Kit de Mousses

Insignia

Well-Known Member
#2
Sinceramente ainda estou um pouco duvidoso quanto ás vantagens das mousses.
-Vais adicionar peso.
-O facto de conseguires andar em caso de furo dá jeito em provas de XCO para chegar á zona de assistencia, porque de resto não me parece que seja viavel acabar um treino/maratona com o pneu vazio.
-Preço excessivo para a tecnologia em si.
-Se tiveres rodas de carbono, vejo vantagem na proteção que trazem aos aros.
-Se usas pressões baixas, ajuda o pneu a não deformar tanto nas curvas.
-Dificuldade de montagem/desmontagem em caso de emergencia nos trilhos.

Acho que enunciei algumas vantagens e desvantagens. Para já é uma tecnologia que não tenciono usar, visto achar que tubeless e pneus com laterais reforçadas cumprem bem o necessário.
 
#4
Já há as mousses por cerca de 35€ o par com válvulas incluídas, não me parece mau preço!
Eu uso, e para já estou praticamente rendido.

Vantagens: posso usar baixas pressões para conforto e grip, sem correr o risco de danificar o aro, mesmo sendo de aluminio. Evitam-se ainda o "trilhar" dos pneus nos aros aquando de um impacto forte, e com menos pressão há ainda uma menor probabilidade de furar.

Desvantagens: a montagem é bastante difícil, assim como a desmontagem! Mas eu uso pneus bastante reforçados (+- 1kg) o que suponho que não ajude, pelo que com pneus mais leves/moles a montagem/desmontagem deverá ser mais fácil.

É a minha opinião.
 

Hardskin

Well-Known Member
#5
Andam por aí muita coisa no mercado. Os mais caros (e pesados) que são concebidos e desenvolvidos de raiz para o fim a que se destinam e depois há os outros que mais não são do que noodles para piscinas (os mais leves) ou mangas isoladoras para canalização. Independente do preço, uns protegem o aro e outros nem por isso, uns mantém a forma do pneu ao curvar outros não e pouquíssimos reduzem o efeito de mola originado pelo ar no pneu (mais área preenchida pela mousse dentro do pneu, aliada à especificidade elástica e densidade do material), a vantagem que pessoalmente mais me atrai nestas soluções. É como termos uma segunda suspensão a absorver todos os impactos da roda.

Esta descobria-a ontem... https://www.rimpactmtb.com/media-review
 

davidream

Active Member
#7
bOAS!
A questão é saber se vale a pena ter estas "mousses" relativamente a pneus verdadeiramente Tubeless.
Nas disciplinas de Enduro e por aí acima, penso que sim. Pois mesmo os Pneus com mais protecção são suceptiveis a cortes e afins, o que significa o fim de uma prova. E permite uns PSI mais baixos com as vantagens que isso lhes trás.
Para as Bikes mais XC e pneus entre o 1.9/2.0 a 2.3 sinceramente tirando o pessoal com aros de carbono,não vejo grandes vantagens. Basta usar Pneus mais resistentes(e não os TubelessReady) que ganham e muito em fiabilidade, e é um processo muito mais fácil de manutenção e troca.
Agora toda a vida vi o pessoal preocupado e meter pneus tubelessready pois com líquido permitem andar sem camera de ar(supostamente + leve) e mais confortável/fiavel, e agora a cena do peso já ninguém se importa e siga a meter noodles nos aros... my 2 cents.
 

romaosl

Active Member
#8
Daí ainda não estar completamente convencido. No meu caso uso uns Nobby Nic Snake Skin com uns aros Newmen de alumínio.

1ª situação: fiz um mini furo durante a corrida, deve ter ido perdendo ar aos poucos, numa pedra grande o aro bateu na pedra e amolgou o aro e cortou o pneu junto à jante. Tive de pôr câmara de ar.
2ª situação: esqueci-me de reencher o pneu no início, devia ter pouco ar, e num riacho bateu numa pedra e cortou o pneu junto ao aro e no meio do pneu. Novamente tive de pôr câmara de ar.

Acho que nestas duas situações sairia ileso com a dita espuma.

(PS: Se calhar os meus aros são muito cortantes, ou os Nobby Nic Snake Skin com laterais muito frágeis?!)
 
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davidream

Active Member
#11
bOAS!
A questão do PESO vs Fiabilidade vai ser eterna no mundo das Bikes :) por muito que a tecnologia evolua.
Nos pneus acho que é muito importante cada um encontrar a sua "boa" solução.E isto vem com a experiência e claro algumas experiências :p até encontrar o que se pretende.Há no entanto uma coisa que tenho a certeza, a técnica(chamado Kit de unhas) é fundamental para tudo na Bike!! Saber poupar a Bike e escolher bem o terreno que se trilha ajuda e muito!!!;)
Cumps