Merida Ninety Nine Team - ITT

#3
Componentes e pesos:

12-10-2011

Quadro :Merida Ninety Nine Team 18'' - Peso 1932gr


Caixa direcção : FSA Orbit Z HBS - Peso 86gr


Roda FR :ZTR Race/Tune Princess/Sapim CX-Ray - Peso 550gr


Roda TR :ZTR Race/Tune Prince/Sapim CX-Ray - Peso 628gr


Discos Travão :Innolite 160mm - Peso 48gr


Travão FR :Formula R1 (Preto/Gold Carbono) - Peso 169gr


Travão TR :Formula R1 (Preto/Gold Carbono) - Peso 183gr


Pedais :CrankBrothers Eggbeater 4 Ti - Peso 168gr


Cassete :Soul Kozac 11/32 - Peso 126gr


Corrente :KMC X10 SL Gold - Peso 232gr


Manípulos :SRAM X0 Twister - Peso 170gr


Desviador TR :SRAM X0 Gold caixa média - Peso 171gr


Desviador FR :SRAM Red - Peso 80gr


Avanço :Syntace F99 (90mm/25.4) - Peso 91gr


Guiador :AX-Lightness Hera (580mm/25.4) - Peso 67gr


Punhos :KCNC Eva (cortados) - Peso 8gr


Tampa/Expansor :Tampa carbono / Expansor Tune GumGum - Peso 16gr


Aperto Espigão :MCFK Carbon 31.8 - Peso 7gr


Chavetas :Ti Gold - Peso 33gr


Selim :Tune SpeedNeedle - Peso 93gr


Espigão :TOKEN TK9141 27,2/280 - Peso 114gr
 
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#4
Bem... que loucura. Só uma questão... qual é a intenção de montar algo assim?
É que pelo que vi no teu link para a outra bicicleta... 6kg numa BTT? É só para dizer que é a mais leve que pode haver ou dás uso a isso?

Não quero com esta pergunta ser mal-educado, mas pode ser esse o teu objectivo: montar algo o mais leve possível.
É que resistência... não é inversamente proporcional ao peso e uma FS...deve levar a sua quota de porrada!

Abraço e estou curioso de ver o "fim" dessa montagem
 
#5
Gostaria de pedir a vossa preciosa ajuda para a decisão em relação á suspensão. O curso será de 100mm e a caixa de direcção é cónica (1.5'' - 1/8''). Inicialmente tinha pensado na "DT-Swiss XRC 100 Race" uma vez que tem um peso anunciado de 1170gr. Tenho também ponderado a aquisição da "Specialized Future Shock", mais pesada (1340gr) mas sem necessidade de bloqueio uma vez que possui o sistema Brain.
Como a minha experiência com suspensões é quase nula, não sei se o sistema "Brain" da Specialized é realmente uma mais valia em relação ao sistema de bloqueio no guiador das outras marcas.
Desde já um muito obrigado,
Vitor
 
#6
vmms,

bem essa listagem de material..... fiquei com o teclado todo babado:lol::p

Força com essa montagem;)

Relativamente à suspensão nunca testei nenhuma das duas, mas não metas uma specialized na merida:lol: a DT Swiss ia ficar a matar!

cumps
 
#7
commendatore: A Merida 0.Nine com menos de 6Kg foi a minha (única) bicicleta de btt durante cerda de um ano e meio. Fez comigo muitos treinos, maratonas, meias-maratonas, provas de resistência, etc. Nunca me deu problemas e fez os mesmos percursos que as outras faziam. É perfeitamente normal a tua pergunta e não há qualquer problema em relação á interpretação. Neste momento vou montar esta com suspensão total com o objectivo de experimentar uma bicicleta diferente e ao mesmo tempo com um peso baixo.
 
#8
Paulo986: A suspensão que colocar vai ser personalizada de modo a "encaixar" bem na decoração do quadro. Estava a pensar em aproveitar o facto da caixa de direcção ser cónica (a DT-Swiss terá de levar um adaptador) e de não me preocupar com o bloqueio.
 
#9
Posso afirmar que o peso anunciado da DT Swiss é mesmo o real...Esse peso já inclui o bloqueio e expansor com tampa. Depois de cortado o tubo e com a bicha do cabo a minha ficou abaixo das 1200g. E o funcionamento é muito bom para uma suspensão deste tipo!
 
#10
Aí vem mais uma bela máquina!

Quanto a suspensão eu optaria sempre por uma com tubo cónico pois não gosto do efeito de quando têm que levar adaptador. Tem em atenção que as Specialized não são "cónicas standard" até porque a de 2010 não encaixa num quadro de 2011... tem a ver com a colocação do rolamento inferior que no caso de montada no quadro de 2011 fica uma abertura na parte de baixo de cerca de 5mm... nada como confirmares bem antes de comprar.

De resto continua com essa excelente montagem!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 
#11
Para suspensão frontal o brain não funciona tão bem como nas suspensões traseiras.
A DT tem a vantagem de ter o semi lock que baixa a frente em 30mm para ajudar (e muito) nas subidas (para além do full lock out obviamente)

Depois de montares isto, gostava era de saber quanto tempo te duram os materiais...

Boa montagem e espero cá estar para ver isso acabado :)
 
#12
mas um projeto FTW :)

mas permite-me só um comentário. Essa casste da soul kozak é para ir para o mato com ela ?

A soul kozak no site deles diz "Only for demo light-bikes- 100% functionality. Not for race competition and hard riding."

E só mais um comentário esse quadro merece um espigão mcfk em carbono UD :)


Se não queres andar preocupado com bloqueios "there can be only one":

Magura Durin 100 SL - 1299g em 100mm e 80 mm (peso anunciado)

http://www.magura.com/en/products/suspension-forks-2012/prod/durin-sl-20.html
 
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#17
Boas amigo Vitor,
Mais uma vez vais realizar um projeto que deixa todos os bttistas de boca aberta! Em relação á suspensão eu ia mesmo para a Dt Swiss... É leve, fica nesse quadro matar e já deu provas mais que suficientes de ser uma das melhores apostas!
Vou estar muito atento a este projecto!

Abraço
 
#18
Estou curioso para ver o resultado final! As espectativas são altas! ;)

Em relação à suspensão, não tinhas uma r7? Não gostaste do comportamento?
Não há dúvida nenhuma que a DT é muito boa porém, na minha opinião, não vais estar a aproveitar a rigidez que o quadro proporciona. Nesta medida, penso que a melhor opção, como já foi dito, seria a Magura, apesar de ser mais pesada...
 
#19
Boas, eu comentei apenas no funcionamento do brain da spz e do lock da DT mas digo-vos já que se pensam que a DT não aguenta porrada estão bastante enganados..
A minha leva bastante e não se tem queixado. Basta pensarem que eu estou ainda a ganhar técnica então quando me distraio tudo o que é pedras "grandes" passo-lhes por cima e 0 problemas.

OK o máximo curso que utilizei na suspa foram 93mm se calhar com uma Durin esses 93 seriam se calhar uns 80...não posso dizer mais porque nunca tive uma para ver a diferença (e também depende da carga que têm).
O que interessa é que ele coloque algo com que ele se identifique e depois consiga tirar partido avontade.

Eu por mim até ia para FOX (n sei pq mas gosto da marca...)


Se o que o Mario disse sobre a k7 é verdade eu não me arriscava...a não ser que queiras pedalar devagarinho
 
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#20
Boas

Como a DT Swiss precisa da adaptador ia para uma sid xx world cup com 1356g anunciadas, já experimentei o brain da specialized e não fiquei muito impressionado, aquilo é um bocado brusco.

cumps e desculpa por ajudar a baralhar mais...