[How To] - Remote control para espigão telescópico - KS i900

dfilp

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Boas!

Estava a juntar € para a compra de um espigão telescópico já com remote control, mas como entratanto surgiu a hipotese de comprar um usado, aproveitei.
No entanto trata-se de um KS i900 sem remote control, por isso tratei de fazer o meu proprio controlo remoto para controlar tudo apartir do guiador.

Passo a explicar o que fiz:

1º: Reunir o material necessário.
- Como manipulo usei um remote lock de uma suspensão que já não uso:
DSC07439.jpg

DSC07434.jpg

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-Depois como "plataforma" utilizei uma placa de aluminium:
DSC07448.jpg


-De uma bike velha tirei esta peça dos travões que é util para finalizar a saída do cabo:
DSC07449.jpg


- E com mais uma bicha e cabo de desviador fiquei com isto:
DSC07447.jpg


Entretanto,e para poder trabalhar á vontade com o espigão na posição maxima sem correr o risco de riscar o tubo protegi-o com uma camara de ar:
DSC07455.jpg


2º: Tratar do manipulo:
Como se trata de um manipulo que servia para bloquear a suspensão, quando carregava até ao fim era necessário premir a peça vermelha para voltar a desbloquear, pois como isso não era nada prático tive de desmontá-lo e limar o sistema que prendia o manipulo no fim, pois a peça vermelha não dava para tirar:
DSC07437.jpg


Era necessário limar este "travão":
Antes:
DSC07456.jpg

Depois:
DSC07461.jpg


No lado o posto também limei um pouco para prevenir:
Antes:
DSC07441.jpg

Depois:
DSC07463.jpg


Por mera opção estética optei por polir o manipulo, primeiro com lixa normal e depois com lixa de água fininha, o resultado foi este:
DSC07466.jpg

DSC07474.jpg

DSC07471.jpg

E assim o manipulo ficou pronto!

2º - A "plataforma" de aluminio:
Como para regular a altura do selim é necessário puxar a alavança para cima o cabo teria de vir de cima, como tal utilizei uma placa de aluminio como plataforma. A placa fica segura ao espigão através do que sobra do parafuso que aperta o selim:
DSC07451.jpg


Fiz três furos na placa:
DSC07480.jpg

O da direita (um pouco ovalO serve para passar o cabo que vem de trás do selim:
DSC07484.jpg


O da esquerda é onde apertei a peça que tirei dos travões velhos, e onde terminará a bicha:
DSC07483.jpg

DSC07487.jpg

DSC07485.jpg

Já com o cabo:
DSC07489.jpg


3º - Fixação do sistema no espigão:
O furo do meio (à medida do parafuso do espigão) serve para fixar o sistema, com o auxilio de uma porca:
DSC07491.jpg


Como podem ver nesta ultima foto o espaço entre a placa e o banco é muito reduzido e o cabo faz uma curva muito apertada, como tal inicialmente dobrei um pouco a placa para ficar um pouco mais baixa à frente:
DSC07482.jpg

Mas não pode ser muito se não depois não sobra espaço para a alavanca do espigão se mover.

O resultado foi este:
DSC07490.jpg


4º - Fixação do cabo à alavanca:
Optei por fazer um furo à medida do cabo na alavanca, de modo a que com um parafuso conseguisse prender o cabo:
DSC07569.jpg

DSC07565.jpg

DSC07564.jpg


5º - Montar tudo na bicicleta:
Esta parte depende da bicicleta e das preferencias de cada um ;)
O meu ficou assim:
DSC07555.jpg


DSC07560.jpg


DSC07561.jpg


DSC07550.jpg


DSC07554.jpg


DSC07562.jpg


Um pequeno video do funcionamento:

[video=youtube;WsqlruF7t6Q]http://www.youtube.com/watch?v=WsqlruF7t6Q&feature=player_embedded[/video]


Agora é testar para ver como se comporta quando começar a acumular pó e lama..
DSC07604.jpg


Após a primeira semana de testes nada a assinalar, mas aproveitei um tempinho para cortar o cabo que sobrou e cortar também o parafuso que fixa o cabo, ficou então assim:
DSC08223.jpg


DSC08221.jpg


DSC08222.jpg


Ainda não se trata da versão final, pois só quando entrar de férias é que vou ter um tempo para deixar isto tudo com um aspecto mais "profissional" eheh
Por agora, e já lá vão 3 semanas tem funcionado na perfeição.

Coloco novidades assim que as houver.
Abraços
 
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dfilp

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Obrigado pelos comentários. QUando houver versão final coloco aqui ;)
Se alguém quiser fazer alguma coisa semelhante e tiver duvidas esteja à vontade para perguntar.
 

TBW

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Olá! Isso ficou com um óptimo aspecto, mas eu faria de uma maneira diferente. Para evitar colocar a chapa de aluminio e o cabo ficar com aquela curva tão pronunciada, porque não inverter o funcionamento, fazendo com que fosse a bicha a puxar a alavanca para cima? Assim, só tinhas que fixar a ponta do cabo ao banco, ou nos carris. Não sei se percebes o que estou a tentar dizer, mas é como algumas embriagens de carros mais antigos, quando carregas no pedal, a ponta do cabo está estática e é a bicha que vai empurrar a alavanca. Vou usar a minha elevadissima pericia em Paint para tentar fazer um desenho:

remotelock.jpg


Espero que esteja claro, não tenho muito jeito para isto. Também não estou a dizer que fizeste mal, apenas eu tentaria fazer assim.
 
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dfilp

Active Member
Boas pessoal, mais uma vez obrigado!
Já agora, esquecime de referir que com este DIY poupei mais de 50€ que é quanto custa o control remote "oficial" dos KS ;)

TBW, também pensei nessa opção, pois tem a grande vantágem do cabo não ter de vir de trás e fazer aquela curva manhosa.
Não o fiz, porque teria de arranjar maneira de a bicha "correr" no quadro, na zona do espigão pois como podes reparar no video, quando o selim desce (os 125mm de curso do espigão) o cabo fica dobrado, em arco. Como podes ver aqui também:
DSC07550.jpg


E assim corria o risco de quando descesse o selim a bicha continuar a empurrar a patilha e o selim viesse para cima a qualquer momento.

Este método com a placa de aluminio tem a meu ver uma grande vantágem que é, permitir-me ajustar normalmente o selim para a frente ou para trás, ficando o cabo sempre fixo no mesmo sitio. Se quiser ajustar o angulo do selim é só depois afinar o cabo apertando ou desapertando no maniupulo do guiador, como acontece com as mudanças ou travões mecânicos.
Espero que me tenha feito entender, julgo que só o tempo e o uso permitirá concluir o bom ou mau funcionamento do sistema ;)
 

dfilp

Active Member
Não o pesei pois não tenho balança, mas o peso anunciado são quase 500g, sem o remote control. Mas varia um pouco conforme o diametro e o curso (este é o de maior diametro, e com 125mm de curso, há outros com menos curso e julgo que há agora um modelo novo com 150mm, mas nunca vi à venda. Se calhar só em 2012)
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

...Neste tipo de espigões de selim, existem varios modelos?! Ou seja, anda tudo dentro do sitema deste (à primeira vista não me parece nada discreto). Uma altura de passagem, vi numa bike, um modelo que me pareceu bem mais discreto! Estarei enganado?!!? :s
 
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