How to:Resolver o estalar do guiador!

2

2albro

Guest
Como: Resolver o estalar do guiador!

Epa descobri uma maneira de parar o estalar do guiador!
Há uns tempos o meu guiador andava a estalar e eu tava a ver se resolvia isso e vi um bocado de tecido(ganga no meu caso)e como vi que o guiador estala onde há contacto com o avanço eu resolvi cortar um bocado desse tecido (ámedida do avanço, onde há contacto no guiador) e pus o tecido onde há contacto do guiador com o avanço, apertei tudo muito bem e nunca mais me estalou o guiador!

Mas outra maneira é tirar tudo e lubrificar!

Uma dica :
Quando partirem parafusos do guiador ou qualquer outro (de apertar muito ou acontecer alguma cena assim ''fenomenal'') não custa nada tirar o parafuso pegas no berbequim com uma broca um pouco mais fina que o buraco onde entra o parafuso ligas e tiras tudo não faz mal se estragares a rosca mas tenta não estragar! Depois de tirares tudo com o berbequim pegas numa cena que eu agora não me lembro do nome que é próprio para abrir rosca!E fazes a rosca, não e mt dificil foi o que eu fizmas eu não estraguei a rosca não precisei daquela cena!
 

c_gomes

New Member
Boas

Muito mais facil, rapido e não dá milhões, metes um bocado de massa consistente no guiador e voltas a montar e o teu problema desapareceu. Isto tambem é válido para outros estalos como o espigão de selim e mesmo o eixo do pedaleiro.

Um abraço
Carlos Gomes
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Boas dicas, por acaso não me acontece o guiador estalar, acho que é mais frequente acontecer nas ligas mais fracas e finas de aluminio, na minha bike antiga acontecia...

Continuem a mandar dicas cá para fora :)
 

Fireblade

New Member
Eu tenho esses estalos por vezes no eixo pedaleiro e nao sei do que é... :?

isso da massa funciona mesmo??
Tenho de ir experimentar... :twisted:
 
2

2albro

Guest
Epa mas a por massa no guiador depois o guiador nao desliza pelo avanço??
 

refuger

New Member
Lol claro que não.. o aperto é muito grande.. nunca vai rodar... em todas as superficies de contacto entre componentes da bike deve existir lubrificação para evitar desgaste desnecessário de material e barulhos indesejados... para teres uma ideia ate na zona de contacto das caixas de direção e quadro tem de existir lubrificação....

Boas pedaladas...
 

UrbanRider

New Member
por akazo ja fui vitima desses estalinhos, mas dirigi-me a loja e disseram-m k o problema era o pó k entrava e s entranhava no ponto d contacto e daí os estalinhos. no dia seguinte abri o avanço e limpei o pó dps fexei e pronts, até hoj nunca mais tive estalinhos (e ja limpei á mto tempo).

ms se voltarem vo optar por uma das opçoes aki espostas (ou msm ás 2, uzando ganga besuntada em maça consistente).

Paz
 

Albertoliveira

New Member
Ainda não percebi que estalidos é que se referem.....
Não existem estalidos se o avanço estiver bem preso á suspensão, estiverem os 2 bem juntos.
Para quem tira a avanço é normal existirem folgas de inicio, mas antes de apertar bem o avanço, devem apertar primeiro a parafuso da aranha, ora isto obriga o avanço a ficar junto/colado á caixa de direcção, depois de este aperto da-se os apertos finais ao avanço...e fica tudo justo.
Existe outra maneira de juntar estas 2 peças sem folgas (ou estalidos) que é um Head-lock.
Um Head-lock é um parafuso comprido que vai da base do espigão ao seu topo, ao apertar esta peça ela obriga o avanço a descer e ficar justo com a caixa de direção, ou seja sem folgas.
A maneira de detectar estas folgas entre a caixa de direcção e o avanço, metam a mão á volta da caixa de direcção (a de cima), bloquear a roda da frente com o travão e obrigar a bike a andar para frente e para traz...se a caixa se mexer é porque está com folga e têm de fazer o que disse acima, aliviam o aperto do avanço, apertam com força o parafuso da aranha e tornam a apertar o avanço......
Com isto não há estalidos......essa da ganga com massa não lembra a ninguem...e corres o risco de querer virar e o avanço escorrega na "gangaamassada" e a roda não vira.

Se o guiador for fino demais para o avanço, podem utilizar a chapa de uma lata de coco-cola...cortam uma tira de uma lata, envolvem o guiador e apertam tudo depois com o avanço.
Este "truque" aplica-se tambem para os avanços que são grandes demais para apertarem em algumas suspenções.....

O ideal é comprar material compativel com o que se tem, e não comprar material á balda para depois andarem a colocar "remendos", tudo tem de encaixar bem para funcionar bem...

Cuidado com as invenções.... :wink:
 

brunio

Member
bem so um alerta a unica vez q o meu guiador fazia estalidos era o avanço rachado por isso qdo ouvirem estalidos mais ou menos aparecidos do nada verifiquem o material (algo q deve ser feito regularmente)
mas sim normalmente lubrificar os parafusos com massa resolvem muitos barulhitos
 
2

2albro

Guest
Cheguei a conclusao k o meu guiador estala devido a uma barra que fazia tipo de reforço no guiador e quando eu fazia força no guidor ele fletia e a barra estalava!
 

Kranked

New Member
O avanço bem preso à suspensão? Para tirar a folga da caixa despaerta-se os dois parafusos do avanço e depois apertase o de cima até a folga desaparecer. O parafuso de cima não pode ser apertado demais porque senão esmaga a caixa de direcção. Quando explicarem alguma coisa aqui façam-no bem para não induzir ninguém em erro. Quanto aos estalinhos no avanço, não aconselho a massa especialmente em guiadores elevados, porque há o perigo de eles rodarem para a frente, esteja o apertado que estiver, além do mais aquilo é para apertar bem, mas não à bruta.

Cumprimentos

Ricardo Teixeira
 

Peso-Pluma

New Member
Fizeste bem! Olha tu que gostas tanto da TREK(como eu :lol: ) tens ai 2 companheiros com TREK! o LUDOS(admin) e o NEO15190.

Um abraço

peso-pluma
 

Fireblade

New Member
Peso-Pluma said:
Fizeste bem! Olha tu que gostas tanto da TREK(como eu :lol: ) tens ai 2 companheiros com TREK! o LUDOS(admin) e o NEO15190.

Um abraço

peso-pluma


E eu pá!!!

Por enquanto, ainda tenho uma TREk...uma classica...930 SingleTrack... :D
 

pdneca92

New Member
boas pessoal desculpem la tar a xatear mais uma vez :mrgreen:
mas aproveitando este topico queria perguntar :s se para tirar os estalos do meu eixo da pedaleira tenho mesmo de meter massa consistente nas esferas ou se ´´a, outra coisa que possa fazer para nao dar esses estalos???!!! :?:
 
Top