Maxlight XC130 -> On-One 456 Evo II

FMCurto

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Boas, como este post iria ficar demasiado extenso, vou só numa primeira fase fazer um resumo de como cheguei aqui:
após 3 anos de fieis serviços estava na altura de reformar a Rockrider 5.2.Vai deixar saudades mas estava na altura, tinha servido o seu propósito e além de me levar praticamente todos os dias para o trabalho ainda me levava a passear ao fim-de-semana.Serviu tb para aprender muita coisa de mecânica sem ter medo de estragar material caro:

b1r6691.jpg


A ideia do novo quadro não foi de agora, já se vinha a formar à bastante tempo, talvez por influencia das revistas mtb inglesas (as que mais lia e gostava) comecei a pensar que gostava de ter uma hardtail com garfo maior que 100mm, aliás um dos meus primeiros upgrades à RR 5.2 foi exatamente o garfo como tal o modelo escolhido teria que ter apoios para v-brakes mas um curso maior para transitar para o futuro quadro: o modelo escolhido foi o Marzocchi 44 RLO pelos motivos indicados,pelo preço acessível e por ter fama de ser à prova de bomba, uma garantia de que recuperaria o investimento.

Ainda não sabia que modelo mas as escolhas andariam sempre à volta de quadros ingleses:

Cotic Soul -> Numa palavra:Lindo. Steel is Real. Apesar de tudo este quadro é leve mas é tb caro.
Maxlight XC 130 -> Aluminio xpto mas acessivel, apesar de levar 130mm de garfo as reviews diziam muito bem: um all-rounder e é tb relativamente leve.
Chumba HX1 -> A coisa mai linda que vi em aluminio mas a geometria levantava duvidas se seria confortavel,pareçe uma coisa de freeride.
On-one 456 Ti -> era e continua a ser o que gosto mais mas fora das minhas posses, por algumas vezes quase consegui arranjar em segunda-mão no ebay inglês, a versão de aço curiosamente não me atrai muito.

Foi aliás no ebay que consegui ganhar uma licitação num XC130 (tamanho médio) preto em Julho deste ano_Optimo negócio: quadro e portes ficou-me em 150£.

Pedaleira (SLX 9V) ,desviadores (XT 9v) ,manipulos de mudanças (XT 9v)foram comprados ainda como upgrades para a RR a diversos users aqui do fórum, foram bons negócios e cumprem.

As rodas, andei muto tempo inclinado para uma montagem com cubos XT em aros mavic mas surgiu uma oportunidade no ebay e foram de longe o melhor negócio que já fiz (120£+70€ de portes através de um amigo):
Easton EA70 XCT- Tubless são relativamente leves, mas tinham um senão: 15mm à frente e 12 atrás: resolvi o "problema" mais uma vez no ebay mas desta vez no americano, mais detalhes aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?52384-Rodas-Converter-135x15-e-135-142x12-para-QR/page2

A ideia original era por o espigão,avanço e guiador em carbono da FSA (o tal que tem uma layer de alumínio por dentro),mas depois de um pequeno incidente com o espigão num drop em me falhou o pé e bati na parte de tras do selim,pus a ideia de lado,verdade seja dita que acho que foi o casquilho redutor de plástico que partiu e levou o espigão atrás:
gima.jpg


O resto dos componentes foi comprado online (menos os punhos), a minha ideia original era comprar tudo em leilões e fazer a bike do ebay mas já estava a ficar impaciente e tb não queria uma miscelânea de componentes,sempre tentando que fosse por esta ordem: resistente,barato e leve.

Travões Shimano Deore M596 - Ainda estive para comprar os 615, mas os cromados, as pastilhas ICE caras e o facto de se dizer tão bem destes e o orçamento ser apertado a escolha recaiu nestes.
Discos SHIMANO RT-66-M 160 mm - frente e tras, escolha económica, aprovada para pastilhas metálicas
Espigão Truvativ T20 -(27,2 com 25mm de recuo)
Avanço Truvativ T20 -75mm
Guiador Truvativ T20 - 680mm largura ,low rise
Selim Selle Italia SLS FLOW Kit Carbonio - Estive para ir para um SMP Hybrid e espero não ter feito asneira, na primeira volta de 70Km que fiz parecia uma tábua, há dois anos que não sabia o que era doer o rabo.Vamos ver se "quebra" um bocado senão leva um chuto e vem o SMP.
Cassete Shimano HG 50 (vai levar no final deste mes um upgrade para HG-80) veio da RR.
Corrente KMC X9 73 (vamos ver,gostei da serie Z vendida como marca da Decatlhon, apesar de esta ser um bocado rija)
Punhos ODI Cross-Trainer, gosto do conforto dos ESI mas apos ter rasgado os meus numa silva com uma semana de uso não funciona para mim,embora menos estes são confortáveis e agarram.


Pneus: nunca pensei que nota-se uma diferença tão grande no mesmo pneu mas noutro quadro, tinha X-King (Protection) atras e Moutain King (arame) a frente na RR, fazia-me confusão como pneus com a mesma medida podiam ter tamanhos tão diferentes e precisava de um pneu da frente em versão Protection, entra o Rubber Queen, o MK já achava bom, mesmo em arame.Este agarra que se farta e tem mais volume na mesma medida: 2.2.Em compensação talvez pela geometria ou peso o X-King atrás parece que tem menos aderência, sobretudo em terreno solto com gravilha ou areia.
Neste momento estão com camara-de-ar mas irei montar em Tubless no final do mês, ainda me falta encontrar o Propilenoglicol para completar a recita de um tubless caseiro (OSS) - Open Source Sealant, mais tarde vou acrescentar isso aqui juntamente com outras fotas e impressões da bike:

Espero não ter aborrecido muito,a foto da praxe e um pormenor do cockpit (o espaçador de cima é para retirar assim que achar a altura ideal):

3yam.jpg
 
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miguelcarromeu

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Excelente análise, como não podia deixar de ser. As fotos de "catálogo" também são deliciosas, mas podias ter alargado o leque :)

Tens noção do peso do conjunto?
 

FMCurto

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Não tive tempo para por mais fotos,estão aqui no computador,mais logo ponho,afinal de contas toda a gente sabe o que é um desviador XT 9v ou uns travões Deore por isso não não achei importante fazer pormenores.
O peso...não é a minha prioridade, assim por alto pus-me numa balança eletrónica de casa-de-banho com a bicla ao colo e deu 12,2Kg.Tem primeiro de ser resistente, as rodas fogem um bocadinho a essa filosofia (24 raios) mas para o preço que custaram está mto bom.Na bike24 as mesmas rodas estão lá a 700€ :p

Mais dois ou três pontos que me esqueci de referir:

Caixa de direção: já vinha com o quadro é uma FSA ZS (Zero Stack-fica dentro do quadro) ACB (angular contact bearings), muuuuuuuito suave.Contribui para não levantar muito a frente.
Aperto de Espigão é da Hope e tb vinha com o quadro, é um bajolo.Talvez mude,não é importante mas tb não ando sempre a mudar a altura do selim.
Chavetas de aperto das rodas, é para mudar.As que tenho vêm da RR e ando a procura de uma coisa resistente,simples em design que não pese muito.
Cabos e bichas, comprei da Jagwire a versão sport.Que banhada.Não sei quem foi o génio que se lembrou que era boa ideia fazer cabos com terminais em ambas as pontas, é preciso sempre cortar uma delas, é claro que deu asneira: mesmo pondo um bocadinho de super-cola nas pontas ambos os cabos desfiaram a enfiar nas bichas.Deita fora e mete uns da Decathlon.
O garfo,estive mesmo mesmo para mudar para um Magura Menja 130mm,está a um preço fantástico na alltricks, mas depois em conversa com o miguelcarromeu (ele tem um igual) acabei por me aperceber que estava mais a olhar para o peso que outra coisa: o meu Marzocchi pesa um pouco mais de 2kg e a Magura 1,7Kg.
Uma das razões para o peso elevado é a quantidade de oleo que a Marzocchi leva, por outro lado é essa mesma quantidade de óleo que o torna tão confiável.Os únicos problemas que tive com ele foi por nabice minha e mesmo assim foram facilmente resolvidos com poucos euros:
-fiz uma mossa numa bainha com um carrinho de bebé, essa mossa rebentou os vedantes, levou epoxy e vedantes novos e está ai para as curvas.
-a cartridge de azoto no rebound entregou a alma ao criador, reparação: tres furos na cartridge e óleo para converter em banho-aberto..Um furo para tirar o azoto e os outros dois para a circulação do óleo.Resultado: umas gramas a mais mas muito melhor leitura.Foi quase um upgrade forçado.


A sensação de andar numa HT 130 é...diferente.Não me vou alongar pq quero deixar passar um tempo pq estou a habituar-me a tudo: travões de disco,novo selim, quadro tamanho mais pequeno, garfo a 130mm, avanço mais curto, guiador mais largo,pneu da frente,etc.Mas no poucos 100km ou assim que já andei não notei mais dificuldades a subir pq esta é muito mais leve, só notei uma certa falta de tração atrás mas é capaz de ser a posição na bike, nota-se que é muito mais sensivel á posição do condutor mas a curvar dá uma sensação muito boa.

Já agora: estas são as fotos reais :) a unica coisa "photoshopada" foi o braço que estava a segurar a bicicleta de pé a agarrar no espigão do selim.
Não queria sobrecarregar com imagens numa só pagina mas realmente ficou muito pequena a imagem,está ai em maior,depois noutras páginas ponho mais:

75aa.jpg
 

FMCurto

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Tive um bocado livre ao almoço,fica ai mais uma.Esta e a outra dá p ver com mais detalhe se na janela de visualização de puser em full-screen.

ztq7.jpg
 

miguelcarromeu

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Estou muito curioso de ver o projeto ao vivo. Acho que o deixaste muito equilibrado. Temos de combinar uma volta daquelas longas, como gostas, e ver a máquina em acção ;)

Melhor das sortes com ela.

Abraço
 

FMCurto

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previews,mais uma vez indoors, de uns testes para uma sessão ao ar livre:

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Sozinho com GoPro3 (emprestada) com controle por android (ve-se no braço esquerdo,bolsa para telemovel), burst-mode, funciona bem :) um bocado de ruido mas é normal em interiores e misturada de luzes.Camara num braço removido à posteriori um bocado à pressão. Depois ponho umas no monte.
 

RitxPT

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Sinceramente gostei bastante, as fotos que tiras-te são mesmo de catalogo e por esse motivo ficou "diferente" do que habitualmente se vê por aqui.

Nota-se que fizes-te bastante pesquisa e perdes-te tempo a montar algo a teu jeito e com o teu orçamento.

Tópico a seguir. Desconhecia a marca totalmente.

Cumprimentos
 

commendatore

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Adoro o design dessas rodas, tal como aliás todas as da EASTON.
As fotografias estão mesmo dignas de catálogo e é um tópico que vou seguir com atenção.
Gostei do aspecto desse pneu frontal. Mais uma alternativa que irei considerar quando trocar o meu nobby nic.
 

Jorge Gomes

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Bike brutalissima!
Isso faltava-lhe só um espigão telescópico (um Reverb assentava aí mesmo bem...) para ficar uma máquina com um elevadissimo potencial de diversão :D
 

FMCurto

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@miguelcarromeu
Mais ou menos,

É um misto, na verdade gostava mesmo era de fazer umas coisas com a 14mm da Canon mas o preço da lente e o peso da maquina torna tudo mais difícil, (mas não impossivel) de maneira que ando a experimentar com a GoPro, pq a logística é outra mas como a GoPro e os braços são emprestados enquanto o tempo não melhora vou fazendo "interiores"

Se tiver uns exemplos para mostrar o que quero fazer torna mais fácil convencer outras pessoas (cof*cof* :) ) a perderem um dia ou dois para fazer umas coisas mais a sério e talvez quem sabe montar um portfólio só disto.
Uma das coisas que gostava de fazer era ir trabalhar na área da fotografia para Inglaterra, se fosse na área do btt ainda melhor, logo se vê, mas quanto mais não seja tb me vou divertindo quando o tempo está mais bera

@Jorge Gomes
O espigão já me passou pela cabeça, mas não está na lista de prioridades, se bem que como o quadro é de 27,2 teria de ser um gravity dropper ou um dos clones que há por ai, o ICE Lift ou assim.

Gosto muito da Marzocchi mas tenho andado tentado a por-lhe os palitos com uma Revelation, talvez seja esse o próximo update :p
 

FMCurto

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Charge Scoop

Obrigado,mas agora que deve ver ai bom tempo ve lá a tua agenda..para fazer as tais fotos ;)

Entretanto, mais um update: o selim.
Foi forçado pq não me habituei ao Selle Italia (SLS FLOW Kit Carbonio) que entretanto já encontrou um novo dono, mas decidi arriscar mais uma vez e comprei o Charge Scoop. - 50,34€ com portes oferecidos veio da Wiggle.A versão toda preta estava esgotada por isso veio com fundo branco.
Já agora um aviso, todas as encomendas que vêm via Royal Mail andam com atrasos brutais para cima de 20 dias, pelo que tenho lido por ai de malta que tem tracking a empresa que faz a ponte entre os CTT e a Royal Mail anda a passear as encomendas pela Europa fora, é normal irem à Alemanha primeiro.

O selim tem um acabamento fantástico, não há encaixes ou costuras visíveis o que deve facilitar bastante as lavagens, o tempo e os kms dirão se é o que estou à procura, acusou 254g mas não tem foto pq a pilha da balança morreu antes de poder fazer,fica ai as outras com um pormenor e o link para uma review da bikeradar:

fsjv.jpg


http://www.bikeradar.com/mtb/gear/c...ct/review-charge-bikes-scoop-saddle-13-47837/
 

miguelcarromeu

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Ok. Vou ver se marcamos um dia de fds. Este já tenho coisas marcadas.

O selim tem muito bom aspecto, sim sr.

Relativamente às encomendas, está explicado o porquê da demora de algumas coisas que tenho a chegar.
 

FMCurto

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Liquido tubeless caseiro. OSS

Andei a adiar mas chegou a altura: tubeless caseiro, tb conhecido como OSS (Open Source Sealant)

Vou por aqui visto que isto é mais uma experiência do que outra coisa, e a ideia é ir alterando as porpoções e a formula.
Depois de ver e rever e quase ler um thread no forum mtbr dobre tubeless caseiro fiz uma média de várias formulas e decidi avançar.

Componentes:

Latex Liquido
Glicerina (Tb conhecida por Glicerol, o ideal era Propileno Glicol mas em Portugal é difícil de encontrar e bem mais caro)
Amónia
Àgua Destilada

Há que use milho moído (de acordo com a fórmula original da patente do Stans) mas neste primeiro teste vou deixar de fora.

2csc2fr.jpg


A ideia é ir adaptando a fórmula de maneira a ter uma maior longevidade sem comprometer a fiabilidade conforme o clima local, é obvio que não há produtos comerciais para climas quentes e frios, sabendo o que cada componente faz pode-se adaptar.Há casos raros de quem consiga 1 ano, mas 6 meses é normal, isto tudo a um preço igual ou inferior ao que já existe em produtos comerciais.O investimento inicial será superior visto que é preciso comprar maior quantidades mas a longo prazo deverá sair mais barato pela longevidade e tb em preço por litro.

Para se ter uma ideia:

Latex Liquido - 16,60€ / 1L - É o componente mais importante, é o que realmente tapa os furos mas não o de maior quantidade.
Glicerina (ou Glicerol) - 2,95€ / 0,5L - Na drogaria da esquina , em grandes superfícies AKI e Leroy Martin tb se encontra regra geral é mais caro.
Amónia 1,45€ / 0,5L - O mesmo que a anterior.
Água destilada - 5L /1,99 - A mesma coisa.

Nesta primeira fase a fórmula foi:

1 parte Latex
2 partes Glicerina
2 partes Água

cerca de 1/50 partes Amónia.

O papel da Glicerina é restringir a evaporação do líquido final,
O papel da Amónia (que já existe no latex) é aumentar o Ph da mistura de maneira a o latex não coagular prematuramente, aumentar a longevidade da mistura e segundo algumas pessoas o responsável por iniciar um efeito de cascata aquando um furo ao passar pelo orifício devido à evaporação e diferença de pressão.
O papel da Água é diluir tudo de modo a tornar a mistura mais líquida e "permeavel".
O milho moido ao que parece serve como "chunkcalator" ajudando a tapar os orifícios, foram já experimentadas várias alternativas: borracha moída,relva de modelagem,cotão, de todas o milho parece ser a que funciona melhor.

A mistura deverá ser metade da àgua com glicerina num recipiente e deixar repousar uns minutos enquanto se mistura a outra metade da água com o latex e a amónia.Depois junta-se as duas partes e mexe-se bem.


Usei 100ml por pneu para um primeiro teste mas a ideia é ir avaliando e baixando a quantidade no futuro.
Esta mistura ficou um pouco mais aquosa do que eu gostaria, numa próxima vez sou capaz de usar só 1,5 partes de água mas a selagem propriamente dita foi fácil, nas jantes tubeless (Easton EA70 XCT com válvulas tubeless num Continetal Rubber Queen Protection 2.2 e num X-King Protection 2.2, usando uma bomba de pé das baratuchas (19,95€) da Decathlon:

2wel7ys.jpg


O truque se assim de pode dizer é sentar primeiro o pneu com desmontas, tipo isto.

A Continental é conhecida por ser algo difícil de selar por as laterais serem um bocado porosas mas apesar de tudo isto foi o mais que saiu:

2q8au80.jpg


Agora é preciso andar...com o tempo vou dando mais feed-back.
 
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