Manipulos Deore Dual Control com cassete de 8v

Taiago

New Member
Tenho uma cassete de 8v alivio, desviador deore traseiro e manipulos acera e queria por manipulos dual control deore(vbrakes). Será que vou ter problemas por só ter 8v?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

as cassetes de 8V e de 9V têm a mesma largura, o que implica que a distância entre carretos seja mais curta nas cassetes de 9V. Quanto ao desviador não tens problemas, mas os manípulos de 9V vão puxar uma quantidade de cabo diferente da distância entre carretos de 8V.

Já usei manípulos de 8V em cassetes de 7V, sem qualquer problema. A tua configuração nunca usei, mas pode funcionar, não vai ficar perfeito de certeza. Aconselho-te a comprares uma cassete de 9V.

Jepas
 
Essa "mistura" não funciona.
A Cassete de 8V terá de ter manipulos de 8V
A Cassete de 9V terá de ter manipulos de 9V

Com o desviador não deverá haver problema
 

Piphil

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Por acaso estou com a mesma duvida.
Coloquei os Dual Control XT, mas mantive tudo o resto, incluindo a cassete de 8v.

Mas hoje já vou tirar a prova dos 9. Depois digo como correu.
 

100do

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Mas quem falou em 9v??? :shock:
Eu percebi que o Taiago tem uma cassete de 8v e apenas quer trocar os manípulos Acera por uns Dual control Deore.
A mim parece-me que não há problema nenhum mas não sei se Dual control é o que estou a pensar.
Fiquei na dúvida se dual control são os manípulos com 2 botões (um para baixar outro para subir) ou se dual control são os que mudam as mudanças na manete do travão. Estes últimos também existem em Deore?
 

100do

New Member
Então não vejo nenhum problema em fazer a substituição dos manípulos, desde que sejam igualmente de 8v, não me parece que haja qualquer problema.
 

David Raquel

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Mas os deore não são de 8, são de 9..daí a questão!
Eu já vi rapid fire deore com cassete de 8, por isso penso que dual control também dê!
 

Piphil

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E lá fui eu para a minha volta das 3-ª-feiras, só que agora com os tais Dual Control XT e cassete de 8v.
Quem disser que não funciona bem, ou tem tudo muito mal afinado, ou o problema é outro, de certeza.
Quem afinou a minha bike fui eu, e garanto-vos que não sou nenhum especialista da coisa, muito pelo contrario. E se comigo a coisa funciona, afinado por quem perceba, deve funcionar muito melhor. Digo eu.

A volta teve cerca de 20 kms, em Monsanto, com muito tira e mete mudança. Por mim, está feito. Transmissão nova só para o Natal. :mrgreen:

E finalmente sei o que são uns travões de disco. :mrgreen:
 

Taiago

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Já agora, para por os manipulos dual control é necessário ter um desviador traseiro específico, normal ou invertido? É que o meu deore traseiro é de 2000 por isso não sei que tipo é. Penso que será normal não?
 

Piphil

New Member
Eu tenho um Alivio. Por isso, esse deve funcionar bem.
Quando mudar o desviador irei para um invertido. Parece-me que faz mais sentido.
 

Alf

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Taiago said:
Já agora, para por os manipulos dual control é necessário ter um desviador traseiro específico, normal ou invertido? É que o meu deore traseiro é de 2000 por isso não sei que tipo é. Penso que será normal não?

Os manipulos dual control dao com normais e invertidos. Só não dá com SRAM.
 

OBiklas

New Member
Os invertidos só surgem a partir da gama do LX. Por isso o Deore é normal. Os manipulos Deore Dual Control funcionam perfeitamente com a cassete de 8v, quando chegarem á 9ª Velocidade o desviador já estará no máximo e não deixará saltar a corrente. Ficas é com a 9ª da manete sem efeito por enquanto.
 
Piphil said:
E lá fui eu para a minha volta das 3-ª-feiras, só que agora com os tais Dual Control XT e cassete de 8v.
Quem disser que não funciona bem, ou tem tudo muito mal afinado, ou o problema é outro, de certeza.
Quem afinou a minha bike fui eu, e garanto-vos que não sou nenhum especialista da coisa, muito pelo contrario. E se comigo a coisa funciona, afinado por quem perceba, deve funcionar muito melhor. Digo eu.

A volta teve cerca de 20 kms, em Monsanto, com muito tira e mete mudança. Por mim, está feito. Transmissão nova só para o Natal. :mrgreen:

E finalmente sei o que são uns travões de disco. :mrgreen:

Isso não é uma questão de afinação mas sim de quantidade de cabo que é "puxada" de cada vez que se mete ou tira uma mudança.
A largura da cassete de 9 é igual à da de 8, logo para percorrer essa distancia os manipulos de 9 dão 9 "saltos" e os de 8 dão 8 saltos".

Pode até funcionar mas nunca irá funcionar na perfeição
 
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