Manutenção e revisão - MANITOU

FiCaçador

Elos Rápidos
Ok, então ví lá uma valvulina, 70w90 ou assim qualquer coisa, deve servir. Obrigado.

E quanto à perna esquerda, o semi banho estar em cima ou em baixo(onde está a valvula do ar)? Não queria tirar à sorte :mrgreen:
Tou a pensar de mudar o oleo semi banho hoje :roll:
 
FiCaçador o semi banho está dentro, não é em cima ou em baixo :mrgreen:

Fica aí o manual de 2008 que tem lá a explicação de como podes desmontar essa parte. Pelo que parece a diferença é que nesses modelos tens de retirar uma porca que aperta a válvula schraeder, pois o resto do procedimento não difere muito.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Então continua a ter que se desapertar em baixo, ok.
Eu manuais já ví o de 2008, 2009 e o da Enduro seals, mas em todos eles a valvula do ar é por cima tendo em baixo um simples parafuso.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Desculpa só agora é que vi que o que metes-te aqui é para MRD, não tinha reparado. Esse não o achei eu :oops:

Este das MRD tem tudo o que preciso é mesmo isto, além de que também o acho melhor que os outros manuais da Manitou, muito obrigado :wink:
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Fotos do quê :?: Da suspensão :?: Já tenho umas quantas no forum. Da revisão :?: Ok quando eu a fizer tiro umas fotos ao interior.
Para já falta-me valvulina e massa Prep M, quando os tiver faço a revisão, mas a massa não sei onde a arrange.

O que eu já fiz abocado foi por oleo semi banho. Desapertei a suspensão em baixo em ambas as pernas, puxei um pouco voltei a suspensão com a parte de baixo para baixo e não aconteceu nada, nem um pingo de oleo. Meto os +/- 16ml de 5w40 em cada perna e volto a apertar tudo como estava. Para já não noto grandes diferenças, mas amanhã logo vejo isso no terreno. Se ficasse suave como deve ser nem lhe faço a revisão assério, mas não me parece que assim seja.
 
Devias ter retirado as pernas da suspensão fora.
Embora não tenha pingado nenhum, é possível que exista óleo sujo lá dentro, óleo esse que em vez de lubrificar vai desgastar é mais o material. Ao mesmo tempo se retirares fora as pernas podes ver se há sujidade acumulada na zona dos retentores e proceder à devida limpeza.

Em vez de PrepM podes usar qualquer outra massa que seja "fina".
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ok obrigado pelo concelho. Assim sendo vou procurar também uma boa massa.
Só não retirei as pernas porque não tenho nenhuma massa decente, por isso não poderia limpar nada, por isso não valia a pena :(
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Fiz isso hoje, ao ler com atenção o guia de revisão que aqui deixas-te aprecebi-me disso mesmo.
O unico problema foi não ter conseguido retirar os retentores. Não percebi foi o porquê de as pernas estarem todas lubrificadas com uma massa fina vermelha. Limpei a massa que pude limpar, retirei as esponjas, limpeias e sequeias o que consegui, mergulhei-as no 5w40 e lá as voltei a por no sítio, após dezenas de tentativas para cada perna. Depois por as pernas no sítio, adicionar o 5w40, apertar, blá blá blá, o costume. Ao voltar a instalar o controlo azul do reebound, não voltei a por as duas molas e as duas esferas, pois a coisa azul actua como uma concha que recebe pó e terre e lama e sujidade em geral, e as esferas em vêz de rodarem nos buracos da roda azul rodam sobre o pó e só prende mais. Como eu meti torna-se muito mais fácil de utilizar, aconselho a quem tenha igual a fazer o mesmo.

Os problemas relacionados com o atricto no trabalhar da suspensão estão resolvidos, mas a suspensão continua muito rija no inicio de curso, e do Absolute não é. porque em aberto ele comprime livremente, por isso só sobra um suspeito, o noble air, a compressão a ar com aquilo da câmara positiva e negativa que se ajustam sózinhas. Ao despejar o ar a suspensão perde o curso e é preciso força para à mão voltar a por a suspensão com o curso original, o que indica que algo não está bem para a cãmara negativa. Para breve vou, com uma bomba apropriada, encher a suspensão até aos 100PSI, depois esvaziar tudo com calma e devagar, e então voltar a procurar a pressão mais indicada. Se isto não funcionar lá vou ter que comprar oleo de mssa fina, roubar 3-5ml de 20w50 a alguem e sujar as mãos :s
 

MarceloBTT

New Member
Boas!

Descubri na passada quarta feira, na minha loja abitual, que já não faziam revisões ás Manitu's Skareb sem ser em espanha.
Não faço ideia se esta informação é veridica ou não, mas o que sei é que a minha suspenção já vai a caminhar para 1 ano de uso, e já precisa de uma revisão.
Alguem sabe onde e como posso fazer uma revisão completa a minha manitu?

Desde Já muito obrigado.

Cumprimentos, MarceloBTT.
 

Kamoes

Active Member
Sim marcelo.

Pelo que sei também é em espanha... algumas lojas podem fazer ou não, não sei.

Mas fala com o FiCaçador que ele é que é aí o expert das Manitou :mrgreen:
 

MarceloBTT

New Member
Boas!

À uns meses já tinha passado por esse site.
Parece intessante, alguem já fez a sua revisão aí, que possa deixar a sua opinião?

Cumpz!
 

MarceloBTT

New Member
Boas!

Vai fazer 3 semanas que enviei um email ao senho e ainda nada.
Caso alguem saiba onde posso fazer revisão a isto diga, entretanto ainda vou tentar telefonar para la.
Tenho que apressar pois o inverno e muito duro para ela :mrgreen:
 
Top