Melhor Bicicleta Custo/Benefício até 400€

#21
Vale se GOSTARES da trek. Eu nunca escolheria uma bicicleta pelos componentes, olhava para o quadro e para o "bolo"...

Se olhasse para a Marlin e gostasse, dpo olhava p a 540 e dizia "eh, até é porreira" e poupo uns trocos...sinceramente ia para a que gostasse.

O "sentido" de uns não é o de todos, logo é muito ingrato estar a dizer esta é melhor e aquela nem por isso.
Sim, eu concordo.

Sou aficcionado em tecnologia e muitas vezes vêm-me pedir opinião sobre telemóveis e eu não gosto de dizer qual é o melhor, gosto sim de mostrar às pessoas as vantagens e desvantagens dos equipamentos. No fim, o que eu valorizo é diferente do que elas valorizam e sabem bem o que querem no equipamento.

Eu no fim prefiro o conjunto e gosto bastante do look da RR 540 e já estive em loja a ver.

Há detalhes que me escapam nas bicicletas como o que falste dos cabos na Trek estarem por dentro do quadro por exemplo, mas pelo que vi em comparações, A RR540 tem Shimano Atlus que é melhor que a Shimano Tourney RD da Marlin 5 e da Scott 970.

De bicicletas percebo mto pouco e de componentes ainda menos xD

Looks são importantes mas não essenciais para mim. No fim quero meter o meu dinheiro na melhor bicicleta possivel.

Parece que o quadro é mais importante que o resto do equipamento na bike, e a marca também ajuda, mas também há coisas que valorizo como o atendimento.

Decathlon tenho 2 a distancias aceitaveis e ainda têm a revisão da Bike gratuita no primeiro ano, o que torna também um factor a favor.

A Eleven Vortex que comentaram acima também me agradou, mas não sei bem se consigo encontrar alguma.

Não sei que tipo de influencia a bike ter 18, 21 ou 24 velocidades tem em MTB também

Vou continuar atento :p
 
#24
@ccorreiabtt
o "sentido" é relativo. 50 ou 100€ de diferença, para muita pessoas é o "sentido" necessário.

Queres que te digam que SIM, muito melhor a Trek, Specialized e afins...observa os componentes e e analisa o que faz sentido para ti.

Os olhos tb comem e os autocolantes são poderosos.

Por curiosidade estive a comparar por alto a Marlin 5 de 2020 com a ST540.

a suspensão uma é a mola outra a ar; a trek é de 7 velocidade, um upgrade aqui implica logo umas rodas novas...

o quadro da trek tem passagem dos cabos internos...

Nestas gamas é esmiuçar tudo e ver o que faz "sentido"!
O meu problema é mesmo esse... Não sei analisar os componentes!!!!
Penso que é óbvio que quem olha para o quadro da decathlon e depois olha para outro (qualquer).... E todos parecem melhores/mais bonitos...
Mas quem não percebe nada disto nem dos componentes queria apenas perceber um pouco melhor as vantagens/desvantagens destes 2 - 3 modelos
Decathlon 530
Trek marlin 5
Coluer 292
 

smcarvalho

Active Member
#25
Coluer
21 velocidades - 3x7 - (42-34-24/14-28)
Manípulos de mudanças Shimano Altus
Transmissão Shimano Tourney
Rodas Icon Meteor 29"
Shimano Altus Stef-500 (mecânicos)
Suspensão Suntour XCR 32 LO
Peso NA

Trek
21 velocidades - 3x7 - (42-34-24/12-32)
Manípulos de mudanças Altus
Transmissão Tourney
Rodas - Aros Bontrager Connection 20mm, 32 raios com cubos Formula DC20 e DC27
Travões Tektro HD-M275
Suspensão SR Suntour XCE 28, mola helicoidal
Peso 14.44 kg

RR
9 velocidades - 1x9 - (32/11-42)
Transmissão Microshift Advent
Rodas alumínio 23mm, 28 raios
Travões Tektro (semelhantes ou iguais ao da Trek)
Suspensão mola 100mm
Peso 13,8kg

As minhas observações são as seguintes:

A Coluer tem a melhor suspensão. O número 32 corresponde ao diâmetro das bainhas (braços da suspesão) e quanto maior o diâmetro mais vocacionada esta será para o BTT.

Tanto a Coluer como RR vêm equipadas com espigão de 27,2 face ao de 31,6 da Trek - menor diâmetro melhora o conforto.

A RR é a que tem um conjunto de transmissão mais vocacionado para BTT contudo as opções de 21 velocidades podem ajudar muito em situação de plano inclinado. A cassete que equipa a RR de 9 velocidades tem uma diferença considerável entre a mudança mais leve e a anterior 34 para 42 este salto pode ser manhoso e trazer complicações. O prato de 42 da pedaleira da Trek e Coluer faz sentido mas acredito que raramente será utilizado.

A destacar na Trek o facto de terem incluído travões hidráulicos. Os travões da Coluer podem ser um problema principalmente se o utilizador for pesado.

Para mim, o melhor produto é a RR530. Se quiseres fazer BTT acho que o ponto menos a favor pode ser a transmissão.

Nenhuma destas é uma bicicleta vocacionada completamente para BTT. Por exemplo tanto a RR 540 assim como a gama Pragma da Coluer parecem modelos mais virados para o BTT, caso consigas comportar um aumento no orçamento em torno de 100€. Isto porque pelo dinheiro a mais as melhorias justificam a diferneça de preço.
 

edununo

Well-Known Member
#26
Os quadros são importantes. São a base da Bike.
Contudo estar a discutir quadros em Bikes de 300, 400 500 euros é muito relativo.
Nesta gama de preços o ideal é ver o geral, até porque para mais tarde pensar em upgrades, mais vale vender e comprar outra.
 

Daemon

Active Member
#29
As bicicletas têm uma decoração porreira, principalmente a preta/verde... mas se há coisa que nunca gostei foi ver os espirais de cor :p
 

DriveMe

Active Member
#30
Nesta gama de preços o ideal é ver o geral, até porque para mais tarde pensar em upgrades, mais vale vender e comprar outra.
Que upgrade é que não consegues fazer nesses modelos? Estava aqui a pensar.. Boost atrás, não sei bem se consegues colocar suspensões tapered ou 1.5'' (e o eixo tem de corresponder ao da roda, ou trocas ambas).. mas de resto não me ocorre mais nada. Continuam a existir opções.

Para mim, não vejo razão para não lhe pôr uma suspensão melhor ou uma transmissão melhor.
Porque depois os travões já não servem? Pois, se andares mais depressa talvez precises maior poder de travagem. Então se calhar é melhor ir primeiro com os travões.
Ok, no final continuas com um quadro banal, mas se forem essas as tuas possibilidad€s, não vejo o problema.
Ok, no final se calhar gastaste mais do que gastarias se comprasses uma bicicleta nova, mas se precisares de 3 anos para amealhares o suficiente para uma coisa do nível a seguir, não me parece errado ir fazendo os upgrades com o tempo. Para mim, até é a melhor maneira de perceber as diferenças e o impacto das alterações.
 
#33
Vê melhor. :)

Está entre as escoras (vê o bombito vermelho).
Tens razão, já encontrei.

Eu nunca vi Neste fórum falarem das Eleven. Normalmente as marcas que mais vejo aqui são a Rockrider, Coluer, Trek, e Scott.

Ha mais alguém com feedback sobre as Bikes?
Ja percebi que neste budget não costuma haver grandes diferenças mas gostava de saber mais opinioes sobre a marca porque a bike em si não é tudo para mim
 

edununo

Well-Known Member
#34
Que upgrade é que não consegues fazer nesses modelos? Estava aqui a pensar.. Boost atrás, não sei bem se consegues colocar suspensões tapered ou 1.5'' (e o eixo tem de corresponder ao da roda, ou trocas ambas).. mas de resto não me ocorre mais nada. Continuam a existir opções.

Para mim, não vejo razão para não lhe pôr uma suspensão melhor ou uma transmissão melhor.
Porque depois os travões já não servem? Pois, se andares mais depressa talvez precises maior poder de travagem. Então se calhar é melhor ir primeiro com os travões.
Ok, no final continuas com um quadro banal, mas se forem essas as tuas possibilidad€s, não vejo o problema.
Ok, no final se calhar gastaste mais do que gastarias se comprasses uma bicicleta nova, mas se precisares de 3 anos para amealhares o suficiente para uma coisa do nível a seguir, não me parece errado ir fazendo os upgrades com o tempo. Para mim, até é a melhor maneira de perceber as diferenças e o impacto das alterações.
Acabaste de responder à tua pergunta.
Tens de trocar quase tudo e fica mais caro que uma nova.
 
#36
Tens razão, já encontrei.

Eu nunca vi Neste fórum falarem das Eleven. Normalmente as marcas que mais vejo aqui são a Rockrider, Coluer, Trek, e Scott.

Ha mais alguém com feedback sobre as Bikes?
Ja percebi que neste budget não costuma haver grandes diferenças mas gostava de saber mais opinioes sobre a marca porque a bike em si não é tudo para mim
Estou à espera de uma vortex 3, ainda não sei quando chega mas depois posso dar um feedback.
 
#38
Andei a ver as ST 520 e 530, mas os stocks na decathlon estão todos esgotados.
Também gostei da Vortex 1 e 2.

Destas todas não sei qual escolha...
O objectivo é utilização ao fim de semana, ciclovia, estrada, nada de muito avançado.
 

DriveMe

Active Member
#39
È decidir o que é o mais importante para ti e qto queres torrar.
27.5'' ou 29'', e dps deves conseguir ou melhor suspensão, e/ou transmissão superior, e/ou travões mecânicos vs hidráulicos.
Para o uso que indicas, privilegiaria a transmissão.

Guarda algum para capacete, luvas e ainda uns calções almofadados.