Manual Explicativo Mobile Atlas Creator + OruxMaps

FMCurto

Active Member
Só dois pormenores:
é preferivel escolher o "oruxmaps sqlite" (que julgo não haver na 1.8 )
E no caso especifico do oruxmaps que junta todos os "tiles" num unico ficheiro é aconselhável usar a seleção de poligono assim podemos evitar facilmente as zonas de oceano o que facilita bastante as coisas,reduz o tamanho do ficheiro e evita erros de download.

Tb podes usar a versão mais recente (que permite a seleção por polígonos), espetas-lhe é a source do googlemaps da 1.8. (A do bing/microsoft maps é que não funciona não sei pq).

O unico senão para mim é mesmo o tamanho máximo de ficheiro de 4Gb que um cartão pode ter (FAT32) e o facto do oruxmaps estar restringido a um ficheiro por nivel de zoom , o que não permite por exemplo ter portugal inteiro com zoom nivel 16 (JPG com compresssão 50%) pq da qualquer coisa como 4,4Gb.
 

anfil89

Member
O ficheiro tem que ficar mesmo na pasta oruxmaps/mapfiles?
É que essa pasta está na memoria do telefone, e não dá muito jeito meter la um ficheiro com 2 ou 3gb...
Eu sei que há maneira de instalar aplicações no cartão e depois ai já daria para colocar os mapas na memoria externa... é assim que vocês fazem?
 

crismeme

New Member
Anfil89 eu copiei a pasta com o nome que criei no atlas creator directamente na pasta onde tenho instalado o oruxmaps no tlm. eu tenho isso no cartao de memoria e nao no tlm.
 
C

carlosloucao

Guest
Boas, alguém me sabe dizer como por o mobile altlas creator a ir buscar os mapas a um sitio mais rápido, é que o meu a fazer o download esta a demorar muito....cerca de 1 dia para um mapa não muito grande com zoom de 16....é muito tempo, será a fonte do mapa? alguém me pode ajudar?
 

FMCurto

Active Member
Depende do mapa que queres ou que estás a utilizar.
O MOBAC tem perdido cava vez mais sources porque sobrecarrega os servidores e estes ameaçam processar o seu criador. Por norma os servidores têm uma especie de cache que guarda os "tiles" (cada imagem do mosaico é um tile) mais pedidos, o problema por exemplo nos mapas baseados no OSM (Open Street Map) é que quem tira um mapa inclui muitas vezes zonas que quase não são vistas e estes têm de ir buscar os dados em RAW e fazer o rendering da imagem o que em muitos milhares de tiles sobrecarrega os servidores.

Para contornar este problema foi recentemente criada uma alternativa: mapsforge .Basicamente são disponibilizados os dados em bruto, e é a própria aplicação (em java ou android) que faz o rendering nos telefones como se um mapa vectorial se trata-se.É obvio que a primeira vez que se consulta é um pouco mais lento que carregar uma imagem mas depois de feito o rendering esta fica em cache no telefone e as proximas vezes são mais rápidas. Alem disso o mapa pode ser customizado segundo o fim a que se destina: btt,caminhada,turismo,etc e pasme-se o ficheiro para Portugal inteiro tem pouco mais de 100Mb e é por norma actualizado de mês a mês.
Ao que sei de momento só o Locusmap e o Oruxmaps têm suporte para estes mapas, o Orux na versão beta funciona melhor pq já tem os updates mais recentes.

Não há nada como exprimentar:

Orux beta -> http://www.oruxmaps.com/foro/viewtopic.php?f=4&t=2560

Depois no pŕoprio browser do telefone, ele carrega logo o mapa para o sitio certo -> http://www.openandromaps.org/en/ Map Downloads -> Europe -> Portugal (carregar no + para expandir) -> Install on Oruxmaps

Convem tb carregar os temas do mesmo sítio,na tab MapsStyles existem alguns, o Elevate é o mais evoluido e instala tb directamente.Pessoalmente prefiro o Andromaps MTB.

Depois no Orux é só carregar o mapa, encontra-se na lista dos Offline com o nome Portugal a cor de laranja.
Na tab dos mapas no encram principal existe tb uma opçºao "Mapsforge theme" é só escolher o que foi feito download, Elevate por exemplo.
Na tab abaixo da anterior tem a opção "Tweak Mapsforge theme" no caso do Elevate é possivel escolher que tipo de mapa se quere representado e o que se quer ver.

Parece complicado mas é na verdade muito simples e pode-se ter mapas actualizados mensamente muito facilmente.O site OpenAndroMAps é apenas um dos que disponibiliza estes mapas, mas ao contrario da maioria estes já vêm com curvas de nivel incorporadas.


Se quiseremos 3D e Hillshading podem ir buscar os dados de altimetria para portugal aqui:

http://www.viewfinderpanoramas.org/Coverage map viewfinderpanoramas_org3.htm

sacam os quadrados K29 e J29, descomprimem e "espetam" na pasta "DEM" do Orux.
 
Top