Meninas! Há ou não discriminação no BTT?

*sun*

New Member
Ghozt said:
PS: Guardem essa raiva para as subidas da Maratona do Mondego no dia 27 (como se lá fossem mesmo aparecer...)

...e para que conste EU VOU AO BTTMONDEGO, e como eu mais algumas mulheres, e para isso basta ires consultar a lista de inscritos.

Sendo assim até dia 27!!
 

helio69

New Member
Eu sinceramente acho que existe discriminação e não é pouca!

Baixar o preço das inscrições para mulheres é um exemplo, o qual não leva a que surjam mais praticantes (se o fizer é residual)... É como as cotas nas listas dos partidos para eleições: Tem que se colocar lá mulheres sejam ou não competentes! Neste caso acha-se (mal) que o gosto por uma modalidade se cativa por cobrar menos cinco euros do que aos homens, ou coisa assim parecida!

Quem assim pensar deve andar bem enganado!

A minha mulher quer começar a praticar BTT não por causa dos descontos, mas sim por causa do ambiente que se vive, e do desporto em si!

Mais discriminação? Não vejo onde! Nos balneários? Quem me dera ter as condições que as mulheres têm no que a isto diz respeito!

Nos prémios? É lugar comum defender-se que os prémios deveriam ser todos iguais para todos os sexos... Pois, é lugar comum e até politicamente correcto, mas vá lá, racionalmente não é normal dar o mesmo prémio a um gajo que ganha uma categoria onde existem 20 competidores e a outro onde existem 300 ou 400! Independentemente se a categoria é separada por sexo, idade, potência de motores ou o diabo a quatro! A mim não me parece razoável, mas pronto!

Querem mais descriminação?!?!? Ora, eu se furar um pneu tenho uma alta probabilidade de me emprestarem uma câmara e de seguida seguirem viagem... Já as senhoras recebem a câmara e ainda a mão de obra! :mrgreen: Não tenho nada contra, apenas queria o mesmo! :mrgreen:

Espero não ofender ninguém, mas este tópico é despropositado... Haveria descriminação se com números de participação semelhantes os homens tivessem prémios maiores, mais balneários, melhores condições, etc...

Até lá, apenas se podem queixar de uma coisa... Falta de participação de mulheres, causada por tudo menos por organizações, preços, condições para a prática do desporto, etc..

Eu por mim quero é ver mulheres a pedalar, a começar pela minha! Até porque um passeio com poucas mulheres não é tão interessante como os outros... E não é uma boca sexual, é mesmo a verdade... O ambiente é, quer se queira quer não, mais descontraido e diferente (para melhor)
 

MrOrbea

New Member
Ghozt said:
'Discutir num fórum de Internet é como correr nos jogos para-olímpicos, ainda que se ganhe continua-se a ser um deficiente.'

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Era para te mandar para um sitio, mas vou-me calar e esperar que te justifiques!!!

End off-tópic.
 

_riplas_

New Member
mas eu nao me calo....ja que tenho fama tb quero o proveito!!!

GHOZT vai apanhar couves pro meio do mato!!! e pica-te muito! :p

(um aparte: eu acho que nao te conheço, mas deves ser mesmo parvalhão!!)


MrOrbea said:
Ghozt said:
'Discutir num fórum de Internet é como correr nos jogos para-olímpicos, ainda que se ganhe continua-se a ser um deficiente.'

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Era para te mandar para um sitio, mas vou-me calar e esperar que te justifiques!!!

End off-tópic.
 
VeraTiago said:
... tenho ainda a acrescentar, que quanto ao ficar mais barato que um ginásio, só podes estar a gozar ou então não praticas o mesmo btt que eu pratico, principalmente agora no inverno em que o desgaste do material aumenta consideravelmente!!!

Como? :shock:... Vocês as meninas também andam de bicicleta no Inverno?... :shock: Há chuva, ao vento, ao frio e apanham granizo também... :shock: :shock: :shock: :?: :?: :?:

Bem... Aqui uma coisa é certa não se pode reclamar que existe discriminação, pois quando cai, a chuva é igual para todos... :mrgreen:
 

joana seco

New Member
Bem este tópico está ao rubro!! :lol:

Como alguns de vocês já disseram, quem gosta mesmo do BTT independentemente do valor da inscrição e da questão dos pémios vai na mesma, no entanto, uma vez que estamos a falar de discrimação versus igualdade, e apesar de já ter manifestado a minha opinião, volto a referir...

... entende-se que algumas organizações, devido ao interesse em ter + participantes femininos, que reduzam ou ofereçam o valor da inscrição!!

Neste caso concordo que os prémios sejam de valor inferior... se pagamos metade, recebemos metade!!
Agora em situações em que pagamos o mesmo, já leva a mais discussão... se por um lado deveriam ser os mesmo prémios, é certo que o numero de participantes femininos é menor logo o lucro também o é!!

Mas acaba por ser um investimento das organizações... podem oferecer a inscrição no 1ºano para ganhar adeptas, no 2º pagam metade do valor e já devem ter + meninas devido ao investimento do ano anterior... num 3º ano haver condições iguais em tudo!! é uma ideia :roll:
 

Ana Azenha

New Member
Infelizmente ainda ha descriminaçao (em todas as vertentes)
Mas estamos ca para contrariar , nos ultimos tempos tem vindo a diminuir mas ainda ha :|
 

SSantos

New Member
Boa pessoal, quanto a mim, posso dizer que não existe discriminação no BTT, o único problema mesmo é o baixo número de mulheres que se veêm a praticar a modalidade.
Eu posso dizer que sou a única mulher da minha zona a andar de bike com o grupo masculino, e considero que se existe discriminação, ela é positiva, pois eles estão sempre prontos para me ajudar.
Quanto à discriminação nos passeios considero que nos que participei, não existiu, bem mas esta é a minha opinião pessoal e sincera. :wink:

Boas Pedaladelas!!!!!
 

_riplas_

New Member
Re: Meninas! Há ou não discriminação no BTT?

Ai sim? e de onde es tu?

Eu axo que a Vera é de castelo Branco :p
SSantos said:
Eu posso dizer que sou a única mulher da minha zona a andar de bike com o grupo masculino, e considero que se existe discriminação, ela é positiva, pois eles estão sempre prontos para me ajudar.
Quanto à discriminação nos passeios considero que nos que participei, não existiu, bem mas esta é a minha opinião pessoal e sincera. :wink:

Boas Pedaladelas!!!!!   
 

VeraTiago

New Member
Pois ...eu pedalo ca na zona ... e ha pelo menos mais uma ou duas a andar... mas parece-me que a SSantos é de Vila Velha de Rodão ...estou certa? :roll:
 

SSantos

New Member
Olá Vera, sim eu sou de V.ª V.ª Ródão, quando quiseres pedalar aparece por cá, nós temos bons trilhos e costumamos andar em grupo todos os domingos de manhã, a partida é às 09h em frente ao estádio municipal.


Já agora alguma das meninas vai participar nos Trilhos do Xisto 2008 no dia 14 de Dezembro??? Eu, se as pernas não me falharem, lá estarei com a minha cara metade pronta para apanhar um bom empeno. :mrgreen:

Bjs e bons treinos
 

MR

New Member
Boa noite meninas/senhoras

A Associação Pombal Jovem também diz não à discriminação, todos temos o direito de praticar desporto.

Assim, informamos as meninas/senhoras da área de Pombal que estamos a recrutar elementos para a nossa equipa de BTT.

Mais esclarecimentos através do seguinte email: apj.pombal@gmail.com
 

Western Zone

New Member
Buenas tardes
Começo por dizer que me sinto envergonhado por algumas opiniões masculinas que li, mas enfim...
Às mulheres digo apenas que nos passeios que faço por Pero Pinheiro/Negrais/Malveira etc, tenho muita pena de não poder "seguir nas vossas rodas", gostava muito de ter companhias femininas, porque acho que o BTT só ganha com isso...
Mas nesta zona ainda há trabalho a fazer nesse aspecto...

Afinal essa coisa do desporto para homens e desporto para mulheres, acho que não é deste século
Desculpem o desabafo, mas levo o BTT como um modo de vida e na minha maneira de viver, a mulher estará sempre presente!

Saudações para todos e em especial para ELAS
 

MarceloBTT

New Member
Boas1

Quanto á discriminação, eu acho muito mal.
Isto pensando da seguite maneira:

Já repararam na vontade que nós temos de pedalar? Ja viram que era se não nos deixasem pedalar ou cada vez que o fizecemos passace-mos por situações desagradaveis???

Eu acho muito bem que a senhoras tambem pratiquem BTT, aliás eu já estou farto de tentar convencer a dona cá da casa a dar uma voltinha mas vai ser dificil...

Se alguma vez for ultrepassado pela uma senhora só tenho uma coisa a dizer a essa senhora: "Bom dia Companheira!!"

Cumps!
 

jorgegt

New Member
:shock:Fiquei um bocado desapontado com alguns comentários Machistas de alguns compadres :twisted:
Mas sem querer ofender as meninas, mas em relação á mentalidade Portuguesa em relação ao desporto, é muito antiquado ainda, mesmo em relação aos homens. Mesmo hoje em dia qualquer pessoa prefere passar horas num café, mesmo sozinho "olhar pró balão", seja homem ou mulher do que fazer qualquer coisa de util(eu trabalho num Pão quente) e acreditem em mim, passam mais horas no café do que em casa :twisted: então em relação ás senhoras ou meninas, praticar desporto é algo de ANORMAL e eu digo no Geral, seja em que modalidade for........embora haja modalidades como andebol, voleibol, etc que a presença femenina é mais notoria.......
Quanto á discriminação, ela existe e sempre irá existir, NESTE PAÌS, eu nasci em França e a realidade é outra, mesmo no nosso país vizinho, pena ela existir, pois seria bonito de ver mais gente a pedalar, sejam em passeios ou na competição :wink:
Da minha parte são bem vindas todas as senhoras pois estou cheio de ver "gajos" nos passeios :rotfl: :cheers:
 
Olá
Ainda hoje fiz um passeio aqui perto da freguesia na qual participou varias meninas de diferentes idades, pois certa altura começou haver uns certos dizeres que o passeio era para meninas dava sono e sei lá mais o que
Ate que a meio da prova a organização fez uma surpresa de trajecto e apresentou mais 5 km com autenticas paredes onde os donos das bocas foleiras com bikes xpto nem ao final chegaram e claro quem tinha um palmo de testa ajudaram todas as meninas a chegarem ao final com mais ou menos esforço
Pois isto mostra que quem mais descrimina não tem espírito de sacrifício e acima de todo o simples facto de gostarem de andar de bike
Agora tirem as vossas conclusões

Por isso acho que haver descriminação a qualquer nível e uma grande vergonha :mrsock: :mrsock:
 

Espigão

New Member
Acusação

Mulher recebe menos 4500 euros em prova de BTT

por ELISABETE SILVAOntem

Prémio masculino em maratona FABA é de 5 mil euros. SOS Racismo contesta

A grande diferença dos prémios monetários para o vencedor masculino e feminino da 1.ª Maratona BTT FABA, em Abril, fez o SOS Racismo lançar um alerta de discriminação: o vencedor masculino vai ganhar cinco mil euros, enquanto a vencedora da prova feminina vai ganhar um prémio com menos um zero, 500 euros. A organização da prova defende-se com a diferença no número de inscrições.

"A organização desta maratona viola todos os princípios de igualdade, convida as mulheres participantes a aceitarem uma condição de inferioridade com uma naturalidade que atenta contra a sua dignidade", pode ler-se no comunicado da SOS Racismo.

Apesar da diferença de valores nos prémios ser uma prática corrente em todo o mundo, a associação de defesa dos direitos humanos nunca antes havia chamado a atenção para situações idênticas que acontecem muitas vezes em Portugal, defendendo neste caso específico que a discrepância é "demasiado grande" para passar em branco. "Consideramos que é absurda. Sabemos que no desporto isto acontece, mas a discrepância é demasiado grande", afirmou ao DN Ricardo Gomes, membro da SOS Racismo.

E são precisamente os números que chocam a associação: 5000 euros para o vencedor masculino e 500 para a vencedora feminina. A organização da prova - que se realiza a 10 de Abril entre Santo Tirso, Trofa e Paços de Ferreira, com duas distâncias de 40 e 80 km, respectivamente - justifica a diferença com o número de inscritos.

Estão previsto 1000 atletas masculinos e cerca de 50 mulheres (o valor da inscrição é de 25 euros para todos). "É a única maratona [de BTT] que atribui prémios a mulheres", frisou ao DN Hugo Martins, da organização. O responsável acrescentou ainda: "Não há, nem pretendemos qualquer tipo de separação. Pretendemos que a participação das mulheres seja efectiva. Será até uma plataforma de estudo para o próximo ano, para assim criar uma melhor oferta de prémios."

Mário Machado, director técnico da Meia Maratona de Lisboa (atletismo), considera uma "situação normal" a diferença dos prémios monetários nesta prova de BTT, justificando que "está sempre relacionada com o número de participantes". "É a evolução do desporto. Foi dado um primeiro passo para que no futuro as mulheres estejam a ganhar o mesmo que os homens", comentou ao DN. Para Mário Machado, esta é uma discrepância que se vai esbater no futuro (ver caixa).

In: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1530895

Acho "engraçada" a previsão do nº de participantes: "Estão previsto 1000 atletas masculinos e cerca de 50 mulheres (o valor da inscrição é de 25 euros para todos)".

A Maratona de Alte por exemplo, todos os anos conta com centenas de participantes femininas. Ah mas esperem lá... as inscrições são gratuitas para menores de 18 anos, quem paga tem opções desde os 15€ e os prémios/ofertas pelo menos na Maratona e Meia-Maratona têm sido iguais para todos...

E estou a falar de um evento que se realiza pela 12ª vez...

Esta da FABA é a primeira vez e toma lá 25€ sem almoço e uma disparidade de prémios que acho ridícula para não chamar de discriminatória como fala a notícia...

Haja vontade, haja justiça, haja igualdade e tudo se resolve da melhor maneira..

Enfim...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

agirão

New Member
Concordo com o que está dito, excepto com o seguinte, que coloco sob a forma de interrogação:

Porquê considerar uma discriminação de género como discriminação racista?
 
Top