How to:Resolver o estalar do guiador!

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2albro

Guest
#1
Como: Resolver o estalar do guiador!

Epa descobri uma maneira de parar o estalar do guiador!
Há uns tempos o meu guiador andava a estalar e eu tava a ver se resolvia isso e vi um bocado de tecido(ganga no meu caso)e como vi que o guiador estala onde há contacto com o avanço eu resolvi cortar um bocado desse tecido (ámedida do avanço, onde há contacto no guiador) e pus o tecido onde há contacto do guiador com o avanço, apertei tudo muito bem e nunca mais me estalou o guiador!

Mas outra maneira é tirar tudo e lubrificar!

Uma dica :
Quando partirem parafusos do guiador ou qualquer outro (de apertar muito ou acontecer alguma cena assim ''fenomenal'') não custa nada tirar o parafuso pegas no berbequim com uma broca um pouco mais fina que o buraco onde entra o parafuso ligas e tiras tudo não faz mal se estragares a rosca mas tenta não estragar! Depois de tirares tudo com o berbequim pegas numa cena que eu agora não me lembro do nome que é próprio para abrir rosca!E fazes a rosca, não e mt dificil foi o que eu fizmas eu não estraguei a rosca não precisei daquela cena!
 
#2
Boas

Muito mais facil, rapido e não dá milhões, metes um bocado de massa consistente no guiador e voltas a montar e o teu problema desapareceu. Isto tambem é válido para outros estalos como o espigão de selim e mesmo o eixo do pedaleiro.

Um abraço
Carlos Gomes
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#3
Boas dicas, por acaso não me acontece o guiador estalar, acho que é mais frequente acontecer nas ligas mais fracas e finas de aluminio, na minha bike antiga acontecia...

Continuem a mandar dicas cá para fora :)
 
#6
Lol claro que não.. o aperto é muito grande.. nunca vai rodar... em todas as superficies de contacto entre componentes da bike deve existir lubrificação para evitar desgaste desnecessário de material e barulhos indesejados... para teres uma ideia ate na zona de contacto das caixas de direção e quadro tem de existir lubrificação....

Boas pedaladas...
 
#7
por akazo ja fui vitima desses estalinhos, mas dirigi-me a loja e disseram-m k o problema era o pó k entrava e s entranhava no ponto d contacto e daí os estalinhos. no dia seguinte abri o avanço e limpei o pó dps fexei e pronts, até hoj nunca mais tive estalinhos (e ja limpei á mto tempo).

ms se voltarem vo optar por uma das opçoes aki espostas (ou msm ás 2, uzando ganga besuntada em maça consistente).

Paz
 
#9
Ainda não percebi que estalidos é que se referem.....
Não existem estalidos se o avanço estiver bem preso á suspensão, estiverem os 2 bem juntos.
Para quem tira a avanço é normal existirem folgas de inicio, mas antes de apertar bem o avanço, devem apertar primeiro a parafuso da aranha, ora isto obriga o avanço a ficar junto/colado á caixa de direcção, depois de este aperto da-se os apertos finais ao avanço...e fica tudo justo.
Existe outra maneira de juntar estas 2 peças sem folgas (ou estalidos) que é um Head-lock.
Um Head-lock é um parafuso comprido que vai da base do espigão ao seu topo, ao apertar esta peça ela obriga o avanço a descer e ficar justo com a caixa de direção, ou seja sem folgas.
A maneira de detectar estas folgas entre a caixa de direcção e o avanço, metam a mão á volta da caixa de direcção (a de cima), bloquear a roda da frente com o travão e obrigar a bike a andar para frente e para traz...se a caixa se mexer é porque está com folga e têm de fazer o que disse acima, aliviam o aperto do avanço, apertam com força o parafuso da aranha e tornam a apertar o avanço......
Com isto não há estalidos......essa da ganga com massa não lembra a ninguem...e corres o risco de querer virar e o avanço escorrega na "gangaamassada" e a roda não vira.

Se o guiador for fino demais para o avanço, podem utilizar a chapa de uma lata de coco-cola...cortam uma tira de uma lata, envolvem o guiador e apertam tudo depois com o avanço.
Este "truque" aplica-se tambem para os avanços que são grandes demais para apertarem em algumas suspenções.....

O ideal é comprar material compativel com o que se tem, e não comprar material á balda para depois andarem a colocar "remendos", tudo tem de encaixar bem para funcionar bem...

Cuidado com as invenções.... :wink:
 
#10
bem so um alerta a unica vez q o meu guiador fazia estalidos era o avanço rachado por isso qdo ouvirem estalidos mais ou menos aparecidos do nada verifiquem o material (algo q deve ser feito regularmente)
mas sim normalmente lubrificar os parafusos com massa resolvem muitos barulhitos
 
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2albro

Guest
#11
Cheguei a conclusao k o meu guiador estala devido a uma barra que fazia tipo de reforço no guiador e quando eu fazia força no guidor ele fletia e a barra estalava!
 
#12
O avanço bem preso à suspensão? Para tirar a folga da caixa despaerta-se os dois parafusos do avanço e depois apertase o de cima até a folga desaparecer. O parafuso de cima não pode ser apertado demais porque senão esmaga a caixa de direcção. Quando explicarem alguma coisa aqui façam-no bem para não induzir ninguém em erro. Quanto aos estalinhos no avanço, não aconselho a massa especialmente em guiadores elevados, porque há o perigo de eles rodarem para a frente, esteja o apertado que estiver, além do mais aquilo é para apertar bem, mas não à bruta.

Cumprimentos

Ricardo Teixeira
 
#16
Peso-Pluma said:
Fizeste bem! Olha tu que gostas tanto da TREK(como eu :lol: ) tens ai 2 companheiros com TREK! o LUDOS(admin) e o NEO15190.

Um abraço

peso-pluma

E eu pá!!!

Por enquanto, ainda tenho uma TREk...uma classica...930 SingleTrack... :D
 
#19
boas pessoal desculpem la tar a xatear mais uma vez :mrgreen:
mas aproveitando este topico queria perguntar :s se para tirar os estalos do meu eixo da pedaleira tenho mesmo de meter massa consistente nas esferas ou se ´´a, outra coisa que possa fazer para nao dar esses estalos???!!! :?: