Merida Big Nine CT CF

#1
Como discutido em outro tópico iniciado por mim, deixo aqui a minha nova aquisição, uma Merida Big Nine CT CF, a minha primeira 29er, venho de uma Merida 27,5.

Tem poucas alterações em relação ao que veio de origem, alterei o selim, punhos e negociei logo a troca das rodas e a loja converteu as mesmas para Tubeless.

Ainda tive poucas saídas e apenas uma prova com ela, mas até agora estou extremamente satisfeito.

Equipamento:
QUADRO BIG 9 CF2
SUSPENSÃO FOX 32 FLOAT 29 CTD EVOLUTION 100
PEDALEIRO SHIMANO XT 38-24
DESVIADOR TRASEIRO SHIMANO XT SHADOW+
MANETES SHIMANO XT
DESVIADOR FRENTE SHIMANO XT DIRECT
TRAVÕES DEL: SHIMANO M506 180 CEN / TRAS: SHIMANO M506 180 CEN
RODAS Fulcrum Red Power HP
PNEUS Continental Raceking
GUIADOR MERIDA PRO OS 700 FLAT
AVANÇO MERIDA PRO OS 5
SELIM Selle Italia SLS Flow
ESPIGÃO MERIDA PRO H SB0 27.2
PEDAIS Shimano M520
PUNHOS ESI Grips

A escolha recaiu por esta pelo negocio que me foi proposto pela loja que já conhecia, com o preço e o equipamento que pretendia, gosto muito do esquema de cores, discreta, o quadro perde por ainda não ter todos os cabos pelo interior e pelo QR à frente, atrás é eixo de 12mm.

Neste momento está com 11,1kgs




 
#2
Está muito bonita a bike, as rodas ficaram ai muito bem. Não sei que tipo de voltas costumas dar, mas eu trocava o pneu da frente por um com mais rasto, tipo o XKing. Realmente é pena a susp. não ter eixo de 15, mas também não é o fim do mundo...
 
#4
Boas, já a tinha visto na Komb. No pq das nações e gostei bastante do que vi.

Como sabes tenho a Big7 CF XT - com rodas PROTOTYPE mas o look desse quadro faz bastante o meu género.

Desejo-te muita sorte com a nova máquina. Boas voltas
 
#5
Parece que já não sou o único proprietário de uma big Biné cf XT aqui no fórum. Que tenhas tanta sorte com a tua como tenho tido com a minha. Ficou muito bonita com a montagem dessas ro
das
 
#8
Boas,

antes de mais parabéns pela "mota", está bem "bunita" (discreta). ;)

....mas há aí qualquer coisa que não bate certo (espero que seja apenas impressão minha), pela altura do selim, dá-me a sensação que precisaria de uma bike mais pequena. :s
 
#9
Fui afinando a posição com a utilização.

Neste momento está com o banco um pouco mais elevado e o guiador um pouco mais baixo, mas sinto-me bem não a acho demasiado grande, é um 17 e tenho 1,68 sinto-me confortável.

Mas sim a minha altura está sempre num limbo entre o S´s e o M´s, está no limite superior de um e inferior de outro :)
 

gfrmartins

Active Member
#10
Sem grandes novidades, mas até agora tem sido sempre a andar sem grandes problemas, estou super satisfeito com a escolha até ao momento, talvez o unico ponto mais fraco que encontrei até ao momento sejam os travões, talvez daqui a uns tempos faça um upgrade para uns XT.

Deixo uma foto da Merida depois da limpeza e preparação para maratona de coruche no proximo fds

 
#11
Os travões vão ganhando "tacto" com a utilização, pelo que vi os discos são XT pelo que se optar pelos XT terá sem duvida um setup bastante potente - tenho o mesmo e estou satisfeito até agora.

Esta foi uma das opções que andei tambem a sondar em Fevereiro quando andei a procura de 29er :)
 

gfrmartins

Active Member
#12
Segue um pequeno update em como está a Merida neste momento:

Alterações:
- Travões SLX
- Sistema 1x10







Uma questão, alguém sabe se as Fulcrum red power HP 29 de 2015 são compatíveis com 11v?
 

edununo

Well-Known Member
#13
Qualquer roda com cepo compatível com 9 e 10v também é com 11v desde que a cassete de 11 seja Shimano ou equivalente. As cassetes que obrigam ao uso do cepo XD só as podes usar trocando o cepo. Aí sim, terás de ver se há cepo disponível para essas rodas.
 

gfrmartins

Active Member
#14
O objectivo (futuro) seria passar do sistema 1x10 para 1x11 mudando para isso a cassete shimano de 10v para 11v (cassete, desviador, corrente e shifter)

Mas vejo informações contraditórias, em alguns sitios diz que dá para 9v/10v/11v outros não.

E fico sem perceber se a cassete de 11v dá ou não
 

edununo

Well-Known Member
#16
Mais uma vez: Qualquer cepo de 9 e 10v também dá para 11v. E também dá para SRAM. Não dá é para as SRAM 10-42. Contudo a SRAM também já tem cassetes 11-42 que são para ser usadas em cepos convencionais.