Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Marreiros

Active Member
Sim num inverno que não chove... ;)

Pintar de novo? Não me lembro de quando é que foi pintada pela primeira vez... Ah claro, como me podia esquecer! Foi na fábrica.;) Nunca a vou pintar porque a garantia da Specialized funciona bem. Pelo menos comigo sempre funcionou. :)

Abraço

Edit: Sim, gosto do Ron. É um pneu porreiro... Pena ter aqueles tacos no meio mas podia ser pior.
 

prodrigues

New Member
Boas Marreiros, a medida do teu aperto de espigão é 36.9 correto? Caso se confirme qual a marca do mesmo?

Abraço, parabéns bela maquina que aí tens!
 

Marreiros

Active Member
A época passada usei um Ron na frente em tempo seco.

Sim, é essa medida mesmo prodrigues. É da Specialized que vinha com a bike só que já foi todo cortado. Mas cumpre a sua função com a ajuda de um parafuso de aço. Tenho um da Carbon Ti encostado porque um parafuso em Ti partiu lá dentro. O parafuso deles em Ti é fraco! Nem sequer resiste a apertos menores que o recomendado... Mas se fosse só o parafuso daquela marca que fosse fraco tinha eu ainda menos 50 gramas atrás. ;)

Obrigado! :)
 

Marreiros

Active Member
Black Hole by Mecânico!

IMG_1407.jpg

The Hole must be black, right?

O objectivo foi mesmo ver a pneu da frente a rolar, naquelas subidas mais lentas e inclinadas quando fizer umas provas de XCO. :D

Para breve vou mudar mais algumas coisas:

-Avanço;
-Guiador;
-Pratos do pedaleiro;

O avanço vai ser mais curto e o guiador mais longo. Nos pratos vou reduzir para um setup 38/24, para utilizar exclusivamente no XCO. A configuração 40/26 fica para as maratonas. Assim mantenho a cassete atrás e reduzo um pouco o peso nos pratos do pedaleiro ao invés de aumentar o peso atrás com a colocação de uma cassete com mais dentição.:exacto:


Off-Topic...

Um facto curioso que tenho reparado neste últimos tempos nos atletas que me rodeiam é a sua "conversão" às rodas ZTR e à utilização de 2 pratos no pedaleiro... Nas rodas sempre me disseram que as Mavic nomeadamente o modelo SLR, "é que eram". Não obstante de ser um excelente produto o seu peso e preço elevados sempre me afastaram dessa opção... Sempre me disseram que isso (as ZTR) era leves demais e que nunca iriam resistir ao XCO e às maratonas... No final vieram "cair cá" todos. ;) Agora anda tudo ou quase tudo de ZTR. Afinal parece que aguenta. :D

Nos pratos do pedaleiro passou-se exactamente a mesma situação. Faz um ano (apesar de ter começado a utilizar um prato 40 dentes desde 2009...) que coloquei na minha falecida FRM o "setup" 39/25 e quase todos me disseram: "ah e tal isso fica muito curto, blá, blá etc." No primeiro teste a sério com esse "setup" numa meia-maratona com pouco desnível acumulado (acho que nem 500 metros tinha) ficou tudo a comer pó...:podio: Neste momento (mais vale tarde do que nunca :rotfl:) dizem que os dois pratos vieram para ficar!:-K Pena não terem visto um Senhor chamado Julien Absalon, corria o ano de 2008, em Pequim a ganhar os Jogos Olimpicos na sua Orbea Alma com o pedaleiro Noir a funcionar com dois pratos... Exactamente a mesma configuração que utilizei alguns meses depois na época 2009.:mrgreen: Sim, porque eu não inventei nada...

Abraço
 
Last edited:

mariosimas

New Member
viva Marreiros

td bem ?

Ontem testei o setup 38/24 na minha nova BMC, com 11-32 atrás e recomendo vivamente para quem faz XCO até 50 kms.

Com o 38 dá para rolar em quase todo o lado e o 24 o ideal para subir rápido em cadência sem queimar muito as pernas :)

Com a tua preparação uma cassete 12-28 atrás é suficiente :)
 

Marreiros

Active Member
Grande Mário, está tudo ok. Espero que contigo também esteja tudo bem. :)

Procuro mais o 24 para poupar um pouco mais as pernas. Com pouca cadência desgasto-me muito e pago a factura no final das provas de XCO. Ah e a cassete terá se ser mesmo um 11-32. Estou a falar de subidas mesmo inclinadas. :)

Grande Abraço e Parabéns pela BMC. Linda!
 

tinric

Super Moderador
:D

Sabes como são as "modas" ... primeiro estranha-se depois entranha-se...

Se calhar daqui a uns anos anda tudo de roda 29 e tudo de 10 velocidades e por aí além....

Nem tudo vinga, mas a crise também obriga a pensar noutras soluções... se calhar antes toda a gente dava 900€ por umas rodas, por uma suspensão ... e agora a maior parte do pessoal pensa... se com consigo fazer a festa com metade porquê dar o dobro...

E sim.. há que agradecer a gajos como tu.. que testam, provam e aprovam e partilham a sua experiencia e feedback do material e experiencias com o pessoal :)

Da minha parte tenho a agradecer-te isso.

Não será por acado que tens 600 mil visualizações no teu tópico :)

Abraço e continuação de boas pedaladas, inovações e bons resultados.
 

RTC

Super Moderador
Parece-me acertada essa escolha de pratos.
No entanto, é chato num mês de provas mais intenso que alterne entre xc e xcm, teres que andar a alterar os pratos. Também não é coisa que demore muito tempo, verdade seja dita. ;)
 

mariosimas

New Member
ó Marreiros

essa do black hole têm direitos de autor :)

Ando sem aranha na minha coluna de direção há pelo menos 1 ano :)

Depois tapei o black hole com isto:



2,5 g de carbono :)
 

Marreiros

Active Member
São "modas" mas gostam muito de cortar na casaca... Se por acaso tenho um azar é logo: ah com a bike tão leve e material assim e assado já era de esperar. No entanto já vi bikes com PVP de 6000 euros a dar barraca mas como vêm assim da loja dizem que são coisas que acontecem.:choneh: Mas já estou habituado.:cool:

Obrigado Tinric! Posso garantir-te, sem reservas, que irei continuar a partilhar a informação e as minhas experiências com o material. Já aprendi muito e continuo a aprender no fórum portanto é necessário que a partilha de informação continue a existir para todos continuarmos a evoluir. Isto na minha opinião, claro.

Bruno, com essa cassete vai ficar muito pesado. Acredita que preciso de pedalar um pouco mais em rotação se não as pernas berram. :)

Em principio acho que não me vai dar muito trabalho, RTC. Se der logo arranjo outra solução... Outra bike na volta!:D

Confirmo Mário! Aliás, fiz-te algumas perguntas sobre esse sistema. Agora não sei porquê decidi aderir. :D Ah, já sei! Essa tampa da Carbonice estava bastante cara... Agora já está um pouco mais em conta mas mesmo assim não é barata para a peça que é. Sem dúvida que inovaste!;)

Abraço
 

tinric

Super Moderador
ya mas Marreiros... sabes que já muita gente que vive bem com o mal dos outros... sabes o que se chama a isso que comentas na primeira frase :) !?

é dor de uma coisa que eu tenho agora e não é de inveja... foi mesmo de bater com ele no chão :)

devo dizer-te que és culpado de muitos euros que investi na minha bike... (se a minha mulher te conhecesse ou se te apanhar um dia é melhor fugires...)

que isto um gajo meter-se a olhar e pensar... épah... se aquela tem menos de 7 kg.. a minha é capaz de ficar com menos de 11, depois 10, depois 9 e dizemos sempre que ficamos por aí...

mas depois olhamos para a pedaleira.. e é tão linda :)

e isto podia ser mais leve e mais bonito e mais novo e mais...

tens aí é um maquinão isso é que é, e com bom uso (não para a prateleira ou foto :) )...

se tiveres ai um prato de 40 dentes que não queiras... eu ando com 42 na minha 3x9 mas vou meter 40 :) sou fraquinho 42 ainda é muito para mim ao fim de uma hora ou 2 já poucas vezes vou a 13, 12 e muito menos 11, 42...

ando mesmo com ideias de experiementar o 40...

fico com uma relação bem mais proxima 11-28 em cassete, 22,32,40 em pratos...
 
Percebo Marreiros... outra opção seria usar a Dura Ace (pimentoski, esta cassete existe em 9v) com pratos 36/22. Ganharias em peso, em cadência, mas infelizmente o 36 poderia tornar-se muito curto...

Não há nada como experimentar, como tu acima referiste. ;)

Agora é só voltar a tirar (meter) o 'pó' à Marreiros Light-Bike!
 
Mete lá mas é kilometros na bike!

Tenho é pena que não existam muitos Marreiros por aqui, aprendia-se mais, o forum teria mais visitas e todos ganhavam com isso!
Porque isto de fazer compras qualquer um sabe.

Boas pedaladas!
 

PenduluM

New Member
Boas Marreiros.

A tua bike é um banco de experiencias em tempo real, os componentes que tens e o uso que dás á bike trazem muito conhecimento ao forum.

Quanto a isso dos pratos e pneus. Cada um sabe que cadencia gosta de usar e que pneus utilizar. Eu já fiz provas de XCO com pratos 42/28 e cassete 11-32, e apesar de achar muito dente gosto de pedalar mais em força e nao posso ter dois setups de pratos. Esse Furios Fred tambem eu já usei, tem boa tração em terreno seco mas grip nao é com ele, já furos é com ele tambem. De todas as vezes que treinava em estrada o gajo furava...

Outra coisa que tenho de te congratular é esse pedaleiro, a moda veio para ficar e tu ainda vais ver mais pedaleiros desses na proxima época.

Cumprimentos

;)
 
Top