Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

Lunatic_Lover

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boas

a minha tora precisa de umas quantas voltas para chegar da pré-carga máxima à mínima... deve haver aí um problema qualquer...

experimenta quando estiveres a colocar a lubrificação nas pernas, retirar do sitio as molas que prendem os retentores... depois com a unha levantas o retentor um bocadinho e metes pra lá lubrificante.. fica muito mais suave do que se lubrificares só as pernas ...
 
(...) a minha tora precisa de umas quantas voltas para chegar da pré-carga máxima à mínima... (..)
:shock: :shock: :shock:

A "rosca" da pré-carga, (a que está em cima da "perna" esquerda) na minha suspensão apenas roda cerca de meia-volta! (agora de memória e sem estar com a bicicleta aqui ao vivo posso estar a referir um valor apenas aproximado) mas anda à volta disso.
E de certeza que não chega, sequer, a uma volta completa. Nos extremos da meia-volta que dou, aquilo trava mesmo. Não roda mais, nem para um lado, nem para o outro, tem uma "parede".
Será que o manípulo está preso de alguma forma? Ou o próprio mecanismo?

Agora a minha questão: qual o procedimento correcto?
- apenas a "meia-volta" que o meu manípulo deixa dar, ou
- aquilo tem margem para dar mais amplitude (várias voltas) ao pre-load?

Querem ver que andei enganado este tempo todo! :mrsock:
 
LOL
Pois, parece que andei enganado ente tempo todo.... eu bem me parecia que a suspensão não podia "dar apenas aquilo"....

A questão agora é saber para que lado devo forçar... mas tendo em conta que a suspensão não está muito sensível, acho que deve ser para o lado do "-".
A ver vamos se não faço asneira.

O que pode acontecer? Partir apenas o manípulo ou estragar o mecanismo em si?
 
Partir seja o que fôr aí é invalidar todo o sistema de pré-compressão.

Porque não pegas numa chave de 24mm e tiras o botão para fora? assim já vias para onde deves forçar, aproveitavas e limpavas e lubrificavas com massa.

VT
 

BikeBrother

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Pois a minha está com o mesmo problema, o regulador do preload também só roda praí uma volta se tanto. Desde que me decidi regular isso que verifiquei o facto e estranhei logo porque tenho outra bike cá em casa que tem um XCM e aquilo roda bem mais.

Está visto que aquilo precisa de ser verificado.

Vou pegar numa chave inglesa e rezar ao Senhor das Toras para não fazer asneira...
 
Umas das coisas que podia ser melhorada era no manual referir que o manípulo do pre-load deve dar mais de uma volta e menos de X voltas. É que assim, como a minha (e outras) parece que está a precisar de uma afinaçãozita inicial, para quem nunca teve uma suspensão fica a pensar, como eu estupidamente fiquei, que a regulação da carga da mola é apenas aquilo!
E quem diz esta particularidade, diz também outros aspectos que seguramente poderão ser mais específicos para ajudar os iniciantes. Mas como este "problema" me bateu à porta....

Mas adiante, agora que já estou um pouco mais esclarecido sobre o funcionamento vou tentar ver o que se passa.
O sistema do botão é de rosca, certo? Depois de aberto, aquilo é simples de ver ou existem mais botões e apertos? É fácil perceber o que não está a funcionar bem? Não há fotos ou esquemas (por mais simples que sejam) que possam ser disponibilizados?
A abertura da suspensão invalida a garantia?

PS: apenas para descargo de consciência: a regulação do rebound e bloqueio da suspensão é apenas cerca de 1/4, 1/2 de volta, correcto? 8)
 
"a regulação do rebound e bloqueio da suspensão é apenas cerca de 1/4, 1/2 de volta, correcto?"

Sim excepto nas Tora 318.

Se abrir o botão da pré compressão sem deixar marcas e com o intuito de o arranjar, acho que o tipo das garantias não o vai chatear por isso...

Digo isto porque acho que o conheço! lol

VT
 
É impossivel abrir-se a suspensão sem deixar qq marca! :|

Eu vou subir o curso da minha e fazer uma revisão básica, mas numa loja por um mecanico supostamente qualificado, acho que isso não poderá invalidar a garantia!
 

jopedru

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As suspensões não vem com selos de garantias de violação detectavel como acontece nos pc's! Desde que depois de abrir não tracem qualquer o-ring, nem deixem marcas de tentar forçar algo, com alguma ferramenta inadequada!

Acreditem que o representante, não tem um Gil Grissom das suspenoes para encontrar vestigios de aberturas!! :mrgreen:

Mas se acreditarem que ficam com as palmas das mãos amarelas se as abrirem...pelo menos funciona com o meu filho! :mrgreen:
 
Que o conhece, já a gente sabe! :mrgreen:

Bem, quando chegar a casa no fds vou ver isto. Mas também só mexo se tiver a certeza daquilo que vou fazer e com ferramenta adequada. O pior é se salta alguma rosca, anilha, borracha do sítio e for difícil colocar!
 

jopedru

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Faz o download do manual, encontras isso no site da rock shox. Não forces nada e presta atenção aos detalhes. De resto não tem nadinha que saber!

Cuidado é ao voltar a meter tudo ao sitio, um descuido e podes danificar os o-rings, são baratos, mas depois de um estragado só comprando kit de reparação e ai há que esperar com a suspensão desmontada!
 
Bem... há por aqui alguns mal entendidos...

Consigo perceber fácilmente sempre que uma suspensão foi aberta, existem numerosos indicadores externos e internos.
Não, não há "selos" mas há "assinaturas" de mão de obra que são reconhecíveis, tal como uma caligrafia, e eu conheço o que sai das mãos dos Taiwaneses que montam as RS.

Posso sempre alegar que devido a existirem marcas reveladoras de abertura indevida, a garantia fica invalidada, desde que de facto exista maneira de eu o provar.

Mas também existe o bom senso, não vou invalidar uma garantia porque a suspensão tem marcas de uma revisão bem feita ou de algo que seja temporário para "chegar a casa".

Em paralelo também pode ser invalidada uma garantia por ausência de manutenção nos prazos previstos pela SRAM, é a chamada negligência, que acontece frequentemente (infelizmente) com (por exemplo) baínhas riscadas.

- Freakzoide - "E isso é ilegal" É? qual a tua fonte? não leves a mal, é uma pergunta construtiva (para mim! lol).

VT
 

jopedru

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Rock Shox Portugal, eu depois mando em PDF a legislação em vigor para garantias de bens moveis! Toda a gente que está atrás de um balcão deveria ser obrigado a sabe-la de cor!
Mas há sempre a possibilidade de jogar com a ignorancia das pessoas, afinal de contas estamos em Portugal, porque quem não sabe...
Mas isso é outro assunto!

Abraços!
 
OK, depois junto o PDF ao meu Código Civil e ao Comercial que tenho aqui.

Se eu jogo com 5% da ignorância dos clientes, a maior parte dos pedidos de garantia joga com a ideia de que aqui (Ciclocoimbrões) somos 100% ignorantes.

Em 2000 reparações feitas desde Setembro de 2008 temos 2 casos em tribunal por não acordo com o cliente final, em ambos os casos os advogados dizem que temos razão... mas tem de ser o Juiz a sentenciar.

Então: 0,1% de casos não resolvidos é uma boa média não é?

E quanto ao "Gil Grissom" é mais uma maneira de desacreditar a hipótese de que em Portugal há mão de obra com muita qualidade (e não estou a falar de mim).

Casei com uma Engª Biotecnóloga e posso-te dizer que o CSI está cheinho de erros... até dá para rir!

Agora 0,1%...

VT
 

jopedru

New Member
Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!

Eu não vou levar isto por aqui adiante, porque senão...dava pano para mangas!

Quanto aos ditos erros dos csi, sabes que uma frase pode ter muitos significados, dependendo apenas como mudas a pontuação!

Não duvido das tuas capacidades técnicas, cada macaco no seu galho!

Mas, já viste algum advogado a dizer ao cliente que vai perder?

Abraço
 
Rock Shox Portugal said:
- Freakzoide - "E isso é ilegal" É? qual a tua fonte? não leves a mal, é uma pergunta construtiva (para mim! lol).
Sim, está relacionado com a lei da concorrência. O selo impede q o pc seja manuseado por outro profissional, competente, em caso de algum update.

Era a mesma coisa q comprar um carro e por um selo no capot! E mesmo no carros, já não é obrigatório as manutenções serem feitas na marca, desde q seja feito por um profissional classificado com material da marca!
 
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