Maratona do Douro - 08/05/2005

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Costuma-se dizer que quem não conhece o norte, não conhece Portugal.
Nada melhor que uma maratona idealizada por um amigo, e concretizada por gente porreira para eu me deslocar até Lamego para participar na Maratona do Douro.

Existem imagens, experiências, e vivências que ficam guardadas na nossa memória, para mim a odisseia começou no sábado, a reunião da “dream-team” como eu a apelidei estava marca para as 13:30 em Algés, para não variar, atrasei-me e andei perdido (já sabem como é...) enfim, chegado a Algés eu e o Hugo Carvalho, lá colocámos as coisas à pressa na carrinha, e seguimos para o Lisboa DownTown, era uma oportunidade que não podíamos perder, 5 aficcionados (eu, o Hugo, o FG, o fire4me, e o Pedro Duarte), e uma aficionada (a Djinha, pois claro), depois de um DownTown bem curtido, e muitas fotos, seguimos para Lamego, não vale a pena contar a saga da viagem, para quem foi, ficam as private jokes do gang da cancela: lol:

Chegados a Lamego por volta da meia-noite, com o Pedro Ferreira (drive) à nossa espera na entrada de Lamego, para nos guiar até ao Complexo Desportivo éramos deslumbrados com as vistas, uma magnífica escadaria até ao Santuário da N. Sr.ª. Dos Remédios, e uma imensidão de arvoredo, deveras espectacular.

Só me vinha à cabeça, a ideia de que era uma pena não poder ficar em Lamego mais uns dias para visitar a cidade, e quando vi “Concerto THE GIFT, 7 de Maio de 2005 – Semana Académica – PREÇO DE ESTUDANTE” ainda fiquei mais lixado, mas pronto, outras oportunidades terei de visitar Lamego e assistir a um concerto de The Gift.

Já nos quartos do C.D. que mais parecia um autêntico hotel de 4 estrelas, e após o briefing nocturno da dream-team (com os belos D. Rodrigo que a Djinha nos levou a acompanhar), eis que me aproximo do meu saco de viagem, e de repente, digo “OS MEUS SAPATOS!!!” Grande galo, tinha-me esquecido dos meus sapatos de encaixe em casa, deitei-me invadido por um sentimento de frustração, por fazer uma viagem tão grande com um objectivo e não o iria concretizar. Mais uma vez, valeu-me o Pedro Ferreira, logo de manhã contactei-o, na esperança de que em Lamego houvesse outro “pataludo” (sim, porque quem calça o 45...) como eu que não fosse participar e me pudesse emprestar os seus sapatos, pouco depois recebo uma sms “Os sapatos estão no secretariado”, de imediato me recompus das trombas com que tinha acordado, em lugar das ditas, tinha agora um sorriso de orelha a orelha.

Seguimos então para o secretariado, à medida que deixava o C.D. para trás, e era vislumbrado com as vistas, agora de dia, reforçava-se o sentimento de pena por não poder ficar mais tempo para conhecer Lamego.

Chegados ao secretariado, e como disse o Pedro Duarte, eu parecia a cinderela, obviamente numa versão masculina, e em vez do sapatinho de cristal, experimentava umas botas shimano, serviam impecavelmente, fiquei radiante!

Um percurso muito bem escolhido, mas bem durinho, julgava eu que estava em forma, dadas as longas distâncias que tenho feito, errado, prova disso as 8 horas e meia (ainda que tenha perdido algum tempo quando me perdi) para fazer os 90km do percurso.
Diga-se de passagem que para um “mouro” como eu, habituado a “cabeços” com 200, 300m de altitude, os 2627m de desnível acumulado, bem como o ponto mais alto nos 1106m também não ajudaram, no entanto, e apesar do empeno, foi lindíssimo, e por mim, no próximo fim-de-semana lá estaria para conhecer mais um pouco daquela lindíssima zona.

A organização foi muito boa, o Pedro Ferreira e o João Paulo Lázaro deram bem conta do recado, era deveras impressionante a quantidade de pessoas envolvidas na logística, bombeiros, escuteiros, e mais pessoal que presumo serem estudantes, a apanharem grandes secas, em sítios remotos mas que eram necessários de modo a assegurar a segurança dos participantes, e evitar enganos, um obrigado também para eles por se sacrificarem. Muito importante também a disponibilização de equipamento por parte da Naturimont, havia carros, motos4, tudo.
O jantar foi excelente, agradou a toda a gente, inclusive a mim que sou um bocado esquisito com a comida.
O único senão terá sido mesmo algumas falhas na marcação do percurso, mas errar é humano, e para uma organização estreante, tendo sido a única falha a assinalar, acho que já é muito bom.

Não são necessários mais elogios, podem ler aqui no fórum , o feedback de quem esteve presente.


Venho de Lamego, bem empenado, mas felizmente, nada frustrado, graças ao bacano que me emprestou os sapatos de encaixe. Tive ainda o prazer se conhecer pessoalmente alguns dos membros deste fórum, o manicospic (desta vez acertei no nick!) que é um granda maluco, quando o vi com roupa de freeride e um capacete de dirt, com o calor que estava, pensei mesmo “GANDA MALUCO!”: lol: O ICH, um homem do norte carago, também muito simpático e porreiro, e ainda o PP, que mandou um valente espalho à minha frente, mas felizmente não se magoou (acho eu). Só tenho pena não ter podido conviver mais com eles, mas hão-de surgir outras oportunidades.


Como não poderia deixar de ser, tenho muito, mas muito mesmo a agradecer, ao Elio Moreira (fire4me) que tratou de toda a logística de transporte para podermos ir a Lamego, e que papou os km de estrada e ainda me acompanhou durante a maratona e me incentivou nas partes mais duras, um gigante obrigado a ele, e claro, à Cláudia (Djinha) moça marafada, o Hugo Carvalho, Fernando Godinho (FG), e o Pedro Duarte, pela companhia e boa disposição sempre presente durante todo o tempo que tivemos juntos.

Os meus desejos são que para o próximo ano esta odisseia se volte a repetir, e que estejamos todos presentes, e gozemos tanto, ou mais (sobretudo o Fernando que por motivos mecânicos teve de abortar) que este ano.

O testamento já vai longo, e o que a malta gosta mesmo é das fotos, pena que as fotos não tenham nem metade do impacto que aquelas paisagens têm ao vivo.






DSCN6011.JPG

"Dream Team ForumBTT.net" no pequeno almoço, no complexo desportivo de Lamego. Peço desculpa por ser cabeçudo e ofuscar a Djinha :lol:

DSCN6015.JPG

O veículo oficial da dream team, a bela da VW Transporter :) FG a apreciar a paisagem, o fire4me nos ultimos preparativos.

DSCN6016.JPG

A magnifica escadaria que leva ao Santuario da N. Srª dos Remédios

DSCN6017.JPG

Uma homenagem aos mortos na guerra.

DSCN6018.JPG

O "ritual" do secretariado, levantamento dos frontais, saco com os brindes... o habitual nestas andanças de maratonas :)

DSCN6019.JPG

Voltinha de demonstração em Lamego.

DSCN6020.JPG


DSCN6021.JPG

À esquerda do Hugo Carvalho, á direita o Pedro Duarte.

DSCN6022.JPG

Prontos para a partida.

DSCN6023.JPG



DSCN6024.JPG



DSCN6025.JPG

Um inicio logo a subir...

DSCN6026.JPG

.. evitava engarrafamentos :)


DSCN6027.JPG


DSCN6028.JPG


DSCN6030.JPG


DSCN6034.JPG


DSCN6035.JPG

fire4me, o homem que me acompanhou toda a maratona :)

DSCN6038.JPG

Pedro Ferreira (drive) o "pai" da maratona :)

DSCN6039.JPG

Paisagens magnificas

DSCN6041.JPG

Grande Margarida, a única participante feminina além da Djinha :)

DSCN6042.JPG

Aqui tem-se uma pequena ideia de que era a subir...

DSCN6044.JPG



DSCN6045.JPG

Bem sinalizada, esta descida muito tecnica, que valeu um valente espalho ao PP.

DSCN6046.JPG

Aí está ele, depois do malho, com um sorriso de orelha a orelha, vê-se que gosta disto :wink:

DSCN6047.JPG


DSCN6049.JPG

A lindissima ponte romana, um sitio muito espectacular!

DSCN6050.JPG

Aí está, a dupla "nortenha" que se perdeu por duas vezes, uma delas comigo e com o fire4me.

DSCN6051.JPG

Esta é sem dúvida a foto que eu achei mais espectacular, até me arrisco a ser convencido e a propor que esta foto sirva para o cartaz da próxima edição. Ainda dei umas palavrinhas com o senhor que carregava o feno :)

DSCN6052.JPG


DSCN6053.JPG


DSCN6054.JPG

Mais uma vaga ideia do porquê dos 2600m de desnível acumulado.

DSCN6056.JPG


DSCN6057.JPG

Primeiro abastecimento.

DSCN6058.JPG

Quero agradecer ao companheiro que me deu uns lenços de papel, e que já se tinha encontrado na mesma situação que eu e viu-se obrigado a largar um clandestino como ele disse :lol: :lol: :lol:

DSCN6059.JPG


DSCN6060.JPG


DSCN6061.JPG


DSCN6062.JPG

Bike & run como diz o Triguinho, nestes sitios ter uma bicla como a do Steve Peat até dava jeito para descer montado...

DSCN6064.JPG

Um companheiro furado, valeu-me uma paragem para comprovar que a minha bomba telescopica é um espectaculo :mrgreen:


DSCN6065.JPG

Vivó Porto carago!

DSCN6067.JPG


DSCN6071.JPG

fire4me a apertar o cleat do sapato, com tanta subida, não convinha mesmo nada ficar sem encaixes.

DSCN6072.JPG



DSCN6074.JPG

Falando em subidas, apesar de não parecer, esta era uma daquelas...

DSCN6076.JPG



DSCN6077.JPG

Não resisti, parei de pedalar e tirei uma foto a esta flor :)


DSCN6078.JPG

Singletrack!!! :D :D :D

DSCN6079.JPG


DSCN6080.JPG

Foi aqui! A julgar pela cara deste amigo do FG isto não seria uma subida levada da breca com não sei quantos km. Foi uma valente ascensão, até atingirmos o 2º posto de controlo e o 2º abastecimento.

DSCN6081.JPG

Eles tinham um ar bem fresco, mas eu ja empenava :lol:

DSCN6082.JPG

Aí vai ela, Margarida, ou como alguém disse Margaridona :lol: Ganda mulher!

Depois de uma ascensão até aos 1100 e qualquer coisa metros de altitude, onde a temperatura era bem mais fresca, almoçámos para seguirmos, foi aqui que nos perdemos, em vez de seguirmos em frente, descemos... lá voltamos a subir.


DSCN6085.JPG

Agora sim, íamos começar a descer, 9km sempre a descer, até que encontrámos este companheiro, que por pouco não caiu, mas que ainda assim mandou um valente bife na perna, uma assistencia por outro colega, uma gaze, e tá no ir.


DSCN6087.JPG

À medida que descíamos ficava-mos cada vez mais proximos do Douro, por esta altura já começávamos a pensar que até Lamego ainda íamos empenar mais um bocado, pois era a subir.

DSCN6089.JPG

O belo do Douro!

DSCN6090.JPG

O empeno já era tão grande que até a foto saiu tremida! Uma vereda muito bonita, entre duas quintas, mais uma vez "bike & run" :mrgreen:

DSCN6091.JPG



DSCN6092.JPG


DSCN6095.JPG

Ultima ascensão até Lamego.

Fim da saga, para o ano se tudo correr bem, lá estaremos :)


Um grande abraço

Luís Silva
 
H

Hugo Carvalho

Guest
=D> =D> =D>

Já tenho saudades daquelas paisagens e do pessoal :cry: :cry:

Mas para o ano há mais e melhor de certeza!! :wink:

Reparem na dureza das descidas!! Vejam a foto do moço com o dorsal 6 ( BibóPorto Carago!! :lol: )...

O moço foi violentado pela descida!! :lol: :lol: Vai tudo torto :lol: ...

Grandes fotos, grande reportagem!!

Sim, senhor Xor Administrador e que rapidez!! :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Pedro Duarte

New Member
Sem dúvida que as fotos não conseguem transmitir toda a beleza da zona ... foi um dia muito bem passado á boleia da dream team :)
 

cfernandes

New Member
Sim senhor, EXCELENTE reportagem, consegues mesmo passar o espirito da prova, sente-se que houve um cuidado na escolha das fotos para fazer passar o que sentiste ao veres essas paisagens, foi duro, mas muito bom.

A última foto tinha mesmo de ser alguem apeado :D

Por momento consegui ir até essa zona e dar umas pedaladas com vocês.

Obrigado.
 

Pedro Duarte

New Member
Acrescento mais uma foto da "dream team" em estilo gang da cancela depois de assaltar um banco em Lamego, ludos escondia a arma atrás das costas, fire4me telefonava ao patrão, Hugo controlava o local, reparem na pistola na mão direita da Djinha enquanto que o FG apressava o grupo ::lol:
foto(67).jpg

... enfim um verdadeiro terror !!!! :?
 

NetWarrior

New Member
hahahahaha fartei me de rir com essa do gang hoo Pedro Duarte!!!

Quanto a reportagem.... até me doem as pernas só de ver..... Grandes paisagens com umas Subidas... daquelas a tender pro infinito...... :shock:

Mais uma maratona expetaclo ! ;) Pena que a perdi... Uma outra opurtunidade virá! ;)

Vejo que nem ha fotos da Clau a pedalar! bom sinal.... o micro-estagio no alentejo deu o seus Resultados..... Mais rapida que todas as objectivas :lol:
hehehe

Eu fiquei foi com muita vontade de ir ai a esses trilhos... essas descidas de pedra..... hummmmmmmm :D

Não há mais fts ???:p
 

LCTriguinho

New Member
BOLAS... *****, ******, -******

Depois de ouvir quem foi, falar sobre a maratona, com descrições expectaculares, agora ver as fotos... Bem deve ter sido daqui(neste momento aperto a minha orelha direita com a mão direita).

Tb confirmei a predilecção do Ludos para o Run & Bike :twisted:

Bem para o ano deve ser mais uma no calendario daquelas que não falto...

Só não quero fazer parte de gangs, nunca gostei muito. Ó Pedro e se aparecesse a policia????!!!! :shock: :wink: (andas com muito sentido de humor... É dos comprimidos???!!!!) Aparece dia 28 deste mês por cá.

Quanto á reportagem, bem foi o Ludos não foi...????!!!! (a cinderela... :D :D , que bem que fica este nickname, A Cinderela. Já estás... És a Cinderela... :twisted:).
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Bem.. Pedro!! :wink:

Essa foto ficou demais...

Merecia um título do género: Don´t fuc... with us!! :lol: :lol: :lol:

Não fossem as lycras e os equipamentos ainda fazíamos concorrência ao Al Capone!! :lol: :lol:

... e existem mais e lindas fotos da maratona! Que tal abrir na Galeria um espaço dedicado a esta maratona? Djinha força nisso!! Também tens umas fotos expectaculares!! E o resto do "gang"? Vá lá seus paparazi!! :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Joypoli

New Member
Belas fotos Ludos.
Já vi que o Sul foi muito bem representado nessas paragens de elevada beleza.

Acho que o Drive deve estar bem satisfeito com os resultados do seu esforço e de todos os organizadores, pois parece que o pessoal gostou muito de quase tudo.
Pró ano serão mais uns quantos a empenar :wink:

Um abraço
 

José Carlos

New Member
Boas, a reportagem e as fotos estão excelentes, e o "passeio" deve ter sido espectacular,
mesmo daqueles que eu gosto....(gostava).

Pena minha não vos poder ter companhado.......e mais não digo :cry: ....

Abraços
 

ToNiC

New Member
Bem muito fixe a reportagem, e ainda bem que apareço em algumas fotos lol (faço parte da dupla nortenha!!!) "capacete laranja".

Um abraço ao pessoal que se perdeu connosco!!! E a todos os outros também.
 

manicospic

New Member
Realmente dá saudades não dá?? =P~ =P~

Simplesmente espectacular e depois de ver as fotos e os belos dos documentarios feitos aqui plo Ludos(ou Cinderela nao sei!! :-k ) :lol: :lol: realmente quase que se consegue reviver, a dor #-o o trauma :shock: (este bocado é para ler com acentuações á Artur Albarran :lol: :lol: ) mas acima de tudo a grande satisfação que foi de ter convivido com muita malta porreira e ter passado um dia espectacular que se para o ano puder vou repetir de certeza! :wink:

Ah, Ludos, agora não te enganás-te no nick não senhora [-X =D> .
 

kochab

New Member
Ludos tenho que agradecer-te por teres partilhado as fotos desta maratona aqui com a malta... tou todo babado... as fotos estão "fabulasticas" :D :D :D , Portugal é lindo, é pena é conhecermos tão pouco dele.

Asta,
Luis Vale
 

fatjonh

New Member
Boas

PATUDO tu dizes q és patudo :D.
Vai lá vai 45 se calhar biqueira larga #-o.

Quanto à reportagem =D> =D> =D> =D> =D>.
Muito bom
 

manicospic

New Member
Hugo Carvalho said:
=D> =D> =D>



Reparem na dureza das descidas!! Vejam a foto do moço com o dorsal 6 ( BibóPorto Carago!! :lol: )...

O moço foi violentado pela descida!! :lol: :lol: Vai tudo torto :lol: ...


Hugo Carvalho


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ainda falei bastante com esse rapaz já no fim da maratona!!BAstante porreiro!!!
 

PP

New Member
ai ai a minha cabecinha.... foi um valente espalho :shock: :lol: :lol:

Belíssimos fotos... és um grande reporter, Ludos! :wink: :D
=D> =D> =D>

Pedro Duarte, apanhaste-os... :lol: está um foto espectacular!

Um abraço ao pessoal

Obrigado
Pedro Pratas
 

kazakinhus

New Member
so tenho a dizer grandes malucos!!! essas cenas ate custa de carro :wink:
o parque eolico fica muito perto da minha casa +- 5 km, conheço essa zona muito bem.
depois aquela capela lá no alto.... capela nossa senhora das dores, ou algo do genero..... penso que o nome diz tudo :roll:
para o ano se tiver + disponibilidade que este ano ....
 

frezite

New Member
eheheh ganda report e ganda foto do gang!!! tenham medo!!! tenham muito medo!!! eles andam aí!!!


um abraço

Rui
 

Djinha

New Member
NetWarrior said:
Vejo que nem ha fotos da Clau a pedalar! bom sinal.... o micro-estagio no alentejo deu o seus Resultados..... Mais rapida que todas as objectivas :lol:
hehehe

Ora aí é que tu te enganas!! Sou tão lenta que fiquei para trás e assim niguem me tirou fotos...por isso tou a precisar de mais estágios no Alentejo :D :wink:

Esta maratona foi demais, como sempre foi uma pena existirem apenas 2 representantes femininas mas enfim...

Agora que pertenço a um gang quero dizer a todos que presto os mais variados serviços desde assaltos, vandalismo...etc.

Serviços especializados em parques de estacionamento esta semana com desconto especial: desvio de pinos e destruição de cancelas a metade do preço de tabela :shock: APROVEITE JÀ!!!
 
Top