Limpeza corrente

#1
Boa tarde, como sou novo nestas novas andanças gostaria de saber com que frequência é que limpam a corrente da vossa bicicleta? E com que produtos? Tive para mandar vir o WD40 Bikes (Kit de tempo seco), mas não sei se é o correto.
 
#2
Boa tarde, como sou novo nestas novas andanças gostaria de saber com que frequência é que limpam a corrente da vossa bicicleta? E com que produtos? Tive para mandar vir o WD40 Bikes (Kit de tempo seco), mas não sei se é o correto.
O segredo é manter a bike sempre o mais limpa possível! Sempre que lavo a bike a transmissão tem uma atenção "especial" é sempre desengordurada, utilizo desengordurante da Morgan Blue, mas tens varias outras marcas, este dos que já usei é muito bom e barato para a quantidade que compras, deixo actuar e esfrego tudo ao pormenor com uma escova até ficar sem sujidade/detritos nenhuns depois lavo a bike toda com fairy e água morna por fim passo-a toda com água fria limpa.
 
#3
O segredo é manter a bike sempre o mais limpa possível! Sempre que lavo a bike a transmissão tem uma atenção "especial" é sempre desengordurada, utilizo desengordurante da Morgan Blue, mas tens varias outras marcas, este dos que já usei é muito bom e barato para a quantidade que compras, deixo actuar e esfrego tudo ao pormenor com uma escova até ficar sem sujidade/detritos nenhuns depois lavo a bike toda com fairy e água morna por fim passo-a toda com água fria limpa.
Depois de usares o desengordurante e depois de toda limpa metes o oleo, correcto? Queria comprar umas escovas de limpeza mas não sei que comprar...
 
#5
Depois de usares o desengordurante e depois de toda limpa metes o oleo, correcto? Queria comprar umas escovas de limpeza mas não sei que comprar...
Depois de lavada e SECA! Sim, sempre óleo na corrente e fica pronta para a próxima, uso também maioritariamente Morgan Blue Dry Wax.

A escova não precisas nada de especial comprei no Leroy uma barata com as cerdas rigas para conseguir esfregar bem a transmissão, a solução que o @Tommy deu também funciona tenho também mas sinceramente pouco usei se preferires arranjas isso barato nos AliExpress e eBays, para lavar a bike chega uns trapos velhos.

Não precisas de gastar muito para ter a bike sempre impec o essencial é mesmo um bom desengordurante e óleo ;)
 
#7
Petróleo é remédio santo. Esfrego com uma escova de dentes. Depois ainda limpo com um pouco de liquido da louça e passo um pano para tirar todos os restos. Depois de secar lubrifico.
 

Daemon

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#8
Já usei um liquido da Shimano para limpar a transmissão e era á base de petroleo, e prefiro de longe os desengordurantes como já referiram aqui no tópico, da Morgan Blue por exemplo (por acaso agora estou a usar da Mucoff).

É importante depois de lavar e secar a bicicleta, lubrificar bem, e não só a transmissão.

Eu lavo a bicicleta de semana a semana ou de 2 em 2 semanas, depende. Uso óleo da Mucoff e não vejo necessidade de andar sempre a limpar pois é um óleo que não fica "pastoso".
 

JARBAS83

Active Member
#9
Já foi tempo de fazer isso tudo. Gabo-vos a paciência. Eu agora dou uma mangueirada na bike e na transmissão, deixo secar e depois lubrifico a corrente...com óleo de motor (novo, claro)...um nadinha em cada elo para não empapar. Já leva quase 12mil kilometros e anda cheia de vida!!!
 
#11
Já foi tempo de fazer isso tudo. Gabo-vos a paciência. Eu agora dou uma mangueirada na bike e na transmissão, deixo secar e depois lubrifico a corrente...com óleo de motor (novo, claro)...um nadinha em cada elo para não empapar. Já leva quase 12mil kilometros e anda cheia de vida!!!
Caramba, eu a pensar que era o único que não tinha paciência para tanta limpeza! Óleo de motor já usei e já deixei de usar... Não fica muito pastoso com o pó? Tenho usado óleo "seco", aguenta-se bem, 2, 3... voltas
 
#12
Atenção quando usas tira desengordurante, para remover a gordura de tirares a sugidade, deves limpar de novo com agua e sabao, pois o novo lubrificante que vais aplicar nao vai aderir correctamente se tiveres restos de desengordurante! :)
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#13
As minhas bikes não são muito lavadas, quando necessário, é a mangueirada simples ( em nevoa, sem insistir em zonas de rolamento). deixar secar.
Aplicar spray silicone em locais chave. Aplicar, se necessário, mais lubrificante na corrente.
Está pronta para mais.
De tempos a tempos ou se a volta foi muito dura, com lamas, tiro a corrente forra ( elo rápido), e chocalho-a/ limpo-a em petroleo de limpeza ( dentro de uma garrafita de plastico), tiro fora, deixo secar. Montada e medida, pronta para mais umas gotas de lubirificante seco.

Quando faço isto, aproveito para limpar em profundidade a cassete e os pratos ( e as roldanas do desviador - que desmonto e revejo os rolamentos). com um pincel e petroleo.
Como uso lub. seco, nunca está muito mau.v No inverno é pior pois uso lub. seco, mas para WET conditions, o que sempre agarra amis material na transmissão.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#15
Ha porra nada como tirar fora a corrente... e limpar em condições, par asairem as areias todas. é isso que estraga. Se o pessoal não argamassar as correntes e cassetes, nãem precisa disso, eu tenho paticamente as minhas correntes limpas, aliás é o gozo de muitos, agora menos, pois já se convenceram. Sempre a gozar comigo que tenho a corrente seca ;)
 

smcarvalho

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#16
Estou no outro lado da barricada Pedro... sou aquele gajo que anda com a cassete e corrente preta. Para limpar costumo utilizar a técnica que falas, corrente fora e banhá-la em desengordurante.

Ainda há muito para aprender.
 

smcarvalho

Active Member
#18
Daemon, não é por querer. Simplesmente ainda não acertei no produto e também na quantidade.

Costumam pingar todos os elos ou usam outra técnica de lubrificação?
 

Daemon

Active Member
#19
Pingar todos os elos é o correto, mas não me dou a um trabalho tão detalhado.... simplesmente rodo a corrente e vou "entornando" o óleo.
Definitivamente chego óleo a mais e não limpo os excessos, mas a transmissão anda sempre com bom aspeto.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#20
Daemon.. eu tambem só faço isso... e só cai uma gota/elo.... basta que encostes o bico na corrente, apertes o suficiente para dosear e ao mesmo tempo rodar o crank. ... o movimento ondulante dos elos da corrente farão o trabalho de dosear elo a elo...