Iniciar-me no Btt

zdjota - Obrigado eu vou tratar disso , apesar que jurar pelo estado das fotos parece estar impecável :rolleyes:

lucard - Porreiro alguém activo da zona de Viseu aqui no forum , não sou mesmo de Viseu , sou de São Pedro do Sul 21km dai +-

Desde já obrigado pelos concelhos , estive lá na segunda , mas pensei não tenho nenhum feedback
Os calções série 700 , não começam a descer? custam 30€ , ao pensar no escorregar e causar mau estar , estava a pensar nos de alças.
Jersey estive a ver as 100 - 6€ mas diz para voltas de 1h , ou as 500 (2h) - 25€ , algum feedbak?
Óculos existem lá de 3€, servira para alguma coisa :confused:
Luvas sem dedos para mim também é para esquecer , não sei dizer o porque mas não consigo gostar , vi lá umas de 15€ até achei engraçadas e vi umas de 20€ no site que da para mexer no Tlm sem ter de as tirar :cool:
Tenho uma mochila de hidratação mas no inicio vou optar por bidon , aconselhas normal ou isotérmico para agora para o verão? Costuma levar água ou diluem alguma coisa?
Vou começar agora nas voltas , no inicio vou ver até onde aguento , e ir aumentando o ritmo e os Km´s . Vou andar no inicio 3 vezes por semana pelo menos, dia sim , dia não
Que tipo de ferramentas é preciso levar :confused:

Pedais SPD(encaixe) já traz , por isso também ando a ver umas sapatilhas , a da decat baratas e depois de 50€ mas 50€ também já la existem da shimano e até noutro lado não sei
Basta uma multi tool para trazer ou mais ferramentas , depois é muito peso para puxar xD
Alguma tecnica para colar no espigão ou no quadro sem estragar ? ;)
Bomba de ar tenho de arranjar uma pequena , alguma pressão indicada ou é só encher a olho mais ou menos ? bombas C02 nunca vi usar são fixes?
Shampo:confused::confused: :s
Óleo para corrente , alguma marca? WD40 é só para limpar né? convém limpar certo? hehehe
Tenho de ver esses kits , é só €€

UPS - Que testamento :rolleyes: , Next E podem responder todos as perguntas hehehe o que se quer é opiniões

DavidOff - Obrigado , pode levar uns upgrades , trocar não , só se for por uma E-bike , fiquei com essa na ideia até ver os preços 3M500€/8M€ :wtf:
Talvez quando baixarem , ainda saiu recentemente.

osanto - Pois é o caso , aparentemente só tem 390km e está impecável aparentemente claro , vou fazer isso , alguém tem alguma ideia de quanto fica uma revisão geral? vi algures 50€ normal e 70€ completa mas era a uma suspensão só :eek:

Fixe , mas é rápido?

O tipo de percurso no inicio como disse vou tentar ganhar ritmo e voltar me habituar isto , vou começar por estrada , ciclovia andam a fazer agora na minha zona São Pedro do Sul
Antes fazia downhill e ultimamente pegava na bicicleta 2/3 vezes por ano , que chumbo a subir , e já não andava/ando habituado.

Pois vou comprar um também , apesar que nunca me via com o capacete desse genero na cabeça , quem diria xD
Ao minimo deslize descuido esta tudo lixado


Joseelias - Pois compreendo , alguma dica de uns não muito caros para começar?

Pelo que vejo os mais ideais para mim vão ser os sem armação , devido ao misto de terreno que vou fazer. Existe uns baratos , mas os de 3€ chega para o inicio?

Uffaaa parece que respondi a tudo :hehe: venha mais é disto que eu gosto
 
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Em relação a manutenção da bicicleta o que se pode fazer em casa?
Quando levar a oficina para uma revisão geral?
li algures de 3mil em 3mil Km´s ou duas vezes por ano dependendo da utilização , isto a revisão a suspensão.
Vou também ler o manual que deve trazer , opinião de um membro nesse mesmo topico


Obs - não sei se é permitido duas respostas seguidas , mas se for digam não volto a fase-lo
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Em casa caso tenhas as ferramentas necessárias podes efetuar grande parte da manutenção da bicicleta sem qualquer problema, mas caso não tenhas o que é necessário e mores a beira de uma oficina, aconselho-te vivamente a levares lá a bicicleta sempre que for preciso dar uma revisão.

Agora a manutenção pelo menos para mim não se deve ver pelos km's feitos, mas sim o sitio onde a bicicleta andou.. porque é totalmente diferente treinar 3 ou 4x por semana em estrada com a bicicleta do que sair apenas 2x mas serem totalmente em monte.. neste ultimo caso a bicicleta vai sofrer muito mais..

Se fores buscar a bicicleta a uma oficina, podes estar descansado que a manutenção esta feita(caso seja uma loja em condições...), quando fui buscar a minha bicicleta que também era usada, ela tinha a manutenção toda feita para que depois quem fosse buscar a bicicleta não se tivesse de preocupar com nada.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Em casa, consigo efectuar:
- lubrificação e mudanaça de Caixa de direcção, rolamentos, BB, corrente.
- mudança e afinação de transmissão ( não tenho muito jeito para afinar mas desenrasco)
- TRavões, sangramento e mudança de oleo, pastilhas... travões de disco.
- Pneus
- reapertos ( com chave dinamométrica)
- Lavagem e lubrificação geral

As suspensões tem um manual proprio, regra geral será revisão ás 100horas.... ou 50 horas no caso de pessoal "duro", isto para as rockshox....

PS: isto para o material normal / habitual... agora com a cannondale já não consigo devido ás ferramentas especiais de alguns componentes ( algumas ferramentas ficam em mais de 70€.... e como já tinha investido cerca de 120 € em ferramentas "normais"... ficará para a oficina.
 
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fabio viana - Boas
Moro perto de uma oficina que até tem boa reputação , mas agora quando a for buscar vou levar a um representante Scott para ver o estado dela e fazer uma revisão e ajustar a minha altura.

Pois , eu no inicio como já disse vou fazer mais estrada e ciclovia

Vou perguntar ao dono se fez alguma revisão antes de a meter a venda, pelas fotos ela andou na praia , na areia


Pedro Barradas - Uau, eu em casa só fiz mudança de pneus e câmaras de ar . Sinceramente acho que nunca limpei e lubrifiquei a minha corrente :S já agora que lubrificante usas?

100horas talvez em 3/4 meses

Acredito a cannondale é linda pelo que vi numas imagens na net , Parabéns
 

fabio viana

Well-Known Member
@LightStriker sendo assim não precisas de te preocupar, se vais levar alguém que percebe do assunto é sinal que vais sair da loja com a bicicleta em condições.

Para lubrificar a corrente eu uso o Finish Line para tempo seco.

Se tiveres jeito e gostares de passar algum tempo no youtube até podes aprender a fazer a maior parte da manutenção em casa, mas como tens a oficina a beira não te precisas de preocupar muito.

Antes de ter esta bicicleta, também era eu que fazia a manutenção e montagem de tudo o que comprava, mas agora com uma oficina a 10/15km de casa quando precisar de fazer alguma manutenção/revisão prefiro levar a quem sabe, e não fazer asneira :)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Lubrificante...
Na cannondale tenho utilizado finnish line wet lube ( uma gota por elo na corrente), nada de encharcar a dita e muito menos meter oleo na K7.
Nas KTM, utilizo já faz 3 anos o SQUIRL lube... é especialmente durável em tempo seco... mas utilizando, não se deve meter outro tipo de oleo. pois este é um composto de ceras e ceramica.... tem de ser aplicado 15/ 20mn antes de ir rolar.. para ter tempo de secar na corrente.
 

Joseelias

Well-Known Member
Respondendo à questão dos óculos, os que eu tenho actualmente são da Decathlon, os B'twin 300 que não vejo no site. Chegaram a custar cerca de 10€ cada um, depois baixaram para 5€ e comprei dois, um cor de âmbar/acastanhado (mais escuros que os amarelos) e uns brancos para os dias mais escuros ou de noite.

Para falar verdade esses de 3€ têm muitas parecenças com os que eu tenho embora se chamem B'twin 100 e serão supostamente de uma gama abaixo. Aliás, se não são iguais... Cá para mim foram os meus que foram desclassificados na gama! :D

Dos meus, não tenho nada a apontar, pelo contrário. São leves, ventilados, confortáveis e embora não ande à pancada com eles não têm riscos até ao momento. Experimenta comprar os de 3€ e logo vês se gostas deles. Até podes comprar dois tendo em consideração em que altura do dia irás andar. Os mais escuros acho que só serão aconselháveis para dias de muito sol e se andares em locais sem muita sombra.

Eventualmente podes vir a encontrar uma promoção de uns óculos de gama mais alta ou com troca de várias lentes e ficas com esses como suplentes.
 

lucard

Member
Eu sei onde fica S.Pedro homem, se fores ver o meu "diário de bordo" cometi o erro grave na 2 ou 3 volta que fiz ir Viseu < S. Pedro < Viseu, na altura dos incêndios, era uma fumarada... jurei para nunca mais na minha vida... que empeno :fpalm:

Em relação aos calções, eu comprei estes (são série 900 afinal, em vez de 700).
Luvas, gosto bastante destas, usei umas emprestadas.
Óculos tenho estes. (não são bem estes, pelo design, mas não devem ter sido muito mais caros. Não são os melhores, mas para veres se gostas e entenderes a importância deles. Quando rebentares com uma abelha com eles vais entender, ou levares com um ramo de giesta na cara).

Jersey, não tenho link, comprei no lidl, vou fazer upgrade para uns da decat, mas não sei. Para mim é essencial com bolso nas costas. Apesar de levar mochila, o bolso de trás levo sempre lá uma barra para o caso de começar a desfalecer e a bomba da asma (rápido acesso... porque quando preciso, é para agora, não é para andar às voltas na mochila à procura).

Quanto ao bidon, eu normalmente não o levo, fartei-me de andar à procura dele no mato... fica em casa... e com uma camelback de 1.5L levo àgua que chegue, e vou abastecendo sempre que possível. No verão levo o bidon com bebida lá dentro, mas fica a saber mega mal por ficar quente.

Pressão de ar, tenho de ir ver na minha bomba (comprei na Decat, é muito boa para o preço, 15€) não sei de cabeça, mas levo sempre os pneus muito cheios e rijos.

Lubrificante e etc, como disse comprei este Kit.

Off Topic:
Temos de combinar qualquer coisa, aqui por Viseu eu e um colega meu temos uma iniciativa de BTT/Bushcraft engraçada. Pode ser que te interesse. Em principio este FDS vou meter fotos dessa iniciativa.
 

zdjota

Member
os precos diferem um pouco de regiao para regiao,vai te informando na tua e escolhe o melhor qualidade/servico e verifica o feedback do mesmo
a revisao da suspensao e realmente muito importante, consulta o manual da tua pois diferem de marca para marca, e de tipo e uso

de quanto em quanto tempo se faz? depende do uso, estas ultimas semanas foi muito leve o uso faco um check-up rapido, uma limpeza e lubrificacao e pronto

quando ela esta totalmente cheia de lama e ervas e bichos mortos(lol)e deu umas quedas, desmonto-a toda, lavo os componentes num "tanque" que construi para o efeito com lava-louca escovas diversas e seco com um pano limpo velho, aplico massa consistente nova, deixo a corrente pendurada a secar bem antes de aplicar o oleo e lavo o quadro com a mangueira com pressao(mas nao apliques na bike montada! pode retirar a lubrificacao dos componentes e infiltrar e levar areia pra dentro de rolamentos e afins e traz problemas)
depois aplico polish pra lama nao pegar tanto mas mesmo assim e uma desgraca o quadro ta em muito mau estado)
alinhar rodas(que seca!) a minha sorte e que sao relativamente faceis de alinhar

atencao a um pormenor quando lavas a bike com ela montada, evita contaminar os discos de travao pra nao te chatearem com a chinfrineira e a pessima travagem que faz(que te podem deitar abaixo da bike) por contaminacao de oleo ou apenas as maos, as pastilhas verifica antes de saires se estao bem alinhas que nao estao a rocar no disco.

nao precisas de fazer isto tudo, mas ja e uma ideia pra orientares o teu metodo mediante aquilo que tens a tua disposicao

em relacao a calcos e jerseys, escolhe o que te for mais confortavel, muitos escolhem as licras alguns escolhem enduro/DH/AM
no meu caso que nao uso as licras, estou mais confortavel com algo mais ventilado e com liberdade de movimentos diferentes, para alem de melhor acomodar as joelheiras
oculos, como o joseelias mencionou, servem perfeitamente para comecar, depois e uma questao de ires adaptando o uso mediante o tipo de terrenos que vais andar, se e solarengo, como aqui na minha regiao, uso lentes muito escuras. lusco fusco, ja se sabe, mais amarelas

capacete, ventilado e desde que apertado atras e abanares a cabeca cima e abaixo nao te sair fora ja esta excelente

wd40 nao uso, ha muitas contradicoes no uso do mesmo, e um desengordurante ou apenas um placebo, nao sei, nao arrisco, a corrente e parte vital de uma bike, portanto uso pra lubrificar oleo mineral e utiliso degreaser para corrente que se pode adquirir na decatlhon, ou lojas da especialidade, ou no meu caso, degreaser para mota

massa lubrificante(para rolamentos, movimento central etc, uso a massa de sabao de litio, encontras nas lojas de especialidade e tambem no comercio automovel(eu uso a do meu carro)
shampoo, podes usar shampoo automovel, ja que tens uma bike de aluminio, a minha e de aco e nao tem problemas nesse sentido.

a multitool sera suficiente, verifica se ela tem o descravador de corrente, senao, um desses tambem arranjas facilmente online por menos de 5 euros ou nos chineses, sao bastante compactos e fortes

os spares como uma camara de ar podes colar no espigao com fita adesiva eletrica comum, nao estraga.
podes usar na grade de bidon um porta ferramentas(e um bidon tipo frasco) e colocas as ferramentas la, ha quem opte por bolsas de selim ou as triangulares de quadro, vai do gosto e comodidade de cada um

bidon, agora uso apenas pra levar uma isotonica caseira pra acompanhar a agua que vai na mochila, e mais pratico e esta sempre disponivel pra beber sem parar em qualquer altura,e so meter a boca na chupeta :p

se planeias voltas grandes leva tambem alguma barras energeticas ou fazes flapjacks caseiros em casa e podes dosear entretanto pra nao te faltar o combustivel, uma banana tambem e uma boa ideia, e se tens alguma doenca, os respectivos medicamentos.



depois deste testamento desfrute, tens uma bike jeitosa e concerteza te vai divertir muito, (e vais sentir mais leve que a de DH lol)
 
fabio viana - Onde se arranja Finish Line? Limpar limpas com que a corrente? Sim é sempre melhor levar do que fazer asneira , desde que não fique muito caro xD


Roger24 - Se quer que lhe diga , já fiz ciclovia até Vouzela em tempos que ainda andava regularmente com a bike de Dh, onde posso obter trajecto de São Pedro do Sul até Aveiro?


Pedro Barradas -
Então qual aconselhas Finish Line ou Squirl lube? Aplicas sempre antes de ir andas?


Joseelias - Segunda quando lá for já vou experimentar esses e mais alguns que lá estejam , pelo andar da carruagem vou sair de lá a olhar para a conta :assobio:

Estou a pensar num escuros visto a maior parte das vezes ir rolar a tarde por volta das 15:30 até as 17:00 , pausa a tarde de trabalho

Fazer um upgrade futuramente , Like



lucard - hahaha acredito , parece eu que já me tinha desleixado nestas andanças , um colega meu com Specialized com suspensão total , e eu com a Bh , toca a fazer a ciclovia de Viseu, chegamos a Estação de Tondela acho que até tinha lá um posto de carregar carros elétricos na altura , já deve de ir a quase 1 ano ou mais o tempo passa. Ui , a vinda para cá é que foi começou a dar a molesa , fome , começou aquecer , cheguei até a vir a pé , a seguir a ponte que lá tem , a umas casas até lá roubei um pêssego, de tão desidratado que estava , cheguei até a trocar de bicicleta com o meu colega , no fim acho que era o aro empenado que me fazia abrandar , travava sozinha a bicicleta... Gostei imenso , mas jurei que só lá voltava com pratica e com bike em condições.

São fixes , as alças não fogem nem nada? estou a pensar nisso uma jersey e um calções genero Dh por cima :-K
Essas luvas por acaso experimentei lá umas , estavam me pequenas mas gostei da sensação. E parecem ser bastante frescas/arejadas.
Vou investir nuns iguais em principio , para não acontecer isso

As barras fazes ou compras ? com o calor não ficam moles ou algo assim?
Mochila tenho lá uma da Decat , de correr tenho de ver se comprei uma bolsa de água nova , e talvez ande sempre de mochila as contas

Fixe , depois quero ver essa iniciativa , durante a semana ando a tarde , o meu dia de folga é a Segunda-Feira



zdjota - Vou ler os manuais nas horas vagas , depois também informo aqui.

Pois compreendo , depois também vou metendo fotos no meu diario de bordo da Scott Scale 965 2017 e vocês vão me lá todos ajudando hehehe

Ui isso desmontar tudo nahh não me quero aventurar a tanto , preciso quanto mais não seja levar a "burra" de 4 em 4 meses aos representantes da Scott ou a oficina aqui perto

Não convém molhar os discos ? mesmo em frios?

Em relação aos calções acho que vou fazer um misto xD


Pensei que o Wd 40 fosse bom para limpar como normalmente é usado nas motas eu tenho uma e uso.

Lavar pensei que fosse só com água hehehe

Ok vou ver uma multitool mais completa
Boa ideia a das ferramentas num Bidon

bidon, agora uso apenas pra levar uma isotonica caseira pra acompanhar a agua que vai na mochila, e mais pratico e esta sempre disponivel pra beber sem parar em qualquer altura,e so meter a boca na chupeta :p

nunca provei nada disso flapjacks mas se for bom e poder fazer em casa melhor.


Obrigado hehehe ,Bh queres comprar ? vou meter a venda... Sempre vai ser mais leve que a Ktm de DH 18Kg +- ufa
 
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lucard

Member
Opa as alças do meu caem, mas por minha culpa, comprei o L (devia ter comprado o M), não gostei de como me caiam, optei pelo L.
Comprares jersey para colocar calções de DH em cima é uma opção, se bem que aumentas o calor corporal (mais uma camada...) e se não fores usar joelheiras, não acho que seja necessário.
As luvas, tem vários tamanhos. Experimenta vários até encontrares um confortável. Para mim, uns modelo são o M, outros o L.. Tenho dedos cumpridos...
As barras compro, das mais baratas do continente/jumbo/pingo doce, por norma, sempre que em promoção para poupar mais. Atualmente ando "viciado" nas do jumbo de amendoim e chocolate. Não são tão boas como as especificas para desporto mas, tem Hidratos de carbono (aka açúcar) e todos os benefícios de sementes, como aveia, e os do amendoim. Sim com o calor ficam moles como tudo, parece que ficam "murchas" é só o senão... e chocolate + calor = papel higiénico na mochila :fpalm:. Mas como disse, só levo uma no jersey para emergências, as restantes vão na mochila e não ficam tão moles.
Porque não faço barras em casa? Simples. Não estou para ter o trabalho. Apesar de eu saber que ficam muito melhores, levam o que eu quero, com as propriedades que eu quero. Mas só o trabalho...

Bolsa de água, vais ao continente outlet (retail park) e compras uma (ou várias) por 3€ de 1 Litro, com um bocal brutal!

Em relação ao concelho de desmontar a bike toda para lavar, cruz credo... Se tivesse tempo para fazer isso cada vez que vou andar, ou a bike fica cheia de M**** era sinal que tinha ganho o euromilhões. Eu cá só dou uma lavadela com a mangueira, shampoo, lavadela de novo. Limpeza de óleos (corrente e bainhas), e re-olear, bainhas e corrente. Tudo com óleo de "gotas", não uso spray's. De 6 em 6 meses tenho agendado revisão (por norma em troca de época, ou seja, entrada da primavera, final de verão.
 

edununo

Well-Known Member
Eu limpo com frequência a transmissão, bainhas da suspensão e travões.
De resto não ando sempre a desmontar a bike. Quanto muito quando há muita lama, retiro os cranks para limpar o movimento.
Rodas, nunca as afinei. Ao fim de 2 anos estão certinhas. Nada de empenos. Tive sim um azar: Parti um raio na roda de trás.
 

lucard

Member
Essa bike nem sequer em minha casa/carro entrava assim... Ficava no mato... Junto com a carrada de ***** que vem agarrada... Descobertas arqueológicas a esta hora?
Em caso de semelhante... Bombas BP, 1 euro. Resolvido.
 

zdjota

Member
lol, e se nao tiveres bombas perto? pois..eu levo-a assim pra casa e mando a mangueira abaixo e passo por agua depois e que entro em casa com ela senao o marido ralha-me xD(pra alem dos vizinhos) xD

depois e desmontar e lavar ....

agora com o verao e mais o po portanto nao ira existir essa necessidade, ufa inda bem...
 
Obrigado a todos pelas dicas a todos ;)

se se a minha chegar a ficar assim tão suja lavo e levo mais regularmente a oficina

Segunda já arranco as 7:30/8:00 de São Pedro do sul para Viana do Castelo - Monção para ir buscar a minha
 
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