Côvo para trás e passava ao lado da ilha do Pessegueiro.
Aqui o tempo ainda assustou-me um pouco, pois embora estivesse calor, começaram a cair uns pingos e o céu começou a escurecer rapidamente e muito.

De Porto Côvo a Vila Nova Mil Fontes, sem afastar-me muito do mar, passei a pedalar por estradões em zonas mais interiores. Não via o mar, mas sabia que ele estava logo ali. As paisagens foram, parte do tempo, substituídas por campos agrícolas ou zonas de pasto com animais.




Qualquer coisa como 07h a pedalar e 130 kms depois, chego a Vila Nova Mil Fontes. O corpo já está mostrava sinais de cansaço...

Dou entrada no parque de campismo pelas 17h30 e o céu ameaçava fazer cair uma enorme chuvada a qualquer momento.
Não ia minimamente preparado para o tempo de chuva, tanto que para dormir só levava um saco-cama... o excesso de peso de uma tenda e até pelo aspecto pratico, pensei eu, que seria suficiente.
comecei a ficar preocupado, pois assim não sabia muito bem como iria dormir.

Amavelmente indicaram-me um lugar abrigado onde prender a bicicleta enquanto tomava um bom e merecido banho.
Poucos minutos depois e a chuva começou a cair em grande força...
Mas, mais uma vez, a sorte acompanhou-me e a chuva durou pouco tempo... como também o céu começou novamente a abrir, deixando a promessa de uma noite seca e um dia seguinte de calor.

Banho tomado, troquei de roupa e decidi ir andar um pouco para esticar as pernas. ainda era cedo e tinha de procurar um lugar para jantar.
De regresso ao parque, fui procurar um cantinho para dormir e onde fosse possível prender a bicicleta a uma pequena árvore. Depois de instalado fui beber um café e dar uma espreitadela ao jogo Real-Barça que dava na Tv. Oportunidade para carregar tlm e escrever algumas palavras no "diário de bordo".
Eram 22h quando decidi ir descansar, tinha que começar a pedalar novamente cedo no dia seguinte.

"A música sempre como boa companhia... alguns momentos, poucos e já no final, que senti-me sozinho. Tenho pensado imenso, na vida, nas coisas que fazem ou não sentido."

 
Last edited:

maiaForumBTT

New Member
Olá MHenriques,

Para quem conhece estas zonas, sabe bem a beleza que fui encontrar...

Estou numa viagem entre Barcelona e Braga e dada as circunstâncias de viajar com uma carga de 25kg, pedalei em alcatrão na mesma zona que descreves nesta crónica. São de facto, paisagens lindíssimas.

Podes ler as minhas crónicas sobre esta zona e muitas mais em:
http://intotheroad.net

Força aí,
Leonardo Maia
 

mvit

New Member
MHenriques, tens algum track desta voltinha que possas disponibilizar?
estou a pensar fazer mais ou menos isto para me iniciar nas travessias, e toda a ajuda é bem vinda.
 
Last edited:
Viva mvit

Falta-me ainda o restante da crónica, de Vila Nova a Lagos. Mas o tempo tem sido pouco.

Claro que dou uma ajuda, envia-me o teu email.

boas pedaladas
 
28/04/2011

Acordo as 06h30, como rapidamente e procuro fazer-me ao caminho, que o dia promete ser longo e quente.
Com o último comboio em direcção a Lisboa a sair de Lagos por volta das 16h30, sabia que tinha de aumentar o ritmo para gerir bem os apertados horários.

Procuro as chaves do cadeado na carteira, onde as tinha guardado na noite anterior (julgava eu) e não as encontro. Reviro sacos e as chaves não apareciam.
Quase a desesperar, já a pensar como iria sair do parque com uma bicicleta presa a uma árvore, tento acalmar-me e pensar um pouco.
O feeling de prender a bicicleta ao arbusto só pela escora, afinal tinha a sua razão de ser...
Com um pouco de força e mestria, levantei a bike e retirei o cadeado pela parte de cima do arbusto. Uma verdadeira cena de filme ainda mal o dia acordava....
Depois, com uns atilhos, enrolei o melhor possível o cadeado à escora, de forma a não bater nos raios e assim pedalei todo o dia.

às 07h já estava fora do parque de campismo e mal passo a ponte à saída de Vila Nova, faço um desvio por um estradão de terra. O percurso prometia!
O sol ainda a nascer, um nevoeiro rasteiro, os campos coloridos e apenas rasgados pelo castanho da terra. Que perfeita maneira de começar um dia, do que um peito cheio desta sensação a liberdade que todos nós conhecemos?



Esta estrada iria levar-me a Almograve, mas pelo caminho parei para o café matinal em numa pequena terra chamada Longueira.
Paragem rápida, dois dedos de conversa com o dono do café e voltei a dar ao pedal.
Quanto mais avançava mais ansioso ia ficando... Almograve ficou para trás e ao chegar à zona de Cavaleiro, os meus olhos só procuravam avistar o farol que anuncia o Cabo Sardão. Não conhecia esta zona, mas do que pesquisei, sabia que iria encontrar um dos melhores troços de todo o caminho.



E não enganei-me quanto à beleza deste troço...





E foi em êxtase que cheguei ao fim deste troço no Cabo Sardão...
Entrei novamente numa zona com algumas pequenas casas perdidas naquele paraíso e pensei o quanto bom deve ter uma casa ali.

Um pouco mais à frente chego à Zambujeira, onde fiz uma paragem para uma coca-cola fresca e comer qualquer coisa.



Deixei a Zambujeira, passei a bela praia do Carvalhal da Rocha, e continuei a descer até chegar a Brejão, onde fiz uma paragem para mais uma cola e uma sandes de presunto, tendo ficado com a ideia que o dono entendeu "um pão de kg com meia perna de presunto", embora tenha custado 1/3 do que normalmente pagamos nas grandes cidade. Aqui entro por um single de vários kms, a pedalar paralelamente a um curso de água até chegar a Odeceixe.




Chego a Odeceixe após uns kms bem divertidos...
Aqui volto a apanhar uns estradões que levam-me a passar por Aljezur, Carrapateira (com um belo percurso junto ao mar) , Praia do Amado, Praia da Cordoama, Vila do Bispo, Sagres, Cabo S. Vicente e por fim... a estrada nacional 125 até Lagos.

Na zona da Praia do Amado, andavam a fazer abate de árvores, pelo que o caminho estava cortado, o que obrigou-me a voltar para trás um bocado... com este percalço (que também faz parte das aventuras), o tempo para chegar a Lagos a tempo do comboio começava a ficar apertado.
Não tendo a certeza que chegaria a horas e como (infelizmente) este tipo de aventuras não se faz muitas vezes, decidi aproveitar o resto do tempo e comecei logo ali com uns belos e merecidos mergulhos naquela maravilhosa e quase deserta praia.




Cheguei a Lagos eram umas 19h...
Tempo de passear um pouco a pé pela avenida marginal e procurar o merecido jantar.

Enquanto tirava um casaco para vestir... vejo que tinha as chaves do cadeado dentro do bolso do casaco...




O regresso a Lisboa estava marcado para as 06h, num comboio com paragem em Tunes para trocar e apanhar outro em direcção a Lisboa.



E fico já a pensar numa próxima aventura.
 
Last edited:

dreamit

New Member
Boas caro MHenriques,

De facto ao ver aqui a sua crónica deixou-me com uma vontade de ir numa aventura destas!
Uma pergunta: visto que os tracks foram pesquisados na net e de passeios presusmo, não se deparou com caminhos privados, cancelas, ou bloqueados?
E já agora se fosse posssivel partilhar esse maravilhoso caminho ficaria muito agradecido.

Muitos Parabéns pela espírito aventureiro e dedicação a este "desporto"!

Cumps
Bruno
 
Olá Bruno,

De facto a elaboração do percurso foi através de "corte e costura" de vários tracks que encontrei.
O percurso é por caminhos públicos, não tem de saltar muros ou andar em terrenos privados.

Diga-me o seu email que é com todo o gosto que lhe envio os tracks que utilizei.


Boas pedaladas
 

marrokan

Member
boas, Mhenriques,
gostei muito de ler esta sua aventura e gostava de futuro seguir as suas pegadas ou neste caso os seus rodados, lol.

sera possivel me enviar os tracks para futuramente começar a estudar a travessia?
desde já o meu muito obrigado.

abraços e boas pedaladas

cumps
Bruno Sacramento
 
Olá companheiro até que enfim,consegui ver a tua crónica,soube bem recordar os sítios que passei no ano passado e que estou prestes a repetir.

mas ouve lá,essa do cadeado,ouve lá .:fpalm::tungas::tungas::tungas::cadeirada::cadeirada::cadeirada::cadeirada::cadeirada::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::D:D:D

em Agosto tens de repetir de novo esse trajecto,ou se quizeres de Caminha também dá.só conheço é uma senhora que é capaz de não gostar nada da ideia.

olha fica bem,um abraço para ti para a esposa e para o teu filhote
 
Olá amigo zé, bons olhos te vejam por aqui!
Obrigado pelas tuas palavras...

Pois... quanto ao cadeado, é mesmo para mais tarde recordar. são também estes pequenos pormenores que dão colorido e sabor à aventura :) :)

Cá aguardo pela tua passagem para pedalarmos novamente na zona ;)
Quero esse track até Lisboa!

Abraço e força com esse teu novo "projecto"
 
MHenriques;
Bela travessia...Literalmente Bela.
Pena a máquina fotográfica, certamente invejosa, não ter querido colaborar e assim teríamos uma melhor visão remota dessa tua aventura.
Anyway...
gostaria que me enviasses o track (ou tracks) para o meu e-mail; paulo.mg.ribeiro@gmail.com
Uma pergunta, não há dificuldade em transportar a bicicleta em qualquer dos comboios ? A CP não colocou entraves ?

Afinal, depois de ver as fotos no http://www.mhenriques.net/index.php...y&view=category&id=14:sw-alentejano&Itemid=30
ainda fiquei com mais vontade de fazer essa travessia.
Apenas terei de estabelecer a ligação desde Vale de Santarém e pesquisar locais para pernoitar pois levar mochila e tenda é coisa que a mim não me assiste :cool:
 
Last edited:
Olá Paulo, desculpa a demora na resposta, mas o tempo livre tem sido muito pouco.

Obrigado pelas tuas palavras... nada fiz a não ser aproveitar o que o nosso país tem de bom...

Respondendo à tua pergunta, só podes transportar a bike nos comboios regionais e aí não tive qualquer problema com isso.
Se fizeres o mesmo percurso, em Lagos terás um comboio até Tunes (ma das carruagens é própria para o transporte de bicicletas), onde apanhas o outro comboio em direcção a Lisboa, ou como opção um até Setúbal e aqui voltas a apanhar um comboio da Fertagus até Lisboa (há zonas próprias para as bicicletas também).

Quanto ao alojamento, tens muitas opções pelo caminho.
Pensa primeira em quanto tempo queres fazer, quais as etapas e depois é só procurares.

Vou enviar-te os tracks para o email.

Abraço e boas pedaladas
 
Last edited:
Top