[LOW-COST] Upgrade desviador

jpfuturo

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Boas pessoal!

Então é o seguinte, há cerca de 3 meses comprei uma bicicleta (Berg Trailrock 50) apenas para uns passeios. Ao fim de alguns problemas com ela e depois de ter passado quase tanto tempo na oficina como nas minhas mãos parece estar tudo resolvido. Excepto um problema - neste caso um não-problema: desviador traseiro constantemente desafinado. Ora bem, tendo em conta que estamos a falar de um Shimano Tourney, é muito propício que se desafine com alguma regularidade. Como me explicaram na oficina, se houvesse um problema/defeito com o desviador (ou sistema de transmissão) a oficina assumia, mas neste caso é apenas constante desafinação - e a oficina não tem culpa que eu não saiba afinar aquilo :p.

Pois bem, sendo assim e porque estou a gostar muito de pedalar, não queria estar constantemente a ter de ir a uma oficina para me afinar isto, por isso pensei em fazer um upgrade ao desviador traseiro. Acham que vou sentir alguma melhoria em termos de desafinação? Torna-se um bocado ingrato tentar pedalar em situações em que mudas uma mudança e o desviador muda-te duas ou três, ou então vais a subir e sem razão aparente a mudança muda sozinha, etc.

A minha questão é mesmo esta: vale a pena mudar apenas o desviador traseiro? Vou sentir melhorias?

A minha ideia era mudar para algo um pouco melhor, tipo Shimano Alivio/Acera. Muitos dirão "mais vale compares uma bicicleta nova", "não invistas dinheiro nessa", mas a verdade é que de uma forma geral estou satisfeito com ela e sinto que para o que eu quero ela serviria perfeitamente. Mais tarde, se realmente o bichinho continuar, aí sim compro uma coisa em condições.

Sendo uma 3x8, acham que é possível instalar um desviador de 9 velocidades? Isto é plug&play, ou antes de comprar devo ter em atenção a alguma coisa na minha bicicleta para ver se há compatibilidade. Pensei nisto:


(na descrição diz 7-8-9 speed)




(na descrição não fazem qualquer menção a 8 speed)


(na descrição diz 8-9 speed)

Obrigado!
 

DriveMe

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Boas.

Alívio > Acera.
Aposta num Alívio ou Deore.
O primeiro Alívio tem "trekking" na descrição, não sei se é o mais adequado para BTT (parto do princípio que seja o que queres).

Deves conseguir montar para 8V.
Não é plug&play, vais ter de afinar o desviador.
Aproveita e muda também o cabo (e o(s) tubo(s), se for preciso)

Certifica-te que os manípulos são compatíveis com Shimano.
Vê se o cog menor e maior se enquadram com o desviador.

Na probikeshop estão ligeiramente mais baratos (a diferença paga os portes).
 

SeteGu

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Eu já tive um desviador parecido com esse teu mas da gama a seguir:


Posso dizer que adorei o desviador e que não desafinava nada. Considero-o melhor que o já velhinho Acera da 2ª imagem que também tive e é muito mais barato. Não sei se para a versão tourney haverá uma diferença de performance assim tão assinalável.

O desviador ao sair da loja estava bem afinado?

De qualquer forma é fácil afinar o desviador traseiro. Procura no youtube que encontrarás muitos vídeos a explicar como se faz. O próprio fórum certamente terá essa informação. Acredita que é algo banal que pode ser feito por qualquer pessoa... só custa a primeira vez. É mais uma questão de sensibilidade.

Respondendo finalmente ao tópico depende do tipo de BTT que faças. Se for maioritariamente uma coisa soft em terrenos planos (estrada, ciclovias, estradões de terra) diria para apostares no 1º. Também já tive um Alivio parecido ou igual e já funcionava bastante bem.

Se andares em trilhos com terreno mais acidentado diria para apostares no 3º.

Podes ver aqui as duas tecnologias que cada desviador usa:
[video=youtube;fODgfqpscFQ]https://www.youtube.com/watch?v=fODgfqpscFQ[/video]
 

jpfuturo

New Member
Obrigado pelas respostas!

Estive a analisar e vou então optar pelo Shimano Deore RD-M592. Será que me podem ajudar a saber com toda a certeza se este desviador é mesmo compatível com a minha bicicleta?

O desviador traseiro é o Shimano TX800, os shifters são Shimano Altus (8v) e a pedaleira "24/34/42". Aqui o único entrave poderá ser a compatibilidade com os shifters, não? Edit: Já estive a ver e são compatíveis com os Shifters Altus (Rapid Fire)

O desviador dianteiro é o QD-50 - não sei a marca. Será que comprando também um desviador dianteiro melhoraria alguma coisa? Por aquilo que vi, estes componentes são acessíveis e talvez se justifique trocar.

A minha ideia era adquirir tudo numa loja on-line e depois fazer a montagem de tudo numa oficina.

Obrigado! :)
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

É assim nos desviadores frontais a diferença de funcionamento não é muito grande, mas se o teu estiver a funcionar mal, podes sempre aproveitar para fazer um upgrade.

Em relação ao desviador traseiro, apesar de o deore já ser um bom upgrade, eu optava por um XT ou SLX, isto se não precisares de comprar um desviador frontal.

Cumps :yeah:
 

jpfuturo

New Member
Obrigado Fábio! :)

Uso a bicicleta apenas para estrada, daí não precisar de algo muito melhor que Deore. Aliás, se o meu desviador não tivesse constantemente desafinado eu não o trocava porque para o uso que lhe dou ele deveria chegar.

Nos desviadores traseiros, por aquilo que vi, o que comprarei tem de ser "long cage", por causa dos pratos da frente serem 24/34/42, certo? (ou seja, o Deore M592 supostsmente serve perfeitamente)

Mas nos desviadores dianteiros não consigo perceber qual o tipo que tenho de comprar. Segundo vi há os "Conventional" e os "Top Swing". Não sei qual é o que a minha bicicleta usa. Como posso descobrir isso?
 

edununo

Well-Known Member
Como usas pedaleira tripla o ideal é um longo.
No desviador da frente, o downswing tem a braçadeira alta.

shimano_slx_front_derailleur_fd-m661-10_down_swing.jpg


O topswing a braçadeira baixa.
38747.jpg


Depois ainda tens de ver se o cabo puxa por cima ou por baixo. Há desviadores top pull, down pull e dual pull. Os dual dão das duas formas.
 

jpfuturo

New Member
Estive a pesquisar e não encontro nada com a referência do meu desviador "QD-50", nem a marca dele consigo descobrir. Tinha aqui uma foto no telemóvel e pelo que me parece é um downsing e o cabo puxa por baixo (down pull), estou certo?

Link da foto do meu desviador


Sendo assim, este desviador funcionará? Como é dual pull penso que dê para o meu caso.



Não encontro grandes desviadores para 3x8. Pode haver algum problema de compatibilidade em meter um 3x10? Que especificações tenho de ter em conta para ter a certeza que o desviador funciona na minha bicicleta? Diâmetro? Como não consigo ter nenhuma informação sobre o meu desviador torna-se difícil conseguir descobrir as suas especificações.
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Se for dual pull dá para a tua bicicleta.

Normalmente se escolheres os de 34.9mm trazem uns espaçadores para diminuir o diâmetro da abraçadeira para puderes montar caso o teu tubo seja mais fino.

Em relação a compatibilidade do desviador de 10v com o teu sistema de 8v, terás de afinar bem o desviador, porque a corrente de 10v como é mais fina que a de 8v, o desviador também é um pouco mais estreito, mas nada de mais, de certeza que consegues montar e afinar o desviador em condições.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Mas se comprares o desviador.... tens de compara ium desvidador para as velocidades que tens, não podes meter um desviador 10V, numa cassete/ shifters de 8V...ATENÇÃO a isso.
 

JLKampos

New Member
jpfuturo: Tenho uma bike com a tua que acabou recentemente na garantia com o cepo partido, esse problema que tens o mais certo é ser falta de óleo tambem me aconteceu, se lubrificares 1 ves por mes a transmissão esse tipo de problemas desaparece, caso tenhas mais problemas lubrifica a cada 15 dias, aconselho-te a comprares um suporte de escora no olx arranajas isso por 12 € e afinas em bike em casa, tem cuidado para nao atirares com oleo aos travoes que depois tens de os lixar
 
Last edited:

jpfuturo

New Member
Se for dual pull dá para a tua bicicleta.

Normalmente se escolheres os de 34.9mm trazem uns espaçadores para diminuir o diâmetro da abraçadeira para puderes montar caso o teu tubo seja mais fino.

Em relação a compatibilidade do desviador de 10v com o teu sistema de 8v, terás de afinar bem o desviador, porque a corrente de 10v como é mais fina que a de 8v, o desviador também é um pouco mais estreito, mas nada de mais, de certeza que consegues montar e afinar o desviador em condições.
Sim, é dual pull. Na descrição do desviador mencionam 3 diâmetros: 28.6/31.8/34.9, deduzo que traga o tal espaçador para caber nas 3 medidas.

Já que não encontro nenhum desviador frontal 3x8, aconselhas-me a procurar 3x9 em vez de 3x10?

Mas se comprares o desviador.... tens de compara ium desvidador para as velocidades que tens, não podes meter um desviador 10V, numa cassete/ shifters de 8V...ATENÇÃO a isso.
Estás a falar de que desviador? É que o traseiro é de 9v, mas da descrição diz que é compatível com 7/8/9v. Se estiveres a falar do dianteiro, o Fábio Viana disse que era possível. Se me puderes elucidar, agradecia. :D

JLKampos, eu tenho a bicicleta há menos de 3 meses. Já deve ter ido para a oficina umas 5 ou 6 vezes. De cada vez que lá vai eles lubrificam, por isso falta de lubrificação não é com certeza.
 

edununo

Well-Known Member
E muito chato estar com a bike constantemente na oficina.
Se fazes as revisões / manutenção na Sportzone o melhor é arranjar uma oficina de confiança.
O desviador de 10 à frente até pode funcionar mas a caixa é mais estreita e uma corrente de 8 pode roçar.
 

jpfuturo

New Member
Sim, de facto é um bocado frustrante, principalmente quando estás a começar a ganhar o vício... Que me lembre ainda não consegui andar mais de 3 semanas seguidas, acontece sempre qualquer coisa.

Já me lembrei de ir a uma oficina, mas além de o material ser mais caro (do que comprando on-line) certamente que me vão dizer que trocando apenas os desviadores não adianta de nada, e que devo trocar o conjunto todo (cassete, corrente e manípulos) - como já me deram a entender numa loja on-line que contactei.

Eu queria era mesmo que a corrente não me saltasse a cada subida mais pesada, ou que ao mudar uma mudança o desviador me mude duas ou três. :(
 

edununo

Well-Known Member
Leva a bike a uma loja nem que seja só para uma boa afinação.
Não é material de top mas tem pouco uso. Isso tem de ficar melhor.
 

JLKampos

New Member
A minha também tem 3 meses, comprei no inicio de Dezembro, foi para a garantia com cepo partido acho que se continuares a forçar a transmissão vais acabar como eu (cepo partido) pois a cada coice que a bike dá é mais uma moça no cepo, que mais cedo ou mais tarde vai dar o berro prematuro, senão é falta de óleo pode muito bem ser o mesmo problema que o meu.
Boa sorte :)
 

pratoni

Active Member
Só por ser Tourney não se justifica estar sempre a desafinar.

Cá por mim até poderás ter algum problema do dropout desalinhado te provocar isso e o problema nem ser do desviador em si.

Outra questão. Não coloques um desviador traseiro de 10v com transmissão 8v. Não são compatíveis. Até pode vir a funcionar, mas nunca a 100%.

Eu diria para, antes de comprares seja o que for, ires a uma oficina a sério, sem ser onde compraste, explicar tudo e pedir para verem o que se passa...
 

klaser

Well-Known Member
Como foi dito,não é por ser Tourney que vai desafinar sozinho....Só desafina se os parafusos eventualmente estiverem a moverem-se sozinhos,o que não acredito. Muitas vezes fica-se a culpar o desviador,mas o problema são nas bichas/terminais dos cabos,que têm de manter o comprimento e tensão constantes..O alinhamento do dropout como foi falado também tem de ser verificado...
Mais vale trocar as bichas,meter terminais de metal novos e mudar o cabo...não deve ter mais problemas...
Quanto as comprar,o desviador de trás têm de ser para 9V,que dá para 7/8/9 V... O da frente,se tens tripla,vai para um 3x9V....isso se quiser gastar.ao meu ver à toa...
 

Ilidiofaria

New Member
JP

chegaste a fazer o upgrade? Eu tenho o mesmo problema na minha trailrock 50, desafinação constante do desviador traseiro e dianteiro e vou ter que mudar os dois.

IF
 
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