Lubrificação depois das voltas

kuhn

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Commendatore também usas óleo da corrente no desviador?

è que o meu só com a limpeza do WD40 antes de levar com água já cá mora 5 anos e não mostra sinais de "fraqueza" :#1:

Se me indicarem um óleo plausível para este fim sem ser o da corrente talvez acredite....
 
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commendatore

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Eu n uso óleo em lado nenhum do desviador para além dos pivots... ponho uma gota nos pivots e removo o excesso. Faço isso sempre que lavo a bicicleta. Umas 5 bicicletas e uns 20 anos a fazer isto e nunca estraguei nenhum por isso.
 

kuhn

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Esse óleo não prejudica o funcionamento do desviador ao contrario do óleo da corrente

Já vi que não estamos a falar da mesma coisa...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O WD40 é um water displacement, daí o WD. O 40 acho que é porque a formula ficou acertada à 40ª tentativa. Entretanto ficou famoso e virou "banha da cobra", é bom para tudo.
De qualquer maneira, não é sequer um lubrificante. É mais um produto de limpeza, bom para limpar a sujidade da corrente, ou a água da corrente depois da lavagem, antes de aplicar o óleo.

Quanto ao pivots do desviador, o ideal é um lubrificante que não agarre a sujidade, como por exemplo silicone ou mesmo óleo de verão desde que seja limpo o excesso de seguida.
O desviador ficar lento devido à elevada viscosidade do óleo nos pivots, isso é impossível. Quanto muito pode prender devido à sujidade acumulada.
Estes pivots vêm sim lubrificados de fábrica, e ao aplicar o WD40 essa lubrificação vai à vida, a meu ver seria preferível limpar simplesmente com um pano ou lavar à bela da mangueirada.
 

kuhn

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Vou experimentar esse silicone, mas vou usar sempre o WD40 antes de dar água para limpar porque não tenho paciência nenhuma para andar com escovinhas a tirar a porcaria da corrente desviadores etc....
 

KLUCA

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cito:

"Já apanhei pessoal com os desviadores presos devido ao óleo da corrente, depois diziam que o desviador já não tinha força na mola, eu punha WD40 e fez-se magia"

Como é que é????? :D
 

KLUCA

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:)

isso é malta que já tem isso preso não pelo óleo mas sim pela porcaria que acumulou :)

e o commendatore tem razão, esses pontos trabalham melhor lubrificados do que a seco e duram mais. a questão nas bikes de btt é saber se ao lubrificar esses pontos não se está a adiantar a sua degradação, pois se acumular poeira junta com a lubrificação ainda pode piorar.

mas tal como ele eu prefiro arriscar e lubrifico esses pontos, mas claro não uso wd40 :)
 

kuhn

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Mas aqui ninguém aqui usa o WD40 para lubrificar

Uso em algumas peças da mota para proteger da corrosão

Uso na bike para limpar

também uso ás x para tirar óleo de corrente das mãos

Só afirmei que usar óleo de corrente nos desviadores é errado e não aconselho devido á viscosidade do mesmo para não falar da porcaria que acumula...
 

barapaulo

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Caros,

Eu também achei que lubrificar a parte articulada dos desviadores tanto dianteiros como traseiros podia ser menos correcto ou benéfico. Consequentemente fui às instruções do desviador XT RD-M780 e encontrei o seguinte (Instruções Shimano escritas em brasileiro e cada vez que se lê cambio, deve-se pensar em desviador, assim como cada vez que se lê conduite se deve pensar em cabo):

Nota:
• Se as operações de mudança de marcha não estiverem suaves, lave o câmbio e lubrifique todas
as partes móveis.
• Se a folga dos elos for tanta que não é possível realizar um ajuste, o câmbio deve ser
substituído.
• Você deve limpar o câmbio periodicamente e lubrificar todas as partes móveis (mecanismo e
polias).
• Se não puderem ser feitos ajustes na mudança de marchas, verifique o grau de paralelismo na
extremidade traseira da bicicleta. Também verifique se o cabo está lubrificado e se a conduíte
está muito comprida ou muito curta.
• Se você ouvir ruído anormal resultante de uma polia frouxa, a polia deve ser substituída.
• As coroas devem ser lavadas periodicamente com detergente neutro e lubrificadas novamente.
Além do mais, a limpeza da corrente com um detergente neutro e a sua lubrificação pode ser
uma maneira efetiva de aumentar a vida útil da coroa e da corrente.
• Se a corrente ficar se soltando da coroa durante o uso, substitua a coroa e a corrente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente desencorajado, pois ele
tende a comprometer a função de mudança de marcha SIS devido à alta resistência do cabo.
• Certifique-se sempre de utilizar o conjunto de rolamentos para pinhões que
tenha as mesmas marcas de grupo. Nunca utilize em combinação com um
conjunto de rolamentos para pinhões que tenha uma marca de grupo
diferente.
• Utilize um conduite com comprimento suficiente, a fim de compensar o
movimento quando os punhos do guidão são virados completamente para
ambos os lados. Além disso, verifique se a alavanca de mudança não
esbarra no quadro da bicicleta quando os punhos do guidão são virados
completamente.
• Uma graxa especial deve ser utilizada para o cabo de mudança de
marchas. Não utilize graxa DURA-ACE ou outros tipos de graxa, do contrário, poderá provocar
uma deterioração no desempenho de mudança de marchas.
• Antes do uso lubrifique o cabo interno, bem como o interior do alojamento externo, a fim de
assegurar que eles deslizem corretamente.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, utilize o conduite e o movimento central
especificados.
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita quando a
coroa do pedivela estiver em movímento.
• A polia da guia possui uma seta para indicar a direção da rotação. Instale a polia da guia de
forma que a seta esteja apontando no sentido anti-horário quando visto do lado externo do
câmbio.
• A polia de tensionamento possui uma seta para indicar a direção da rotação. Instale a polia de
tensionamento de forma que a seta esteja apontando n o sentido horário quando visto do lado
externo do câmbio.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso
normal.
• Se tiver questães a respeito dos métodos de instalação, ajuste, manutenção ou operação, por
favor consulte uma loja profissional de bicicletas.


Abraços e entretenham-se
 

commendatore

New Member
gostei dessa do "entretenham-se". Já estou entretido ;) Não podia deixar de ser assim. Estamos todos a falar do mesmo.
Lubrificação sim, em excesso não, e nada de wd40 (a não ser para a limpeza, para quem quer).

Mantenho o meu modo de manutenção já que nunca tive qualquer problema.
 
T

The_Command

Guest
Boas..

Sempre que limpo a minha bicicleta faco-o com a mangueira e por fim lubrifico tudo com óleo da finish line, até tenho dois um para verão e outro para inverno. Dada altura do ano em que estamos é o de inverno que uso de momento.
Por norma evito ao máximo usar o WD40, aliás acho que o WD40 de hoje é mais corrosivo do que era a uns anos atrás não sei, até pode ser impressão minha.

No entando assim que lavo a bicicleta deixo-a escorrer depois passo um pano a secar todo o quadro cm deve ser etc... e por fim vai de lubrificar bem toda a transmissão com o dito óleo as vezes até o uso para passar nos parafusos para manterem sempre uma camada evitando assim a corrosão.
Mas agora ao ler este tópico surgio-me aqui umas dúvidas.

Comprei petróleo normal para lavar toda a transmissão, mas é caro já pensei em gazolina sempre é mais barato e também limpa. Falam aqui num petróleo diferente que petróleo será esse! E já agora tenho por hábito passar um pouco do óleo Finish Line nos tubos da suspensão só para não andar a seco. Haverá problema!!

Boas pedaladas e BOAS FESTAS
 

commendatore

New Member
julgo que falaram em Querosene... é basicamente o nosso petróleo.
Eu no meu caso só recorreria a petróleo para casos mais "dramáticos". Para a vulgar lama onde ando (barrenta) limito-me a desengordurar, lavar bem, esfregar tudo com escovas, passar à esponja, água e depois secagem e posterior lubrificação.
Se isto for feito sistemáticamente nunca acumula porcaria ao ponto de necessitares de usar petróleo, mas lá está, este é o me procedimento e para o clima e lama onde ando.
 

paff

New Member
Boas noites,

Alguém me sabe dizer se massa consistente gasosa é uma boa opção para lubrificar os desviadores? Tenho algum receio que atraia mais sujidade.

Também acho que o oleo de corrente não é uma boa opção, até porque não tenho em spray e dava jeito ser em spray para alcançar melhor as partes móveis dos desviadores.

Alguma dica?

Obrigado!
 

TiagoMartins

New Member
Boa noite,
Tenho pouca experiência mas penso que essa massa consistente que falas vai ficar muito espessa e atrair até pedras que vão estragar a transmissão muito mais rápido, penso que a melhor solução seja mesmo os óleos especificos... Mas é a opinião de um leigo :D
 

malagueta

Member
boas,

eu uso squirtlube e é do melhor, não adere lixo na corrente e pode se por novamente na corrente com uma simples escovadela antes sem ser necessário desengordurar pq não se trata de um lubrificante a base de óleo. Recomendo vivamente.
Eu acho que o pessoal abusa nas lubrificações esquecendo se que se for em excesso atrai muito lixo para zonas de movimento. Por exemplo num desviador umas gotas nas zonas dos pivots chega e sobra e retirar o excesso de preferencia porque não é por o desviador ficar a escorrer óleo que fica bem lubrificado.
resumindo no meu caso faço o seguinte:
lavagem nada de especial porque a corrente leva o squirtlube, uma escovadela nas zonas articuladas que tenham ficado ainda com sujidade, nos desviadores se for necessário um pouco de desengordurante em spray e um óleo fino de preferencia a base de teflon nas zonas de articulação. Suspensão limpa apenas com uma pano limpo e seco, e pronto em 5 minutos ta pronta. É uma boa pratica limpar a bike depois da volta e não no dia a seguir, para já é mais fácil do lixo sair e depois podem lubrificar e fica a secar durante a noite para a lubrificação ser mais eficaz.
 
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