Hiponatremia

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Falaram-medeste artigo do New York Times que me pareceu bastante interessante e apesar de não estar relacionado com a prática de ciclismo tem o aspecto de maratona e esforço prelongado e por isso abro o assunto em discussão aqui.

Ora bem, como os americanos são tipo TVI, deturpam um bocadinho as coisas, não resisti e fui pesquisar acerca da hiponatremia.

Encontrei este site e se pelo artigo do NYT tinha ficado com ideia que a hiponatremia era só uma questão de demasiada àgua no sangue, com este site compreendi ( daí vem a palavra) que hiponatremia tem a ver com a pouca concentração de sódio (sal) no sangue.

Desde sempre ouvimos as velhas máximas "comer antes de ter fome, beber antes de ter sede" de modo a evitar a desidratação, no entanto se nos preocuparmo-nos demasiado com isto, podemos ingerir liquidos em demasia e com isso baixar a concentração de sódio no sangue e entrar em hiponatremia.

Enfim, não vos masso mais com coisas que nem sei explicar, e também não quero ser alarmista, mas como "o saber não ocupa" lugar, aqui fica a informação :wink:
 

José Carlos

New Member
Nem a propósito o teu tópico, Ludos.
Ainda ontem tinha estado a lêr umas coisas sobre o assunto e era para colocar aqui, mas não tive tempo.

Daquilo que percebo a "sobre-hidratação" (se é que lhe podemos chamar assim), pode provocar a hiponatremia
devido, principalmente, à ingestão muito elevada (quantidade superior à que estamos a perder) de liquidos
e à sua retenção pelo organismo, que provoca uma perda excessiva de sódio através da transpiração.

Esta situação também pode ocorrer após um longo periodo de esforço físico
se for ingerida uma grande quantidade de liquidos depois de terminado o exercício.

Tudo isto está muito bem explicadinho em:
http://au.health.yahoo.com/041101/25/1ucc.html?r=967507405

Provavelmente foi o que "quase" me aconteceu o ano passado em S. Brás, quando comecei a ter suores frios e quase desmaiei. :shock:

Bem, é caso para dizer: Bebam, mas com moderação.... como se de um anúncio a uma bebida alcoólica se tratasse. :wink:
 

crosseiro

New Member
A questão não é beber com moderação mas beber a bebida certa.
Quando realizados esforços longos com grande perda de líquidos pelo suor( H2O como tambêm Na+ e outros iões) é preciso repor com bebidas isotónicas que têm diguemos concentrações de iôes similares ao sangue.
Se ingerirmos unicamente H2O a concentraçâo sanguínea de iôes ficará reduzida.
Resumindo, 8-10ml/kilo por hora de bebida isotónica, assim como alimentos e barras que contenham iôes.
Para esforços de curta duração a água chega visto perdermos no total pouco iôes.
Eu só bebo isotónica a partir de 2 horas.
 

TheTraveler

Active Member
Encontei um link para este artigo no PortalBTT, aqui fica:
Os perigos da superhidratação



Um estudo publicado recentemente pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou amostras de sangue de 488 corredores, antes e após a Maratona de Boston de 2002, e chamou à atenção de médicos e treinadores de todo o mundo. A pesquisa revelou que, apesar da maioria estar bem hidratada após a maratona, 13% dos atletas beberam tanta água que apresentaram quadro de hiponatremia,
caracterizado pela falta de sódio no organismo e conseqüente estufamento no estômago, vômito, fadiga extrema e perda de coordenação motora. A hiponatremia é geralmente causada pela combinação da perda de sódio pelo suor e ingestão excessiva de água, provocando assim a diluição do sódio.

Outros sintomas da hiponatremia são expressos pela fraqueza, apatia, dor de cabeça, taquicardia, choque e, em casos mais severos, confusão mental, alucinação e mesmo coma. Tais sintomas são causados pela perda de sódio, um mineral de extrema importância na manutenção do volume dos líquidos corporais, no processo de contração muscular e ainda para a absorção de glicose.

Apesar de em muitas circunstâncias a bebida recomendada ser a água simples e hipotônica, em determinadas situações, como em exercícios de longa duração, justifica-se a ingestão de sódio durante o exercício a fim de combater a hiponatremia. Além da inclusão deste mineral nas bebidas reidratantes para a prevenção da hiponatremia, esta adição também favorece a absorção de água e carboidrato pelo intestino.
De acordo com a “Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte”, durante o exercício recomenda-se iniciar a ingestão de líquidos já nos primeiros 15 minutos e continuar bebendo a cada 15 a 20 minutos. O volume a ser ingerido varia conforme as taxas de sudorese, na faixa de 500 a 2000 ml/hora. Se a atividade durar mais de uma hora ou se for intensa do tipo intermitente mesmo com menos de uma hora, deve-se repor carboidrato na quantidade de 30 a 60 gramas/ hora e sódio na quantidade de 0,5 a 0,7 g•l1.

Após o exercício, deve-se continuar ingerindo líquidos para compensar as perdas adicionais de água pela urina e sudorese.

Conclui-se que apesar da desidratação ainda ser o principal desafio para a homeostase fisiológica e desempenho da maioria dos atletas, o excesso de água também deve ser reconhecido como uma possível ameaça para os mesmos. Sendo assim, é imprescindível que os atletas aprendam sobre a hidratação adequada e sobre o perigo potencial de ingerir líquidos em excesso, especialmente os envolvidos em atividades de longa duração, como triatlhon, maratona, ciclismo, travessia, etc.

Flávia Semenow
Nutricionista CRN 2004101764


Postado por:
Pedro Cury

IN:
http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=617

Ver também:
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=1356.0
 

sniper_pt

New Member
Creio que a hiponatrémia (sim, porque em português de Portugal leva um acento agudo no "e"), não é uma condição que deva ser motivo de grande preocupação para os atletas, pelo menos para aqueles que bebem água normalmente e não em exagero. A própria água contém sódio, a não ser que bebam água destilada, o que eu duvido. As bebidas isotónicas têm sódio, daí se chamarem isotónicas, pois têm a mesma concentração em sódio que o nosso meio interno. Até o soro contém cloreto de sódio a 0,9%. Este metal é muito abundante e é difícil fazer com que este falte no nosso organismo. Apesar de toda a transpiração, uns rins a funcionarem bem e uma bebida isotónica resolvem o problema, se bem que a função renal está diminuída durante o exercício intenso.
 
Top