HOMEOPATIA- Cura ou Fraude ?

Patitos

Active Member
Os Produtos homeopáticos são usados por 400 milhões de pessoas, mas os cientistas garantem ser uma charlatice, pois a maior parte só tem água e açúcar na sua composição.
 

minhos

New Member
Boas, posso garantir porque trabalho nessa área, que não existe qualquer tipo de estudo cientifico que prove a eficácia desses produtos, como tal os seus efeitos benéficos não estão provados! Como não existem estudos recomendo que tenham atenção os efeitos secundários destes produtos, pois assim como não há estudos de eficácia também não há estudos de segurança (toxicidade).

Abraço
 

SEVEN7

Member
Boa tarde
Cura ou fraude... cada um pode dizer o que lhe apetecer... isto é como tudo... não a provas dadas... nem a favor nem contra...
Por isso, eu vou dizer que já por diversas vezes tenho tomado alguns produtos homeopaticos e tenho me dado bastante bem.
Não tenho razões de queixa.
Tomo um suplemento de gotas de propólis e equinácia para fortalecer as defesas quanto a constipações e gripes.
Já a dois anos consecutivos na altura do Inverno.
5 estrelas.
Boas pedaladas
SEVEN7
 

andrextr

Active Member
Não há provas dadas??

Hmmmm...e que tal uma pesquisazita antes?

É claro que há provas dadas! E a conclusão final é a seguinte:


"Os produtos homeopáticos funcionam, mas funcionam da mesma maneira que um placebo".


Em termos cientificos a homeopatica é ridicula, começando pelos produtos homeopaticos. Na homeopatia avalia-se a potencia do "medicamento" homeopatico, consuante a diluição do "principio activo" que o contem. Quanto mais diluído, mais eficaz. Então existem produtos com 30C, 100C ou até mesmo 200C. Isto significa que foram diluidos 30vezes consecutivas, 100, ou 200 vezes.

Ou seja pegando num medicamento em solução 30C que é a mais concentrada, estamos a falar que em 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 moleculas de água, existe apenas 1 molecula do principio activo. Ou seja, é preciso beber um bidon de 500L da solução para ingerir uma molecula de medicamento... AHAHAH é ridiculo.

Perante isto os homeopatas inventaram uma coisa chamada de "memoria da agua" onde dizem que apesar de estar tao diluido, a agua lembra-se qual era o principio activo que estava na diluição inicial. E daí o seu efeito.... AHAHAHAH ridiculo.


E portanto, quem vai a um homeopata, vai confiante que vai resultar. E digamos que as consultas, e todos esses procedimentos, levam o doente a crer que vai melhorar. E de facto melhora! Mas devido ao efeito placebo, e não ao efeito do medicamento (que é zero!)

É claro que muita gente vai dizer, "AH E TAL, uma vez estava a morrer, fui lá e fiquei bom".... Ao que eu vou já dizer que isso não prova nada!! Existe uma coisa chamada de "tendencia para a normalidade" que basicamente diz que quando uma coisa está fora do normal, a sua tendencia mais provavel é regressar ao normal. E portanto, quando um gajo tá com gripe, a tendencia é ficar bom passado uns dias, porque de doente não passa! Ou isso ou então morre, e depois ja nao pode vir para aqui dizer que a homeopatia funciona...eheheh

E pronto, se quiserem ler mais sobre o assunto, com as respectivas referencias bibliograficas, que leiam o livro "Ciencia da treta" do famoso médico psiquiatra Ben Goldrace (ou googlem por "bad science").

Este texto foi escrito segundo o novo acordo ortografico, pelo que qualquer tipo de erro ortografico que possa ter escrito estará sempre correcto :D
 
Last edited:

minhos

New Member
Boas, andre não preciso de fazer pesquisa antes de falar acerca do assunto porque sou farmacêutico como tal recebi e recebo formação nesta e noutras áreas! E basicamente o que eu disse, foi o que tu disseste apenas eu falei de forma resumida!

Conclusão do meu post e do teu: não curam!

abraço
 

minhos

New Member
Boas, seven7 talvez estejas a confundir produtos ou medicamentos à base de plantas com produtos homeopáticos! parece-me a mim!

abraço
 

nasp

Member
Para melhor escalarecimento digam lá 1º o qué a homeopatia e seus medicamentos, os medicamentos a base de plantas ou naturais, os medicamentos comprados nas farmacias, e outros que possam fazer confusão, já que estamos na presença de pessoas muito bem instruidas na materia.
Já temos aqui temos um medico e um farmaceutico falta um homeopata ou naturista para um debate franco e esclarecedor. Confesso que é um assunto que fáz imensa confusão, e desconfio que a mais alguns milhares de pessoas.
 

andrextr

Active Member
Minhos eu estava-me a referir em relação ao SEVEN7 que disse que não havia provas dadas, o que não é verdade!

Existem provas dadas! São já dezenas de estudos diferentes, onde se testou centenas de indivíduos diferentes, e as conclusões são unânimes: Homeopatia = Placebo. (se quiserem mesmo eu dou-me ao trabalho de despejar aqui várias referencias bibliograficas)


Contigo (minhos) eu concordo! Como disseste, e muito bem, não há nenhum estudo que mostre maior eficácia destes produtos quando comparado com o placebo. Eles apenas mostram que a eficácia é igual (entre Homeopata e placebo).

Num medicamento "a sério", para que seja comercializado, é preciso provar cientificamente via ensaio clínico (fase 1, 2, 3 e 4) que existe um efeito superior versus placebo, e que não existem efeitos adversos/tóxicos superiores aos benéficos.
 

PlayGhost

New Member
Pois eu gostaria de lançar mais lenha para a fogueira!!!

Esses estudos estarão assim tão correctos?? Não nos podemos esquecer que estamos a falar de uma grande indústria... indústria farmaceútica. Que factura milhões por ano com medicamentos que não fazem sentido como por exemplo a vacina para a gripe A. A industria farmaceutica tem vindo a perder "clientes" nos ultimos anos, e só não perde mais porque o nosso sistema de saúde se rege por esta mesma indústria.

Cuidado com o que tomam, pois as contra-indicações costumam ser muitas.

Gostava de finalizar que não tomo produtos homeopáticos, nem os tenho que defender. Agora os produtos químicos não me parece que sejam a nossa salvação, ainda por cima quando existem tantos interesses por trás.

Cumprimentos,

Nuno Conraria
 
isso é como a historia das pulseirinhas milagrosas da power balance quem as usava era o mair ate houve uma velhinha de 90 anos que quando usou pela 1 vez fazia o pino...
so tangas enfimm
 
nem mais ate admito q hajam coisas q façam bem mas a maior parte é tudo psicologico
é tipo o "Melhoral" nem faz bem nem faz mal
A mente comanda o corpo...
 

luisfontao

New Member
A homeopatia é a epifania do efeito placebo. Claro que os defensores das teorias de conspiração, anti-medicina tradicional, aproveitam logo para carregar nos medicamentos "tradicionais". No entanto são frequentes e tristes as histórias de pessoas que recorreram à homeopatia e até mesmo aos "produtos naturais" vulgo depuralinas e CLA's e tal, para curar qualquer coisa e depois acabam na Urgência dum hospital...

Portanto voto Fraude claro!
 

andrextr

Active Member
Playghost, existem os pseudo-estudos cientificos, que ninguem sabe donde vieram, e trazem o logotipo da marca no canto da folha... e depois existem os estudos a sério, feito por grupos de investigação independentes, com a devida declaração de conflito de interesse.

É claro que existem casos de pessoas que publicaram artigos cientificos, que omitiram dados, e que mais tarde se veio a descobrir que havia conflito de interesses (isto é, trabalhavam para uma determinada empresa farmaceutica). Neste caso os artigos são retirados e banidos.

No entanto, estamos a falar de vários artigos publicados em revistas independentes em que a main conclusion é: HOMEOPATIA = PLACEBO ;)

A ver se ganho coragem para meter aqui umas referencias de artigos :D

Contudo, às vezes o placebo têm efeitos interessantes... eheheh
 

minhos

New Member
Amigo playghost, em que se baseia para afirmar que a vacina para a gripe A não faz sentido? Esta vacina tem muito que se lhe diga, eu por acaso recusei levá-la, mas daí afirmar que ela não faz sentido, há que ter cuidado com as afirmações para não lançar falsos boatos!

abraço
 

SEVEN7

Member
Boa tarde
Para esclarecer o produto em causa são umas gotas.
São vendidas em Ervanárias ou Farmacias homeopáticas.
Quanto aos estudos nem sequer me vou manifestar.
Agora o que eu disse é que no meu caso funcionou.
Portanto é esta a minha prova. A mim basta-me. É a minha opinião (acho que ainda a podemos dar, por enquanto).
Não sou nenhum expert na matéria, nem espero vir a sê-lo.

Quanto as pulseiras, a uns anos atrás se bem se lembram, também andou a moda de umas pulseiras de metal. Que tinham umas propriedades "milagrosas" para curar reumáticos e prevenir. Foi uma grande treta. Por isso não é novidade nenhuma.

Em relação à vacina da gripe A, embora fosse aconselhado a levá-la por motivos de serviço.
Recusei-me e voltaria a recusar-me novamente.

Boas pedaladas
SEVEN7
 
Last edited:

andrextr

Active Member
SEVEN7, as pessoas dizem que funciona, mas a questão era saber se não tivesses tomado essas gotas/produtos, se também não melhoravas.


Exemplo: Eu estou constipado e vou tomar um antibiótico. Epá no dia a seguir já estou melhor, parece que o antibiótico fez efeito !! Errado! Mesmo sem tomar antibiótico o meu organismo resolvia a constipação de igual modo, até porque, os antibióticos não são eficazes em constipações por ser uma doença de natureza viral, e não bacteriana.

E portanto é esta tendência de regressão para a normalidade, que leva muita gente a pensar que produto X ou Y funcionou "consigo". No entanto, se não tivessem tomado nada, a coisa voltaria ao sitio na mesma :)
 

PlayGhost

New Member
Minhos qual foi o boato que lançei?? Penso que o que tinham dito é que o vírus da gripe A era letal... contudo não houve casos nenhuns de morte e pelo que sei que o nosso estado ficou com muitas vacinas em stock ( o problema aqui é que entra o dinheiro dos contribuintes, e pelo que vejo está a ser mesmo mal aplicado).

Resumindo: Não percebi muito bem. Era perigoso o vírus, mas muita gente não se precaveu e ninguém morreu. Será que foi sorte ou foi um boato e arranjou-se este esquema para fazer girar dinheiro.

Obviamente que actualmente podem ser criados vírus, e logo a seguir anti-vírus. Terá sido este o esquema da gripe A e de outros tantas doenças que andam por aí. Não sei... vivemos num mundo demasiado complicado... e tal como já tinha dito anteriormente... com demasiados interesses... "económicos".

Contudo respeito quem não acredita em produtos naturais. Aqui não me refiro aos homeopáticos, pois o meu conhecimento está mais nos produtos naturais.

No outro dia estava com uma dor no ombro, era para pôr voltaren. Depois de ler as contra-indicações, preferi continuar com a dor.
Não posso ser radical e dizer que não precisamos de produtos químicos, pois para certas aplicações de "emergência" parecem-me muito úteis. Simplesmente acho que não se deve abusar.
 
Top