Incêndios - LIGA 117

amarelo

New Member
Pois é amigos, hoje começou o calor a sério e nas notícias ja se viram 'n' casos de incêndios....enfim.... parece que a situação do ano passado se irá repetir...
 

SandraS

New Member
Incêndios

É verdade, e o pior de tudo, é q a maioria dos incendios são provocados por gente sem cabeça, são malucas, só podem, as pessoas q fazem isso.., quer dizer, n sei se pessoas será o termo correcto!!!

É triste, e qualquer dia n vão haver trilhos para a práctica do nosso adorado desporto! A lei devia ser mais dura, para com esses.... parasitas da sociedade... :(
 

x-act

New Member
Incêndios

Sim é verdade, por vezes esses incendios são causados por gente com problemas mentais e com outros problemas na vida, é uma verdade!

Mas não se esqueçam que também passa pelos donos dos terrenos, sejam eles o Estado, um simples dono, limpar os seus terrenos... pq com o inverno que tivemos, melhor seja, que não tivemos, td o que é pasto arde com uma facilidade tremenda... devido a estar td tão seco... é muito preocupante, mas este verão vai ser muito complicado...

Vejam o exemplo do Estado... só a meio deste mês vai ter os Heli's prontos para o combate aos incendios... :shock: é a miseria :cry:
 
Incêndios

A floresta é um bem de todos e todos os cidadãos protegê-la. Esse dever tem especial importância para todos aqueles que dela usufruem directamente, como nós bttistas (não sei se é assim que se escreve :? )

Mesmo durante as nossas voltinhas podemos fazer aquele cuidado especial em não deixar nada para traz que possa provocar um incêndio. E não custa nada ir dando um olhinho em redor para avistar potenciais incendiários, depois é só chamar a GNR, ICN ou ligar 117.
 

dekadente

New Member
Incêndios

Acho que devo contribuir pra este tópico. Eu tambem tenho vários terrenos e alguns deles de floresta. Eles estão limpos mas já foram alguns queimados o ano passado devido a terrenos vizinhos que não eram limpos e devido ás grandes empresas madeireiras que vêem aí uma forma de ganhar $$ pois os donos são obrigados a vender as árvores queimadas. Muitos dos incêndios são provocados por beatas de cigarros atiradas para a berma e lixo depositado no meio da mata. Já vi de tudo espalhado por esse nosso país. Desde sofás a máquinas de lavar roupa passando por pneus e camas. Acho que se todos nós tivermos uma atitude civilizada e transmitir-mos isso aos nossos filhos e até aos mais velhos pois esses acham as queimadas uma coisa natural e não tomam as devidas precauções.
Nós amantes do desporto e por conseguinte amantes da natureza temos de ser a frente de batalha para mudar as atitudes neste país.
 

fox

New Member
Incêndios

Eu próprio já chamei algumas vezes o 117 e o 112.
A limpeza das matas e florestas é de facto crucial, mas por onde tenho passado está tudo relativamente asseado e o mais estranho é que onde tem mais ardido é onde houve mais cuidado com isso.

Deus me perdoe, mas para mim a solução era apanhar um desses maluquinhos ou não-maluquinhos em flagrante e atá-lo a uma das árvores. Assim não perdia o espectáculo criado. E ficava sem hipótese de repetir a façanha. É muito radical eu sei. Mas quem passa por sítios todos ardidos, se sentir o mesmo que eu sinto...


Enfim....
 

amarelo

New Member
Incêndios

fox said:
Deus me perdoe, mas para mim a solução era apanhar um desses maluquinhos ou não-maluquinhos em flagrante e atá-lo a uma das árvores.

acho que isto já passou pela cabeça de muitas pessoas..
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Incêndios

amarelo said:
fox said:
Deus me perdoe, mas para mim a solução era apanhar um desses maluquinhos ou não-maluquinhos em flagrante e atá-lo a uma das árvores.

acho que isto já passou pela cabeça de muitas pessoas..

Senão de todas mesmo! :evil:

:( :( :(
 

doc

Member
Incêndios

Os incêndios...eu não punha os maluquinhos a arder primeiro, punha toda a classe política primeiro (o problemas era a poluição atmosférica), pois esses senhores é que são os grandes culpados.
Mas explico porquê:
-compra de submarinos e afins... e os bombeiros com carros que deveriam estar nos museus.
-prendem os tais maluquinhos, que depois ficam em liberdade condicional (??!!)
-os nossos ambientalistas do governo (exxxpectaculoooo), caso não saibam, se possuírem um terreno, e quiserem cortar ou fazer limpeza a árvores: não podem, porque estes senhores assim o querem. O meu caso: tenho (sou um dos herdeiros) um terreno onde passa um barranco, há uns anos atrás eramo obrigados a limpar o barranco; agora se o vizinho do lado limpar , tenho que esperar pelo ano seguinte, senão : épa tás a dar cabo da mata, toma multa; e depois consequências: existe um silvado com mais de 4 metros de altura onde as Oliveiras desaparecem .
Outro caso: na serra Algarvia, estava um senhor a cortar o mato e a limpar os seus sobreiros, apareceram lá os srs. ecologistas e pimba: multa ; passado uns meses, foi os tristes acontecimentos que se viu na serra Algarvia, pois este senhor, foi das terras menos queimadas devido as preocupações que teve, mas continuaram a não lhe dar razão por causa da multa. O ultimo casa dos nossos ecologistas: na serra algarvia, existia várias pequenas empresas de máquinas (retroescavadoras, rectas,buldozers) que passavam o Outono, Inverno, e Primavera, a limpar ribeiros (para prevenção de cheias e incêndios), limpar mato, etc... pois agora não é permitido limpar ribeiros, firmas fecharam e outra para a construção civil, mas neste aspecto não houve problema: os incêndios limparam as ribeiras e o mato!!
-ultimo ponto: o estado da agricultura em Portugal. Os terrenos pertecem ás pessoas mais idosas, com as tais reformas multimilionárias que o governo dá. Muitos vivem que o que a cortiça dava, e com o dinheiro que eles ganham com o resto da agricultura, que mal dá para viverem quanto mais (e se eles deixassem) para ter os terrenos limpos!

Sou um apaixonado pela serra Algarvia, quando não ando lá de BTT, perco-me por lá horas e horas de jipe, aquilo ERA simplesmente LINDO, agora ja está a renascer, mas para voltar o que era dantes (se não arder novamente), levará anos. No ano passado, fui lá ver os estragos, e chorei pelo que vi, mas se tivesse o comforto que lá tinha ardido os nossos políticos, choraria menos.
 

SandraS

New Member
Incêndios

Eu acho q n é com violência, q vamos lá... Digam não á violência, POR FAVOR!!! Uns bons pares de anos é mais que suficiente, para os anormais dos incendiários!!!
 

LMG

Member
Incêndios

Saudações deste caloiro,

quero acreditar que a malta do btt possa fazer alguma diferença na forma como lidamos com os nossos recursos naturais, no entanto, e sem querer ser péssimista, a saga dos incêndios é essencialmente uma questão de cidadania e cívismo... que vai levar algum tempo a mudar a atitude.
Nós podemos primar pela diferença, seja nos trilhos, seja na passagem da mensagem no dia-a-dia, parabéns a vocês todos que têm transformado este fórum em algo mais que as pedaladas.

Estejamos atentos que o Verão vai ser infernal...

Miguel Gomes
 

SandraS

New Member
Incêndios

Pois, só q na minha opinião, ouvir a palavra de outro, até pode educar, quem provocou incendio sem querer, por falta de cuidado, agora, essa mesma palavra, o educar a um incendiário, o dever de cidadania e civismo, deve ser uma perda de tempo, porque quem provoca incendios com gosto, não deve, não tem, nada na cabeça, portanto, nunca irá compreender o que é civismo e cidadania. Até porque devem ser do tipo, chegarem a casa, e verem as noticias com um ar de satisfação e orgulho da m***** que acabaram de fazer.... e não vou falar mais, porque só de pensar nisto, fico super IRRITADA!!!! :evil:
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Incêndios

Oh lagarto... já sei que com a varinha de condão da tua fada madrinha transformavas os incendiários em meninos bem comportados mas desculpa lá...

Sabes quantos anos vai demorar por exemplo a vegetação da Arrábida a ser o que era desde que ardeu o ano passado?

Sabes quantos anos vão ser precisos para que os familiares de vítimas de incêndios refaçam as suas vidas e isto é quando conseguem?...

Sabes quantos anos vão ser precisos para muitas famílias voltarem a levantar o que tinham de mais precioso que o fogo levou?

Desculpa lá mas uns pares de anos não bastavam...

Eu até lhes dava uma oportunidade de refazerem o erro :evil: :twisted: :evil: :twisted:

Já tive na frente de um incêndio e sei o inferno porque passam milhares de bombeiros por este país fora....

Então em vez de os atar a uma arvore, atava-os à boca da mangueira e mandava-os para a frente do fogo...

Acho que iram sentir-se bem por estarem a refazer o mal que fizeram... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mesmo que não colaborassem ao menos serviam de chuveiro de protecção aos bombeiros... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

fox

New Member
Incêndios

Oh lagarto, desculpa lá... Mas num post é: Não à violência... E depois no seguinte: Os incêndiários não têm nada na cabeça, grrr ????


Eheheh

Eu acho que sim, só com sentido de cidadania é que as coisas podem melhorar. Gestos simples como o de usar o cinzeiro do carro em vez de atirar pontas pela janela, ajudam imenso... E isto é uma das coisas (mais uma) das quais não devemos contar que venham dos políticos... Pá deixem lá os políticos. Eles não fazem nada pois não? O que fazem é só asneirar não é? Então façamos nós nas pequenas coisas do dia-a-dia. Senão, o que somos é exactamente iguais a eles numa escala mais pequena. E sendo iguais, não podemos criticar, certo? Ou não devíamos.

Assim, e já que os tais são tão incompetentes comecemos nós a fazer algo de útil e verdadeiramente de CIDADÃO!


A minha terra por exemplo tem sido notícia de hora em hora graças aos incêndios :(
 

SandraS

New Member
Incêndios

:( :cry: Fox, é assim num post, tava calma, mas no outro comecei a ficar enervada, só de pensar no q irá na cabeça dessas coisas ao fazerem o q fazem...

Qt ao q disseste Hugo, um bom par de anos poderiam ser , por exemplo, 98 anos, já viste?! Se o amarrassem a uma arvore ou á mangueira, era sofrer só no momento, agora ao deixá-lo APODRECER na cadeia era bem mais sofredor... digo eu...

De qualquer maneira, podemos nós, melhorar , fazendo coisas pequenas, como disse , e bem, o Fox.. Ainda vejo, mta boa gente a atirar cigarros para fora dos carros, em andamento... sujeito a ir parar a uma mata, ou até de alguém levar com a "pica". Isso é horrivel. Assim como (OFF-TOPIC) o lixo que o povo deixa nas matas, isso tb é outra porcaria dos portugueses, mas pronto... :(
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Incêndios

Oh lagarto não estás bem a ver as coisas... :lol: :lol:

Infelizmente quem sofre no momento são os bombeiros... :evil: :evil:

OS INCENDIÃRIOS ARDIAM... :twisted: :twisted: :twisted:

Violento? Eu? Nããã... Simplesmente quase me dá o "badagaio" quando vejo a arder a minha linda serra e desato a chorar...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Incêndios

Este tópico, está como o tempo lá fora: a aquecer!

O doc alertou para uns factos importantes.

Existem incendios que acontecem devido ao descuido das pessoas que têm uma má formação/malucos incendiários, e existem os incendios provocados propositadamente que mexem com dinheiro e interesses de muita gente.

Não é só uma questão de educar as pessoas, é uma questão de penalizar, averiguar, indagar, e chegar à origem do problema.

As penalizações para quem puxa fogo são leves ou nulas, e as penalizações para quem manda puxar fogo simplesmente não existem.

Isto é toda uma questão social, e um ciclo vicioso, corrupto e sem escrupulos.

Infelizmente o bicho homem tem tendencia a valorizar o dinheiro acima de tudo, mais que a nossa própria vida e saúde, prova disso a co-incineração em pleno parque natural da Arrábida, agora venham-me cá dizer que aquilo não faz mal a ninguém e os fumos tóxicos que saem das chaminés da secil não fazem mal nem ao eco-sistema nem à população de Setúbal... mas pronto, mete dinheiro, mete interesses, e na realidade quem manda nisto tudo são os lobbies, esses grupos poderosos com muito dinheiro que põem e dispõem dos politicos.

O mesmo se passa com os incendios, ha zonas em que se arder se torna possível a construção, recebem-se seguros, vende-se a madeira... enfim, dinheiro.

Mais uma vez enveredamos por questões de políticas para além daquelas que o doc falou.

Para mim é uma coisa que me causa imensa frustração é a impotência para poder mudar estas coisas, e ver sitios especctaculares e únicos devastados causa-me muita tristeza, no ano passado ao ver as chamas a consumirem a Arrábida fiquei mesmo muito sensibilizado.

Felizmente por este país fora já somos uns milhares de BTTistas que circulamos nessas serras que muitas vezes são fustigadas pelos fogos, e quanto mais formos melhor, mais ajudamos à vigilancia e prevenção dos fogos, 117 é o número a ligar sempre que avistarem fogo.

Levanta-se ainda outra questão que é a formação de quem pedala, parece que antigamente eramos menos, mas a formação era melhor no que toca a respeito pela natureza e não poluição com lixo, mas isso são outros 50 centimos.


Ja me alonguei demasiado na opinião...

Cumprimentos e grandes desejos que "o nosso campo" não sofra o que sofreu no ano passado.
 

José Carlos

New Member
Incêndios

lagarto said:
Qt ao q disseste Hugo, um bom par de anos poderiam ser , por exemplo, 98 anos, já viste?! Se o amarrassem a uma arvore ou á mangueira, era sofrer só no momento, agora ao deixá-lo APODRECER na cadeia era bem mais sofredor... digo eu...
Claro que ata-los a uma arvore nao e solucao (essa ninguem a tem), mas ja apensas-te bem quanto e que isso nos acaba por custar a nos, contribuintes?
E um assunto muito delicado esse do que se devia fazer com os incendiarios.

O problema dos incendios esta como ja foi dito, na falta de civismo e educacao dos Portugueses,
e principalmente na falte de vontade politica para resolver tal problema.

Como e que e possivel depois do que se passou no ano passado, nao terem sido tomadas medidas de emergencia ao longo do ano?
Assim que comecou o "inverno" e a seca, deixou de se falar nos incendios.

E e assim sempre neste pais, e preciso haver uma desgraca para as pessoas deixarem de se preocupar com outra desgraca.

Infelizmente eu sou dos que acham que este ano isto vai ser um inferno bem pior do que o ano passado, mas espero que me engane, sinceramente.

..e doc... nao foste tu o unico a chorar...
assistir de camarote (sentado ao pe do moinho do cuco) , impotente aos incendios da Arrabida, foi das coisas mais tristes que eu vi na minha vida.
 

rmvenancio

New Member
Incêndios

Já para não falar de muitos incêndios que acontecem por necessidade.

Venho recordar o incêndio em Cascais de há 4 anos. Na altura o Champalimou (acho que se escreve assim) até foi acusado de ter proibido os bombeiros de entrar na sua propriedade ... lembram-se ? Depois veio o governo da altura dizer que nunca seria permitido construir-se nada onde a serra ardeu e iria haver uma reflorestação ..... para meu espanto e depois destes episódios terem ocupado várias 1ªas páginas dos jornais o ano passado (+-) vi uma notinha pequena num jornal diário (não me recordo qual) que o Champalimou foi autorizado a construir onde tinha havido o incêncio !! Coincidência ? Ou talvez não !!!!

Não nos podemos esquecer que apesar de haver mts malucos há mt negócio por trás .... o da Sertã do ano passado mt gente diz que foi as empresas de madeiras ....... mas não passa de suposições !!!
 
Top