Intolerância à Lactose- Troca de opiniões e conhecimento

JorgeSantos

New Member
Anda um tipo descansado da vida e de um momento para o outro e após um exame é-lhe diagnosticado IL (Intolerância à Lactose).

"Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida."

A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a acção da enzima lactase, transforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.



Claro que a história não é assim tão simples de contar. Já andava em exames à quase ano e meio, devido a um mal-estar sentido no estômago durante o dia. Fiz ecografias, fiz análises, fiz Tacs com e sem contraste, fiz inclusive uma ressonância ao fígado. Tudo para descobrir o porquê deste mal-estar. Durante este tempo todo fui mudando ou tentando mudar a minha alimentação. Nada resultou e a frustração e o cansaço de tal busca, determinou a que procurasse ajuda num médico particular e bem conhecido no nosso País. E aí o atendimento e a atenção para o meu caso foi bem diferente.
Em menos de 1 mês e depois de mais uma "porrada" de exames lá chegou o desejado (ou não) resultado. ( Bem-dito seguro de saúde!!)

Eu que durante quase 35 anos bebi leite todos os dias de manhã e algumas vezes à noite, de um momento para o outro, vejo-me privado de o fazer.

Eu que comia queijo todos os dias, que bebia um iogurte liquido, que comia chocolates, manteiga, salsichas (sim! Levam lactose), batatas fritas congeladas, cereais, bolos, bolachas, alguns tipos de pão, etc,etc....em dez dias que já lá vão, tive que mudar a minha alimentação toda e descobrir novos produtos, novas formas de alimentação que não contenha lactose. E acreditem que não tem sido fácil! :s

Nunca imaginei que existissem tantos produtos com lactose :shock:

Com esta alteração, o corpo tem-se sentido...e a perca de peso, aliado a um cansaço físico tem-se agravado. Fruto da não ingestão de leite e seus derivados que são fundamentais para o nosso organismo.

E aliar isto tudo ao BTT/Ciclismo não tem sido nada fácil.

Por isso decidi abrir este tópico para troca de opiniões, de ajuda/partilha de conhecimento sobre esta "doença".

Todas as ajudas são bem-vindas. :)

Abraço

Josant
 

c3l5o

New Member
Já experimentaste leite de soja? Tem quase tantos nutrientes como o de vaca mas se não estou em erro não contem lactose.

(Outra solução é comprares aqueles frascos de leite para gato. Não têm lactose nem ácido lacteo. :mrgreen: )
 

JorgeSantos

New Member
Yep..

Já experimentei leite de soja, mas não gostei. Aquilo mais parece água com tabaco.

Quanto ao leite para gatos, desconhecia. Mas também não tenho muito interesse nem vontade em experimentar.

Josant
 

Andre_Mad

New Member
Isso é que é azar. Eu não imagino a minha vida sem uma dose equivalente a 1 copo de leite por dia. Alias: não me lembro de um unico dia em que não tenha bebido leite...

Espero não vir a sofrer desse mal.

Sabes se é hereditário?
 

c3l5o

New Member
aqui mais informações sobre este problema. Pelo que pesquisei nada indica que seja hereditário.

Quanto ao leite para gatos estava a brincar como é óbvio... Não queria que fosses comprar leite da wiskas até porque aquilo é caríssimo e vem numas embalagens que parece o Actimel mas são cor-de-rosa.

Nem acho que aquilo seja indicado para humanos lol. (As coisas que um gajo descobre quando tem tempo para matar enquanto anda as compras pelo hipermercado e deambula até a secção de animais... :mrgreen: )
 

Andre_Mad

New Member
Re:Intolerância à Lactose- Troca de opiniões e conhecimento

Ok. Acabei de consultar a minha "médica" (é bom ter uma namorada estudante de medicina) e ela disse que a intolerância à lactose "tem uma componente genética mto forte. Mas quando é hereditária, é autossomica recessiva. Ou seja, é necessário que ambos os progenitores tenham o gene, o que é mto raro".

:)

Anyway, não sei se já tinhas visto isto mas aqui vai:

http://www.mimosasemlactose.com/
 

Andre_Mad

New Member
Já agora mais 2 coisinhas que me pediram para postar aqui:

Um artigo (abstract)
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19388523?ordinalpos=6&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_DefaultReportPanel.Pubmed_RVDocSum

E podem pesquisar aqui por abstracts de artigos:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez
(pesquisar por "lactosis intolerance")

Se quiserem ter acesso a qualquer artigo completo, basta que me digam o nome do artigo e os autores que farei os possíveis para arranja-los.
 

JorgeSantos

New Member
:)

Desde já obrigado pelas dicas!

Já ando a experimentar esse leite da Mimosa, mas confesso que não está a produzir os efeitos pretendidos. A formula como dividem a lactose (separando os 2 açucares) não me convence). Mas como disse, neste processo inicial tenho de realizar múltiplas experiências para poder normalizar a minha alimentação.

Já agora fica também um Link interessante para quem sofre do mesmo:

www.semlactose.com

Abraços

Josant
 

surfertuga

New Member
Boas

O leite 0% Lactose não contem Lactose , sei do que falo pois sou operador das maquinas que o embalam e posso disser-te que existe vários cuidados para com esse Leite , outra vantagem dele é ser feito por muitos colegas do pedal , vou tentar informar-me se há mais produtos alem do leite na empresa :)

Abraço
 

parrinha

New Member
A cerca de 2 anos também me foi diagnosticada intolerância à lactose, sou alérgico a muitas coisas como ácaros e coisas desse género, e depois de fazer tratamentos, as alergias não paravam, então mais tarde vim a saber que a lactose provocava me insuficiência respiratória, o que me dificultava imenso a pratica de BTT. Desde então comecei a limitar bastante a entrada de produtos que contivessem lactose, ou seja produtos derivados de leite, o leite cortei logo, comecei por beber leite de soja, mas nao gostava muito do sabor, entao comecei a beber o leite mimosa sem lactose que a comparar com o leite normal, a diferença do sabor é quase nula. E até hoje, nao voltei a sofrer do mesmo. Custou um pouco deixar de comer queijo e iogurtes mas não foi tarefa impossível.

Abraços
 

JorgeSantos

New Member
:)

Pois, estou a passar por essa fase de cortar com quase tudo que contenha lactose em "excesso". Cortei com o leite e com os iogurtes, mas fui introduzindo o queijo em pequenas quantidades. E tenho-me dado bem.
O leite que bebo actualmente é esse mesmo da Mimosa.

Obrigado, :wink:

Josant
 

surfertuga

New Member
Boas

Venho informar-vos que a mimosa agora tem leite com chocolate sem lactose em embalagens de 200ml , mais uma opção para quem gosta de leite com chocolate.. :D :D :D eu pessoalmente gosto mais deste do que do normal (escorrega melhor , fresquinho ) :lol: :lol: :lol:
 

Espigão

New Member
Josant, já experimentaste leite de cabra?

Conheço alguns casos de intolerância à lactose e outros relacionados com problemas digestivos derivados do consumo de leite e que revelaram melhoras significativas com o consumo de leite de cabra.

Sobretudo casos de crianças com sintomatologia de dores/distenção abdominais, erupções cutâneas faciais, diarréias entre outras reacções alérgicas... verdadeiros casos de sucessos com a passagem para o leite de cabra.

É certo que também possui o açucar lactose como é óbvio mas em menor quantidade que o de vaca (penso que 4,1% vs 4,7 por cento no leite de vaca) mas as grandes diferenças, centram-se sobretudo na facilidade de digestão do leite de cabra pois coalha de uma forma mais suave e contém apenas vestígios de alérgenos. Isto para quem sofre de refluxo gastro-esofágico, é quase remédio santo!

Atenção aos casos de alergia. Quem é alérgico ao leite de vaca pode também ser ao de cabra pois ambos contêm beta-lactoglobulina (outro tipo de proteína alergénica). Mas isto são casos diferentes.

Passando à IL e resumindo, a gordura no leite de cabra é digerida muito mais facilmente devido à grande quantidade de ácidos graxos curtos e médios que dão uma excelente ajuda às enzimas intestinais nas suas funções. Já o leite de vaca, contém mais ácidos graxos que dão muito mais trabalho às enzimas.

A constituição vitamínica/mineral do leite de vaca e do leite de cabra é muito semelhante. O leite de vaca só sai a ganhar em vit b12 e ácido fólico. De resto, o leite de cabra contém mais vit B6, vit A, potássio, selénio, cobre, niacina, selénio e antioxidantes.

É só vantagens como podes ver.

Li atrás que durante 35 anos bebeste leite de manhã e por vezes á noite. Experimenta então o leite de cabra mas evita fazê-lo à noite.

Depois diz qualquer coisa. :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

CMarques

New Member
Josant, só para ficares um pouco menos preocupado com a situação.... desde bebé que não bebo leite nem qualquer derivado do mesmo e até hoje tenho sido uma pessoa saudável
 

srgioslva

New Member
Que bom que é encontrar alguém com o mesmo problema que nós, e ainda por cima poder ajudar...

Pois bem, sofro do mesmo problema à quase 5 anos e deixa que te diga, vais-te habituar a recusar esses alimentos com o tempo.

Terás que suprir as necessidades de cálcio através da ingestão de carne, peixe, legumes e eventualmente um suplemento.

Iogurtes, terás que abandonar definitivamente pois além de terem lactose têm fermentos lácteos que são reconhecidos da mesma forma pelo nosso organismo (até os iogurtes de soja), e neste caso não funciona a solução que apresento a seguir.

Em relação ao leite que falam, o da mim*sa sem lactose, existe e é seguro de consumir, mas ao contrário do que possam pensar não é tirado das vacas assim, nem tem uma fórmula secreta.

O que me pareceu secreto durante muito tempo mas que descobri através de um médico de renome na especialidade é que existe um medicamento para isso.

Ou seja, digere a lactose em glicose, o açúcar mais simples, este sim absorvido pelo nosso organismo.

O nome é Lisolac, não é necessária receita médica e basta tomar quando ingerimos algum alimento que tenha lactose, mais informações na bula do medicamento.
No caso do leite, faço como o médico me indicou abro as cápsulas para dentro do leite e mexo bem.


Mais alimentos que podem ter lactose:
sopas de pacote, sumos concentrados tipo S*n quick, gelatina, muitos medicamentos têm lactose como excipiente.

PS: Se forem para o estrangeiro, levem de cá, pois pelo menos em Espanha não existe.

Espero ter ajudado.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boas camaradas alérgicos! :mrgreen:

Eu também sofro desse mal...

Consigo resistir aos produtos lácteos durante algum tempo, mas... de vez em quando não consigo resistir.

Para quem bebia leite com fartura a descoberta desta alergia foi um enorme abalo na minha alimentação!

O que é certo é que depois de deixar de consumir produtos lácteos com frequência deixei de estar tantas vezes com gripe, já não tenho dores musculares e não sinto tanta fadiga, as borbulhas desapareceram, etc, etc, etc.

As melhores a todos!

Boas pedaladas
 

raposodopedal

New Member
Boas,

Mais um intolerante.
Só para dizer que em Espanha existe, pode é não ser em todo o país.
Digo-o, porque cá no quintal, o primeiro a aparecer no mercado é da marca Pr*sident que é, dizem eles, embalado na Galiza.
Queijinho, só de cabra...

Inté
 

mbarcanjo

New Member
Bem, não sei se sabem mas alem do leite de soja ainda há leite de arroz, de aveia e de trigo. São difíceis de encontrar mesmo no Continente ou no Celeiro mas que os há, há(só sei de uma onde se vende em lisboa).
Para quem bebeu leite de vaca a vida toda é possivel que note a diferença de sabor mas isso é uma questão de hábito
 

bocazio

New Member
boas!

eu nao tenho esse problema mas conheco quem tenha esse e mais a intolerancia ao gluten!

o que eu sei e que esses meus colegas do dia a dia e de treino das duas uma:

ou bebem leite sem lactose
ou optaram por bebida de soja ( a qual eu tb aderi)

se nao gostas te da bebida de soja que bebes te experimente outras...

normalmente eu vou ao modelo/continente , mas a do pingo doce tb e boa!

e claro tens sempre a possibilidade de comprar de sabor bem como ja foi dito!

ao inicio e natural qie n te saiba bem mas ao fim de um tempo e o leite que se torna ''amargo''
 
Top