Largura dos pneus (diferença entre rodas)

#1
Boa tarde,
Eu tenho um pneu 2.1 WTB Nano na frente que é um excelente pneu nas curvas. Mas tenho um Panaracer Comet 2.0 atrás que é um pneu de piso rolado. Ter um 2.1 à frente e um 2.0 atrás tem algum mal? Traz alguma vantagem, desvantagem ou é igual? Não quero ter nenhuma queda grave à conta disto. Eu faço muito estrada, alguns estradões de terra e poucos trilhos...
É uma dúvida simples, obrigado pela vossa atenção
 

Joseelias

Well-Known Member
#2
Não tem problema nenhum ter larguras diferentes entre o pneu da frente e de trás. Até é normal de se fazer.

No entanto, a lógica ditará que o da frente deverá sempre ser o mais largo pois é a roda onde tem que haver mais "agarre". Se a frente derrapar é malho quase garantido, enquanto que atrás é na maior parte das vezes controlável. Se houver receio de ser cair por causa da roda da frente, seja pelo tipo de condução mais agressiva ou por características do terreno, até é aconselhável.

Atrás pode-se usar um pneu mais estreito. Como muito mais de metade do peso do ciclista assenta na traseira da bicicleta, um pneu mais estreito provocará menos resistência ao rolar. Aliás, ao esborrachar com o nosso peso até nem deverá ficar com uma largura muito diferente do da frente, mas nunca medi. Isso, junto com o peso do ciclista também compensa em termos de tracção e "agarre" a menor largura inicial. E ainda se consegue poupar algum peso.

Eu também tenho no pneu da frente 2.1 e atrás 2.0. A razão de o ter feito prende-se com andar em terrenos onde apanho troços relativamente longos com areia fina de praia e piso macio e onde é frequente as rodas derraparem até em recta. É verdade que o piso do pneu da frente é muito mais agressivo que o de trás, mas junto com a maior largura fez uma diferença enorme no comportamento da bike.
 
Last edited: