Mavic Crossride por 317

pre_historico

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por acaso não sou muito apologista de «atirar» com a marca e esperar que pelo simples facto de ser da marca «x» asumir logo que é melhor.

nada como rolar uns bons milhares de kilometros para saber ao certo o que vale o material.

como já disse tive as duas cross , trail e land e ambas têm os mesmos pontes fortes e fracos

pontos fortes:
a) preço/qualidade
b) rigidez
c) terem nome parecido as crossmax

pontos fracos:

a) cubos e cepos (péssimos)
b) peso


desde que tenho as dtswiss (com cubos shiman+shimano e shimano+specialized) 420 nunca mais me apanham nas trail ou land.

talvez um dia experimente as «max»

conheço duas pessoas com fulcrum 5 e até agora sem problemas (pela mesma altura as cross já tinham dado barraca)

sorte? coincidência?

não sei. só sei que prefiro as que tenho
 

Kamoes

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O meu post á pouco foi mesmo para isto :mrgreen:

O que me foi dito, por um rapaz numa loja, foi que os cubos Mavic não prestam, quando comparados aos DTSwiss e outros... pela pessoa em questão sou capaz de acreditar, por já ter rolado muitos milhares de km com várias rodas.

Há cubos melhores claro, mas Mavic é bom! As fulcrum, são Campagnolo, e é mesmo por isso que se deve esperar material bom! Não digo que são melhores ou piores, porque nunca andei com nenhumas (Sejam as Crossride ou Fulcrum).

Já rolei com umas crosstrail, e não as achei nada de especial.

Cumpz.
 

KLUCA

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ora os cubos mavic levam lá os rolamentos e toca a rodar. porque alguem diz que os cubos mavic não prestam? perdem o brilho depressa? :)

quanto á generalidade dos cepos que as mavic trazem, pois é fazer um piquena lubrificação mesmo antes de as começar a utilizar, e é mesmo para abrir o cepo, eheheh . pode-se até perder aquele som a rolar mas vai durar muito mais... aliás, muito muito muito mais :)

a malta vai-se esquecendo do titulo do tópico e eu também

resposta para o topico: ora parece-me que o "dono" do tópico tem na bike umas rodas com 317 e cubos que não sei quais são. Então:

Mudar de umas rodas com aros 317 para crossride, só se os cubos originais das rodas que tens estiverem nas lonas. Se for só o cepo, muda-o, e na altura aproveita para lubrificar esferas de os cubos orifinais forem de esferas. Se os cubos originais são rolamentos, inspecciona o rodar disso, para ver se é necessário mudar rolamentos ou não.
 

pre_historico

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eu digo que não prestam...os cubos da mavic

eu digo e dizem os 6000km a rodar com umas trail e umas land (verdade seja dita só deram problemas nos rolamentos e nos cepos)

ah e os 6000km que a dt swiss já fizeram sem problemas, também dizem isso
 

KLUCA

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então conta lá quais foram os problemas nos rolamentos

não deve levar muito e tás a perceber que podes ter a mesma marca de rolamentos nas dt :)
 

C.H.

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Boa noite pessoal
Deixem-me acrescentar algo ás vossas opiniões.
Hoje cheguei a casa com a crossride de trás feita num 8, já é a 2ª vez no espaço de 1 ano que estoiro o aro junto ao olhal, pura e simplesmente o raio puxa o olhal para o centro levantando-o e partindo a parede da jante.
Mais, os raios espalmados, quando o vento está lateral, comportam-se como a vela de um barco, temos de fazer força no guiador para contrariar a tendência viradora da roda da frente.
Estou sériamente a pensar mudar para outra marca de rodas.
 

pre_historico

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kluca, por acaso os das land não eram SKF mas uns japas quiasquer INK ou IFK ou uma coisa parecida, já não me lembro

os das trail eram uns SKF iguais aos que tenho nas DT o problema é a contrução do cubo no seu todo

«abri» os cubos com 2000 km as mavic deixam entrar muito mais sujidade e lama (os trilhos e o meu tipo de utilização é o mesmo) peloi que os rolamento morrem mais cedo

também tive problema de desgaste nas palhetas dos cepos (de ambas as mavic) coisa que na DTSWISS (quer com cubo shimano xt, quer com cubo specialized) não me aconteceu

outra coisa: com os rolamentos japoneses, eu descia (sem pedalar) masi devagar que um gajo com 20kg a menos que eu. eram as crossland e ele tinha umas DT xr1 com cubos 240
 

KLUCA

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exacto,

o som belo e metálico que a malta adora nas mavic vem exactamente das palhetas baterem metal no metal, e não haver lá no meio a essencial pelicula de lubrificação.

quanto a entrar mais sujidade não consigo dizer nada. mesmo depois de entrar sujidade ainda tem de ultrapassar os vedantes dos rolamentos, mas o que é certo é que a sujidade já lá anda o que não será desejável.

quanto á questão do companheiro acima, pois é verdade que as mavic vêm com os raios em forte tensão, mas também é uma grande verdade que anda por aí muita malta que para desempanar, simplesmente apertam os raios do lado para onde querem que o aro vá, e não desapertam do outro lado, se necessário.

acho que é a principal razão para haver tanto estouro de aros. é a tal:

-ou vai ou racha.... :)


quanto á ideia da aerodinamica com vento lateral, pois a forma dos raios não vai influenciar tanto assim. se a bike se tornar muito instável, tem de estar mesmo muito vento
 

C.H.

New Member
exacto,

o som belo e metálico que a malta adora nas mavic vem exactamente das palhetas baterem metal no metal, e não haver lá no meio a essencial pelicula de lubrificação.

quanto a entrar mais sujidade não consigo dizer nada. mesmo depois de entrar sujidade ainda tem de ultrapassar os vedantes dos rolamentos, mas o que é certo é que a sujidade já lá anda o que não será desejável.

quanto á questão do companheiro acima, pois é verdade que as mavic vêm com os raios em forte tensão, mas também é uma grande verdade que anda por aí muita malta que para desempanar, simplesmente apertam os raios do lado para onde querem que o aro vá, e não desapertam do outro lado, se necessário.

acho que é a principal razão para haver tanto estouro de aros. é a tal:

-ou vai ou racha.... :)


quanto á ideia da aerodinamica com vento lateral, pois a forma dos raios não vai influenciar tanto assim. se a bike se tornar muito instável, tem de estar mesmo muito vento


Companheiro
Acabo de vir da oficina habitual e após uma inspecção mais cuidada, a jante não só estava levantada apenas naquele sítio mais visível, como também em 6 :exacto::exacto: outros raios 6...:(:(:(.
Conclusão do mecânico... "qualidade do alumínio" vamos ver se o importador é da mesma opinião ;);), pois passou apenas 1 ano após a data da compra.
Quanto á questão da aerodinâmica... falo da minha experiência com raios "normais" e com estes, eu noto diferença...
 

KLUCA

New Member
se o mecanico disse isso ele que te diga também qual o aluminio desses aros e quantos já ele terá vendido ou elogiado com a mesma liga de aluminio . é um aluminio 6061, espessura igual a tantas outras e ainda por cima ilhós.

não estou a defender a mavic, simplesmente já vi muitos desempanos feito exclusivamente por mais força no raio que puxa e nada de libertar do lado contrário. e ainda há os fanáticos dos barulhos que chegam ás oficinas reclamando por qualquer barulho e os mecanicos para tentar solucionar, toca a apertar ainda mais raios que já por si estão muito apertados mesmo.

se o importador aceitar a garantia é só para não chatear, pois o fabricante sabe exactamente a força que tem de ser aplicada para o ilhó rachar, num caso de enraiamento normal, e para eles é facil comprovar que o erro foi de quem apertou demasiado os raios.

não quero com isso dizer que foi o teu caso.
 

cmorais1

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Eu tenho na roda de tras, um aro 317, com cubo XTR e raios DTSwiss 2.0-1.8 À frente uma 717 com cubo XT e raios DTSwiss 2.0, roda de tras com 36 raios e da frente com 32.

Até agora com cerca de 4000km em meias maratonas e voltas de fim-de-semana, zero problemas.
 

pedromarmot

New Member
Já comprei, aros Mavic 717 cubos Xt e raios dtswiss 2.0-1.8, creio que relação preço producto é melhor que as crossride, podem não ser tão bonitas mas pelo preço ou era isso ou as "novas" Dt swis 400xc.
 
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