Indepent Fabrication Ti Deluxe - 9,80KG

miguelchedas

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Boas tardes,


Mais uma vez obrigado pelos vossos posts!

Depois de um fds na lama de Belas, onde apesar do terreno muito pesado deu para ver que a máquina está em forma tanto a subir como a descer, acabei por fazer algumas pequenas alterações...

Montei como desviador traseiro um XTR M960 que tinha aqui parado, que o M952 parecia-me estar nas últimas, e subi um pouco o avanço que estava muito baixo devido ao rise menor do guiador USE em relação ao Raceface que tinha (que aparece nas fotos).

Entretanto na busca das rodas novas, acabei por comprar uma bike nova... :-D
Um chasso velho americano também, mas sub-10 e de aço. Aposto que não adivinham o que é...

As rodas são umas Chris King douradas, para dar um ar mais colorido à coisa. Vamos lá a ver se ficam bem...

Para a semana já devo conseguir fazer as outras alterações para ter a máquina na configuração final.


P.S: V-brake à frente e a trás para o Verão até poderá ser uma opção, mas no Inverno dava disparate...


Abraços,

Miguel
 

Patitos

Active Member
Bem vindo a este cantinho.
Pessoalmente não sou grande apreciador desse quadro, tal como o phalhas referiu existem outras opções , no entanto de referir a montagem sobria da bike. A pergunta que faço costuma ser a mesma...será que vale a pena investir €€ para manter a bike acima dos 9kg. É só a minha opinião.
Abraço
 

miguelchedas

New Member
Boas Pessoal,


@Patitos: Respeito a tua opinião, mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo senão andavamos todos de Spark's ou IF's... :D

O objectivo no meu caso não é ter uma bicicleta sub-8, até porque com este quadro não ia mesmo ser viável, mas ter a bicicleta o mais leve possível para a utilização mais agresssiva que lhe dou. ;)

Daí agradecer todo o vosso input e ideias.

Para a semana já vejo se fica bem com o s cubos dourados, e posto umas fotos, mas é daquelas coisas que só mesmo montando...


Abraço,
 
patitos
apesar de gostar de componentes leves
neste caso digo

o peso não e tudo.
por exemplo a bike que mais gosto neste forum e a do phalhas, no entanto nao bate nenhum record de peso
 

Jepas

Super Moderador
Patitos, pelo que li o Phalhas coloca esse quadro IF acima de qualquer um dos que ele tem (VN e Litespeed) e concordo totalmente com ele.
 

miguelchedas

New Member
Boas,


Realmente em termos de exclusividade em Portugal, é capaz de ser o melhor...

Tenho pena de não ter ponto comparativo em termos de Ti's que esta é a minha primeira Ti, sei que é muito bom e muito diferente quer de carbono e aluminio (inclusivé muito melhor que um bom aço como o da minha Sunn Revolt de 1995).

Parece-me que a grande diferença da IF para as outras marcas é que em função do questionário que se preenche, quando se compra a bike, eles alteram o tipo de medidas e espessuras dos tubos, tipo de titânio, angulos do quadro etc... Não sei se as outras marcas também o farão mas o questionário é bastante completo e a bicicleta construida é mesmo única (eles guardam essa informação na IF)...

A minha não passou por esse processo, mesmo para o anterior dono que a comprou nova, porque foi construida para uma feira nos US e tem os clássicos ângulos 71/73.


P.S: Mas claramente a bicicleta do Phalhas é de outra liga, então com um bocado mais de curso à frente ficava 5* para mim...:shock:

Abraços,

Miguel
 

miguelchedas

New Member
Boas Pessoal,


Como temos algumas novidades resolvi fazer um update aqui ao tópico...

Temos o seguinte material "novo":


1 - Roda de frente Hope Pro3 XC3, Aro ZTR - 780g (com rotor Hope 160 e Fond de Jante montado)


dscf1019g.jpg


2 - Roda de trás Chris King douradinho, Aro Mavic 517 Ceramic - nem pesei com a pressa de ver como ficava (faz um barulho "esquisito" este cubo, mesmo para quem vem de uns Hope... :D )


dscf1018n.jpg


3 - Pedais Crank Brothers Candy Ti - 220g (não fica bem o vermelho, tenho de ver se dá para trocar a cage com outros CB pretos que tenho...)


Aqui fica então uma foto da montagem actual (que deve estar nos 9,50-9,60 KG):


dscf1017yj.jpg


e uma foto artistica depois de uma volta noturna em Sintra (para os fãs de "tunning Ti"):


dscf1010r.jpg


Parece-me que não vai chegar aos 9KG, a não ser com grandes investimentos, que já não temos grande margem de manobra...
Any ideas?

P.S: Já agora, outra sub-10 (9,90KG para ser mais exacto)de onde estou a transplantar material... Alguns dizem que é o melhor quadro em aço já feito, tenho de ir experimentar mesmo com este tempo! Será a bike de aço mais leve aqui no forum?

dscf1014r.jpg


dscf1016a.jpg



Abraços,

Miguel
 

t-CH-ivalo

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A independent, a Ibis...p**** c****** m**** brutais!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
A Ibis tem o famoso segura cantilevers hand job? :p
Onde comprás-te a Ibis?
:venia::venia:
 

miguelchedas

New Member
Boas t-CH-ivalo,


Infelizmente já não tem handjob, que esta foi das ultimas em aço a ser feita que é de 2001.

Mandei-a vir de Inglaterra, mas ainda não sei se fico com ela que não cabem mais bikes cá em casa, que já são 4. Qualquer dia sou eu expulso... :D

Tenho é de ir experimentar o bicho, que estou com curiosidade de ver se é tão bom como dizem... (eu depois dou feedback)


Abraços,

Miguel
 

t-CH-ivalo

New Member
Deverão haver mais, a minha também já foi sub-10, mas é single speed e com forqueta :p
Faças o que fizeres, não te desfaças delas! ;)
Agora tenho curiosidade em vêr as outras duas...
 

miguelchedas

New Member
Boas Pessoal,


Estou num dilema que fomos hoje andar com a IF e com a Ibis, e cheguei à conclusão que não posso vender a Ibis que o quadro é mesmo muito bom...

O que me complica as contas que precisava de uma bike, com um bocado mais de curso, para ficar na Lousã na casa que lá tenho.

Como nas minhas outras duas bikes, uma Giant Trance Advanced de carbono e uma Sunn Revolt 2 de aço montada para estrada, não são para mexer vou ter de inventar...

Que achavam da IF montada com uma suspa de 120mm à frente e uma montagem um bocadinho mais hardcore?

A Ibis passava a ser a máquina aqui deste cantinho, com objectivo de uma montagem com 9-9,5kg... :D


Abraços,

Miguel
 

miguelchedas

New Member
Boas tuareg,


Esper que não que pelas medições que fiz só me aumenta dois centimetros na medição head-to-crown em relação à R7, que consigo compensar tirando um espaçador por baixo do avanço e mantendo a mesma posição de condução...

Deve é alterar um bocado o ângulo de direção, que deve ficar com uns 69º o que nem é mau para terreno mais técnico.

Já vem a caminho uma Manitou Minute MRD para ser montada! :D


Abraços,

Miguel
 

t-CH-ivalo

New Member
Não estou a par da geometria da IF, mas julgo que seria melhor comprares um quadro específico para levar com uma suspensão maior: Ragley BluePig, Cotic BFe, On One Summer Session...as escolhas são inúmeras! Esse IF ficava era bem em cima da lareira, na minha de preferência :p
Parabéns pelo bom gosto e pela teimosia em continuar com bikes "old school" que muitas vezes são postas de lado. Keep riding. ;)
 

miguelchedas

New Member
Boas t-CH-ivalo,


Isto são mesmo máquinas para andar, nada de IF's por cima da lareira... :D

Vamos ver como fica a geometria, devo montar a nova suspa ainda esta semana, e depois posto umas fotos...
Vou ficar com uma máquina mais hardcore, sem problemas de manutenção de pivots como numa FS, para os trilhos da Lousã!

E devia ser crime meter estas bikes old-school de parte... Podem dar-mas que eu trato delas!



Abraços,

Miguel
 
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