LusoAlpes: Amarante

#1
bOAS!
Já há uns bons anos atrás(estava eu a começar no Btt) e ouvia falar de um percurso duro,lindo e em autonomia(conceito novo para mim na altura!) nas maravilhosas serras aqui do burgo(Marão/Alvão) que tinha sido concebido por um "forasteiro" da nossa zona:eek: , e que quando foi feito encheu as medidas a todos os que participaram. Quer pelo conceito(GPS e autonomia -lembro que na altura ainda era raro encontrar) quer pela extrema dureza dos trilhos percorridos.
Esse evento chamou-se Lusoalpes, e curiosamente anos mais tarde encontrei neste Fórum posts/relatos dos 1ºs participantes (e penso que do criador também -onde andará essa malta!!?)

Tentei com colegas há uns 6 anos atrás(alguns que tinham feito o evento original) fazer de novo esses trilhos, abortamos na srª da Serra dado as condições extremas(nevoeiro serrado e chuva gélida!!!)
Numa 2ª tentativa mais tarde conseguimos fazer o nivel 2 do percurso,mas foi tirado do pêlo!!!pois novamente as condições meteorológicas foram adversas :mad:
Este ano foi lançado novamente o desafio e apesar desta altura do ano ser tudo menos a aconselhável, lançamo-nos aos trilhos no dia 1 de Dezembro!
Fica aqui o video do dia passado:


OBS: O percurso foi finalizado(dado alguns furos e atrasoso_O durante todo o dia) já a escurecer/noite,com um frio daqueles, com a luz manhosa de um colega e/mas principalmente com a luz da Lua! Que aventura :eek::p
Ficou entre nós a promessa de fazer o nivel 3 no próximo ano!
 
Last edited:
#4
bOAS!
O track original está no gipsies,mas está bloqueado :(
Esse track está dividido em 3 niveis de dificuldade com todas as indicações necessárias.
Aqui está o track completo(nivel 3-o maior em Km's e dificuldade) e livre para download:
https://gl.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2863651

Nota: Este track já tem uns anos... há locais de difícil passagem dado o crescimento do mato e alterações nos terrenos, e existe no Alvão uma passagem fechada(terreno particular) é necessário fazer uma alternativa circular nesta zona. Portanto convém um dia com muitas horas de luz disponiveis para ultrapassar todos estes obstáculos;) Mas vale mesmo a pena!!!




Cumps
 

Mr.sa

Active Member
#5
Havia zonas que eu reconheci do MountainQuest no teu vídeo, especialmente a zona de ligação entre o Marão e o Alvão, aquele fantástico caminho de cabras....

Em termos de técnica as subidas e descidas são exequíveis, ou existe alguma que digas que está ao nível da maluqueira do rockgarden da campeã(acho que é esse o nome, se é que fiquei com a ideia que até lá passaste).

Estou a pensar dar aí um saltinho para fazer um treino exigente, e estava na dúvida se seguia um dos tracks do douro bike race ou outra coisa, e como vi o teu post... fiquei a pensar xD
 
#7
bOAS!
Mr.sa de facto descemos o rockgarden do Marão :) e também subimos o tal caminho de pedra antigo!que é feito no MQ.
Mas a chegada á zona da cabana no Alvão é diferente,caminho mais fechado pela serra,e depois da cabana o tal nivel 3 vai ainda ás Fisgas e Pardelhas,caminhos que não sei como estão (manda-te ainda mais uns 20km e mais 1000m de acumulado).
Se depois da cabana do Alvão tiveres um track que conheças bem/melhor,faz a troca nessa altura.
Nós depois da cabana,viemos pela zona das lagoas/parque eólico/Covelo do monte/Amarante, trilhos que conhecemos bem,assim todo o percurso que fizemos é exequível(é o chamado nivel 2)e fazes sem duvidas um treino top!!
Cumps
 
Last edited:

AFP70

Active Member
#8
Boas davidream,

Zona do caneco :).
Quem tirou a foto tinha olho, a foto está brutal, gosto em particular dos tons cinzas do céu.
O amigo não brinca em serviço, sempre acima dos 100 kms e a ultrapassar-se a si mesmo.
Vejo que a SCOTT continua em boa forma ;).
Quiça quando for aí em Fevereiro “next year” não imortalize as fisgas :).
O amigo Pereira está a ultimar o track.

Aquele abraço,
Alexandre Pereira