Lesão no nervo pudendo?! Já alguém teve!? Como se safaram!?

the_crow

Member
Boas companheiros.

De há uns tempos para cá (3 meses) vi-me impossibilitado de andar de bike, porque simplesmente o facto de sentar-me em cima dela era extremamente doloroso entre a zona testicular e o a zona rectal.
A primeira vez que me aconteceu isto, foi à 3 anos atrás, no qual fiz RM e não me acusou nada, até me mandaram fazer acunpultura. O que é certo é que não pedalei durante 5 meses e os sintomas desapareceram.

Após isso, voltei a treinar em força e tudo corria muito bem, até ter trocado de bicicleta, no qual passei a usar um selim que eu sabia que mais tarde ou mais cedo me iria trazer problemas e decidi continuar com ele (estupidamente) e o resultado... As dores voltaram à 3 meses.

Toda a gente me diz que o problema é no nervo pudendo, mas a verdade é que já não vou "pudendo" com esta porcaria. Inicialmente, não conseguia sentar-me, dado que as dores eram tremendas. Fiz duas semanas de Adalgur N, e essa sensação passou, mas no entanto continuo com uma sensação de pressão na zona rectal, o que demonstra que algo ainda não está bem (deixem lá as graçolas de lado, que eu não desejo estas dores a ninguém).

Já alguém passou pelo mesmo?! Se sim, podem relatar a vossa experiência e como lidaram com a mesma!?

Obrigado a todos desde já.
 

IceWolF

New Member
Fora de brincadeiras como foi pedido....

Estou a ficar desconfiado de algo mais grave...

Digo desde já, se houver algum problema a nível de "intimidade", para não falar mais directo, é favor consultar um médico da especialidade rapidamente, e evitar pedalar durante uns tempos, a ter haver certezas do que se passa....


O mais normal que poderá estar a acontecer, será uma "Neuralgia do Nervo Pudendo", o qual os sintomas são: Ardência, formigueiro, sensação de corpo estranho no reto.

Podendo também afectar todo o sistema nervoso que rodeia o nervo, falo de, bexiga (dificuldade em urinar) e intestinos (dor, diarreias, obstipação, hemorróidas.

Distúrbios sexuais, do género: dor aguda durante a ejaculação, impotência ou dificuldade de erecção, dor na área escrotal, etc....


Se existirem vários sintomas destes, é favor parar de pedalar até ter diagnóstico correcto e tratamento feito, convém informar o médico que se pratica ciclismo, é muito importante.
 

the_crow

Member
Finalmente consegui ultrapassar este problema. A quem recorri!? A um Osteopata durante 4 sessões.
Resultado... Voltei a conseguir pedalar sem qualquer dor.
 

NMRF

New Member
Reabrindo o tópico, the_crow, o osteopata que visitaste é em Lisboa? Acho que estou com um problema idêntico. Preciso de ajuda...
 

the_crow

Member
Peço desculpas por apenas responder agora a todos os que sofrem ou sofreram desta patologia.

A pessoa a quem recorri (Osteopata) foi o Dr. Bruno Quintela. Ele tem consultório em Lisboa (mais concretamente na Avenida Infante Santo nº 47C) como também em Linda-a-Velha.
Deixo o facebook para contacto: https://www.facebook.com/bruno.quintela.98
Digam que vão da parte do Hugo Paixão, tenho a certeza que irão ser muito bem tratados.
 

RMCRosa

New Member
Boa noite ,

Eu tenho uma situação semelhante, basicamente em Agosto deste ano um dia ao dar uma volta de Bike , notei que ao sentar me sentia um ligeiro desconforto na zona entre o anus e os testículos é que até parecia irradiar para o pénis, a partir desse dia comecei a sentir ardor nessa zona , já fiz todos os exames possíveis de saúde , próstata, Tac pelvico, RM pélvica , PSA, Ecografias , RX e não me acusa rigorosamente nada , o que é certo é que nunca mais toquei na Bike é isto continua a não me passar. Quando isto me apareceu em Agosto era ligeiro o ardor , mas conseguia estar sentado , a partir de outubro quando estou muito tempo sentado o ardor aumenta e a inflamação afecta me o Perineo , que por vezes ao urinar sentia bastante ardor e desconforto. Neste momento visitei uma fisioterapeuta e fizemos alguns exercícios para o perineo ( exercícios que as grávidas fazem ) , e deixei de ter qualquer desconforto a urinar , mas quando me sento passado algum tempo o ardor aparece , quando estou de pé não sinto rigorosamente nada , é mesmo ao sentar. Já pensei que pode ser o nervo pudendo , mas no início do mês de Novembro aconteceu me algo estranho e que me deixou com algumas dúvidas, farto de não fazer nada , nunca mais peguei na Bike, voltei me para a corrida e caminhada , corria sem problemas , já levava um mês a treinar sem problemas a nível de ardor na zona a correr , até que um dia ao passar por uma escadaria resolvi saltar os vários lances de escadas e na altura não senti nada , mas quando cheguei a casa depois de arrefecer estava cheio de dores , o que me levou a pensar que poderia ser uma ruptura muscular , mas a RM não me acusou nada , o que é certo é que na zona do perineo (mais proximo do anus) tenho uma “aderência” e penso que é dali que vem a dor , mas colo disse não acusa em nenhum exame. Neste momento estou a fazer um tratamento de 1 mês com adalgur N e Synalar , e depois volto ao médico. Vocês era só mesmo dor ao sentar ? Nuca sentiram que irradiava a dor pra o anus , pénis ou testículos ?
 

NMRF

New Member
Boa noite,

Eu também já fiz todos os exames possíveis e imaginários e em termos anatómicos não há nenhum problema. A mim também irradia ao pénis, virilhas e adutores. Sentar é extremamente desagradável. Pelo que já li (e foi muito), isto pode estar relacionado com a hipertonia dos músculos pélvicos, i.e.,eles não relaxam devidamente e estão em constante tensão. Isto pode afetar o nervo pudendo ou vice-versa. Ou seja, nao se sabe o que vem primeiro mas as coisas parecem ligadas. Atenção, o teu caso pode ser muito mais simples que tudo isto (e espero que seja claro). Situações de stress ou ansiedade também parecem piorar o problema.

Espero ter ajudado.
 

RMCRosa

New Member
Realmente concordo contigo com as situações de stress e ansiedade, os sintomas parecem que ficam aumentandos , uma coisa que prova essa teoria é que quando tenho um jantar ou evento festivo e bebo uns copos e começo a ficar alegre não sinto nada , é como se estivesse curado. Mas tu já conseguiste resolver o teu problema ? Eu para estar sentado em casa ou no trabalho uso aquelas “boias” em forma de U e mesmo assim ajuda mas ainda sinto algo! Fora disso a única forma de me sentar durante longos períodos de tempo sem sentir dor e sem a boia é em cadeiras lisas e duras , e ao sentar me apoio me apenas no Isquio ( ossos do cu )! Por exemplo tu notas que a tua dor vem de algum sítio em concreto ?
 

NMRF

New Member
A mim é igual, só é confortável sentar em superfícies mais duras quando me sento nesses ossos. Eu ainda nao consegui resolver a coisa. Já tentei várias abordagens (fisioterapia pelvica, acupuntura, osteopata, medicina desportiva...) mas não tenho conseguido melhoras. Nao consigo perceber exatamente de onde vem a dor.
No proximo mês vou a Inglaterra a uma especialista nestes problemas (Dr Ruth Jones - cerianlife.com). Ela recebe pessoas de varias partes da Europa e inclusivamente trabalha com a federacao inglesa de futebol para casos como estes. São 3 dias de consultas e tratamentos, onde ela tenta identificar a origem do problema e orientar os nossos tratamentos em casa. Mas já percebi que se tem de complementar com a parte mental, caso contrário.... nada feito.
 

RMCRosa

New Member
Pois já vi que os nossos casos são muito semelhantes, e como disseste , a parte mental é mesmo muito importante. Eu mais ou menos consigo sentir de onde vem o ardor , é 1 a 2 cm perto do anus na zona do perineo ao lado direito e quando passo ali a mão nessa zona sinto algo , que não consigo identificar mas que não existe do lado esquerdo.
 

NMRF

New Member
Que conheça nao existe nenhum. O que existe é o bloqueio do nervo, que na prática o "desliga" temporariamente. Se a dor parar é porque vem dali. No entanto, isso tb pode não indicar a origem, i.e.,o que causa a irritação do nervo.
 

RMCRosa

New Member
Pois...basicamente tem que se descobrir a origem da dor para poder tratar .... mas obrigado pelos teus comentários , já ajudas te bastante, alguma novidade vamos comentando por aqui , as melhoras .

Abraço
 

muelinho

New Member
Estive a ler o topico com interesse e ao mesmo tempo assustado, com medo que me possa acontecer algo do genero. Eu tive uma situação ha tempos relacionada com outra modalidade desportiva que nao esta e sou da opinião que no que toca a lesoes desportivas o melhor é sempre ir a algum medico do desporto. A minha sugestao seria no sentido de irem ao centro de medicina desportiva falar com alguem da especialidade
 
Top