Manutenção de bicicleta parada há muitos anos

#1
Boas,


Gostaria de solicitar a Vossa opinião para a minha situação.

Tenho uma Specialized Stumpjumper FSR Elite de 2008. Foi comprada em 2009 e fiz cerca de 600 Km com ela.
Por motivos de saúde, vi-me obrigado a parar e desde então mal toquei na bicicleta. Basicamente está parada há 10 anos....

Atualmente, gostaria de voltar a praticar BTT.
Bem sei que é uma bike bastante desatualizada, começando desde logo pelas rodas (são 26").

No entanto, vou fazer uma revisão geral à bike. TEndo em conta que, tanto o amortecedor como a suspensão, são Fox. Estas tem uma manutenção extremamente cara.
Como esteve parada todos estes anos, acho que merecem ser revisionadas...

Onde posso fazer a revisão das Fox?? Já vi a Bicimax, e, é muito caro!


Uma vez que ficou muito tempo parada, o que recomendam para além da simples lubrificação e afinação??

- A corrente, não tem ferrugem e ia sendo lubrificada de vez em quando por precaução, convém trocar?
- Fazer uma revisão aos cubos e mudar a massa?
- Revisionar o eixo pedaleiro?
- Mudar o óleo dos travões?

Qq ajuda será bem rececionada...

Obg e boas pedaladas
 

DriveMe

Well-Known Member
#3
Como disse o Pedro, manda as suspensões para quem sabe.
O resto deixa numa loja habitual e eles resolvem.
Com sorte, na loja tratam das suspensões e enviam eles próprios para o ND ou DPX.

Não é por ser roda 26'' que não faz o mesmo que as outras.
Continua a ser uma bela máquina. Disfruta.

Se não a quiseres e estiver a ocupar mto espaço, posso ficar com ela.. :D
 
#4
Como disse o Pedro, manda as suspensões para quem sabe.
O resto deixa numa loja habitual e eles resolvem.
Com sorte, na loja tratam das suspensões e enviam eles próprios para o ND ou DPX.

Não é por ser roda 26'' que não faz o mesmo que as outras.
Continua a ser uma bela máquina. Disfruta.

Se não a quiseres e estiver a ocupar mto espaço, posso ficar com ela.. :D
Tal como recomendado pelo Pedro, já pedi orçamentação...
De qq forma, pelos tuturiais existentes na net, não me parece ser nada de complicado eu fazer a revisão das Fox, basta ter o equipamento correto e os kit de reparação...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#6
Pois basta... eu não arriscaria. ainda se fosse uma manutenção intermédia... agora assim material parado 10 anos... os vedantes interiores e tal , podem necessitar de ser mudados.
 
#8
Pois basta... eu não arriscaria. ainda se fosse uma manutenção intermédia... agora assim material parado 10 anos... os vedantes interiores e tal , podem necessitar de ser mudados.
Lá está, a revisão não será por uso, mas sim, por falta dele.... faz sentido trocar, os vedantes já se "moldaram"...


Sobre arriscar, logo vejo :) :p ... os kits de reparação e o óleo vendem-se nos locais da especialidade..... tanto pode correr bem como mal o_O:D
 

OPEN

Active Member
#10
O ano passado tb decidi fazer a revisão à bicicleta, só desmontar tudo, lubrificar, verificar desgaste...amortecedores não me meto nisso!

Foi uma aventura e muito, muito tempo. Só para pesquisa, ver vídeos, analisar as "explosion images" com todos os parafusos , porcas, anilhas, torque de aperto...

Sei que tenho um rolamento no link do amortecedor gripado...

Claro que poupei dinheiro, mas lembro-me perfeitamente, na primeira volta que fui dar depois: "Espero que tenha montado tudo bem e com o torque certo, ainda salta algo ou salto eu na direção errada..."

Se tiveres ferramenta e tempo, faz, sempre aprendes algo mas sempre com a SEGURANÇA em mente.
 
#11
Verdade!

Mas, com as ferramentas adequadas tudo é possível. Quando não se tem tacto no aperto, uma chave dinamométrica de 1/4 é a escolha acertada.
Agora existem centenas de tutoriais pelo YT, há que saber ratificar a informação.... existe boa e péssima informação ....

Eu aprendi há muito pelas tutorias da bike magazine, agora vou ter relembrar e atualizar ...

No entanto, não consigo aceitar que o custo/ano de uma bike possa ascender ao custo da manutenção de um carro !
Sei perfeitamente que as peças são caras e um estabelecimento aberto tem que gerar lucro, no entanto, acho que todos sabemos e decidimos o que fazemos coma nossa carteira. Outra questão, é a curiosidade e o gosto em tentar ser melhor...

Não tenho mtas ferramentas, terei que compara mais algumas para tentar ficar o "suficientemente" satisfeito, como por ex, um kit de sangramento dos travões.

Se fizerem as contas por alto, o custo de uma revisão grande a uma bike, dá para pagar todas as ferramentas...
Dps é só treinar e fica totalmente pago, tornando-se gratificante de certa forma, e, ninguém conhece a nossa bike melhor que nós !!
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#12
eu faço tudo. menos quando não tenho ferramentas mais complicadas/ caras.
Se conseguir tirar e voltar a meter rolamentos faço, se vejo que não dá vai à oficina. Ainda há bem pouco tempo levaram-me 30€ por substituir os rolamentos da roda da frente, cubo lefty. Afinar, sangrar travoes, lubificar, limpar reapertar, substituir uma serie de componentes transmissão, etc, faço tudo. aliás dá-me prezer fazer, nem é tanto pela questão monetária.
 
#13
Uma situação um pco mais complicada, neste caso, poderão ser as suspensões , rodas empenadas....

Lá está, o gosto em aprender e querer melhorar.
Antes de compara esta bike, tive um Mondraker Podium pro. Verdade que andava bastante, treinos calmos e simples 2x durante a semana e por norma 2/3x /mês, saídas mais fortes e treinos intensos e extensos. Nesse último ano, lembro-me que a despesa, ascendeu a valores perto de 5/600 eur...
Porém, nessa altura não fazia nada na bike, ia tudo para uma loja aqui em Lisboa
 

Daemon

Active Member
#14
As pequenas coisas também tenho feito em casa, mas revisões, sangramentos e coisas mais complicadas, vai á loja.

Se calhar tal como muitos, em condições normais, anualmente gasto mais em manutenção na bicicleta do que no carro.... mas não acho que isso seja assim tão estranho.
Comparativamente, a minha bicicleta está mais para o topo de gama, e o meu carro é um "citadino" normal. Quem tem um carro categoricamente equivalente á bicicleta, de certeza que já vai dar um relatório diferente.
Depois, o meu carro é o meu meio de transporte essencialmente em alcatrão, e a minha bicicleta literalmente todas as voltas leva porrada!
 
#15
Boa noite. venho desenterrar este tópico e saber o resultado da sua manutenção na bicicleta e respetivo amortecedor e suspensão. Encontro-me na mesma situação que você estava. tenho uma cube ams 125 parada á uns 4/5 anos e queria começar a pedalar novamente mas infelizmente só para a manutenção das suspensões é bastante dinheiro. concordo consigo que as oficinas tem que ganhar dinheiro, mas infelizmente nesta altura, não é viável colocar a bicicleta numa oficina. Espero que tenha resolvido a sua situação assim como eu gostaria de resolver a minha para puder começar a pedalar. Se houver aqui alguem na zona de Lisboa que faça esse trabalho por fora e se quiser que me envie mensagem privada
 

DriveMe

Well-Known Member
#16
Boas.

Tens malta com algum nome que te faz esse serviço (Pombo, ND Tuned..). Não sei é se te vai ficar assim tão mais barato, e penso que terias de ser tu a desmontar o material e enviar.
Dependendo do valor e do material que tens, eu queria uma revisão bem feita, saber que foi feito por alguém que sabe da coisa, e rolar descansadinho da vida. Ou então aventura-te tu a fazer. Há manuais, e deves conseguir comprar o que precisas para as revisões.