[Mapas] Percursos Pedestres e de BTT em Paderne - Albufeira

TheTraveler

Active Member
Finalmente foram inaugurados os percursos pedestres e de BTT na zona de Paderne, aqui ficam os scans dos panfletos dos três percursos, fica mais fácil para quando vierem a Albufeira e não souberem onde ir dar a voltinha. Hoje só tive tempo de fazer dois deles, mas qualquer um vale a pena, ou até os três no mesmo dia dão para fazer sem problemas, voltam sempre ao ponto inicial mas não se repete o mesmo trilho. O início é no largo do Estádio João Campos logo á entrada de Paderne do lado esquerdo, venham experimentar, o Algarve não são só praias.


NOTA DE IMPRENSA Nº 193
Terça, 20 de Setembro 2005
CÂMARA DE ALBUFEIRA APRESENTA PERCURSOS PEDESTRES E DE BTT



No próximo Domingo, dia 25 de Setembro, pelas 09h00, serão apresentados os três Percursos Pedestres e de BTT, na freguesia de Paderne. Todos os interessados devem dirigir-se ao Estádio João Campos, donde será feita a partida. Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Albufeira que, desta forma, pretende dar a conhecer percursos cuidadosamente estudados e preparados para todos os que gostam de estar em contacto com a natureza.

Passear em Paderne vai ser mais divertido, a partir de agora. Ao dispor de todos os interessados estão três percursos distintos: o Percurso do Castelo que integra espaços rurais humanizados, zonas de mato, zonas agrícolas e elementos do património cultural construído; o Percurso do Cerro de São Vicente que passa por uma zona de paisagem com características do barrocal algarvio: a pequena propriedade surge dividida por valados, predominando as amendoeiras, as figueiras e as alfarrobeiras, bem como pela várzea da Ribeira de Algibre, onde as explorações agrícolas se evidenciam na paisagem e o Percurso do Cerro Grande durante o qual os participantes podem desfrutar de três tipos de paisagens: uma mais urbana, constituída por pequenos aglomerados de 10 a 15 casas, uma outra um pouco mais serrana e ainda uma paisagem agrícola.

Os percursos pedestres estão sinalizados com as normas da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo, sendo possível realizá-los ao longo de todo o ano.

PR1 - Percurso do Castelo

img0011id.jpg

img0022qx.jpg

img0032io.jpg

img0040xn.jpg



PR2 - Percurso do Cerro de São Vicente

img0051hd.jpg

img0061bj.jpg

img0074dt.jpg

img0081ju.jpg



PR3 - Percurso do Cerro Grande

img0098zp.jpg

img0100df.jpg

img0112al.jpg

img0129li.jpg


Track GPS não há, ficam antes com o track em mapa :), nesta secção do fórum fica mais fácil alguém encontrar dicas para passeios do que colocar noutra secção.


**EDIT**

A Câmara Municipal de Albufeira vai também disponibilizar o track GPS, assim que o tiverem concluído vão-me enviar para disponibilizar aqui.
Alguém que queira estes folhetos eu arranjei bastantes, peçam-me a minha morada para me enviarem um envelope de correio verde que eu mando isso.
E parece que vai haver um PR4 e mais alguns percursos maiores aqui na zona:)
 

Bytes

Member
A ideia está boa, espero que outros municípios a sigam.

Realmente, é como dizes, percursos de ~10 Km, é para fazer 2 ou mesmo 3 de seguida.....

Como a minha sogra tem casa para esses lados e nem sempre consigo companhia, acho que irei experimentar....
 

TheTraveler

Active Member
Hoje voltei a andar depois de quase dois meses practicamente parado, a partir de agora já sabes, domingos às 8 da manhã perto de Paderne, se o ponto de enconto for o mesmo que da outra vez, 7H30.
 
Top