29er Largura do vosso guiador

#2
Aminha está como origem, tem 70cm, e apos 2500km, não noto que precise de ser nem mais curta, nem mais larga. Faço essencialmente XCM. Na 26, tenho 62cm
A altura do rider é irrelevante para a largura do guiador.. mas a largura de ombros pode ter alguma influência, bem como o tipo de percursos que se faz.
 
#5
ha muitas teorias, como por exemplo essa da largura de ombros. E depois vamos a ver nas 26 o ideal é guiadores de 580mm, muda a roda pra 29 e toma lá os ombros deixam de interessar. Nas finas os ombros sao os mesmos e os guiadores sao muito mais pequenos tambem. no DH o pessoal nao tem ombros maiores e os guiadores sao enormes. Tambem nao me parece que tenha a ver com a altura.
O mais importante digo eu é o que se faz com a bike. Pras finas nao é preciso um guiador tao grande porque esta tudo alcatroado, nao é preciso andar a navegar calhaus por exemplo. Nas 29 é preciso um guiador maior que nas 26 no xc porque a roda é maior e custa mais a virar, a estabilidade ficava muito comprometida a virar uma roda tao grande com um guiador de 580mm. No DH mesmo tendo roda 26 os guiadores sao os maiores de todas as bikes porque é preciso enorme estabilidade a descer a grande velocidade.
 
#6
Bom dia
Apesar de ainda andar de roda 26 penso que a questão é independente do tamanho de roda.
Na minha opinião, e ao fim de alguns anos nestas andanças, a escolha da largura do guiador acaba por
estar mais relacionada com o tipo de btt que se pratica apesar de a estrutura física de cada pessoa
poder condicionar de certa forma a questão.
No meu caso passei faz alguns meses dos 660 os 720cm e não estranhei subo bem e sinto-me mais confortável a descer.
Se fazes percursos mais rolantes sem grandes descidas e pouco técnicas provavelmente não precisas de um guiador muito largo.
Também já voltei a experimentar os 660 faz pouco tempo e senti-me mesmo estranho em cima da bike.
Já por aqui vi uma vez sugerir arranjar um guiador mais largo e ir experimentando simplesmente deslocar os punhos
sem cortar o guiador até encontrar a posição mais confortável e no fim é só cortar, obviamente
têm que ser uns punhos que permitam a fixação "lock on".

Cumprimentos
 
#7
Na actual 29 uso 72cm, está como vinha de origem.
Nos ultimos tempos de 26, usei um do mesmo tamanho e gostava bastante, sentia-me bastante confortável com esta medida.
Tenho 1,87 mt de altura!
 
#8
acho ser independente da roda, o factor a ter em conta sera os ombros

eu uso na minha velha 560mm, e e muito estavel, tendo em conta ser mulher de estatura assim pro pequeno lol
 
#9
Boas,

o tempo passa, e as opiniões/gostos evoluem(?). Decorria o ano de 2007, mais propriamente, 19/03, quando estreei a minha velhinha, stumpjumper FSR carbon, toda XPTO, quadro em carbono, FS, mudanças X0, 9v, 3 pratos, manípulos em carbono, FOX talas, com ajuste de curso, e todo o tipo de afinações.... amortecedor inteligente... blá blá blá, bem, adiante. :cool:

A malta criticava-me pela exagerada largura do guiador, ouvia imensas boquinhas... "à e tal, um dia destes, num trilho estreito, ficas preso nos arbustos"... o que é certo, é que nunca lhes dei ouvidos, e mantive o mesmo guiador até "hoje". Curiosamente, hoje, alguns dessa época, ainda usam guiadores super estreitos, e pneus 1.8/1.9, maxxis larsen TT... mais rolantes, dizem eles. Mais tarde, com a compra da 29er, o guiador, era ainda mais largo.. nunca lhe mexi... adaptei-me muito bem. Como mantive a 26 cá em casa, já depois, quase 10 anos, fui "forçado" a trocar-lhe o guiador..... é verdade. Meti-lhe um com 720mm (mais largo que o da 29er 2cm), e não é que o da 29er já me parece estreito?! :D ....ta que pariu. :p
 
#11
O meu guiador está de origem com 720mm (bike roda 29).
Em estradões e alguns singles, tudo ok. Mas há situações em que me deixam um bocado desconfortável, já cai por ter batido (e partido) num galho que não tinha visto (à minha frente já tinha passado por lá o meu amigo numa 26 de guiador normal sem problema).
Penso que temos que ter maior visão periférica quando usamos estes guiadores largos

Cumprimentos
 
#14
760. "Ao principio estranha-se depois entranha-se..."

Quem experimenta maior por algum tempo dificilmente volta para trás, mas ainda no outro dia estava a ler sobre os vários setups de pilotos muito diferentes da equipa de Enduro da Canyon (mesma bike): Joe Barnes e Justin Leov, e diferiram em quase tudo menos no tamanho de guiador, que tinha sempre entre 740 e 750, não pq não gostassem de usar maior mas pq há pistas onde não dá mesmo e é muito mais difícil de re-habituar.

http://www.pinkbike.com/news/strive-vs-strive-ews-bike-setup-with-justin-leov-and-joe-barnes.html
 
#15
Antes de mais obrigado a todos pelas respostas.

Numa utilização de Enduro compreendo os guadores mais largos, mas para maratonas, será 740mm por exemplo, demasiado?
 
Last edited:
#19
740 pra maratonas parece-me demais. Mas se te sentes bens tu é que sabes. Nada como ir experimentando. Já ai falaram no truque de ir pondo os punhos mais pra dentro no guiador e ver qual o tamanho ideal, depois é só cortar ou nao.

Com esse tamanho de guiador nas partidas das maratonas nao deve ser facil :cool:
 
#20
Actualmente cá por casa:

28" => guiador 420mm,avanço 100mm
26" 100mm => guiador 690mm,avanço 90mm
26" 120mm => guiador 720mm,avanço 70mm
26" 200mm => guiador 755mm,avanço 50mm
27,5" 150mm => guiador 740mm,avanço 40mm
29" 0mm => guiador 710mm,avanço 60mm