Incompatibilidade entre pedaleira e cassete?

#1
Boas.

Antes de mais, sou novo por estas bandas, e é o meu primeiro post. Vou tentar não dizer barbaridades nos nomes das coisas, mas prometo que me tentei informar e se disser algumas asneiras, eu aprendo depressa =)

Com as nossas vidas cada vez mais sedentárias, e como o único exercício que sempre gostei é andar de bicicleta, aproveitei recentemente uma oportunidade para comprar uma bicicleta de um amigo e fazer algum exercício. Comprei um KTM Ultra Fire (ele não sabe bem de que ano, mas tem alguns bons).

Fiz alguma manutenção: troquei pastilhas dos discos, limpeza, e "tentei" afinar os desviadores. A bike parece estar bastante aceitável e estou contente com o resultado, no entanto não consegui resolver um "fenómeno" que gostaria de pedir a vossa ajuda.

A Pedaleira da frente (Shimano FC M442) quando está no prato mais pequeno e na mudança mais pequena da cassete traseira, o desviador traseiro fica todo chegado atrás e a corrente fica demasiado folgada. Anexo junto uma fotografia da obra de arte. Será alguma incompatibilidade entre a pedaleira e a cassete? Corrente? Ou falta de jeito do "mecânico"?

Obrigado pela ajuda pessoal.

IMG_20210316_181448_2.jpg
 

edununo

Well-Known Member
#2
Prato pequeno e carreto menor da cassete é a posição de descanso da bike. Não é para pedalar assim. De qualquer das formas isso que está na foto nao é normal.
Não é incompatibilidade nenhuma.
A corrente não estará muito comprida?
Também verificava a mola do desviador a ver se está com pouca força.
Mas parece-me que a corrente está muito comprida.
 
#3
Boa dica @edununo não fazia ideia, ganda noob. Obrigado. De facto assim que subo uma mudança na cassete, o desviador muda bastante e fica tudo "aparentemente" impecável. Vou tentar perceber tanto na corrente como a mola do desviador, embora para a mola não tenha grande base de comparação e vai ser difícil para mim perceber se tem pouca força.

Obrigado!
 

Insignia

Well-Known Member
#4
Em principio será a corrente que está gigante.
Se antes de mexeres ela não estava assim, podes ter afinado mal o parafuso B do desviador, o que o fez ficar muito chegado á parte de cima.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#6
Ve no youtube como medir a corrente. tens ferramentas para descravar o elo de corrente e meteres um elo rapido? para puderes encurtar isso?

isso é 3x7v!? merecia um upgrade para 10V...
 
#8
Ya, tenho de dar uma limpeza... só limpei discos e troquei pastilhas porque aquilo já vinha tudo borrado cheio de óleo, e os travões pareciam buzinas e travar tá quieto. Diria que é uma 3x9v (ainda estou a aprender os nomes pessoal), o desviador traseiro é Deore RD-M592.

Pois antes de mexer não reparei se já estava assim (ya devia, mas pronto, next time). Vou investigar e tentar medir/perceber.

@Pedro Barradas não tenho ainda ferramentas para isso, mas estou a preparar uma encomenda de umas coisitas e vou ver se incluo isso. Upgrades para já ainda não, quero curtir umas voltas e esmifrar o que tenho. Comprei isto como está por 300 paus, acho que não foi mau negócio, o quadro já é antigo e pode não ser dos melhores mas ao menos é KTM e fica mesmo bem ao lado da minha 1290 SA :D

Obrigado pessoal.
 
#11
Ya, e olhando para o design da de 2014 no link acima, é muita parecida mas não é igual. Por acaso gostava de saber, o antigo dono sabe menos ainda, diz que lhe ofereceram nova há 5 ou 6 anos, que quer dizer basicamente nada!
 

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edununo

Well-Known Member
#12
KTM-ULTRA-FIRE-BLACK.jpg

O quadro desta foto é de um tamanho inferior à da tua bike, mas é este o modelo.
As rodas são diferentes porque as que estão na tua bike são de uma Rockrider.
Esta é de 2009 ou 2010.
 
#15
haahah fonix, já tinha tentado achar que raio de jantes eram aquelas (têm bom aspecto), mas não as consegui achar em lado nenhum, bem achado... já agora a marca kateem (guiador e espigão acho eu) é o quê? "coisas" da ktm? Não consigo achar isso em lado nenhum tb