Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

Amanhã vou levar a minha TORA à ciclocoimbrões para me verificarem o funcionamento da mesma. O estado da mesma não melhorou e como tenho oportunidade de ir amanhã ao norte, passo por lá.
Já vi no google maps a localização e não deve ser difícil lá chegar.
 

jopedru

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Re:Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

Por falta de sensibilidade da suspensão e pouca paciencia minha para com a afinação, a minha Tora já marchou para as mão de alguem com mais paciencia.

Por muito que se diga dela, não deixa de ser uma suspensão gama baixa, embora já me provaram que abaixo dos 250€ que custava a minha Tora, se compra melhor, em peso e comportamento, não é necessário recorrer a uma Fox para um funcionamento de topo.

Mas isso são outras historias, ou outros tópicos!
 

Lunatic_Lover

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desculpa lá mas se não tens paciência para afinares uma Tora, não sei que suspensão vais afinar... talvez uma sem ajuste de pré-carga nem ajuste de rebound? :lol:

Não considero a Tora uma suspensão de gama baixa. Tenho duas. Uma 302 de 2007, e uma 302SL de 2008. Basta limpar e colocar lub. após cada volta e continuam iguais ao primeiro dia que as usei...

e sim, abaixo dos 250€ encontras outras opções tão ou mais válidas que a Tora.
 

jopedru

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Considero a Tora extremamente resistente e até polivalente, mas a verdade é que uma diferença de 10psi's ela ou era muito rija ou muito mole.

Bom o certo é que não acertei com a sensibilidade que pretendia, mas vinha de uma suspensão com um sistema totalmente diferente e dai, mal habituado!

Contudo esta "desavença" não me permite falar mal da tora!
 

Lunatic_Lover

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Então a tua Tora era a ar?! assim sempre pode haver mais dificuldade em acertar com a pressão certa para o nosso peso ou gosto...mas não costuma ser comum no modelo...
 

MRocha

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Acertar a pressão de ar de uma suspensão só com uma câmara é tão simples como acertar a pressão dos pneus. E verificando o sag acertas sempre.
Se tiver duas câmaras(uma negativa) já não é grande ideia acertar a olho, por tentativas, sem ir ver ao manual... Mas a tora tem uma só câmara, é facílimo :shock:
 
Qdo tem 2 tb é um pco ao gosto do "rider".
POr ex, pelo q vejo, na Reba a maioria do pessoal gosta da negativa com ligeiramente mais ar na camara positiva, eu é o contrario, gosto da positiva com um pco mais de ar.
 
Boas pessoal.

Venho aqui dar uma informação, que pode parecer não ter muita importância (e vocês já conhecerão concerteza) mas que eu não conhecia quando comprei a bike com esta suspensão.
O manípulo do preload dá cerca de 5 voltas completas de um extremo ao outro. Na minha dá precisamente 5 voltas e meia. Fiquei a conhecer esta funcionalidade depois de a levar à marca.
Aproveitei e troquei a mola para uma com menos força e resultado foi bastante positivo.
A minha é a 302 CL.

Fiquem bem.
 
C

cCorreia

Guest
Boas

Tenho uma tora 302 coil (fixa sem u-turn). Já a desmontei para revisão... e queria saber como alterar entre os 80-100 e 130mm de curso. É que não tem nenhum género de anilha ou batente no piston rod para mudar de baixo para cima ou algo do género. Só vi uma mola pequena de "curso negativo" e a mola principal, assim como o piston rod e o "batente" do lado de cima da mola que regula a precarga da mola. Para mudar de curso é preciso mudar par um piston rod mais comprido ou mais curto?! (acho que nao faz muito sentido mas fica a minha duvida)

obrigado

CarlosCorreia
 

MRocha

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É para passar de 100 para 130?
Pela lógica será um piston rod mais comprido, que deixe a suspensão extender mais, e uma mola mais comprida.
Caso a mola, na configuração actual, esgote com facilidade o curso, poderá ser suficiente acrescentar-lhe um calço :arrow: Mas apenas se a mola puder ser comprimida o suficiente para que faça o curso todo sem que as espiras se toquem.
Convem tambem medir as bainhas e a distância entre casquilhos, para verificar se as bainhas não saem fora dos casquilhos inferiores quando a suspensão está completamente extendida.


Se a suspensão estiver na garantia, manda para a marca. Ninguem melhor que eles para arranjarem o piston rod e mola necessários.
Julgo que há um kit U-turn compatível, que seria o ideal. Quando decidisses mudar de curso outra vez seria muito mais rápido.
Informa-te bem e consulta o representante da marca. Não faças como aquele pessoal que se pôe logo a encomendar material da net :mrgreen:
 
Mrocha... candidata-te à presidência que tens o meu voto! :D

Não posso acrescentar nada à excelente contribuição do Mrocha.

Excepto talvez a nomenclatura correcta:

Coils spring - Mola
Coil Shaft - Veio

Piston rod não se aplica nestes casos.

VT
 

roskoff

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Boas venho aqui desenterrar este tópico para uma duvida que já tenho há algum tempo...A diferença entre as Tora 302 solo air e a 318 solo air é apenas o peso? Ou há diferenças no comportamento?
João Santos.
 
Há grandes diferenças,

A 302 usa um bloqueador básico, ao passo que a 318 conta já com um motion control ao estilo das Recon.
O rebound é um pouco melhor na 318, bem como os casquilhos das copas.
Se não me engano a coluna das 318 é já em alumínio ao passo que a da 302 é ainda em aço. (pode haver excepções)

VT
 

robtor2

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Olá, precisava de ajuda! Tenho uma Tora Solo Air na bike nova que comprei (RR 9.1). Tem bloqueio, mas gostava de colocar bloqueio remoto (pocloc).

É possível colocar?

Basta trocar a peça de bloquear pelo sistema de pocloc?

Já me disseram que seria também necessário trocar uma "peça" no interior da forquilha direita, é verdade? Não era só nas mais antigas?

No site, não encontro nenhuma informação, só tem o modelo Tora 302 que é o que parece ser igual a minha!

Já ando a muito tempo a procura de saber isto, mas não tenho conseguido! Se fosse so trocar e peça exterior, tentava comprar so o pocloc e instalava.

Desde já obrigado.
 

11fgomes

New Member
eu queria comprar a rock shock tora 302 mola/óleo está a 160euros na cicland em em Anadia
gostava de saber se é uma boa compra
 
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