Mapa dos Trilhos de Monsanto

studer

New Member
Finalmente, depois de uma trabalheira a assinalar à pata todos os trilhos, apresento-vos o Mapa dos Trilhos de BTT do Parque Florestal Monsanto.

Optei por apresentar apenas os trilhos mais "BTTisticos". Estradões e percursos normais não foram assinalados porque estão à vista de todos e não apresentam nenhum desafio específico.

Apresento-vos também "Hot Spots" (não encontrei tradução para português...). São aqueles locais extremamente técnicos onde somos capazes de perder horas a tentar fazer um salto ou uma descida muito especifica, onde todos gostavamos que nos tirassem uma fotos, onde só à 4ª vez que lá fomos e com o grupo todo a gritar "Anda lá!" é que FINALMENTE conseguimos.

Atenção que isto é uma visão pessoal dos trilhos. Pretendo que este mapa seja altamente dinámico, com o máximo de participações pelos membros do fórum, para assim completar o mais possivel o mapa.

São ficheiros .PDF, um com resolução intermédia e outro de alta resolução colocados em folhas A3 para serem facilmente impressos. Não têm uma escala específica já que o pretendido foi maximizar a ocupação da folha e assim obter o maior detalhe possivel.

Aconselho a carregar com o botão direito sobre o link e ir a "Guardar como..." ou "Save Target as..."

Resolução média (4MB):
Trilhos_Monsanto_v2_print.pdf

Resolução alta (11MB):
Trilhos_Monsanto_v2_press.pdf

Há três cores diferentes para os trilhos: verde=fácil, azul=médio, vermelho=difícil.
(Não vale a pena começarem com histórias do estilo "Eu faço tal trilho na boa, com a minha bike de DH! Sou o máior! está assinalado a vermelho mas deveria ser verde!")

Sugestões ou alterações enviem-me MP :wlcm:

Abraço e boas pedaladas.

TRILHOS
1 - Começa junto à rotunda dos montes claros. É uma descida em singletrack com pouco declive mas onde se atingem velocidade alucinantes. Quanto mais veloz, mais divertido!

2 - "Trilhos Luneta" - As célebres descidas em frente ao restaurante "Luneta". São várias descidas paralelas, algumas acessiveis, outras muito técnicas pelo meio de valas.

3 - "Trilho da prisão" ou "Esquerda-esquerda" - para muitos o melhor singletrack do Monsanto. Cuidado com a parede a meio do trilho e com chuva é muito escorregadio.

4 - "Pântano" - Trilho feito de propósito para BTT, muito divertido, numa zona de vegetação pouco densa mas muito húmida. Cuidado com os paus e cepos de árvores.

5 - "Kamikaze" - Uma sequência de descidas bastante inclinadas, talvez as mais inclinadas do Monsanto. Não é aconselhavel atingir grandes velocidades pois facilmente se perde o controle.

6 - "Trilho do Campo de Tiro" - singletrack interminável. Na parte final quando se entra na vegetação densa depois de terminado o trilho que acompanha a estrada, há várias alternativas possiveis. Na parte final descer as escadas não é para todos.

7 - "Trilho da rede" - um trilho divertido para ser feito em ambos os sentidos. É fácil mas é uma ligação muito prática a duas zonas de Monsanto que nem toda a gente conhece. É seguir sempre juntinho à vedação.

8 - "Trilhos do moinho" - são várias descidas que começam junto ao moinho nesta zona de relvados. Creio que há quatro opções, abangendo um leque muito variado de inclinações, tipos de terreno e extensão. Com as chuvas abriram-se duas nova descidas de alta dificuldade.

9 - "Trilho Longo" - começa por ser um trilho de XC puro, mas na parte final transforma-se em singletrack, em que a dada altura é preciso atacar com fé um talude bem inclinado.

10 - "Cai de costas" - O dificil é subir...

11 - "Caminho da Autoestrada" - trilho comprido e com ligeiro declive bom para treinar o pulmão (a subir) e para dar grandes tralhos (a descer!). A descer cuidado com o piso que em algumas curvas é muito solto, mas é neste q se deve tentar bater o record de velocidade em descida.

12 - "Trilho do Pelado" - Um singletrack muito divertido que começa por trás do campo pelado de futebol na zona da prisão e que permite ligação directa ao "Tilho do Mocho". Tem algumas árvores caídas e por isso caiu em desuso, mas com o tempo aprendeu-se a contornar esse problema.

13 - "Trilho do Mocho" - Um belissimo singletrack recentemente aberto. Muita curva, terreno irregular. Termina junto à estrada por isso cuidado com a velocidade no fim!

14 - "Trilho do Aqueducto" - Um trilho já bem antigo que começa num dos parques de estacionamento da Pedreira. Na parte inicial umas valas possibilitam uns saltinhos engraçados e no final apreciem a grande obra de engenharia que é o Aqueducto das Águas Livres.



"HOT SPOTS"
A - vindo do lago, contornando pela esquerda o restaurante, dá para descer junto às escadas e a seguir levantar voo para o parque de estacionamento.

B - partindo do miradouro por cima do Keil do Amaral, duas descidas muito inclinadas e acidentadas.

C - "Alice trails" - quem não faz um duplo não merece intiular-se de "Biker"!

D - "Morro da Pedreira" - morro todo minado de singletracks onde cada um pode escolher uma linha, com descidas inclinadas, saltos, etc

E - "Descida da Pedreira" - Um clássico de Monsanto. Mais fácil que parece. Com tempo molhado cuidado com as escorregadelas

F - "Parede" - "F" de fo%&#se! Parede em pedra não muito alta, mas que mete medo... até se ter coragem e descer. Toca a espetar o rabinho para trás!

G - Zona com várias descidas pelo meio do mato com grande inclinação. Não acelerar demasiado senão vai-se parar à estrada...

Actualizações:
v1 para v2 - trilhos 12, 13 e 14; descidas dificeis no trilho 8
 

Fura_A_maneira

New Member
Boas,

Parabéns está muito porreiro, deves ter tido muito trabalho a fazer isto!! :D

O nome do restaurante é "Luneta". Aquele dos três trilhos!

Como pediste sugestões de novos trilhos aqui vai a localização de uns "singles" muito fixes para melhorar o teu grande mapa.

Perto do campo de Futebol junto à prisão tens um muito porreiro que depois liga a outra a seguir à estrada que vai para Pina Manique, no final encontraste +/- com o ponto "G". Tenta ir lá fazer primeiro antes de afixares no mapa.
É sempre em "single" menos quando tens de cruzar a estrada!

Abraço

Fura_A_maneira
 

studer

New Member
Obrigado Fura,
bem me parecia que era a Luneta, mas como n tinha a certeza não quis arriscar.

Da proxima vez q for a Monsanto vou fazer o trilho que referes.
 

JCSC

Member
Parabens.
Acrescenta ai um single track que começa junto a umas casas de madeira abaixo do Moinho, começa com um descidazita e depois tudo em single track a descer sempre a curvar para a direita e depois a subir em single ate terminar num caminho pedestre depois sobe-se um bocadinho e vira-se a esquerda e sobe-se ate ao moinho.

Gosto muito deste trilho.

trilho.JPG



Na minha escala em relacao aos 3 trilhos do Panças ou Luneta: direita o mais facil, esquerda o nivel medio e o do centro o mais dificil.
 

huppy

Member
Boas

Grande studer ai esta um excelente trabalho, hehe
Felizmente ja os conheço a todos, mas e muito bom para a malta se orientar e saber onde anda...
Parabens!!

Abrazzi
 

balsinha

Member
Excelente tópico, já conhecia a maior parte desses trilhos, mas não fazia a minima ideia do baptismo (nomes) desses mesmos trilhos.
:wink:
 

huppy

Member
Don_Martin said:
axas k akela descida da pedreira (k parece mitica, pq la vai mta gente olhar para ela) se desce bem?? tb la fui olhar e fikei mm nakela. . . lol

Boas

Eu acho que e descida para qualquer um fazer, basta travares ate meio (aquela parte que parece um degrau) e depois e largares travoes e deixares ir!!!


Abrazzi
 

rzoig

New Member
Studer:

Impecável trabalho.
:bompost:

E ainda assim, como já tinha dito noutro post, ainda se conseguem descobrir outros trilhois que não tens assinalados.

Boas Pedaladas.
8)

E é claro... se há disto aqui ao lado de Lisboa, já experimentaram Belas? Arrábida? Sintra?

O BTT é um festival!!!
 

Speças

New Member
Vivam,

Studer... és GRANDE PÁ! :clap: :clap: :clap: :clap:

Ando há que tempos para ir conhecer Monsanto... Agora com esta cábula :hehe: :hehe: :hehe:

Oxalá a impressão saia com qualidade. :zezus: :zezus: :zezus:

Muito obrigado por esta tua iniciativa :yeah: :#1:
 

Sonic Reducer

New Member
excelente iniciativa tb estou a etruturar alguns trilhos na arrábida que vou conheçendo , e vou marcando no google earth quando tiver algo de jeito tb quero ver se posto ;)
 

jbileu

New Member
Grande Tópico.... obrigado...

Como outros, já conhecia a maior parte, senão todos, mesmo assim PARABÉNS pelo trabalho

ISTO SIM É SERVIÇO PÚBLICO :lol:
 

studer

New Member
Desde já, para n parecer mal educado, agradeço todos os comentários e "parabenizações". :wink:

Mas há malta que anda a falhar. Não propoem mais trilhos? "Hot Spots"?

Mandem lá mais umas dicas (obrigado aos q já propuseram), para eu ir lá confirmar e postar aqui.

Abraço e venham esse trilhos!
 

huppy

Member
studer said:
Mas há malta que anda a falhar. Não propoem mais trilhos? "Hot Spots"?
Eu proponho uma volta para passares la, assim ficas a saber que existem mesmo :mrgreen:
Nada de teorias :mrgreen:

Abrazzi
 

jbileu

New Member
Na minha opinião penso que deverias "investigar" uns trilhos mto porreiros que há por detrás da prisão - Toda a zona que faz a ligação entre o "Aldeamento dos Guardas Prisionais" e o "Espaço Monsanto".

É uma zona de vegetação densa - para quem gosta :shock: com algumas descidas (dependendo do sentido.... :wink:) de muita pedra solta o que as torna algo técnicas e com algum risco - para as descobrir é preciso sair dos pequenos estradões, passe a contradição, que lá existem... muitas vezes passam despercebidas....
 

studer

New Member
Obrigado Jbileu,
assim que puder vou checar isso tudo e actualizar o mapa.

Insistirei nas seguntes zonas: entre a prisão e o Espaço monsanto; entre Campo de futebol da prisão e rotunda da autoestrada; aquaducto.

Shalom
 
Top