Incêndios - LIGA 117

dleo

New Member
Incêndios

PJ detém presumível autor do fogo na Reserva Natural da Arrábida
22.07.2005 - 13h22

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal informou hoje que deteve o presumível autor do incêndio que deflagrou na quarta-feira na Reserva Natural do Parque da Serra da Arrábida, no distrito de Setúbal.

Segundo a PJ, trata-se de um homem de cerca de 50 anos, desempregado e residente na zona, sendo desconhecidas as motivações que o terão levado a praticar o acto criminoso.

O incêndio foi extinto ontem e devastou vegetação do Parque Natural da Arrábida.

O detido foi sujeito a um primeiro interrogatório judicial, sendo-lhe aplicadas medidas de coacção ainda não divulgadas.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1228849&idCanal=90

Será que não nos deixam fazer uma rodinha a este tipo :evil: :evil: :evil:
 

MarcoB

New Member
Incêndios

Hoje, pela primeira vez passei pela zona da Aldeia de Irmãos, acho que é este o nome e vi a zona onde deveria estar um parque natural tudo queimado e a respiração era insuportável naqueles 3-4 km de estrada. Foi uma grande tristeza para mim ver o estado em que aquilo estava :(

Já agora depois passei em V.N.Azeitão e alguém com um Clio branco, se não me engano, fez um grande "cagaçal" quando passei, será que era alguém daqui do forum?
 

Bull

New Member
Oisss...

Pronto mais um dia de inferno para o nosso país.... :cry: :cry:

Está um calorão e são 00:40h, estou no emprego, e o ar (mesmo dentro do edificio) é irespiravel !! É um cheiro a mata queimada que nem podem imaginar. :(

Desta vez acho que tocou à zona de Sintra e também mais uma vez Mafra. :( :(

Imaginem estou em Alfragide, e mesmo aqui temos o ar como já descrevi....

Ouvi na rádio que hoje já contabilizavam 27 Incêndios pelo país!!!!! Será que todos eles são fruto de descuido ?!?!?

Querem ver que ás tantas a causa é um erro de algum computador... :roll: com está na moda..... :evil:

É mesmo para dizer vanham-nos todos os Deuses e Credos, para que esta vergonha nacional termine :( :(


AbraçUs... :(
 
Incêndios

Pois eu saí do trabalho era meia-noite e quando cheguei a Setúbal também estava um ar irrespirável e extremamente quente. No ar sentia-se o cheiro a eucalipto queimado e só se via fumo por todo o lado.
 

Fireblade

New Member
Incêndios

Aqui em Caneças está do pior...
Mesmo com a serra a 1km da vila...
É só fumo, fui agora à janela, parecia-me um daqueles dias de inverno em que não se consegue ver nada devido ao nevoeiro...mas o cheiro nao engana (infelizmente).

Para voces verem como está a situação, até já no meio da cidade os pequenos espaços verdes estão a arder...
Vejam...

dscn5085medium4ft.jpg


Cumps... :cry: :cry: :cry:

E bom trabalho, e boa sorte aos nossos anjos (leia-se bombeiros).
 

MarcoB

New Member
Incêndios

É verdade estou ainda a trabalhar em Palmela e está muito fumo no ar e cheiro a queimado. Não sei se será novamente a arrábida ou não.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Incêndios

E uma tristeza... qualquer dia é só pedra :roll:
Já nem suporto ligar a tv ou ver este tipo de informação, faz-me pensar que se apanhasse certas e determinadas bestas (e é para não lhes chamar outras coisas) não sei como reagiria.
Ainda no domingo andei na zona ardida na Arrábida, mais de uma semana depois do incendio o ar pesado e o cheiro a queimado é insuportavel, e as vistas totalmente desoladoras.

Hoje à hora de almoço, num dos telejornais mostravam um casal de idosos que foram evacuados e ficaram sem nada, como não tinham nenhuma mansão na arrábida e muito dinheiro para subornar as leis que proibem as construções em locais não autorizados, foram viver algures no campo com uma casa humilde muito trabalho, foram evacuados e ficaram sem nada... no minimo revoltante...

Enfim,,, é sempre a mesma coisa :roll:

:| :| :| :| :(
 

Fireblade

New Member
Incêndios

Pois é Ludos, esses casos é que são piores, e mais graves.
A essas pessoas é que o nosso "querido" governo devia dar a mão!
E não dar endeminizações de 40 mil contos a um tipo qualquer que geria um banco...

Só mesmo em Portugal...
Tenho pena do pais em que vivo...
Não tenho mesmo nenhum orgulho no meu pais.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Incêndios

Até aqui cheira a queimado, deve haver algum incendio aqui na zona :(

Já agora, vale a pena ler este artigo.

Até parece que andaram aqui no fórum e fizeram um resumo.

:( :( :(
 

fire4me

New Member
Incendios

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.

Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?

Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...

3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...

Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?

Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.

Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.

Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).

3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores

4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.

José Gomes Ferreira
http://sic.sapo.pt/online/noticias/opiniao/20050804+-+A+industria+dos+incendios.htm

apesar de não serem palavras minhas eu concordo com tudo o que aqui foi descrito
 

Aguiasman

New Member
Incêndios

MarcoB said:
É verdade estou ainda a trabalhar em Palmela e está muito fumo no ar e cheiro a queimado. Não sei se será novamente a arrábida ou não.

Parece impossivel mas o fumo é de Mafra!!

Começou aqui no Barreiro a cheirar a fumo e tb pensei que fosse aqui perto, mas ñ é.
 
A

americo

Guest
Incêndios

Boas

Foi beber um copo a Santos (Lisboa) e o ar, ao passar no Monsanto, está irrespirável, um cheiro a eucalipto queimado tremendo, mas a mata não está a arder.
Ainda não percebi mas cheguei a casa e o ar continua irrespirável (Benfica) com muito fumo a formar uma pequena neblina mas não se vê clarões de chamas no Monsanto nem sequer sirenes a apitar.
Isto deve ser um grande incêndio nos arredores, mas onde?

Realmente com estas temperaturas qualquer pequeno "incidente" provoca logo um enorme incêndio.

E de uma vez por todas parem de atirar culpas para cima de quem quer que seja. Com este tempo de seca prolongado e com as matas e florestas ressequidas sem humidade basta um caco de vidro ao sol e o inicio de um fogo é quase certo...

P.S. Ouvi num programa que a parte sul de Espanha estava a caminhar a passos largos para um deserto, o que me leva a questionar:
Se assim fôr, o Alentejo para lá caminhará (também) sem apelo nem agravo.

Um abraço

Américo Ribeiro
 

Bull

New Member
Oisss...

Os incêdios de ontem, que tornaram o ar como todo a gente pode verificar, foram em Mafra e Cascais.

Mafra - Zona da Mata Grande. Aqui há uma questão que me coloco. Durante a tarde passei neste mesmo local que já ardia. Na Rádio informavam que o Incêndio estava controlado e já em fase de rescaldo. Que iria ficar me vigilancia dos bombeiros.

Pergunto-me, como é possivel naquela zona, (onde estava a arder - Mato rasteiro...), haver um reacendimento de tal forma que ás 5h da manhã ainda andavam a combater o incêndio ?!?!?

Mas não estavam lá os bombeiros ?!

Desculpem mas há aqui algo que não bate certo... Eu passei lá e vi o que estava a arder !!! Ainda bastante longe das árvores !!

Sinseramente não dá para entender.

Há mais uma questão que se me coloca, porque é que este ano, os incêndios que têm havido na zona de Mafra, são junto, ou muito perto da nova Auto-estrada (Malveira - Mafra)...... Betão ?!?!?

..............

AbraçUs.... :roll:
 

Minirider

New Member
Incêndios

e aki pos lados de aveiro?!!!! á uns incendios la para cacia e agueda (penso eu) e eu moro da uns 30/40km de distancia de la e tenho o patio cheio de zinzas o céu esta todo negro fdx nao á direito de viver em portugal descansado,vou voltar pra ilha!
 

tomac

New Member
Incêndios

Pois é o país está a arder, e mais uma vez a minha terrinha foi bastante afectada, depois de no inicio do verão a parte sul ter ardido toda, este fim-de-semana ardeu o que restava, não há palavras...

É muito triste sair de casa para uma voltinha e ter que passar por aquele filme a preto e branco.

É o país em que vivemos, as leis estão para os ladrões e criminosos, os que são capturados passados uns dias estão cá fora e continuam a praticar os actos, não é justo.
 

pofa

New Member
Incêndios

Eu ando em Valongo, que ficou todo preto á 15 dias. hoje num local que ardeu todas as arvores foram abatidas, limpas e arrumadinhas na berma da estrada. dá q pensar ....
 

tomac

New Member
Incêndios

Cinco minutos depois de ter escrito a minha última mensagem , já ardia novamente em 3 sitios distintos, não me venham com a história dos reacendimentos, uma vez vai agoro duas vezes, acho muito esquisito, e ainda em alguns sitios onde o incendio tinha andado longe..

Não há palavras, eles bem falam em penas mais pesadas para os incendiários, mas das palavras aos actos, ainda vão muitos Km´s de distância...
 

doc

Member
Incêndios

A política da "floresta" e da "Protecção Civil é só uma! É não ter política!!!!
Antes de esxplicar porquê eu digo como sei, tenho um familiar directo a trabalhar no Ministério da Agricultura num alto cargo, eu próprio trabalhei com o CCO (Centro Coordenador Operacional) do distrito de Castelo Branco.
Ponto 1 - Bombeiros
São o exemplo da coragem e dedicação no entanto estão mal equipados em carros de combate e fatos de protecção individual. Porquê? Porque cada quartel é uma associação sem fins lucrativos (tirando sapadores e municipais) que vivem de quermeses rifas e festas e donativos. Simplesmente não tem dinheiro. Os carros que muitas vezes vemos são adaptados de antigos camiões usados em pedreiras e para transporte de carga em geral, mtos até com mais de 300 000 km!! Uma pintura vermelha uns pirilampos e um tanque de água e estão prontos a servirem o PAÍS, ou talvez naõ como assistimos todos os verões.
Mas há interesses por detrás. Há comandantes e pessoas bem colocadas no SNBPC que tem empresas de segurança e que transformam e vendem equipamento (carros, fatos, extintores, etc.) a bombeiros e que até são sócios de empresas que alugam os aviões e helicopteros! Presidentes das câmaras que recebem uma dotação do OE para a protecção civil e é empregue noutro lado ou até fazem parte das empresas supra mencionadas. E mais essas empresas fazem preços especiais para certos quarteis e para outros é o dobro só porque são do distrito vizinho ou da câmara vizinha e que até têm uma côr política diferente daquela do Presidente de Câmara sócio dessa empresa de segurança!!!
Coordenação!!! Diga o seu ministro porque não coordena! É simples o CCO central em Lisboa não manda nos Bombeiros não lhes dá ordens, apenas pede auxilios para determinadas zonas cabendo aos comandantes de coorperação e ás câmaras no caso dos sapadores e municipais autorizarem a saída para o teatro de operações. Para dar um exemplo já ouvi uma conversa via rádio no grande incêndio de Oleiros em 2003 que 5 carros de bombeiros com 20 homens não foram ajudar os colegas porque era fora do seu concelho e o presidente da câmara não autorizava ameaçando com represálias monetárias(corte de fundos aos bombeiros) se não cumprissem a ordem. Coordenação!!! O que é que os Sapadores de Lisboa conhecem das matas de viana do Castelo e/ou Coimbra para ajudarem? Nada! Quando chegarem lá andam à procura de nomes de terras e estradas em mapas de 1990 e mais antigos para chegarem à frente de incêndio correndo o risco de se perderem e morrerem queimados como infelizmente já aconteceu em outros anos!!! Para quando GPS e sistemas digitais de comunicação!!! Intereses meus amigos...NEM TUDO O QUE PARECE SER É!!! Ñ LIGUEM AO PRESIDENTE DA LIGA DE BOMBEIROS ESSE SENHOR OU Ñ SABE OU SABE E PREFERE IGNORAR!!!! O senhor presidente dos bombeiros profissionais fala bem e conhece a situação mas tb. têm interesse por detrás. TOMEM MTA ATENÇÃO E SE NÃO FOREM VOCÊS A PROTEGEREM OS VOSSO BENS MAIS NIMGUEM O FAZ PORQUE OS BONS BOMBEIROS SÃO POUCOS E JÁ ESTÃO CANSADOS DESTA MERDA TODA!!!!

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=574557&div_id=291

Disse tudo: INTERRESSES!
 
Top