merida matts sport 500d>>merida matts hibrida 29er

jonyboy

New Member
Boas pessoal, como ja disse algumas vezes por aqui no forum, ja tive uma bike marca branca daquelas de supermercado, a poco tempo decidi investir um poco mais, visto que ja estava farto de carregar um mono de 7v de roda livre... então meti-me a aventura fui ver bikes usadas e novas ate ao meu orçamento +- 400 euros, umas vezes não gostava do quadro, outras dos componentes e muitas outras vezes não gostava do preço, um dia fui a uma loja e vi um quadro merida matts sport 500d por 150eur e decidi ir a aventura, acabei por gastar um poco mais e não usei quase nenhum material do que ja tinha...

material que já tinha na outra bike era um avanço e um guiador rcz e uma suspensão rockrider (suntour)xcr, um selim berg e um par de rodas misto decathlon.

material novo que comprei rodas ozone o2 par 70eur, travões hidráulicos shimano deore par 60eur mais discos 16eur, pedaleiro shimano octalink 30eur, desviadores frente e traseiro acera 9v 30eu cassete sram 9v pc951 20eur corrente 15eur e manípulos 9v acera 27eur.

até a data com este equipamento todo montado fiz cerca de 300 e tal kms em estrada e caminhos e estou muito contente com tudo, só os pneus e que acho fracos para os trilhos, na estrada não são maus mas podiam ser piores :p.

os desviadores apesar de gama baixa portam-se muito bem, manípulos mudanças muito suaves, suspensão porreira pro preço que foi, travões muito bons mesmo, o quadro nem se fala gosto muito dele mesmo.

O peso total da bike está nos 13,7, pesei as rodas em separado e depois o restante, a roda da frente com pneu camara e disco está nos 2.2 a de tras 2,78 e o quadro e restante material 8,7.

aqui está a maquina



 
Last edited:

Ivo_13

Member
Está altamente a bicicleta, não há nada como irmos montando uma bicicleta a nosso gosto :D

Quanto á montagem está bastante equilibrada, eu ja tive uma suspensão igual a essa e nunca tive razões de queixa, sempre se portou á altura, e curiosamente tambem já tive uns travões iguais a esses, fiz algumas maratonas com uma montagem parecida com essa e nunca fiquei mal.

A evoluires agora penso que o melhor seja nos pneus, tiras logo quase 0,5kg e ganhas muito mais segurança com um investimento pequeno, mas gasta primeiro esses.
 

Miguel79

New Member
Montagem simples mas interessante,como disse o Ivo,dá muito gosto irmos montando as coisas a nosso gosto!! ;)
Continua!!
Abraço.
 

jonyboy

New Member
Os pneus e o selim ja levaram upgrade, pneus michelin wild grip 2.10 e selim prologo kappa peso ... Passa dos 13 por pocas gramas... Ehehe
 

jonyboy

New Member
merida matts hibrida 29er

bem com a vinda da nova cube ca pra casa acabei por vender a minha hibrida montada por mim para não ter tantas bikes ca em casa, qualquer dia parecia uma loja lol, agora com a chuva e com toda a lama que ela tras nos montes e serras por ai alem, costumo andar mais em estrada para treinar e não consumir tanto o material , mas como ja não tenho a minha roda fininha e como quero poupar o material de btt que e caro, vou optar novamente por fazer outra montagem hibrida...
Antes que começem a atirar pedras à tola e porque não compras uma fininha e tal, ja andei uns tempos com uma emprestada e nunca me senti bem em cima duma fininha essa é a verdade...


Agora vamos ao que interessa, na minha hibrida de roda 26 notei substancialmente a diferença de rendimento para com a estradista como é óbvio, roda 26 e pedaleiro de 42 dentes da nisso.
Neste meu novo projecto vou por roda 29 com disco num quadro de btt roda 26, e por um prato na pedaleira de 48 ou 50 dentes...
A montagem com uma forqueta de aluminio 650b de btt da mosso, devido ao tamanho para a testa do quadro não descer consideravelmente em relação a altura que está agora com a suspensão 26".


Mas mais importante é o seguinte com roda 29 com pneu de estrada, e uma pedaleira com prato maior de 48 ou 50 dentes e com uma cassete de 9v 11-32 e com peso estimado de 9.5kg ja vai estar muito perto das estradistas verdadeiras ou não?


pelo que tenho visto ate na decatlhon as estradistas de flatbar são mais ou menos isso... mas mais feias ahahah


obrigado
 

SeteGu

Active Member
Não sei se percebi bem: vais meter roda 29 num quadro para 26 e forqueta 27,1?

Isso é tudo compatível?

Boa sorte com o projeto e vai dando noticias. Também já pensei em criar uma híbrida ultra low-cost por isso vou estar atento. ;)
 

jonyboy

New Member
sim vou passar a explicar, ja ta tudo montadinho e a trabalhar e com folga suficiente, uma roda 29 com pneu de estrada 700x28 fica pouco maior que uma roda 26 com pneu 2.25 e um poco menor que a 27.5, actualmente ta montado ate na suspa de 26 e com folga.

a questão da forqueta 27.5 e porque a forqueta em 26 tinha 41cm do eixo ate a coroa, e a 27,5 tem 44.5, se opta-se pela 26 a geometria da bicicleta iria ficar muito deferente, porque pretendo uma bicicleta com mais ou menos a geometria da minha actual 27er.

como vês tudo encaixa, só falta o prato de 48 dentes e a forqueta chegar depois mostro como ficou.

ja vou tirar umas fotos pra veres como ficaram as rodas 29 no quadro e na suspa...
 

SeteGu

Active Member
Ah então isso levou mesmo pneu de estrada.

Se ficar com 9,5kg vai ficar levezinho até. Se tivesses optado por v-brake se calhar ainda baixavas mais o peso.

Que quadro é?
E quanto pesam +/- as rodas, para ter uma ideia?
 

jonyboy

New Member
o quadro não da para v-brake, é o merida matts sport 500 que era a minha 26, alias todo o material era da minha 26. os 9.5kg era se tivesse arranjado umas rodas baratas e leves ahahah mas não vai ficar prai com 10 e qualquer coisa
 

SeteGu

Active Member
Sim... hoje em dia é difícil arranjar os apoios para v-brake em quadros mais modernos.

Mesmo assim o espaço entra a roda e o quadro/forqueta não é muito. Mas como é para estrada não tem problema.
Com esses pneus vai ser só mesmo para usar em estrada, não?
 

jonyboy

New Member
sim tenho outros pra terrenos mistos pra fazer um poco de cyclo cross por exemplo, a forqueta não vai ser essa, vai ser a mosso, o espaço do quadro é praticamente o mesmo das rodas 26 com os pneus que eu usava.
 

SeteGu

Active Member
Mas a diferença de espaço ainda me parece ser grande. O pneu também já não estava novo... a diferença não deve ser muita.

Consegues montar um pneu misto com rodas 29?
 

SeteGu

Active Member
Desculpa tantas perguntas mas com essas rodas de BTT foi fácil colocar um pneu de estrada tão fino? O de ciclocross será do mesmo tamanho?
 
Top